Mais de 700 vagas de emprego em Sergipe nesta segunda

O mercado de trabalho em Sergipe inicia a semana com fôlego renovado. Nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) disponibiliza 737 vagas de emprego por meio da plataforma digital GO Sergipe (Geração de Oportunidade).

Servidora do GO Sergipe (Geração de Oportunidade), plataforma digital do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT)
Divulgação

As chances abrangem diversos níveis de escolaridade e setores, com destaque para a construção civil e serviços administrativos.

Confira as vagas disponíveis por município:

Aracaju

  • Auxiliar financeiro (1)
  • Assistente administrativo (2)
  • Encarregado administrativo (2)
  • Engenheiro civil (3)
  • Técnico de edificações (5)
  • Operador de empilhadeira (1)
  • Auxiliar de manutenção predial (1)
  • Auxiliar jurídico (1)
  • Analista de projetos viários (1)
  • Barista (1)
  • Gerente administrativo (1)
  • Abastecedor de máquinas de linha de produção (2)
  • Padeiro (4)
  • Auxiliar de máquinas têxteis – lavar fibras, fios, tecidos e peças confeccionadas (3)
  • Confeiteiro (1)
  • Auxiliar de limpeza (5 – Exclusiva PcD)
  • Merendeiro (2 – Exclusiva PcD)

Nossa Senhora da Glória

  • Motorista de automóveis (1)
  • Técnico em segurança do trabalho (1)
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nossa Senhora do Socorro

  • Auxiliar contábil (1)
  • Consultor de vendas (1)
  • Serrador de madeira (1)
  • Tapeceiro de móveis (2)
  • Estofador de móveis (2)
  • Assistente administrativo (1 – Exclusiva PcD)
  • Auxiliar de limpeza (5 – Exclusiva PcD)

Areia Branca

  • Caseiro (1)

Barra dos Coqueiros

  • Armador de ferragens (10)
  • Carpinteiro (50)
  • Montador de andaimes (20)
  • Operador de trator de esteira (10)
  • Pedreiro (15)

Capela (Vagas exclusivas PcD)

  • Motorista carreteiro (3)
  • Tratorista agrícola (3)
  • Tecnólogo em segurança do trabalho (3)
  • Lanterneiro de automóveis – reparação (3)

Como se candidatar

Para acessar as oportunidades e realizar o cadastro, o interessado deve utilizar sua senha do portal Gov.br diretamente no aplicativo para celular. O processo é totalmente digital, visando dar agilidade ao preenchimento das oportunidades gerenciadas pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

Para quem possui dificuldades com o cadastro digital ou precisa atualizar o currículo, o NAT oferece suporte presencial.

  • Endereço: Avenida Barão de Maruim, nº 305, bairro São José (próximo à Caixa Econômica), em Aracaju.
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
  • Documentação necessária: Documentos pessoais, comprovante de residência e certificados de qualificação (se houver). O serviço é gratuito.

NE Notícias, com informações da ASN

Motor de avião explode e força pouso em Guarulhos

Um susto marcou a noite deste domingo (29) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Motor de avião da Delta explode e força pouso em Guarulhos
Reprodução

O motor esquerdo de um Airbus A330-300 da companhia Delta Airlines explodiu instantes após a decolagem, obrigando o piloto a abortar a rota e realizar um pouso de emergência. Apesar da gravidade do incidente, ninguém ficou ferido (vídeo mais abaixo).

O voo 104 tinha como destino a cidade de Atlanta, no estado da Geórgia (Estados Unidos), e transportava 272 passageiros, além de 14 tripulantes.

Devido à manobra de emergência e à ocupação da pista, a operação no aeroporto paulista foi impactada, resultando no cancelamento de outros voos programados para o mesmo período.

Ação rápida e posicionamento da Delta

O Corpo de Bombeiros do aeroporto foi acionado imediatamente e se posicionou de forma preventiva na pista. A manobra dos pilotos foi bem-sucedida, e a aeronave conseguiu aterrissar em total segurança.

