Moraes dá 24h para Bolsonaro explicar acesso a vídeo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou prazo de 24 horas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro explique um possível acesso a vídeo enquanto cumpre prisão domiciliar.

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Tânia Rêgo ⏐ Agência Brasil

A decisão foi tomada após publicação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que afirmou ter enviado ao pai a gravação de um evento político realizado nos Estados Unidos.

Na publicação, Eduardo Bolsonaro afirmou que mostraria ao ex-presidente um vídeo da participação dele em um encontro de políticos de direita nos Estados Unidos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Vocês sabem por que eu estou fazendo esse vídeo? Porque eu estou mostrando para o meu pai”, disse o ex-parlamentar.

Na decisão, Moraes destacou que Bolsonaro está proibido de utilizar celular ou qualquer outro meio de comunicação externa, seja diretamente ou por intermédio de terceiros.

“Intimem-se os advogados regularmente constituídos pelo custodiado para que prestem esclarecimentos a esta Suprema Corte, sobre a referida postagem, no prazo de 24h”, escreveu o ministro.

Prisão domiciliar

Na semana passada, Moraes concedeu prisão domiciliar temporária por 90 dias ao ex-presidente para que ele se recupere de uma broncopneumonia.

Durante esse período, Bolsonaro deverá usar tornozeleira eletrônica e a residência será monitorada por agentes da Polícia Militar, responsáveis pela segurança do local para evitar fuga..

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão na ação penal relacionada à trama golpista.


Com informações de André Richter, Agência Brasil

Operação Semana Santa reforça fiscalização nas rodovias de Sergipe

O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) inicia a Operação Semana Santa nas rodovias estaduais durante o feriado prolongado. A ação tem como objetivo reforçar o policiamento ostensivo nas vias e prevenir crimes e infrações de trânsito.

Viatura do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv)
Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv)

Durante o período, o BPRv contará com efetivo ampliado, distribuído em pontos estratégicos das rodovias. A fiscalização será intensificada, especialmente no combate à condução de veículos sob efeito de álcool. Motoristas flagrados dirigindo após ingestão de bebida alcoólica serão penalizados conforme prevê a legislação vigente.

Animais nas pistas

Outro fator de atenção nas operações é a presença de animais soltos nas pistas, situação que representa risco constante de acidentes. De acordo com o BPRv, somente neste ano, mais de 70 animais foram apreendidos nas rodovias estaduais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os proprietários estão sendo identificados, cadastrados e comunicados ao Poder Judiciário, podendo responder criminalmente por expor a vida de terceiros ao perigo.

A Polícia Militar de Sergipe reforça que a população também pode colaborar com a fiscalização. Em caso de irregularidades, o cidadão pode acionar o BPRv por meio dos telefones 190 ou 198.


Com informações da PMSE

Prefeitura de Aracaju autoriza concurso para Guarda Municipal

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, assinou nesta segunda-feira (30) o Decreto nº 8.558/2026, que autoriza a realização do concurso público para a Guarda Municipal.

Viatura do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA)
PMA

O certame visa o preenchimento de 100 vagas no quadro de pessoal da Polícia Municipal de Aracaju (PMu), atendendo a uma demanda histórica da segurança pública da capital.

O anúncio ocorre em um momento de reestruturação da corporação. Em 2025, a Polícia Municipal registrou avanços significativos, como a aquisição de novos armamentos, cursos de capacitação e a regularização funcional de profissionais. Segundo a prefeita, o novo concurso é o passo que faltava para consolidar esses investimentos.

“A autorização representa um passo importante no fortalecimento da segurança em Aracaju. Nós estamos há 15 anos sem a realização de um concurso, então está mais do que na hora de ampliar o nosso efetivo. Estamos investindo na valorização da nossa Polícia Municipal garantindo melhores condições para que esses profissionais atuem na proteção das pessoas e do patrimônio público. Nosso compromisso é construir uma cidade cada vez mais segura, com planejamento, responsabilidade e respeito à população de Aracaju”, destacou Emília.

Carreira e Ingresso

O concurso público é a única via de ingresso na corporação, que conta com uma estrutura organizada em coordenadorias e grupamentos especializados. Além do policiamento preventivo, a corporação atua na proteção do patrimônio e das autoridades municipais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para o secretário municipal da Segurança e Cidadania, André David Caldas, a chegada de novos servidores será vital para a melhoria dos serviços. “Sabemos o quanto essa notícia era aguardada por toda a população, especialmente por aqueles que sonham em ingressar na carreira pública. Este é um momento muito importante para o fortalecimento da nossa instituição, pois a chegada de novos profissionais contribuirá diretamente para a melhoria dos serviços prestados à sociedade”, afirmou o secretário.

