ANP habilita Petrobras e mais 4 empresas para subsídio do diesel

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) habilitou cinco empresas para a primeira fase do programa de subvenção (espécie de reembolso) econômica à comercialização de óleo diesel, proposto pelo governo federal.

Bomba de combustível com a marca da Petrobras ao fundo
Fabio Rodrigues-Pozzebom ⏐ Agência Brasil

Segundo a agência reguladora responsável por estabelecer as normas e fiscalizar o funcionamento do setor, os termos de adesão apresentados pela estatal Petrobras e pelas companhias Sea Trading Comercial; Midas Distribuidora de Combustíveis; Refinaria de Mataripe e Sul Plata Trading não apresentaram pendências.

A Petrobras, contudo, se identificou tanto como produtora quanto como importadora, e caberá à diretoria da ANP decidir a possibilidade de efetivar as duas habilitações ou promover a classificação adequada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O prazo de adesão das empresas à primeira fase do programa se encerrou no último dia 31, sem que algumas das principais distribuidoras de combustíveis do país, como Ipiranga, Raizen e Vibra, manifestassem o desejo de aderir ao programa.

Em nota, a ANP informou que outras empresas, que não identificou, já entregaram a documentação necessária para participarem da segunda fase de habilitações, cujo prazo de inscrição vai até o dia 30 de abril.

A iniciativa do governo federal busca impedir a alta do preço do diesel e o consequente impacto inflacionário da escalada internacional dos custos dos combustíveis, decorrente da guerra no Oriente Médio.

Entre as medidas já anunciadas estão a subvenção econômica à comercialização de óleo diesel de uso rodoviário por produtores, importadores e distribuidores de todo o território brasileiro.

A proposta inicial também previa que as unidades federativas que aderissem à iniciativa abririam mão de cobrar o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a importação do combustível, mas não avançou.

Diante da resistência de governadores, a equipe econômica propôs uma subvenção de R$ 1,20 por litro de diesel importado. O valor deverá ser dividido entre União e estados, na proporção de R$ 0,60 por litro para cada ente.

Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, até esta quinta-feira (2), só Rio de Janeiro e Rondônia indicavam a intenção de não aderir à proposta. De acordo com Alckmin, as outras 25 unidades federativas já aderiram à subvenção e dois ou três ainda avaliam a proposta.

Chuvas em Sergipe: alerta segue até este sábado

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) prevê chuvas fracas a moderadas em Sergipe até este sábado (4), às 23h59. O alerta vale para todas as regiões e indica risco de descargas elétricas e ventos intensos.

Ponte Aracaju-Barra com céu nublado
Sedurbs

O cenário mantém o estado em atenção por causa da instabilidade climática, com aumento da umidade e presença de nuvens em todo o território sergipano.

A previsão é de céu parcialmente nublado pela manhã, com períodos de céu claro e algumas nuvens à tarde. À noite e durante a madrugada, pode haver aumento da nebulosidade.

As temperaturas devem variar entre 24 °C e 29 °C no litoral, de 21 °C a 30 °C no agreste e entre 23 °C e 33 °C no sertão.

Domingo de Páscoa

No domingo (5), a previsão aponta céu parcialmente nublado pela manhã e céu claro com algumas nuvens durante a tarde e à noite. Na madrugada, a tendência é de céu nublado em todas as regiões do estado.

As temperaturas previstas variam de 24 °C a 29 °C no litoral, de 21 °C a 31 °C no agreste e entre 21 °C e 33 °C no sertão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a Semac, os ventos devem ser moderados ao longo do dia e mais fracos durante a madrugada.

A pasta recomenda atenção da população, principalmente em áreas vulneráveis, e orienta o acompanhamento dos boletins meteorológicos e avisos da Defesa Civil.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas segue monitorando as condições atmosféricas e poderá emitir novas atualizações.

Veja a previsão do Climatempo:


NE Notícias, com informações da Semac

Fiocruz diz que Influenza A continua crescendo em Sergipe

O número de casos de influenza A segue em crescimento no Brasil e também em Sergipe, segundo a nova edição do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada na quarta-feira (1º).

Vacina contra gripe
Secretaria de Estado da Saúde

O levantamento aponta aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em diversos estados e capitais, incluindo Aracaju.

De acordo com a análise, a maioria das unidades da federação apresenta nível de atividade de SRAG em alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento nas últimas semanas.

Situação em Sergipe

No Nordeste, o crescimento dos casos associados à influenza A ocorre em vários estados, entre eles Sergipe, além de Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Aracaju também aparece entre as cidades brasileiras com nível de atividade de SRAG em alerta ou risco, com sinal de aumento na tendência das últimas seis semanas.

A SRAG é a forma mais grave das infecções respiratórias e pode levar à internação e morte, especialmente em idosos e pessoas com doenças crônicas.