Após o pouso, os passageiros foram desembarcados na própria pista e levados de ônibus até o terminal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, a Delta Airlines informou que “o voo 104 da Delta, de São Paulo para Atlanta, retornou ao aeroporto logo após a decolagem após um problema mecânico no motor esquerdo da aeronave. A segurança de nossos clientes e da tripulação é nossa maior prioridade. Pedimos desculpas aos nossos clientes por esse atraso em suas viagens”.

Até o momento, a empresa não deu mais detalhes sobre o ocorrido.

Veja as imagens:


Com informações da Agência Brasil

Pesquisa W1: Valmir lidera corrida para o Governo de Sergipe

O cenário político para as eleições de 2026 em Sergipe segue ganhando tração. Um novo levantamento realizado pelo Instituto W1 mapeou as intenções de voto dos sergipanos para o Governo do Estado e para o Senado Federal.

Valmir de Francisquinho e Fábio Mitidieri
Valmir de Francisquinho e Fábio Mitidieri

Na modalidade espontânea, onde os nomes não são apresentados, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, aparece na frente com 19,20%. O atual governador, Fábio Mitidieri, registra 16,60%.

O índice de indecisos chama atenção: 51,80% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.

Veja os números da espontânea:

Candidato (Espontânea)%
Valmir de Francisquinho19,20%
Fábio Mitidieri16,60%
Ricardo Marques4,20%
Emília Corrêa1,20%
Edvaldo Nogueira0,30%
Dr. Emerson0,30%
André David0,20%
Rogério Carvalho0,20%
Alessandro Vieira0,10%
André Moura0,10%
Chiozinho do restaurante0,10%
Jeferson Andrade0,10%
Eduardo Amorim0,10%
Rodrigo Valadares0,10%
Nenhum / Branco / Nulo5,40%
Não sabe / Não respondeu51,80%

No cenário estimulado, Valmir amplia sua vantagem para 38,10%, contra 30,80% de Fábio Mitidieri. Ricardo Marques aparece como a terceira via consolidada, atingindo os dois dígitos.

Confira os números da estimulada:

Candidato (Estimulada)%
Valmir de Francisquinho38,10%
Fábio Mitidieri30,80%
Ricardo Marques10,00%
Dr. Emerson2,60%
Nenhum / Branco / Nulo9,70%
Não Sabe / Não Respondeu8,80%
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

2º Turno

Também foram avaliados cenários de 2º turno com a seguinte pergunta: Se em um possível 2º turno para o governo de Sergipe a disputa fosse entre estes candidatos, em quem você votaria?

Valmir x Fábio
Valmir de Francisquinho45,10%
Fábio Mitidieri34,90%
Branco/Nulo12,40%
Indecisos7,60%
Fábio x Ricardo
Fábio Mitidieri41,90%
Ricardo Marques27,70%
Branco/Nulo19,90%
Indecisos10,50%
Fábio x Dr. Emerson
Fábio Mitidieri47,60%
Dr. Emerson15,30%
Branco/Nulo25,20%
Indecisos11,90%
Valmir x Ricardo
Valmir de Francisquinho52,40%
Ricardo Marques18,40%
Branco/Nulo17,00%
Indecisos12,20%

Disputa pelo Senado

A corrida pelas duas vagas no Senado Federal mostra um empate técnico. Alessandro Vieira lidera a primeira vaga (14,60%), enquanto Eduardo Amorim aparece com força na segunda opção de voto (11,20%).

Senador 1ª Vaga
Alessandro Vieira14,60%
André Moura12,80%
Rogério Carvalho11,50%
Edvaldo Nogueira11,20%
Rodrigo Valadares10,00%
Eduardo Amorim7,90%
Georgeo Passos2,60%
Iran Barbosa1,90%
Nulo / Branco14,70%
Não sabe12,80%
Senador 2ª Vaga
Eduardo Amorim11,20%
Rodrigo Valadares8,40%
Rogério Carvalho8,30%
André Moura7,60%
Alessandro Vieira6,90%
Edvaldo Nogueira5,90%
Georgeo Passos3,80%
Iran Barbosa3,50%
Nulo / Branco24,60%
Não sabe19,80%
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No consolidado de ambas as vagas, a diferença entre os cinco primeiros colocados é mínima, indicando uma eleição decidida nos detalhes.

