Subsídio ao preço do diesel tem adesão de 80% dos estados

Mais de 80% dos estados brasileiros indicaram adesão à proposta de subsídio ao diesel importado apresentada pelo Ministério da Fazenda, informou a pasta em nota conjunta divulgada com o Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

Caminhão-tanque abastece posto de combustivel
Marcello Casal jr|Agência Brasil

A medida busca conter a alta dos combustíveis provocada pela guerra no Oriente Médio. A proporção de 80% das 27 unidades da Federação significa que 22 ou 23 aceitaram a proposta do governo.

Oficialmente, a Fazenda não divulga as unidades da Federação que não aderiram. A assessoria da pasta informou que não pode repassar as informações porque as conversas ainda não foram concluídas

Mais cedo, o novo ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse que a medida provisória com o subsídio sai ainda esta semana. Embora a subvenção não exija o compromisso de todos os governadores, o ministro explicou as negociações para conseguir a adesão de todas as unidades da Federação continuam.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De caráter temporário e excepcional, a proposta prevê um subsídio total de R$ 1,20 por litro de diesel importado por dois meses. O custo será dividido igualmente entre o governo federal e os estados, com R$ 0,60 arcados pela União e os outros R$ 0,60 pelas unidades da federação.

Proporção

Segundo o comunicado, a participação dos estados será proporcional ao volume de diesel consumido em cada região, embora os critérios específicos ainda estejam em definição.

A iniciativa terá duração limitada, com o objetivo de evitar impactos fiscais permanentes. A adesão é voluntária, conforme discutido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão deliberativo que reúne os secretários estaduais da área, acima do Comsefaz.

O texto também estabelece que as cotas dos estados que optarem por não participar não serão redistribuídas entre os demais, preservando a autonomia das unidades federativas.

“A iniciativa reforça o diálogo cooperativo entre União e estados na busca por soluções conjuntas para o mercado de combustíveis, com foco na previsibilidade de preços, na segurança do abastecimento e na manutenção do equilíbrio das contas públicas em todos os níveis de governo”, ressaltou a nota conjunta.

Estados que já aderiram:

  • Acre (AC)
  • Alagoas (AL)
  • Amazonas (AM)
  • Bahia (BA)
  • Ceará (CE)
  • Espírito Santo (ES)
  • Maranhão (MA)
  • Mato Grosso (MT)
  • Mato Grosso do Sul (MS)
  • Minas Gerais (MG)
  • Paraíba (PB)
  • Paraná (PR)
  • Pernambuco (PE)
  • Piauí (PI)
  • Rio Grande do Norte (RN)
  • Rio Grande do Sul (RS)
  • Roraima (RR)
  • Santa Catarina (SC)
  • Sergipe (SE)
  • Tocantins (TO

Brasil derrota a Croácia antes da convocação para a Copa

Em seu último compromisso antes da convocação final para a Copa do Mundo de 2026, a seleção brasileira derrotou a Croácia por 3 a 1 em partida amistosa disputada nesta terça-feira (31) no Camping World Stadium, em Orlando (Estados Unidos).

Igor Thiago e Endrick comemoram o segundo gol do Brasil no amistoso contra a Croácia
Igor Thiago e Endrick – Foto: Rafael Ribeiro|CBF

Após uma derrota de 2 a 1 para a França na qual foi muito mal, a equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti mostrou uma pequena evolução diante da equipe do Leste Europeu, em especial após a entrada na equipe titular do volante Danilo Santos (jogador do Botafogo que foi peça importante no meio campo brasileiro) e do atacante Luiz Henrique, que, aberto na ponta esquerda, sempre levou perigo à defesa adversária.

Quem desapontou mais uma vez foi o atacante Vinicius Júnior, que pouco criou como extremo esquerdo, posição na qual brilha quando atua no Real Madrid (Espanha), e o centroavante João Pedro, que pouco tocou na bola enquanto esteve em campo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante de uma Croácia muito organizada e experiente, e que contava com a categoria do meio-campista Luka Modrić, o Brasil encontrou poucas oportunidades de chegar com perigo, no primeiro tempo, ao gol defendido por Livakovic.