Os dados laboratoriais das últimas quatro semanas epidemiológicas indicam a seguinte prevalência entre os casos positivos de vírus respiratórios:

  • Rinovírus: 45,3%
  • Influenza A: 27,4%
  • Vírus sincicial respiratório (VSR): 17,7%
  • Sars-CoV-2 (Covid-19): 7,3%
  • Influenza B: 1,5%

Entre os óbitos analisados no mesmo período, a presença desses vírus foi:

  • Influenza A: 36,9%
  • Rinovírus: 30%
  • Covid-19: 25,6%
  • VSR: 5,9%
  • Influenza B: 2,5%

Vacinação contra gripe

Diante do cenário, a Fiocruz reforça a importância da vacinação contra influenza para reduzir casos graves e mortes.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou em 28 de março nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e segue até 30 de maio. A imunização é gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, a vacina é especialmente importante para grupos prioritários, como:

  • idosos
  • crianças
  • pessoas com comorbidades
  • profissionais de saúde
  • profissionais da educação

Gestantes a partir da 28ª semana de gravidez também devem receber vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para proteger os bebês desde o nascimento.

Recomendações de prevenção

A Fiocruz também recomenda medidas adicionais de prevenção, principalmente em locais com aumento de SRAG.

Entre as orientações estão:

  • uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração;
  • lavar as mãos com frequência;
  • manter isolamento em caso de sintomas gripais.

Se o isolamento não for possível, a recomendação é utilizar máscaras de maior proteção, como PFF2 ou N95.

➥ Confira o Boletim InfoGripe na íntegra (PDF)


NE Notícias, com informações da Fiocruz

Sindicato denuncia Rodrigo Valadares

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) divulgou nota em que manifesta solidariedade a jornalistas que, segundo a entidade, estariam sendo alvo de assédio judicial após a publicação de reportagens envolvendo o deputado federal Rodrigo Valadares (PL).

Deputado federal Rodrigo Valadares
Arquivo pessoal

Leia nota na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) manifesta, mais uma vez, solidariedade ao jornalista Daniel Rezende e outros colegas de profissão que estão sofrendo assédio judicial em razão do trabalho jornalístico.

O deputado federal Rodrigo Valadares vem ajuizando ações contra os trabalhadores numa clara tentativa de intimação e censura à atividade jornalística, garantida pela Constituição Federal e o Decreto-Lei n 972/1979.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O SINDIJOR-SE reafirma que não aceitará, em hipótese alguma, que profissionais do jornalismo sejam alvo de intimidação pelo exercício legítimo de sua atividade. A liberdade de imprensa é um pilar essencial da democracia e não pode ser constrangida por tentativas de silenciamento.

Tais processos judiciais exigem dos jornalistas a contratação de advogados para realizar a defesa, mesmo que seja para alegar o livre exercício da profissão com denúncias recheadas de provas que cabem a qualquer jornalista profissional.

Sendo assim, além de onerosa esta contratação os colegas trabalhadores estão intimados e receosos de cumprir com a missão que aprenderam na universidade: informar com apuração e credibilidade. Tal conduta vem sendo realizada no episódio em que envolve uma suposta perda de mandato da vereadora Moana Valadares, esposa do deputado mencionado.

Diante do ocorrido, o SINDIJOR-SE reitera a solidariedade aos profissionais do jornalismo no estado, e se necessário tomar medidas jurídicas cabíveis.

Aracaju-SE, 01 de abril de 2026.

Direção Executiva do Sindicato dos Jornalistas
Profissionais do Estado de Sergipe

Palmeiras ganha, Flamengo perde

Em noite do volante Marlon Freitas, o Palmeiras derrotou o Grêmio pelo placar de 2 a 1, na noite desta quinta-feira (2) na Arena Barueri, e chegou aos 22 pontos, mantendo a liderança isolada do Campeonato Brasileiro.

Volante Marlon Freitas, comemora gol pelo Palmeiras
Cesar Greco|Palmeiras

Jogando na condição de mandante, o Verdão foi superior na etapa inicial e abriu o marcador aos 43 minutos do primeiro tempo, com Marlon Freitas de cabeça após a bola ser levantada na área por Andreas Pereira.

Aos oito minutos da etapa final, o Grêmio (que fechou a 10ª rodada da competição com 11 pontos) chegou a ensaiar uma virada graças a um belo gol do artilheiro Carlos Vinícius. Porém, a noite era mesmo de Marlon Freitas, que, aos 26, aproveitou bola que sobrou da entrada da área para acertar chute colocado para definir o marcador.

Veja os melhores momentos:

Outros jogos:

Santos 2 x 0 Remo
Chapecoense 0 x 4 Atlético-MG
Bragantino 3 x 0 Flamengo

Fifa antecipa horário do 2º jogo do Brasil na Copa

A Fifa alterou o horário da segunda partida do Brasil na Copa do Mundo, que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos. O confronto da seleção com o Haiti, que estava marcado para as 22h (horário de Brasília) do dia 19 de junho no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, foi reprogramado para as 21h30.

Camisa da Seleção Brasileira
Nike⎥Divulgação

O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília). Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As mudanças foram realizadas após a definição dos últimos classificados para o próximo Mundial de seleções, que será disputado entre 11 de junho e 19 de julho.