Os detalhes sobre requisitos, etapas de prova e cronograma serão divulgados em breve com a publicação oficial do edital.

André David e a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, assinando autorização do concurso público da Guarda Municipal
Felipe Bass|PMA

Sobre a PMu

A Polícia Municipal de Aracaju é uma instituição civil, fardada, armada e hierarquizada, responsável pela segurança pública no âmbito municipal. Criada em janeiro de 1991, a corporação teve, inicialmente, a missão de proteger os bens, serviços e instalações do município.

Com a promulgação da Lei Federal nº 13.022, em 2014, as atribuições das polícias municipais foram ampliadas. Atualmente, além da proteção do patrimônio público, a atuação da instituição tem como foco principal a proteção das pessoas, a promoção da cultura de paz e a preservação da ordem social.


NE Notícias, com informações da PMA

Mais de 700 vagas de emprego em Sergipe nesta segunda

O mercado de trabalho em Sergipe inicia a semana com fôlego renovado. Nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) disponibiliza 737 vagas de emprego por meio da plataforma digital GO Sergipe (Geração de Oportunidade).

Servidora do GO Sergipe (Geração de Oportunidade), plataforma digital do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT)
Divulgação

As chances abrangem diversos níveis de escolaridade e setores, com destaque para a construção civil e serviços administrativos.

Confira as vagas disponíveis por município:

Aracaju

  • Auxiliar financeiro (1)
  • Assistente administrativo (2)
  • Encarregado administrativo (2)
  • Engenheiro civil (3)
  • Técnico de edificações (5)
  • Operador de empilhadeira (1)
  • Auxiliar de manutenção predial (1)
  • Auxiliar jurídico (1)
  • Analista de projetos viários (1)
  • Barista (1)
  • Gerente administrativo (1)
  • Abastecedor de máquinas de linha de produção (2)
  • Padeiro (4)
  • Auxiliar de máquinas têxteis – lavar fibras, fios, tecidos e peças confeccionadas (3)
  • Confeiteiro (1)
  • Auxiliar de limpeza (5 – Exclusiva PcD)
  • Merendeiro (2 – Exclusiva PcD)

Nossa Senhora da Glória

  • Motorista de automóveis (1)
  • Técnico em segurança do trabalho (1)
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nossa Senhora do Socorro

  • Auxiliar contábil (1)
  • Consultor de vendas (1)
  • Serrador de madeira (1)
  • Tapeceiro de móveis (2)
  • Estofador de móveis (2)
  • Assistente administrativo (1 – Exclusiva PcD)
  • Auxiliar de limpeza (5 – Exclusiva PcD)

Areia Branca

  • Caseiro (1)

Barra dos Coqueiros

  • Armador de ferragens (10)
  • Carpinteiro (50)
  • Montador de andaimes (20)
  • Operador de trator de esteira (10)
  • Pedreiro (15)

Capela (Vagas exclusivas PcD)

  • Motorista carreteiro (3)
  • Tratorista agrícola (3)
  • Tecnólogo em segurança do trabalho (3)
  • Lanterneiro de automóveis – reparação (3)

Como se candidatar

Para acessar as oportunidades e realizar o cadastro, o interessado deve utilizar sua senha do portal Gov.br diretamente no aplicativo para celular. O processo é totalmente digital, visando dar agilidade ao preenchimento das oportunidades gerenciadas pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

Para quem possui dificuldades com o cadastro digital ou precisa atualizar o currículo, o NAT oferece suporte presencial.

  • Endereço: Avenida Barão de Maruim, nº 305, bairro São José (próximo à Caixa Econômica), em Aracaju.
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
  • Documentação necessária: Documentos pessoais, comprovante de residência e certificados de qualificação (se houver). O serviço é gratuito.

NE Notícias, com informações da ASN

Motor de avião explode e força pouso em Guarulhos

Um susto marcou a noite deste domingo (29) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Motor de avião da Delta explode e força pouso em Guarulhos
Reprodução

O motor esquerdo de um Airbus A330-300 da companhia Delta Airlines explodiu instantes após a decolagem, obrigando o piloto a abortar a rota e realizar um pouso de emergência. Apesar da gravidade do incidente, ninguém ficou ferido (vídeo mais abaixo).

O voo 104 tinha como destino a cidade de Atlanta, no estado da Geórgia (Estados Unidos), e transportava 272 passageiros, além de 14 tripulantes.