Com isso o placar só foi aberto aos 46 minutos, quando Matheus Cunha iniciou um contra-ataque com um lançamento longo para Vinicius Junior. O camisa 10 do Brasil avançou e driblou três adversários antes de cruzar para o meio da área, onde Danilo Santos chegou com grande liberdade para bater para o fundo do gol (vídeo mais abaixo).

Na etapa final tanto Brasil como Croácia realizaram muitas mudanças em suas formações. E foi dos pés dos jogadores que saíram do banco que saíram os outros gols do confronto. Já aos 38 os europeus igualaram o marcador. O meia Fruk recebeu na ponta direita e acertou lançamento longo para Majer, que, mesmo marcado de perto por Danilo Luiz e Marquinhos, bateu de primeira para superar Bento.

Porém, a festa dos croatas durou pouco. Aos 40 minutos Endrick foi derrubado dentro da área e o juiz assinalou pênalti. Igor Thiago cobrou com muita categoria e deslocou o goleiro Livakovic.

Apesar da vantagem no marcador, o Brasil permaneceu em busca de mais gols. E a insistência foi premiada aos 46 minutos, quando, em contra-ataque, Igor Thiago tocou para Endrick, que acertou lindo passe para Gabriel Martinelli, que bateu colocado para dar números finais ao marcador.

Veja os melhores momentos:

Convocação final

Agora a expectativa da seleção brasileira fica por conta da convocação final para a Copa do Mundo, que será realizada no dia 18 de maio. Nesta oportunidade o técnico Carlo Ancelotti apresentará a lista final de 26 jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos.

Próximos compromissos

Após a convocação a seleção se apresentará no 25 de maio na Granja Comary. Depois, o Brasil fará um jogo de despedida da torcida brasileira. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por fim, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso antes da estreia. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Brasil na Copa

O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília). Na segunda rodada, o Brasil encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 22h. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.    

Aracaju anuncia reajuste de 5,24% para servidores

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, anunciou nesta terça-feira (31) um reajuste linear de 5,24% para os servidores do município. A decisão foi definida após reunião da Mesa Permanente de Negociação com representantes sindicais da capital.

Prefeita Emília Corrêa em reunião com sindicatos onde foi definido o reajuste para servidores efetivos
Felipe Bass|PMA

O percentual será aplicado aos servidores efetivos e deve já entrar na folha de pagamento de abril.

Durante o encontro, também foram discutidas demandas específicas das categorias e a possibilidade de implantação de um novo plano de saúde para os trabalhadores da prefeitura.

Negociação

Durante o anúncio, a prefeita destacou que a proposta inicial apresentada pela equipe econômica previa um reajuste menor, de 3,9%, mas foi revista após nova análise.

“Entendi que poderíamos avançar mais. Pedi um novo cálculo e, para garantir um percentual mais favorável aos servidores, foi necessário fazer ajustes internos. Retiramos o reajuste para prefeita, secretários e cargos comissionados, o que possibilitou chegar aos 5,24%, um percentual acima do que as categorias pleiteavam inicialmente”, afirmou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo Emília Corrêa, o objetivo é equilibrar as contas públicas e, ao mesmo tempo, garantir melhorias para o funcionalismo.

“Estamos cortando despesas em outras áreas para garantir segurança fiscal e, ao mesmo tempo, cuidar de quem cuida da população. Sabemos que há perdas acumuladas ao longo dos anos, e nosso objetivo é avançar gradualmente, respeitando os limites da responsabilidade fiscal”, completou.

Plano de saúde

Outro tema debatido na reunião foi a possibilidade de contratação de um novo plano de saúde para os servidores municipais, inspirado no modelo da Geap Saúde.

A proposta foi apresentada como alternativa e ainda será analisada pelas categorias e pela administração municipal.

Sindicatos

Representantes sindicais avaliaram o resultado da negociação como um avanço dentro do diálogo com a gestão municipal.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Cândido, destacou o compromisso assumido durante a negociação.