Convocação final

Agora as atenções da seleção brasileira se concentram na convocação final para a Copa do Mundo, que será realizada no dia 18 de maio. Nesta oportunidade o técnico Carlo Ancelotti apresentará a lista final de 26 jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos.

Próximos compromissos

Após a convocação a seleção se apresentará no 25 de maio na Granja Comary. Depois, o Brasil fará um jogo de despedida da torcida brasileira. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Por fim, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso antes da estreia. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.

André David deixa Segurança de Aracaju para disputar eleição

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, nomeou Radames Passos Santos para o cargo de secretário municipal da Segurança e Cidadania. A designação foi publicada no Diário Oficial do Município na quarta-feira (1º).

Radames Passos Santos, secretário municipal da Segurança e Cidadania de Aracaju
Divulgação

A mudança ocorre após o afastamento do delegado André David, que deixou o comando da pasta para disputar as eleições deste ano. Ele deve concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.

O afastamento atende à legislação eleitoral, que exige que ocupantes de cargos executivos se desliguem da função até seis meses antes da eleição.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, a substituição garante a continuidade das ações da Secretaria da Segurança e Cidadania.

Perfil do novo secretário

Radames Passos é policial civil de carreira e tem cerca de 24 anos de atuação na Polícia Civil de Sergipe.

Ao longo da trajetória, trabalhou em delegacias do interior do estado e também em unidades especializadas.

O novo secretário integrou o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) por quase três anos e atuou na Força Nacional da Segurança Pública entre 2018 e dezembro de 2021.

Ele também passou pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) e pela 2ª Delegacia Metropolitana.


NE Notícias, com informações da PMA

PF cumpre mandados em Aracaju

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (02), a Operação Bonnie e Clyde, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias eletrônicas contra a Caixa Econômica Federal.

Polícia Federal mira grupo criminoso especializado em fraudes contra a Caixa nos estados de Piauí e Sergipe
Polícia Federal em Sergipe

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Castelo do Piauí/PI e de Aracaju/SE, expedidos pela Justiça Federal do Piauí.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As investigações apontaram que o grupo criminoso movimentava valores milionários, significativamente acima da capacidade financeira dos envolvidos, considerando a renda e o patrimônio declarados.

Os valores também eram transferidos para contas de terceiros, intermediários do esquema, identificados ao longo da investigação.

A operação tem como objetivos coletar elementos probatórios, interromper as práticas criminosas e apreender bens adquiridos com os recursos provenientes das fraudes. Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, de estelionato qualificado e de lavagem de dinheiro.


Polícia Federal no Piauí

Chuvas em Sergipe: previsão indica pancadas até sexta

A previsão do tempo indica chuvas fracas a moderadas em todas as regiões de Sergipe nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

Céu nublado em Aracaju
Arthuro Paganini|ASN

As precipitações devem ocorrer de forma irregular ao longo do período. A previsão sucede o aviso meteorológico emitido para a quarta-feira (1º), quando havia indicativo de chuvas moderadas a intensas no estado.

De acordo com a análise meteorológica, a combinação de umidade elevada e temperaturas mais altas favorece a formação de áreas de instabilidade, provocando pancadas de intensidade variável.

Acumulado de chuva

Os volumes de chuva podem variar entre 30 e 40 milímetros, com possibilidade de alagamentos pontuais, principalmente em áreas urbanas mais vulneráveis.

Também há chance de descargas elétricas e ventos intensos em pontos isolados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Semac orienta que a população evite áreas de risco durante as chuvas e acompanhe as atualizações dos canais oficiais.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas do estado segue monitorando as condições atmosféricas e poderá divulgar novos alertas se necessário.

Veja a previsão do Climatempo:


NE Notícias, com informações da Semac

Valmir assina a renúncia em Itabaiana e será candidato a governador

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, renunciou ao mandato na manhã desta quinta-feira (2).

Valmir renuncia ao mandato de prefeito de Itabaiana
Reprodução

Valmir, que a princípio havia adiado a decisão sobre a renúncia (como publicamos aqui), decidiu que será candidato a governador de Sergipe. O nome do vice ou da vice ainda não foi definido.

Lembrando que Valmir obteve liminar do STJ que devolveu, por ora, a sua elegibilidade. A liminar se refere a processos de improbidade administrativa movidos pelo Ministério Público, relacionados à gestão do matadouro de Itabaiana.

O governador Fábio Mitidieri, candidato à reeleição e adversário direto de Valmir, se manifestou na época da decisão favorável ao agora ex-prefeito: “O tribunal não julgou as condenações dele. Ou seja, seria uma candidatura sub judice novamente, e o sergipano já viu esse filme e sabe o final”, disparou Mitidieri, referindo-se ao pleito de 2022, quando disputou a eleição com Francisquinho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Hoje completa exatamente um mês que Valmir se afastou do cargo para percorrer o estado e avaliar o cenário político. O vice-prefeito Zequinha da Cenoura assume o comando do Executivo municipal.

Nas redes sociais, o agora pré-candidato ao governo definiu este momento como o “dia de ouvir o chamado do povo e fazer história!”.


NE Notícias, da redação