Federação será liderada em Sergipe por André e Laércio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nessa quinta-feira (26), o registro da federação União Progressista, formada pelos partidos União Brasil (União) e Progressistas (PP) para disputa das eleições gerais de outubro.

Laércio Oliveira e André Moura
Laércio Oliveira e André Moura — Montagem de NE Notícias

Em Sergipe, a Federação será liderada pelo ex-deputado federal André Moura (União) e pelo senador Laércio Oliveira (PP).

A aprovação ocorreu por unanimidade de votos. Os ministros entenderam que os partidos cumpriram as exigências legais para formação do bloco.

Em 2021, entrou em vigor a possibilidade de formação de federações partidárias. Os partidos que se unirem em uma federação devem permanecer juntos por, no mínimo, quatro anos, período dos mandatos. Contudo, cada legenda continuará com sua autonomia e seus números na urna eletrônica.

A federação União Progressista é quinta registrada no TSE. Também estão registradas na Justiça Eleitoral a Federação Renovação Solidária (Solidariedade e PRD), Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), Federação PSDB Cidadania e Federação PSOL Rede.

Plenário do STF rejeita prorrogar a CPMI do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido de prorrogação do funcionamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Ministro André Mendonça durante fala na sessão plenária do STF
Antonio Augusto|STF

Por maioria de votos, o Plenário considerou que a prorrogação de CPIs é um ato interno do Congresso Nacional.  

No dia 23, o ministro André Mendonça havia deferido liminar no Mandado de Segurança (MS) 40799 para que a Mesa Diretora e a Presidência do Congresso Nacional prorrogassem o funcionamento da comissão.

No pedido, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) e os deputados federais Alfredo Gaspar (União-AL) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) alegavam omissão do presidente do Congresso Nacional em atender seu requerimento e pediam a prorrogação dos trabalhos, previstos para se encerrar no próximo sábado (28).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na sessão desta quinta-feira (26), o Plenário decidiu converter o exame do referendo em julgamento do mérito e negar o MS, consequentemente derrubando a liminar. 

Confira, abaixo, um resumo dos votos. 

Flávio Dino

No voto que prevaleceu no julgamento, o ministro Flávio Dino observou que a Constituição assegurou à minoria parlamentar apenas o direito à criação da CPI, cabendo ao próprio Parlamento definir o seu destino e regular o seu funcionamento. Dessa forma, para ele, não há direito constitucional da minoria parlamentar à prorrogação da CPMI, e o Judiciário só pode intervir na interpretação e na aplicação de normas internas do Parlamento quando há violação ao texto constitucional. 

Dino destacou que a investigação não é função típica do Poder Legislativo e, por esse motivo, está limitada ao que a Constituição estabelece, ou seja, para a apuração de fato determinado e por prazo certo. “Prazo certo não se compatibiliza com essa ideia de prorrogações sucessivas”, afirmou. 

Segundo o ministro, na ausência de regra na Constituição sobre prorrogação de CPIs, qualquer solução sobre a ampliação dos trabalhos deve constar do Regimento Comum do Congresso Nacional. Nesse sentido, a Lei 1.579/1952 condiciona a prorrogação à deliberação da respectiva Casa legislativa, e o Regimento Comum do Congresso Nacional prevê de forma clara que, esgotado o prazo, os trabalhos da comissão se encerram, com a apresentação do parecer, ainda que oralmente.  

Alexandre de Moraes

Para o ministro Alexandre de Mores, a prorrogação é um direito da maioria, e ampliar o direito da minoria de instaurar a comissão para autorizar sucessivas prorrogações seria ignorar a regra constitucional que estabelece seu funcionamento por prazo determinado.  

Cristiano Zanin

Para o ministro Zanin, a prorrogação de CPMI tem natureza jurídica distinta do ato de instalação, e os requisitos regimentais não autorizam sua equiparação automática. A seu ver, diante da ausência de jurisprudência consolidada da Corte sobre a matéria, o princípio da separação de Poderes recomenda deferência à interpretação das próprias Casas legislativas. 