“A prefeita cumpriu o compromisso com os servidores da administração geral, que hoje passam a ter uma remuneração mais digna. Ainda há desafios, mas é fundamental reconhecer as conquistas e o gesto da gestão”, afirmou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Obanshe Severo avaliou a reunião como um avanço dentro de um processo contínuo de diálogo.

“A avaliação é bastante positiva, mas prefiro não tratar como um resultado final, porque essa é uma mesa permanente, que segue ao longo do ano. Ainda temos muitos desafios pela frente, inclusive questões relacionadas a legislações específicas que precisam ser solucionadas. O mais importante é perceber a abertura para avançar e resolver o maior número possível de pendências. Por isso, parabenizo a iniciativa e reforço que os sindicatos precisam permanecer unidos, fortalecidos e cada vez mais técnicos, para que possamos continuar conquistando avanços”, explanou.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), João Augusto Alves, também avaliou o resultado das negociações.

“Diante das reivindicações dos trabalhadores, houve ampliação do percentual inicialmente apresentado, o que resultou em um reajuste acima da inflação e com ganho real para o servidor. Sabemos que ainda existem perdas acumuladas, mas este é um passo importante rumo a uma recuperação gradual”, ressaltou.

Participaram da reunião, além da prefeita Emília Corrêa, os secretários municipais Thyago Silva (Planejamento e Gestão) e Thiago Sidney (Fazenda), o vereador Isac Silveira, além de representantes e diretores de sindicatos de diversas categorias do serviço público municipal.


Com informações da PMA

Requerimentos de Alessandro Vieira aprovados na CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado (CPI do Crime Organizado) do Senado aprovou, nesta terça-feira (31), as convocações dos ex-governadores do Distrito Federal Ibaneis Rocha e do Rio de Janeiro Cláudio Castro.

Senadores Hamilton Mourão e Alessandro Vieira durante a CPI do Crime Organizado
Lula Marques|Agência Brasil

Autor do requerimento de convocação de Ibaneis, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) disse que o depoimento do ex-governador do Distrito Federal é essencial para a CPI compreender as relações comerciais entre o escritório de advocacia Ibaneis e entidades investigadas pela Polícia Federal (PF), bem como os critérios que nortearam as decisões de governo relativas às negociações entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master.

Ao pedir a convocação do ex-governador, Alessandro Vieira destaca que, segundo informações preliminares, o escritório de advocacia fundado por Ibaneis manteve contratos milionários com entidades ligadas ao Grupo Reag Investimentos e ao Banco Master, alvos de investigações federais, além de ter recebido transferências financeiras atípicas do Grupo J&F.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda segundo Vieira, à frente do Poder Executivo distrital Ibaneis teria “agido pessoalmente para aprovar” que o banco público do Distrito Federal adquirisse o Banco Master, de Daniel Vorcaro, que já tinha vendido ao BRB cerca de R$ 12,2 bilhões em créditos questionados.

No caso de Cláudio Castro, Vieira afirma que o depoimento do ex-governador fluminense proporcionará à CPI um “panorama macroestratégico inestimável, permitindo investigar as falhas e os gargalos institucionais que dificultam o combate à lavagem de dinheiro e à asfixia financeira do crime organizado, bem como a capilaridade da infiltração de criminosos no aparato estatal”.

Segundo Vieira, já há algum tempo o Rio de Janeiro tornou-se “o laboratório das mais sofisticadas dinâmicas do crime organizado no país”. 

“Mas nos últimos anos observou-se uma mutação alarmante nesse cenário: a outrora nítida divisão entre facções ligadas ao narcotráfico e grupos milicianos formados por agentes e ex-agentes de segurança pública deu lugar a uma simbiose criminosa, frequentemente denominada narcomilícia”, disse.

“É neste ponto nevrálgico que a oitiva do senhor Cláudio Castro, na condição de ex-governador do estado, revela-se não apenas pertinente, mas absolutamente indispensável para o avanço dos trabalhos desta Comissão”, sustenta Vieira, relator da CPI do Crime Organizado.

Ausências

Os integrantes da CPI decidiram convocar Castro e Ibaneis após os ex-governadores não atenderem aos convites da comissão. Mesmo motivo pelo qual o colegiado aprovou uma nova convocação para ouvir Roberto Campos Neto, que presidiu o Banco Central entre 2019 e janeiro de 2025. 