Quem você votaria para a primeira e para a segunda vaga de senador, se a eleição fosse hoje:

Senado: Resultado Consolidado (Média 1ª e 2ª Vagas)%
Alessandro Vieira10,75%
André Moura10,20%
Rogério Carvalho9,90%
Eduardo Amorim9,55%
Rodrigo Valadares9,20%
Edvaldo Nogueira8,55%
Georgeo Passos3,20%
Iran Barbosa2,70%
Nenhum / Branco / Nulo19,65%
Não Sabe / Não Respondeu16,30%

Dados

A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.000 eleitores em Sergipe, entre 21 e 26 de março de 2026. Margem de erro de 3% e o intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE SE-06746/2026.


NE Notícias, da redação

Sergipe tem previsão de chuvas intensas nesta segunda

A semana começa com atenção redobrada para o clima em Sergipe.

Céu de Aracaju nublado
Sedurbs

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) emitiu um novo aviso meteorológico alertando para a ocorrência de chuvas moderadas a intensas em todo o estado. O alerta segue em vigor até as 23h59 desta segunda-feira (30).

A instabilidade é provocada pela atuação de um cavado em altos níveis da atmosfera. Esse fenômeno, combinado com a alta umidade e as elevadas temperaturas recentes, favorece a rápida formação de nuvens carregadas (de grande desenvolvimento vertical), elevando a probabilidade de pancadas fortes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a previsão, os volumes de água podem ser expressivos, ultrapassando a marca de 50 mm em um único dia. O temporal pode vir acompanhado de descargas elétricas isoladas e ventanias significativas, com rajadas variando entre 40 km/h e 80 km/h.

Áreas afetadas

O aviso abrange as três principais regiões do estado: Leste, Agreste e Sertão Sergipano.

Devido ao volume acumulado, a Semac alerta para uma série de riscos estruturais e de mobilidade. Há possibilidade real de:

  • Alagamentos em áreas urbanas;
  • Deslizamentos de encostas;
  • Destelhamentos de imóveis e queda de árvores;
  • Dificuldades no tráfego das rodovias;
  • Transbordamento de pequenos córregos, riachos e lagoas.

Orientações à população

A recomendação é que a população, sobretudo os moradores de áreas mapeadas como vulneráveis, mantenha estado de alerta.

É fundamental acompanhar as próximas atualizações dos boletins da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac e seguir à risca as orientações de segurança repassadas pela Defesa Civil.

Veja previsão do Climatempo:


NE Notícias, com informações da Semac

Ancelotti testa mudanças para enfrentar a Croácia

O técnico italiano Carlo Ancelotti comandou neste final de semana um treino de preparação para o amistoso contra a Croácia.

A atividade contou com a participação de todos os jogadores, inclusive do atacante Vinicius Júnior, que foi poupado da atividade do último sábado (28) por causa de dores na coxa.

Carlo Ancelotti à beira do campo em jogo da Seleção Brasileira contra o Equador – 05/06/2025
Rafael Ribeiro|CBF

Após ser derrotado pela França por 2 a 1 na última quinta-feira (26), o Brasil volta a entrar em ação nesta terça-feira (31), quando enfrentará a Croácia no Camping World Stadium, em Orlando, a partir das 21h (horário de Brasília).

Na atividade deste domingo Ancelotti fez algumas experiências, em busca de substitutos para o atacante Raphinha e o lateral Wesley, cortados por problemas musculares sofridos no jogo contra a França.

Luiz Henrique ganhou uma oportunidade na vaga do jogador do Barcelona, enquanto Ibañez apareceu na lateral direita. Outras mudanças foram a entrada de Marquinhos na zaga, de Danilo no meio-campo e de João Pedro no ataque.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Desta forma, o técnico Ancelotti formou a equipe titular da seguinte forma: Ederson; Ibañez, Marquinhos, Léo Pereira e Douglas Santos; Casemiro e Danilo; Luiz Henrique, Matheus Cunha, João Pedro e Vinicius Júnior.

Após o amistoso com a Croácia, o Brasil ainda terá dois compromissos antes do início da Copa do Mundo. O primeiro será um jogo de despedida da torcida brasileira. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Por fim, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso antes da estreia. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Brasil na Copa

O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília).

Na segunda rodada, o Brasil encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 22h. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária continuará verde durante todo o mês de abril.