Devido à manobra de emergência e à ocupação da pista, a operação no aeroporto paulista foi impactada, resultando no cancelamento de outros voos programados para o mesmo período.

Ação rápida e posicionamento da Delta

O Corpo de Bombeiros do aeroporto foi acionado imediatamente e se posicionou de forma preventiva na pista. A manobra dos pilotos foi bem-sucedida, e a aeronave conseguiu aterrissar em total segurança.

Após o pouso, os passageiros foram desembarcados na própria pista e levados de ônibus até o terminal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, a Delta Airlines informou que “o voo 104 da Delta, de São Paulo para Atlanta, retornou ao aeroporto logo após a decolagem após um problema mecânico no motor esquerdo da aeronave. A segurança de nossos clientes e da tripulação é nossa maior prioridade. Pedimos desculpas aos nossos clientes por esse atraso em suas viagens”.

Até o momento, a empresa não deu mais detalhes sobre o ocorrido.

Veja as imagens:


Com informações da Agência Brasil

Pesquisa W1: Valmir lidera corrida para o Governo de Sergipe

O cenário político para as eleições de 2026 em Sergipe segue ganhando tração. Um novo levantamento realizado pelo Instituto W1 mapeou as intenções de voto dos sergipanos para o Governo do Estado e para o Senado Federal.

Valmir de Francisquinho e Fábio Mitidieri
Valmir de Francisquinho e Fábio Mitidieri

Na modalidade espontânea, onde os nomes não são apresentados, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, aparece na frente com 19,20%. O atual governador, Fábio Mitidieri, registra 16,60%.

O índice de indecisos chama atenção: 51,80% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.

Veja os números da espontânea:

Candidato (Espontânea)%
Valmir de Francisquinho19,20%
Fábio Mitidieri16,60%
Ricardo Marques4,20%
Emília Corrêa1,20%
Edvaldo Nogueira0,30%
Dr. Emerson0,30%
André David0,20%
Rogério Carvalho0,20%
Alessandro Vieira0,10%
André Moura0,10%
Chiozinho do restaurante0,10%
Jeferson Andrade0,10%
Eduardo Amorim0,10%
Rodrigo Valadares0,10%
Nenhum / Branco / Nulo5,40%
Não sabe / Não respondeu51,80%

No cenário estimulado, Valmir amplia sua vantagem para 38,10%, contra 30,80% de Fábio Mitidieri. Ricardo Marques aparece como a terceira via consolidada, atingindo os dois dígitos.

Confira os números da estimulada:

Candidato (Estimulada)%
Valmir de Francisquinho38,10%
Fábio Mitidieri30,80%
Ricardo Marques10,00%
Dr. Emerson2,60%
Nenhum / Branco / Nulo9,70%
Não Sabe / Não Respondeu8,80%
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

2º Turno

Também foram avaliados cenários de 2º turno com a seguinte pergunta: Se em um possível 2º turno para o governo de Sergipe a disputa fosse entre estes candidatos, em quem você votaria?

Valmir x Fábio
Valmir de Francisquinho45,10%
Fábio Mitidieri34,90%
Branco/Nulo12,40%
Indecisos7,60%
Fábio x Ricardo
Fábio Mitidieri41,90%
Ricardo Marques27,70%
Branco/Nulo19,90%
Indecisos10,50%
Fábio x Dr. Emerson
Fábio Mitidieri47,60%
Dr. Emerson15,30%
Branco/Nulo25,20%
Indecisos11,90%
Valmir x Ricardo
Valmir de Francisquinho52,40%
Ricardo Marques18,40%
Branco/Nulo17,00%
Indecisos12,20%

Disputa pelo Senado

A corrida pelas duas vagas no Senado Federal mostra um empate técnico. Alessandro Vieira lidera a primeira vaga (14,60%), enquanto Eduardo Amorim aparece com força na segunda opção de voto (11,20%).

Senador 1ª Vaga
Alessandro Vieira14,60%
André Moura12,80%
Rogério Carvalho11,50%
Edvaldo Nogueira11,20%
Rodrigo Valadares10,00%
Eduardo Amorim7,90%
Georgeo Passos2,60%
Iran Barbosa1,90%
Nulo / Branco14,70%
Não sabe12,80%
Senador 2ª Vaga
Eduardo Amorim11,20%
Rodrigo Valadares8,40%
Rogério Carvalho8,30%
André Moura7,60%
Alessandro Vieira6,90%
Edvaldo Nogueira5,90%
Georgeo Passos3,80%
Iran Barbosa3,50%
Nulo / Branco24,60%
Não sabe19,80%
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No consolidado de ambas as vagas, a diferença entre os cinco primeiros colocados é mínima, indicando uma eleição decidida nos detalhes.