A reconvocação também foi proposta por Vieira, depois que Campos Neto informou que não poderia comparecer à reunião da CPI desta terça-feira.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A presente convocação [de Campos Neto] não lhe atribui a priori qualquer responsabilidade pelos fatos objeto desta investigação”, destacou Vieira ao requerer que o ex-presidente do Banco Central seja convocado na condição de testemunha qualificada.

O relator da CPI disse que “os procedimentos, os instrumentos e as práticas institucionais do Banco Central podem contribuir de forma relevante para os trabalhos da comissão”.

Além de outras convocações, como a do ex-diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central do Brasil Renato Dias de Brito Gomes, os senadores aprovaram pedidos de quebra de sigilo de pessoas físicas e jurídicas já anteriormente analisados, atendendo às novas exigências do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ficco combate crime em Aracaju

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus) deflagrou a Operação Midas, nesta terça-feira (31/3), com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas, de comércio ilegal de armas e de lavagem de dinheiro.

Polícia Federal deflagra operação com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas, de comércio ilegal de armas e de lavagem de dinheiro
Divulgação

A investigação, iniciada há mais de dois anos, no município de Camacan/BA, permitiu identificar a ramificação da organização criminosa em diversos municípios baianos e em outros estados da Federação.

Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados judiciais, sendo 20 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão, nos estados da Bahia (Camacan, Itabuna, Salvador, Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Serrinha, Senhor do Bonfim e Andorinha), de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais (Unaí), de Pernambuco (Petrolina) e de Sergipe (Aracaju).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a operação, foi identificada a remessa de grande quantidade de drogas e de armas do estado do Rio de Janeiro para a Bahia. Em sentido inverso, constatou-se o envio de dinheiro e de maconha da Bahia para o Rio de Janeiro.

No decorrer das investigações, foram localizados três lugares destinados ao cultivo de maconha no interior do município de João Dourado/BA, com plantio de variedade geneticamente modificada.

Durante ação, foram erradicados e incinerados milhares de pés de maconha, localizados em três áreas de cultivo ilícito, totalizando um montante superior a 15 toneladas da droga. Também foi promovida a destruição do maquinário ilícito empregado na prática criminosa, evidenciando o desmantelamento completo da estrutura de produção ilícita. Veículos utilizados no transporte da droga também foram apreendidos. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A organização criminosa utilizava, ainda, diversas contas de pessoas físicas e jurídicas para dissimular a origem do dinheiro proveniente do tráfico de drogas e para dificultar seu rastreamento.

Ação ocorreu de forma integrada, com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais da Bahia.

FICCO/Ilhéus é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil e pela Polícia Penal.

Sergipe adere a subsídio federal para baratear o diesel

O governo de Sergipe anunciou, na noite desta segunda-feira (30), a adesão à política de subsídio à importação de diesel. A medida, proposta pelo Ministério da Fazenda, tem como objetivo principal baratear a entrada do combustível no país e amortecer o impacto financeiro para o consumidor final.

Frentista de posto de combustível abastecendo veículo
Agência Brasil

A proposta federal estabelece uma subvenção total de R$ 1,20 por litro durante um período de dois meses. O custo do benefício será dividido de forma igualitária: R$ 0,60 bancados pela União e R$ 0,60 pelos cofres estaduais.

O Ministério da Fazenda estima que o gasto total com o programa alcance R$ 3,2 bilhões nestes 60 dias, montante que será rateado entre o governo federal e os entes federativos participantes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além de Sergipe, o governo do Rio Grande do Sul também já confirmou sua participação no programa. Outros estados ainda analisam a proposta e devem se posicionar em breve.

Contexto global e pressão política

A urgência na adoção da medida reflete um cenário de forte instabilidade global. A iniciativa ocorre em meio à disparada dos preços do petróleo no mercado internacional, movimento impulsionado diretamente pelos desdobramentos da guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã.