Nunes Marques

Segundo o ministro Nunes Marques, a questão diz respeito ao parlamento e, portanto, os arranjos sobre o funcionamento de CPIs devem se dar no âmbito das Casas legislativas, por meio de seus regimentos.  

Dias Toffoli

Para o ministro, a prorrogação ou o término do funcionamento de CPIs é da competência do parlamento. Ele observou que, em razão da separação de Poderes, o Judiciário não pode determinar que o Congresso delibere sobre um assunto que é sua prerrogativa. 

Cármen Lúcia

A ministra Cármen Lúcia destacou a importância do trabalho das CPIs, inclusive a do INSS, que apura danos causados a aposentados e pensionistas. Mas considera que, embora os trabalhos possam ser prorrogados, não há direito de ampliação automática do prazo. A medida deve obedecer às regras internas do Congresso Nacional, o que afasta a intervenção judicial.  

Gilmar Mendes

Para o decano do STF, a definição sobre prorrogação de CPIs é um ato do Congresso Nacional. Ele observou que o STF tem jurisprudência pacífica no sentido da autonomia do Poder Legislativo para organizar seu funcionamento e que os atos internos do parlamento têm presunção de constitucionalidade. Lembrou ainda que, com os mesmos fundamentos, rejeitou pedido do ex-deputado Eduardo Bolsonaro para impedir a prorrogação da CPMI das Fake News. 

Edson Fachin

Para o presidente do STF, o fato de ser questão interna do Congresso Nacional não impede a atuação do STF, caso haja violação da Constituição. Mas, no caso específico, Fachin considera que não há direito líquido e certo da minoria parlamentar de obter a prorrogação automática de CPIs. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

André Mendonça

O ministro André Mendonça, relator do MS, reiterou seu entendimento de que, se forem preenchidos os requisitos constitucionais, o recebimento e a leitura do requerimento são atos vinculados, sem possibilidade de juízo político sobre a conveniência da prorrogação. 

A seu ver, omissão da Presidência do Congresso em ler o requerimento de prorrogação viola o direito das minorias parlamentares, previsto na Constituição Federal. Ele propôs a prorrogação dos trabalhos por até 60 dias.   

Luiz Fux

O ministro Luiz Fux acompanhou o relator, por considerar que a criação de CPI é um direito fundamental da minoria parlamentar. Para Fux, a prorrogação do funcionamento também é prerrogativa da minoria, que, caso contrário, perderia a garantia constitucional de apurar determinados eventos. 


Reprodução

MP Eleitoral reforça pedido de cassação do prefeito de Socorro

O Ministério Público Eleitoral reforçou o pedido de cassação dos mandatos do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, e de seu vice, Elmo Paixão.

Prefeito de Socorro Samuel Carvalho
Dr. Samuel Carvalho⼁Assessoria

A manifestação, publicada nesta quarta-feira (25), sustenta que houve utilização de dinheiro público para promoção pessoal dos gestores.

De acordo com o órgão, Samuel Carvalho teria praticado abuso de autoridade e abuso de poder político e econômico durante o evento gospel “Família no Altar”, realizado nos dias 8 e 9 de março de 2024, no Shopping Prêmio, quando ainda ocupava a posição de pré-candidato.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A investigação aponta que recursos públicos da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE) teriam sido utilizados para o pagamento de artistas gospel de renome nacional, em valores que chegam a R$ 180 mil.

Segundo depoimentos de testemunhas anexados ao processo, o evento contou com falas religiosas intercaladas com discursos de cunho político.

Agora, cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre a cassação dos mandatos e a eventual declaração de inelegibilidade de ambos.

Defesa

Em nota, a defesa de Samuel Carvalho e Elmo Paixão manifestou discordância em relação ao posicionamento do Ministério Público. Os advogados argumentam que o “Família no Altar” é um evento estritamente religioso, social e cultural, realizado há vários anos e sem qualquer finalidade política.