Quem você votaria para a primeira e para a segunda vaga de senador, se a eleição fosse hoje:

Senado: Resultado Consolidado (Média 1ª e 2ª Vagas)%
Alessandro Vieira10,75%
André Moura10,20%
Rogério Carvalho9,90%
Eduardo Amorim9,55%
Rodrigo Valadares9,20%
Edvaldo Nogueira8,55%
Georgeo Passos3,20%
Iran Barbosa2,70%
Nenhum / Branco / Nulo19,65%
Não Sabe / Não Respondeu16,30%

Dados

A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.000 eleitores em Sergipe, entre 21 e 26 de março de 2026. Margem de erro de 3% e o intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE SE-06746/2026.


NE Notícias, da redação

Sergipe tem previsão de chuvas intensas nesta segunda

A semana começa com atenção redobrada para o clima em Sergipe.

Céu de Aracaju nublado
Sedurbs

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) emitiu um novo aviso meteorológico alertando para a ocorrência de chuvas moderadas a intensas em todo o estado. O alerta segue em vigor até as 23h59 desta segunda-feira (30).

A instabilidade é provocada pela atuação de um cavado em altos níveis da atmosfera. Esse fenômeno, combinado com a alta umidade e as elevadas temperaturas recentes, favorece a rápida formação de nuvens carregadas (de grande desenvolvimento vertical), elevando a probabilidade de pancadas fortes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a previsão, os volumes de água podem ser expressivos, ultrapassando a marca de 50 mm em um único dia. O temporal pode vir acompanhado de descargas elétricas isoladas e ventanias significativas, com rajadas variando entre 40 km/h e 80 km/h.

Áreas afetadas

O aviso abrange as três principais regiões do estado: Leste, Agreste e Sertão Sergipano.

Devido ao volume acumulado, a Semac alerta para uma série de riscos estruturais e de mobilidade. Há possibilidade real de:

  • Alagamentos em áreas urbanas;
  • Deslizamentos de encostas;
  • Destelhamentos de imóveis e queda de árvores;
  • Dificuldades no tráfego das rodovias;
  • Transbordamento de pequenos córregos, riachos e lagoas.

Orientações à população

A recomendação é que a população, sobretudo os moradores de áreas mapeadas como vulneráveis, mantenha estado de alerta.

É fundamental acompanhar as próximas atualizações dos boletins da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac e seguir à risca as orientações de segurança repassadas pela Defesa Civil.

Veja previsão do Climatempo:


NE Notícias, com informações da Semac

Ancelotti testa mudanças para enfrentar a Croácia

O técnico italiano Carlo Ancelotti comandou neste final de semana um treino de preparação para o amistoso contra a Croácia.

A atividade contou com a participação de todos os jogadores, inclusive do atacante Vinicius Júnior, que foi poupado da atividade do último sábado (28) por causa de dores na coxa.

Carlo Ancelotti à beira do campo em jogo da Seleção Brasileira contra o Equador – 05/06/2025
Rafael Ribeiro|CBF

Após ser derrotado pela França por 2 a 1 na última quinta-feira (26), o Brasil volta a entrar em ação nesta terça-feira (31), quando enfrentará a Croácia no Camping World Stadium, em Orlando, a partir das 21h (horário de Brasília).

Na atividade deste domingo Ancelotti fez algumas experiências, em busca de substitutos para o atacante Raphinha e o lateral Wesley, cortados por problemas musculares sofridos no jogo contra a França.

Luiz Henrique ganhou uma oportunidade na vaga do jogador do Barcelona, enquanto Ibañez apareceu na lateral direita. Outras mudanças foram a entrada de Marquinhos na zaga, de Danilo no meio-campo e de João Pedro no ataque.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Desta forma, o técnico Ancelotti formou a equipe titular da seguinte forma: Ederson; Ibañez, Marquinhos, Léo Pereira e Douglas Santos; Casemiro e Danilo; Luiz Henrique, Matheus Cunha, João Pedro e Vinicius Júnior.

Após o amistoso com a Croácia, o Brasil ainda terá dois compromissos antes do início da Copa do Mundo. O primeiro será um jogo de despedida da torcida brasileira. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Por fim, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso antes da estreia. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Brasil na Copa

O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília).

Na segunda rodada, o Brasil encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 22h. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária continuará verde durante todo o mês de abril.