Pessoa segurando boleto com a conta de energia
Energisa / Arquivo

Na prática, isso significa que os consumidores brasileiros seguirão sem pagar taxas adicionais na conta de luz, como vem sendo registrado desde o início do ano.

O volume de chuvas registrado ao longo de março foi determinante para a decisão. As precipitações garantiram níveis satisfatórios nos reservatórios das usinas hidrelétricas, permitindo uma geração de energia mais eficiente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com os reservatórios em alta, o sistema elétrico nacional dispensa o acionamento das usinas termelétricas, que possuem um custo de produção mais elevado.

Como funciona o sistema de bandeiras

Implementado em 2015, o mecanismo das bandeiras tarifárias funciona como um sinalizador do custo real da geração de energia no Brasil. A classificação, que pode ser verde, amarela ou vermelha, varia de acordo com os seguintes fatores:

  • Disponibilidade de recursos hídricos;
  • Avanço e uso das fontes de energia renováveis;
  • Necessidade de acionamento emergencial de fontes térmicas.

Apesar do cenário positivo e da ausência de taxas extras para abril, a agência reguladora alerta que o uso consciente da energia elétrica deve ser um hábito contínuo da população.

Evitar o desperdício não apenas reduz o valor final da fatura individual, mas contribui diretamente para a preservação ambiental e a sustentabilidade de todo o setor elétrico a longo prazo.

E você, sente diferença na conta de luz? Deixe seu relato nos comentários abaixo.


Com informações da Aneel

Governo investe R$ 5,5 milhões em obras e ações em Canindé

O governador Fábio Mitidieri cumpriu agenda em Canindé de São Francisco nesta sexta-feira (27), onde autorizou um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 5,5 milhões.

Governador Fábio Mitidieri e o prefeito Machadinho durante inauguração de uma praça em Canindé de São Francisco
Governador e o prefeito Machadinho – Foto: Reinaldo Moura|ASN

A ação incluiu a entrega de títulos de propriedade pelo programa Casa Legal, distribuição de benefícios sociais e a inauguração de equipamentos públicos, consolidando um dia de fomento à economia e à infraestrutura do sertão sergipano.

Durante o evento, o governador destacou a importância da Adutora do Leite, obra orçada em R$ 580 milhões que promete transformar o abastecimento na região. Mitidieri sinalizou que a ordem de serviço para o projeto pode contar com a participação do presidente Lula no próximo mês.

“Canindé está em festa. Além das obras de urbanização e do Instituto de Identificação, anunciamos investimentos que levarão água do sertão para a população. A ordem de serviço para esta obra pode contar com a presença do presidente Lula em abril”, afirmou o governador.

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) comandou uma ação integrada que beneficiou centenas de famílias. Foram entregues 284 cartões do programa Cmais (nas modalidades Mãe Sergipana, Ser Criança e Vale Gás) e atendidos 239 trabalhadores rurais pelo programa ‘Mão Amiga’.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No âmbito da regularização fundiária, o programa ‘Casa Legal’ garantiu segurança jurídica a mais de mil famílias, resolvendo impasses de posse de imóveis que se arrastavam há décadas na região da Agrovila.

Ordens de Serviço e Infraestrutura

O montante de R$ 5,5 milhões será destinado a quatro frentes principais de infraestrutura urbana:

  • Avenida Paulo Afonso: Urbanização com praça e quiosques (R$ 1,6 milhão);
  • Povoado Cuiabá: Construção de nova praça (R$ 1,3 milhão);
  • Povoado Curituba: Nova área de convivência e lazer (R$ 495 mil);
  • Povoado Olaria: Pavimentação de 10 mil m² em vias públicas (R$ 2,1 milhões).
Obra de urbanizacao da Avenida Paulo Afonso em Canindé de São Francisco
Urbanizacao da Avenida Paulo Afonso – Sedurbi|Divulgação

Instituto de Identificação e Educação

Mitidieri também inaugurou o posto de atendimento do Instituto de Identificação em Canindé. Com capacidade para 100 atendimentos diários, a unidade permite a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Na área da educação, a Escola Municipal da Agrovila foi entregue totalmente reformada e ampliada, contando agora com salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e uma praça revitalizada em seu entorno, promovendo um ambiente mais adequado para o aprendizado e convivência comunitária.