“A defesa reafirma sua confiança no Poder Judiciário, com a convicção de que não houve prática de abuso de poder político, econômico ou de autoridade, e que a decisão final refletirá a realidade dos fatos comprovados no processo”, concluiu a nota.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


NE Notícias, com informações do Fan F1

Seis cidades de Sergipe têm alta infestação do Aedes aegypti

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta quinta-feira (26) o segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026.

Agente de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe
SES|Divulgação

O estudo revelou que seis municípios sergipanos atingiram o nível de alto risco, sinalizando um alerta imediato para a proliferação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

O índice é considerado de “alto risco” quando a presença do vetor nas localidades pesquisadas fica acima de 4,0. Os municípios com os maiores indicadores neste ciclo são:

  • Areia Branca: 6,2
  • Japoatã: 6,1
  • Simão Dias: 6,1
  • Tomar do Geru: 5,3
  • Itabaiana: 4,8
  • Nossa Senhora da Glória: 4,8
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além dessas localidades, 45 cidades de Sergipe apresentaram médio risco e 24 cidades estão em situação considerada satisfatória (baixo risco).

Orientações

Segundo Sidney Sá, gerente de Endemias da SES, houve uma mudança preocupante em relação ao primeiro levantamento do ano.

Localidades que apresentaram baixo risco no primeiro ciclo agora saltaram para o alto risco. Isso reforça a necessidade de a população eliminar focos de água parada imediatamente dentro de casa e nos arredores”, alertou.

A SES reforça que o uso do carro fumacê é apenas uma medida complementar para atingir o mosquito na fase adulta. A conscientização doméstica, com a limpeza constante de vasos de plantas, pneus e reservatórios, continua sendo a principal estratégia de combate.

Sintomas e automedicação

Pessoas que apresentarem febre, dor de cabeça e dores no corpo devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação médica.

A secretaria faz um alerta rigoroso contra a automedicação: o uso de anti-inflamatórios e medicamentos que contêm ácido acetil salicílico (como a Aspirina) é contraindicado em casos de suspeita de dengue, pois estes fármacos aumentam consideravelmente o risco de sangramentos e complicações graves.


NE Notícias, com informações da SES

Justiça mantém prisão de acusado de matar namorada em hotel de Aracaju

Flávia Barros dos Santos, morta pelo companheiro Tiago Sóstenes Miranda de Matos
Reprodução

A Justiça de Sergipe decidiu manter a prisão do policial penal Tiago Sóstenes Miranda de Matos, após audiência de custódia realizada na manhã desta quinta-feira (26), no Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju.

Ele é o principal suspeito do feminicídio da namorada, a empresária Flávia Barros, de 38 anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O crime ocorreu no último domingo (22), em um hotel na Zona Sul da capital sergipana. Segundo as investigações da Polícia Civil, Tiago teria tentado tirar a própria vida logo após o ocorrido, o que resultou em sua internação hospitalar até a última quarta-feira (25), quando recebeu alta.

Exoneração

Tiago ocupava o cargo de diretor do Conjunto Penal de Paulo Afonso, na Bahia, mas foi exonerado um dia após o crime. Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP-BA) afirmou que o servidor apresentava, até então, um histórico funcional regular.

De acordo com a pasta, não havia registros de condutas incompatíveis com a função ou indícios de instabilidade emocional que pudessem sinalizar o comportamento registrado no último fim de semana.

Detenção

Com a manutenção da prisão preventiva confirmada pela Justiça, Tiago Sóstenes foi reconduzido ao Presídio Militar de Sergipe (Presmil).

O suspeito permanece à disposição do Poder Judiciário enquanto o inquérito policial segue em curso para elucidar todos os detalhes do caso que chocou o estado.


NE Notícias, da redação

Justiça da Itália aceita extradição de Zambelli

A Corte de Apelação da Itália deu parecer favorável ao pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli.

Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados – Brasília (DF) 23/04/2024
Lula Marques|Agência Brasil

A confirmação foi feita pela Embaixada do Brasil em Roma nesta quinta-feira. Apesar da sentença, a defesa da ex-parlamentar ainda pode recorrer antes que o processo siga para a decisão final do governo italiano, última etapa antes de uma possível transferência ao Brasil.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2025. A pena de dez anos de prisão foi motivada pela acusação de que ela teria sido a autora intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ataque resultou na inserção de um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. As investigações apontaram que o hacker Walter Delgatti executou a invasão a mando da ex-deputada.

Prisão em Roma

A ex-parlamentar foi detida em julho de 2025, após passar quase dois meses foragida na Europa. Ela foi localizada pela Polícia Federal em uma operação conjunta com a Interpol. Por possuir dupla cidadania, Zambelli tentava evitar o cumprimento do mandado de prisão expedido pelo STF.

Atualmente, ela está detida na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma. A defesa tentou obter a prisão domiciliar alegando problemas de saúde, mas os pedidos foram sucessivamente negados pela justiça italiana.

Outras condenações

Além do caso do CNJ, Carla Zambelli soma outra condenação de cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma. O caso refere-se ao episódio em que a ex-deputada perseguiu o jornalista Luan Araújo em São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

Recentemente, em fevereiro, os advogados de defesa tentaram contestar a imparcialidade dos juízes em Roma para anular as audiências, mas a solicitação não foi aceita pela Corte.


Com informações de Daniella Almeida, Agência Brasil

Programação do Verão Sergipe 2026 em Canindé de São Francisco

O município de Canindé de São Francisco, no sertão sergipano, será o palco do encerramento do Verão Sergipe 2026.

Logo do Verão Sergipe
Pietro Lobo|ASN

Entre esta sexta-feira (27) e domingo (29), a cidade recebe uma maratona de shows e competições esportivas, fechando o ciclo de quase dois meses de fomento ao turismo, à cultura e à economia local promovido pelo Governo do Estado.

A festa começa na noite de sexta-feira, a partir das 21h. O público poderá conferir as apresentações de Marcelo Balla, Edcity Fantasmão, Timbalada e Banana Nativa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já no sábado (28), a programação musical continua no mesmo horário, trazendo o romantismo do grupo Pixote, o fenômeno Heitor Costa, além das bandas As Patricinhas e Rafinha O Bom de Verdade (veja mais abaixo).

Maratona esportiva

Além da música, o esporte é um dos pilares do evento. No sábado, a partir das 8h, as areias de Canindé recebem disputas de beach tennis (dupla mista), vôlei de praia, futevôlei (masculino e feminino), mesabol e frescobol.

No domingo, o último dia do Verão Sergipe começa cedo. Às 7h, iniciam as provas de corrida de 5km, ciclismo XCM e natação em águas abertas. A programação também inclui banho assistido, garantindo acessibilidade, além da continuidade das modalidades de areia e quadra iniciadas no dia anterior.

Confira a programação completa: 

Sexta-feira, dia 27 – a partir das 21h

Música

21h – Marcelo Balla
23h – Edcity Fantasmão
1h – Timbalada
3h – Banana Nativa

Sábado, dia 28

Esporte

8h – 16h : Beach Tennis – Dupla Mista
8h – 16h : Vôlei de Praia – Mas / Fem
8h – 16h : Futevôlei – Masc / Fem
8h – 15h : Mesabol / Frescobol

Música

21h – As Patricinhas
23h – Pixote
1h – Heitor Costa
3h – Rafinha O Bom de Verdade

Domingo, dia 29

Esporte 

7h – 9h : Corrida 5km
7h30 – 13h : Ciclístico XCM Canindé
8h – 16h : Águas Abertas
9h – 12h : Banho Assistido (Projeto Estrelas do Mar / Seasic)
9h – 13h : Mesabol
9h – 13h : Frescobol
9h – 13h : Vôlei de Praia
9h – 13h : Beach Tennis
9h – 13h : Futevôlei

Programação sujeita a alteração.