Pessoa segurando boleto com a conta de energia
Energisa / Arquivo

Na prática, isso significa que os consumidores brasileiros seguirão sem pagar taxas adicionais na conta de luz, como vem sendo registrado desde o início do ano.

O volume de chuvas registrado ao longo de março foi determinante para a decisão. As precipitações garantiram níveis satisfatórios nos reservatórios das usinas hidrelétricas, permitindo uma geração de energia mais eficiente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com os reservatórios em alta, o sistema elétrico nacional dispensa o acionamento das usinas termelétricas, que possuem um custo de produção mais elevado.

Como funciona o sistema de bandeiras

Implementado em 2015, o mecanismo das bandeiras tarifárias funciona como um sinalizador do custo real da geração de energia no Brasil. A classificação, que pode ser verde, amarela ou vermelha, varia de acordo com os seguintes fatores:

  • Disponibilidade de recursos hídricos;
  • Avanço e uso das fontes de energia renováveis;
  • Necessidade de acionamento emergencial de fontes térmicas.

Apesar do cenário positivo e da ausência de taxas extras para abril, a agência reguladora alerta que o uso consciente da energia elétrica deve ser um hábito contínuo da população.

Evitar o desperdício não apenas reduz o valor final da fatura individual, mas contribui diretamente para a preservação ambiental e a sustentabilidade de todo o setor elétrico a longo prazo.

E você, sente diferença na conta de luz? Deixe seu relato nos comentários abaixo.


Com informações da Aneel

Governo investe R$ 5,5 milhões em obras e ações em Canindé

O governador Fábio Mitidieri cumpriu agenda em Canindé de São Francisco nesta sexta-feira (27), onde autorizou um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 5,5 milhões.

Governador Fábio Mitidieri e o prefeito Machadinho durante inauguração de uma praça em Canindé de São Francisco
Governador e o prefeito Machadinho – Foto: Reinaldo Moura|ASN

A ação incluiu a entrega de títulos de propriedade pelo programa Casa Legal, distribuição de benefícios sociais e a inauguração de equipamentos públicos, consolidando um dia de fomento à economia e à infraestrutura do sertão sergipano.

Durante o evento, o governador destacou a importância da Adutora do Leite, obra orçada em R$ 580 milhões que promete transformar o abastecimento na região. Mitidieri sinalizou que a ordem de serviço para o projeto pode contar com a participação do presidente Lula no próximo mês.

“Canindé está em festa. Além das obras de urbanização e do Instituto de Identificação, anunciamos investimentos que levarão água do sertão para a população. A ordem de serviço para esta obra pode contar com a presença do presidente Lula em abril”, afirmou o governador.

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) comandou uma ação integrada que beneficiou centenas de famílias. Foram entregues 284 cartões do programa Cmais (nas modalidades Mãe Sergipana, Ser Criança e Vale Gás) e atendidos 239 trabalhadores rurais pelo programa ‘Mão Amiga’.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No âmbito da regularização fundiária, o programa ‘Casa Legal’ garantiu segurança jurídica a mais de mil famílias, resolvendo impasses de posse de imóveis que se arrastavam há décadas na região da Agrovila.

Ordens de Serviço e Infraestrutura

O montante de R$ 5,5 milhões será destinado a quatro frentes principais de infraestrutura urbana:

  • Avenida Paulo Afonso: Urbanização com praça e quiosques (R$ 1,6 milhão);
  • Povoado Cuiabá: Construção de nova praça (R$ 1,3 milhão);
  • Povoado Curituba: Nova área de convivência e lazer (R$ 495 mil);
  • Povoado Olaria: Pavimentação de 10 mil m² em vias públicas (R$ 2,1 milhões).
Obra de urbanizacao da Avenida Paulo Afonso em Canindé de São Francisco
Urbanizacao da Avenida Paulo Afonso – Sedurbi|Divulgação

Instituto de Identificação e Educação

Mitidieri também inaugurou o posto de atendimento do Instituto de Identificação em Canindé. Com capacidade para 100 atendimentos diários, a unidade permite a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Na área da educação, a Escola Municipal da Agrovila foi entregue totalmente reformada e ampliada, contando agora com salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e uma praça revitalizada em seu entorno, promovendo um ambiente mais adequado para o aprendizado e convivência comunitária.

O prefeito José Machado, mais conhecido como Machadinho, expressou gratidão ao governador por diversas conquistas em Canindé: “Destacamos a importância dessas ações e pedimos a continuidade do trabalho”.


Com informações da ASN