No cenário interno, a política do Ministério da Fazenda acaba colocando pressão sobre os governadores em pleno ano eleitoral. A não adesão ao programa pode colocar os chefes dos executivos estaduais em uma “saia justa” perante a população, gerando desgaste político pela recusa em apoiar uma iniciativa que custeia parte do preço de um item essencial como o diesel.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A criação deste subsídio direto surge após o esgotamento de outras tentativas de frear a alta nas bombas. No início de março, o presidente Lula chegou a fazer um apelo para que os governadores reduzissem a cobrança do ICMS sobre o diesel, mas a articulação não vingou devido a obstáculos técnicos, jurídicos e políticos.

O próprio presidente já havia assinado um decreto zerando as alíquotas dos impostos federais PIS e Cofins para a importação e a comercialização do combustível, em uma tentativa de conter a escalada dos preços.


NE Notícias, da redação

Governador de Sergipe rejeita Caiado e confirma apoio a Lula

Apesar de o PSD nacional ter escolhido o nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como pré-candidato à Presidência da República, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), reafirmou que seguirá na base de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fábio Mitidieri e Lula
Divulgação

A decisão expõe um racha interno na sigla e destaca a resistência ao nome de Caiado, especialmente na região Nordeste.

É o que aponta o jornalista Carlos Madeiro, do UOL, em reportagem publicada nesta terça-feira (31). Segundo a reportagem, a maioria dos estados nordestinos deve ignorar a diretriz partidária para montar chapas de apoio ao petista. O caso de Sergipe é citado como o exemplo mais emblemático dessa dissidência.

Informa o UOL.

O melhor exemplo é Sergipe, onde o governador Fábio Mitidieri (PSD) deixou claro que, mesmo que o partido confirme a candidatura em julho, vai caminhar com Lula. Ao UOL, a assessoria de Mitidieri disse que já informou a decisão ao presidente do PSD, Gilberto Kassab.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A posição de Fábio não chega a ser uma surpresa para os leitores de NE. Publicamos inúmeras vezes que o governador é eleitor declarado de Lula. O presidente, inclusive, conta com o apoio de Mitidieri para a reeleição do senador Rogério Carvalho (PT), um movimento que encontra forte resistência dentro da própria família do governador.

Lula tem agenda prevista para o mês de abril em Sergipe, onde deverá cumprir compromissos oficiais e políticos ao lado de Fábio Mitidieri.


NE Notícias, da redação

Aracaju decreta ponto facultativo na quinta de Semana Santa

A Prefeitura de Aracaju decreta ponto facultativo na próxima quinta-feira, 2 de abril. A medida está prevista no Decreto nº 8.557/2026, publicado do Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira, 27 de março.

Sede da Prefeitura de Aracaju
Ronald Almeida|PMA

A medida considera a celebração da Semana Santa de 2026, período em que ocorre o feriado nacional e municipal da Paixão de Cristo, celebrado na Sexta-Feira Santa, no dia 3 de abril.

Mesmo com o decreto, a Prefeitura reforça que os serviços públicos essenciais, como saúde, segurança e limpeza urbana, seguirão funcionando normalmente, assegurando a continuidade do atendimento à população.


PMA

IBGE faz limites territoriais em Sergipe

O IBGE explicou que é uma das missões institucionais do órgão tornar oficiais no mapa do país os novos contornos de estados e cidades.

De acordo com a atualização, a área territorial oficial do Brasil é de 8.509.360,850 quilômetros quadrados (km²), indicando uma retração de 18,726 km² em relação ao valor publicado em 2024.

O país tem 5.569 municípios, mesmo número de 2024, um distrito federal (Brasília) e um estadual (Fernando de Noronha, em Pernambuco).

Entre as cidades que tiveram alteração de limite estão Petrolina (PE), Ouro Preto (MG), Itapemirim (ES), e as paulistas Cubatão, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Holambra, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Mogi Mirim, Osasco, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taubaté e Taboão da Serra.