O prefeito José Machado, mais conhecido como Machadinho, expressou gratidão ao governador por diversas conquistas em Canindé: “Destacamos a importância dessas ações e pedimos a continuidade do trabalho”.


Com informações da ASN

SENTENÇA: CREA-SE condenado pela Justiça

Após tentar condenar o Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional (SINDISCOSE) ao pagamento de uma indenização de R$ 100.000,00, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) sofreu uma derrota definitiva na Justiça Federal

Fachada do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE)
CREA-SE

A ação 0805958-26.2024.4.05.8500 foi movida pela autarquia em uma tentativa de punir o sindicato pela publicação de uma “Nota de Repúdio” que denunciava práticas de assédio moral, autoritarismo e tratamento desigual no ambiente de trabalho

O CREA alegava que a divulgação das críticas em redes sociais feria sua imagem, mas o entendimento judicial foi de que a entidade sindical agiu no estrito cumprimento de seu dever de defender a categoria e dar voz aos servidores que temiam exposição individual.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A sentença proferida pela 1ª Vara Federal de Sergipe rejeitou os argumentos de dano à honra, destacando que a gestão pública deve ser transparente e aberta a críticas, mesmo que ácidas, não configurando ato ilícito a exposição de climas organizacionais desfavoráveis. 

Com a improcedência total dos pedidos, a tentativa de imposição de indenização de R$ 100.000,00 contra o Sindiscose foi revertida contra a própria autarquia, que agora, em fase de cumprimento de sentença, foi intimada a pagar os honorários advocatícios em favor do sindicato

O valor da execução, atualizado até março de 2026, ultrapassa os R$ 12.000,00, encerrando a disputa com o reconhecimento judicial da legitimidade da atividade sindical e da liberdade de expressão diante de denúncias de assédio.

Leia aqui a sentença


SINDISCOSE

CPMI do INSS termina sem relatório final

Após sete meses de trabalho, a CPMI do INSS terminou sem um relatório final. O parecer do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) foi rejeitado pela maioria dos membros da comissão (19 votos contra 12). 

A CPMI do INSS rejeitou por 19 votos a 12 o relatório final. A comissão encerra as atividades sem um relatório final.
Marcos Oliveira|Agência Senado

Imediatamente após o anúncio do resultado, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), optou pelo encerramento dos trabalhos sem a votação de um relatório alternativo, elaborado pela base governista.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou uma questão de ordem para a apreciação do relatório alternativo. Viana não acatou o pedido e não indicou um relator para ler o texto da base governista.

Carlos Viana anunciou que a investigação continuará: cópias do relatório rejeitado, segundo ele, serão encaminhadas a diversas instituições. Ele citou o Ministério Público Federal (MPF) e o Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), por sua vez, afirmou que o documento da base governista será levado à Polícia Federal.

Viana afirmou que o dia de encerramento dos trabalhos da comissão foi uma demonstração de respeito aos aposentados e pensionistas. O senador elogiou a dedicação do relator.

“Esta investigação poderia ter ido além, mas não permitiram avançar como deveríamos. Saio daqui de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido. Estamos todos juntos porque a causa é maior que o medo”, afirmou.

A reunião começou pouco antes das 10h de sexta-feira (27) e terminou pouco depois da 1h da madrugada do sábado (28). Com cerca de 4 mil páginas, o texto do relator pedia o indiciamento de mais de 200 pessoas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Alfredo Gaspar explicou que os indiciamentos pedidos pela CPMI fundamentavam-se “na identificação de uma vasta e sofisticada estrutura criminosa voltada para fraudes sistêmicas contra aposentados e pensionistas, por meio da implementação de descontos associativos não autorizados e fraudulentos”. Ao fim de mais de oito horas de leitura do seu relatório, Gaspar defendeu o trabalho da comissão.

“Nosso trabalho alcançou os Três Poderes da República. Ninguém nos dobrou. Foram muitos meses e luta aguerrida, dias e noites debruçados sobre documentos. Foi cansativo e exaustivo, mas sobretudo recompensador.”