NE Notícias, com informações da ASN

Projeto sobre reajuste de salários dos servidores de Sergipe

O Governo de Sergipe enviou à Assembleia Legislativa (Alese) um pacote de projetos de lei que estabelece reajustes salariais variando de 4,26% a 7%.

De olho no dinheiro
Montagem: NE Notícias

A medida, anunciada para atender cerca de 66 mil servidores públicos estaduais — entre ativos e inativos —, contempla diversas categorias do funcionalismo e inclui mudanças nas regras de progressão de carreira.

Entre os beneficiados estão os servidores vinculados aos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVs), que somam mais de 19 mil trabalhadores. Para esse grupo, o reajuste será de 7% a partir de abril.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O pacote também prevê a ampliação das progressões por titulação, que passam de três para seis níveis, reforçando o incentivo à qualificação profissional.

A Polícia Penal também será contemplada com reajuste de 7%. Além disso, o governo propõe a redução do interstício para promoções, de quatro para três anos, e a ampliação das titulações, de três para seis níveis.

Segurança Pública e Magistério

Na área da Segurança Pública, os projetos propõem a concessão de dois avanços, de uma única vez, na gratificação de periculosidade a partir de abril. A medida atende policiais civis, militares e bombeiros, totalizando cerca de 12,4 mil servidores, e dá continuidade à política adotada desde 2023.

Para policiais civis e militares, também está previsto reajuste de 4,26% no subsídio. No caso dos militares, o pacote inclui ainda a equiparação do auxílio-invalidez e do Benefício Especial de Serviço Policial (Besp) ao salário mínimo de 2026.

No Magistério, que reúne mais de 21 mil profissionais, o reajuste será de 5,4%, com efeito retroativo a janeiro, em conformidade com o piso nacional da categoria para 2026.

O governo também propõe nova etapa da retomada da carreira, com avanços nos níveis interclasses: 7% para graduação, 10% para especialização, 15% para mestrado e 50% para doutorado.

Perícia, outras carreiras e empresas públicas

Para a Coordenadoria-Geral de Perícias (Cogerp), as medidas incluem a atualização dos vencimentos da Polícia Científica por meio da reestruturação da Gratificação de Atividade Pericial Agregada (Gapa). Também está prevista a criação do Bônus de Eficiência do Servidor de Apoio à Perícia (Beap), voltado à valorização dos servidores gerais mais antigos da instituição.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outras carreiras do serviço público estadual — como auditores fiscais, procuradores, gestores públicos (EPPGG), e servidores da Fundação Hospitalar de Saúde, Adema e Agrese — terão reajuste de 4,26%. O mesmo percentual será aplicado às Vantagens Pessoais Incorporadas (VPIs).

Por fim, o pacote contempla os empregados das empresas públicas estaduais. Nesses casos, os reajustes serão definidos por meio de negociação entre as categorias e os respectivos Conselhos de Administração.


NE Notícias, com informações da ASN

Diretório do PL/SE nomeia homem que vai a Júri

A coluna do jornalista Carlos Madeiro, do portal UOL, destacou nesta quinta-feira (26) que o Partido Liberal (PL) em Sergipe nomeou um réu por suposta tentativa de homicídio para comandar a juventude da sigla no estado.

Flávio da Direita Sergipana e Moana Valadares
Reprodução

Trata-se de Flávio de Oliveira Rodrigues, de 36 anos, conhecido como Flávio da Direita Sergipana.

O anúncio (vídeo mais abaixo) para a presidência do PL Jovem local foi feito pela vereadora de Aracaju Moana Valadares, esposa do deputado federal Rodrigo Valadares e atual presidente estadual do partido.