Veja os estados que têm mais municípios com limites alterados:

  • Paraná: 399
  • São Paulo: 173
  • Amazonas: 62
  • Piauí: 53
  • Minas Gerais: 26
  • Bahia: 24
  • Santa Catarina: 18
  • Pernambuco: 10
  • Rio Grande do Sul: 7
  • Sergipe: 6
  • Maranhão: 2
  • Espírito Santo: 2
  • Mato Grosso: 2

A lista completa e os novos mapas podem ser encontrados na página do IBGE

Justificativas

O IBGE explica que as atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial, atualizações cartográficas com disponibilização de novos insumos cartográficos e pareceres emitidos por órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado.

O gerente da Divisão Territorial Brasileira do IBGE, José Henrique da Silva, acrescenta que 2025 ficou marcado pela grande quantidade de revisões dos limites municipais no Amazonas e no Paraná.

“Praticamente todos os limites passaram por atualização, seja por alteração do entendimento do limite pelos respectivos órgãos estaduais ou pela atualização cartográfica a partir da utilização de insumos cartográficos mais precisos”, detalha.

O IBGE informou que busca manter acordos de cooperação técnica com estados e assembleias legislativas para receber os contornos dos limites territoriais mais precisos diante dos avanços das geotecnologias, que melhoram as identificações, representações e mensurações dos limites do território nacional.

Novas grafias

A atualização do IBGE traz ainda três mudanças de grafia do nome de cidades. 

O município de São Luiz (RR) passou a ser chamado de São Luiz do Anauá.

As outras duas modificações são no Rio Grande do Norte. Açu passou a ser escrito como Assú e Arês, como Arez.

As alterações de grafia ocorrem após publicação de nova lei estadual ou por revisão documental que leva à correção do registro nos sistemas do IBGE.

“Todo e qualquer ajuste deve passar pela aprovação do respectivo estado antes de ser implementada pelo IBGE em seus bancos de dados”, esclarece o instituto.

IPVA 2026: desconto de 10% termina nesta terça em Sergipe

Proprietários de veículos em Sergipe têm até esta terça-feira (31) para pagar o IPVA 2026 com desconto de 10% na cota única.

Veículos trafegando por vias de Aracaju
Arquivo

O pagamento pode ser feito no Banese, por meio do Documento Único de Arrecadação (DUA) emitido no site do Detran/SE, ou pelo Documento de Arrecadação Estadual (DAE) disponível no portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Também é possível parcelar o imposto em até 10 vezes no cartão de crédito, com encargos cobrados pela operadora.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Quem não optar pelo pagamento com desconto poderá quitar o IPVA conforme o calendário por final de placa (veja aqui).

Em Sergipe, o imposto incide sobre 1,08 milhão de veículos registrados.

Calendário de pagamento

Após o prazo da cota única com desconto, os vencimentos seguem o cronograma anual.

  • finais 1 e 2: até 30 de abril
  • finais 3 e 4: até 29 de maio

O calendário segue até 30 de novembro, prazo para veículos com placa final 0.

Como é calculado o imposto

Para veículos usados, o valor do IPVA considera o preço de mercado na tabela Fipe e a alíquota definida pela legislação estadual.

As alíquotas são:

  • 2,5% para veículos até R$ 120 mil
  • 3% para veículos acima desse valor
  • 1% para ônibus, microônibus e caminhões
  • 2% para motocicletas

No caso de veículos novos, o cálculo utiliza o valor da nota fiscal.

Quem tem direito à isenção

Têm direito à isenção do IPVA em Sergipe: pessoas com deficiência, máquinas agrícolas, táxis, ônibus de transporte urbano e metropolitano e motocicletas de até 165 cilindradas.

O pedido deve ser feito até a data de vencimento do IPVA 2026 ou licenciamento conforme o final da placa. Por exemplo, proprietários de veículos com placa de final 5 terão até o dia 30 de junho para realizar o procedimento.

Penalidades por atraso

Motoristas com IPVA 2025 em atraso não conseguem emitir o novo licenciamento do veículo.

Se o veículo circular sem licenciamento, pode haver apreensão, multa de trânsito e sete pontos na CNH.

Além disso, o imposto atrasado gera multa de 0,33% por dia e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa chega a 20% do valor do imposto. O débito também pode ser inscrito na Dívida Ativa do Estado.


NE Notícias, com informações da ASN