O senador Rogério Marinho (PL-RN) definiu o relatório como “brilhante”. O senador fez acusações ao governo Lula e ao PT e defendeu o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.  

Na mesma linha, o senador Marcio Bittar (PL-AC) elencou figuras ligadas à esquerda que estariam envolvidas com problemas na Justiça. Bittar classificou a posição de parlamentares governistas como um “festival de hipocrisia” e defendeu a aprovação do relatório de Gaspar.

Para o senador, a CPMI se encerra no momento em que estava chegando “a muito tubarão”. Ele disse que o relatório da base governista foi apresentado apenas para “avacalhar” com o trabalho da comissão.

O senador Sergio Moro (PL-PR) lamentou o fato de a CPMI não ter sido prorrogada. Segundo o senador, a comissão teve o mérito de colocar um holofote sobre o escândalo dos desvios do INSS.  Ele também fez uma defesa das prerrogativas das CPIs.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o senador Magno Malta (PL-ES), o relatório de Gaspar só não foi mais amplo porque o STF impediu a prorrogação da CPMI.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) elogiou a formatação e a apresentação do relatório. Ela lamentou o fato de muitos convidados não terem comparecido à CPMI, o que, segundo ela, poderia ter ajudado ainda mais o documento de Gaspar.

— O relatório está muito bem fundamentado. Não houve questionamentos jurídicos ao relatório, o que mostra que o trabalho está muito bom – avaliou Damares, que ainda defendeu a criação de uma CPMI do Banco Master.

Na visão do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), quem pratica corrupção deve ser investigado, independentemente de questões políticas. Ele apontou “omissões” no relatório de Alfredo Gaspar e defendeu o relatório apresentado pela base governista.

Encaminhamentos

O capítulo final do relatório de Alfredo Gaspar determinava o compartilhamento das provas colhidas com diversos órgãos: Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Receita Federal, Advocacia-Geral da União (AGU), Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para continuidade das investigações. Além disso, sugeria desdobramentos específicos para ação das autoridades competentes:

— Envio dos pedidos de indiciamento para PGR, MPF, PF, STF, CGU e TCU;

— Sequestro de bens dos nomes apontados para indiciamento, por indícios de origem ilícita;

— Prisão preventiva dos indiciados em liberdade, pela gravidade das condutas e para garantir a aplicação da lei;

Prisão preventiva de Fábio Luís Lula da Silva, empresário conhecido como Lulinha, filho do presidente Lula, por ter deixado o Brasil com destino à Espanha, onde reside, o que a CPMI considerou como tentativa de fuga;

— Investigações adicionais sobre pessoas com provas inconclusivas: deputado federal Silas Câmara, Onyx Lorenzoni e Wolney Queiroz, entre outros.

Relatório final com 4 mil páginas da CPMI do INSS
Andressa Anholete|Agência Senado

Segundo Gaspar, os nomes relacionados para indiciamento devem responder por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, estelionato majorado, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação, fraude eletrônica, furto qualificado mediante fraude, advocacia administrativa, prevaricação, entre outros.

Entre os citados por Gaspar, estão:

  • Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS
  • Maurício Camisotti, empresário, sócio do Careca do INSS;
  • Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master (liquidado pelo BC);
  • Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Lula;
  • Ahmed Mohamad Oliveira (José Carlos Oliveira)ex-ministro do Trabalho e Previdência no governo Jair Bolsonaro;
  • Carlos Lupiex-ministro da Previdência do governo Lula;
  • Gorete Pereira (MDB-CE), deputada federal;
  • Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), ex-deputado federal;
  • Weverton (PDT-MA), senador;
  • Alessandro Antônio Stefanutto, ex‑presidente do INSS

Em nota, o senador Weverton disse não haver qualquer elemento que justifique a inclusão do nome dele no relatório. Para ele, os documentos apresentados por Alfredo Gaspar “carecem de mínima validade jurídica”.

Relatório alternativo

O relatório alternativo apresentado por parlamentares da base governista pede o indiciamento de 130 pessoas, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro, cuja gestão é apontada como responsável pelas fraudes no sistema de descontos associativos em aposentadorias.