Sobre a repercussão do caso, o jornalista Carlos Madeiro detalhou a situação jurídica do novo dirigente:

Está no UOL:

O diretório do PL em Sergipe nomeou Flávio de Oliveira Rodrigues, 36, para a presidência do PL Jovem no estado. O anúncio da indicação foi feito em postagem colaborativa no Instagram da presidente do partido no estado, a vereadora de Aracaju Moana Valadares, em 7 de março.

A indicação chama a atenção porque Flávio da Direita Sergipana, como é conhecido, é réu por tentativa de homicídio a um petista, que foi atropelado e arrastado por quase dois quilômetros durante ato de campanha em outubro 2024. Ele foi denunciado pelo MP-SE (Ministério Público de Sergipe) em novembro daquele ano, e o processo está em fase de pronúncia (decisão que o levará a júri popular) na 8ª Vara Criminal de Aracaju.

Flávio ocupa atualmente o cargo de secretário parlamentar no gabinete do deputado estadual Luizão Donatrampi (PL), com salário de R$ 3.069,31.

Em resposta ao UOL, ele questionou a denúncia apresentada pelo Ministério Público, alegando que não era ele quem dirigia o carro no dia do ocorrido.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O dirigente destacou ainda que não há nenhum impeditivo legal para que assuma a presidência do PL Jovem, uma vez que, até o momento, não existe condenação contra ele.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Leia reportagem completa

SSP Sergipe cria normas para divulgar crimes contra mulheres

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) publica no Diário Oficial desta quinta-feira, 26, portaria que estabelece normas obrigatórias para a comunicação institucional em casos de feminicídio e violência contra a mulher em Sergipe.

Policial sergipana em combate ao feminicídio
PM-SE / Divulgação

A medida tem como objetivo padronizar a divulgação de informações, evitar a revitimização, proteger o andamento das investigações e assegurar uma abordagem responsável por parte das instituições de segurança pública.

A portaria também leva em consideração evidências de que a exposição excessiva e o detalhamento da dinâmica dos crimes podem contribuir para o chamado efeito contágio, quando a forma de divulgação acaba influenciando a repetição de condutas violentas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nesse sentido, a normativa reforça a necessidade de uma comunicação equilibrada, técnica e responsável, envolvendo os servidores da Segurança Pública. 

Entre os principais pontos da portaria, está a obrigatoriedade de alinhamento prévio com as assessorias de comunicação antes de qualquer manifestação pública sobre ocorrências dessa natureza. A regra vale para entrevistas, divulgação de informações à imprensa, publicações em redes sociais institucionais ou pessoais vinculadas à função pública, além da emissão de notas e posicionamentos oficiais.

A normativa também estabelece diretrizes claras para a comunicação autorizada, como a proibição de detalhamento minucioso da dinâmica dos crimes, a vedação de juízo de valor sobre a vítima e a necessidade de evitar linguagem sensacionalista.

Outro ponto importante é a limitação da exposição do autor do crime ao estritamente necessário, evitando a promoção indevida de sua imagem.

A portaria reforça ainda que a comunicação oficial deve destacar o feminicídio como crime grave, evidenciar a atuação integrada das forças de segurança, enfatizar a responsabilização penal dos agressores e incentivar a denúncia, com a divulgação dos canais disponíveis à população.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Também fica vedada a divulgação de imagens, áudios ou vídeos que exponham vítimas e familiares, salvo em situações com autorização legal e alinhamento institucional. Informações técnicas ou periciais passam a depender de avaliação conjunta entre a autoridade policial responsável e a assessoria de comunicação.

Para o secretário da Segurança Pública, João Eloy, a medida posiciona a institutição quanto à forma de comunicar casos sensíveis e contribui para a prevenção da violência.

“Estamos estabelecendo um padrão responsável de comunicação, que respeita as vítimas, protege as investigações e evita a exposição desnecessária. A forma como comunicamos também é uma ferramenta de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher”, concluiu.


SSP