O documento sustenta que as fraudes se intensificaram durante o governo Bolsonaro, por meio de alterações normativas que removeram barreiras de controle. No texto, Bolsonaro é acusado de furto qualificado contra idoso, organização criminosa e improbidade administrativa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O relatório também recomenda o indiciamento do ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni, que admitiu ter recebido doação de dirigente de entidade apontada nas investigações, para sua campanha eleitoral; do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de seu cunhado, o pastor Fabiano Zettel, ambos presos por suspeitas de fraudes financeiras ligadas ao banco; e de Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, apontado como operador central do esquema.

Também há um pedido de indiciamento do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pela ligação com Letícia Caetano dos Reis. Administradora do escritório de advocacia do senador, ela é irmã de Alexandre Caetano dos Reis, sócio do Careca do INSS.

Em nota, Flávio Bolsonaro afirmou que a inclusão do seu nome entre os pedidos de indiciamento é “uma tentativa desesperada de desviar a atenção e proteger Lula e seu filho”.

Prisões

Ao longo do seu funcionamento, a CPMI obteve a prisão em flagrante de quatro pessoas:  

  • Rubens Oliveira Costa (22 de setembro): Foi a primeira prisão da CPMI. O economista é acusado de ter mentido sobre sua relação societária com o Careca do INSS e omitido informações sobre movimentações bancárias atípicas.
  • Carlos Roberto Ferreira Lopes (30 de setembro): Presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais). Foi preso em flagrante após os parlamentares comprovarem que ele mentiu e omitiu dados sobre o uso de CPFs de pessoas falecidas para autorizar descontos indevidos em aposentadorias.
  • Abraão Lincoln Ferreira da Cruz (4 de novembro): Presidente da CBPA (Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura). Foi preso acusado de afirmar falsamente que havia renunciado ao cargo, quando na verdade havia sido afastado por decisão judicial, e por mentir sobre vínculos com outros investigados.
  • Jucimar Fonseca da Silva (2 de dezembro): Ex-coordenador-geral do INSS. Recebeu voz de prisão ao final de um depoimento de 9 horas, acusado de mentir sistematicamente sobre as datas e a natureza dos pareceres técnicos que liberaram as fraudes.

CPMI

Instalada em 20 de agosto, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito foi criada para investigar “o mecanismo bilionário de fraudes identificado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvendo descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas”

Dinheiro apreendido durante nova fase da Operação Sem Desconto
Divulgação

O requerimento de criação veio após a Operação Sem Desconto, deflagrada em 2025 pela Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou descontos ilegais nas aposentadorias e pensões em benefício de diversas associações, muitas delas de fachada. Desde 2023 a CGU investigava essas associações e os montantes descontados dos aposentados. 

Integrada por 16 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes, a CPMI realizou 38 reuniões e determinou mais de mil quebras de sigilo. 

Com base em uma cautelar do ministro André Mendonça, do STF, Carlos Viana chegou a anunciar a prorrogação dos trabalhos da CPMI. Em decisão tomada na quinta-feira (26), porém, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a prorrogação.


Agência Senado

Ancelotti corta Raphinha e Wesley da Seleção Brasileira

Os atletas Raphinha e Wesley foram desconvocados nesta sexta-feira (27) pelo técnico Carlo Ancelotti. Ambos sentiram dores na região posterior da coxa direita durante a partida contra a França.

Carlo Ancelotti em treino da Seleção Brasileira
Rafael Ribeiro|CBF

Após a queixa de dores, os jogadores foram submetidos a exames de imagem que confirmaram lesões musculares em ambos.

Com o diagnóstico, os atletas foram liberados pela comissão técnica para seguirem com o tratamento. Segundo nota da CBF, não serão chamados novos nomes para substituir a dupla.

Reforço na defesa

Ainda sobre a Seleção Canarinho, Ancelotti convocou o zagueiro Vitor Reis, que atua pelo Girona, da Espanha, para o amistoso contra a Croácia, que acontece na próxima terça-feira (31), em Orlando (EUA).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Campeão pela Seleção Brasileira do Sul-Americano Sub-17 em 2023, Vitor Reis tem 20 anos e vem se consolidando como um dos destaques da posição no Campeonato Espanhol.

O defensor já é esperado para participar do treinamento deste sábado (28) com o restante do grupo.


NE Notícias, com informações da CBF