Acaba nesta sexta prazo para pedir devolução no INSS

Os segurados que sofreram descontos ilegais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos. Acaba nesta sexta-feira (20) o prazo para pedir o ressarcimento de valores debitados sem autorização para associações de aposentados e pensionistas.

Como excluir desconto indevido em benefícios do INSS
Aplicativo Meu INSS

O prazo original se encerraria em 14 de fevereiro, mas foi prorrogado em mais de um mês por causa da reforma nos sistemas da Dataprev, estatal responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

De 27 de janeiro a 1º de fevereiro, a Dataprev fez uma manutenção que deixou os sistemas indisponíveis. Para garantir o amplo direito dos beneficiários que enfrentaram instabilidades no Meu INSS em meados de janeiro, o governo estendeu o prazo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o balanço mais recente do INSSaté a última segunda-feira (16) cerca de 4,34 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,96 bilhões, de um total de 6,38 milhões de contestações de cobranças.

As entidades conseguiram comprovar, por meio de documentações, 1,63 milhão de descontos contestados.

O esquema de descontos fraudulentos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas. 

As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril do ano passado.

A prorrogação busca assegurar que todos os lesados pelo esquema possam recuperar os valores de forma simplificada e sem necessidade de ação judicial.

Como pedir a devolução

Os beneficiários podem abrir pedidos de ressarcimento pelos canais oficiais do INSS:

❯ Aplicativo ou site Meu INSS, com login no Portal Gov.br;

Telefone 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h;

Agências dos Correios, que oferecem suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.

Aracaju antecipa pagamento de março aos servidores

A Prefeitura de Aracaju efetuou o pagamento dos salários dos servidores municipais referente ao mês de março de 2026, injetando mais de R$ 85 milhões na economia local. Ao todo, cerca de 17.831 servidores entre ativos, inativos e pensionistas foram contemplados com antecedência.

ARACAJU: Salários dos servidores da prefeitura
Karla Tavares|PMA

A liberação da folha reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do funcionalismo público e a responsabilidade na condução das finanças, assegurando o pagamento em dia e contribuindo diretamente para o aquecimento da economia local.

Com a medida, o município impulsiona diversos setores, especialmente o comércio e os serviços, gerando impacto positivo na renda e na movimentação econômica da capital.

Entre as áreas com maior volume de recursos estão Saúde e Educação, que concentram o maior número de servidores, refletindo a prioridade da gestão na manutenção e fortalecimento dos serviços essenciais à população.


PMA

Flamengo derrota o Remo vai para o G4

O Flamengo derrotou o Remo por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (19) no estádio do Maracanã, e entrou no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro.

Jogador Samuel Lino do Flamengo comemora gol
@Flamengo|Reprodução (X)

Com a sua quarta vitória seguida na competição, o Rubro-Negro da Gávea chegou aos 13 pontos, assumindo a quarta colocação. Já o Leão permanece na lanterna da competição, com apenas três pontos.ebcebc

O time comandado pelo técnico português Leonardo Jardim precisou de 19 minutos para abrir o marcador, quando Arrascaeta levantou a bola em cobrança de escanteio para gol de cabeça do zagueiro Léo Ortiz.

O Flamengo ampliou aos dois minutos da etapa final. Samuel Lino (foto) fez grande trama coletiva com Pedro e Luiz Araújo, bateu da entrada da área e superou o goleiro Marcelo Rangel. Seis minutos depois Luiz Araújo recebeu dentro da área e finalizou com liberdade para dar números finais ao marcador.

Veja os melhores momentos:

Professores estaduais suspendem greve em Sergipe

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (19), em Aracaju, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese) decidiu suspender a greve dos professores da rede estadual.

Manifestantes do magistério de Sergipe
Sintese / Arquivo

Com a decisão, as aulas serão retomadas já a partir desta sexta-feira, dia 20 de março.

O magistério estadual estava em greve desde o último dia 9 de março. Apesar do retorno às salas de aula, a categoria reforça que o movimento pode ser retomado caso não ocorram avanços concretos no diálogo com o governo de Fábio Mitidieri.

“Suspender a greve não significa encerrar a luta. O magistério compreende que essa proposta é apenas o início de um processo de negociação necessário para garantir direitos já assegurados judicialmente”, afirmou o professor Roberto Silva, presidente do Sintese.

Na tarde de ontem, o presidente do Sintese esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado Jefferson Andrade. O parlamentar é pré-candidato a vice-governador na chapa de Mitidieri.

Reivindicações

Entre as demandas da categoria estão a retomada do plano de carreira do magistério e o descongelamento de gratificações. Os professores baseiam seus pedidos em determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4871 e 5054.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O recuo ocorre um dia após o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) julgar o movimento paredista como ilegal. Diante do cenário, o sindicato solicitou a mediação do próprio TJSE para as próximas tratativas.

Uma reunião já está agendada para esta sexta-feira (20), com a participação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O encontro servirá para balizar o cronograma de negociações e avaliar o cumprimento das pautas apresentadas pelo sindicato.

Veja a proposta apresentada pelo governo


NE Notícias, da redação

Previsão para o outono em Sergipe

O outono começa oficialmente no Brasil às 11h45 desta sexta-feira (20), mas a nova estação chega a Sergipe com características típicas de verão.

Orla Pôr do Sol em Aracaju
Igor Matias|ASN

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac), os sergipanos enfrentarão um fim de semana de céu claro e sem chuva, com os termômetros atingindo até 35°C no sertão logo no primeiro dia da transição climática.

De acordo com os levantamentos da Semac, o primeiro dia do outono deve ter céu claro com algumas nuvens em todas as regiões do estado. A temperatura mínima prevista é de 22°C no agreste sergipano, enquanto a máxima pode atingir 35°C no sertão. Os ventos devem variar de fracos a moderados em todo o território.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para o fim de semana, a previsão continua sendo de tempo aberto e algumas nuvens. No sábado, a mínima deve chegar a 21°C no agreste, e a máxima pode marcar 36°C no sertão sergipano. Já no domingo, a mínima permanece em 21°C no agreste, e a máxima pode alcançar 37°C no sertão.

Meia-estação e chuvas

No outono — que segue até 21 de junho —, os dias e as noites passam a ter duração semelhante. No Nordeste, a estação também costuma trazer mais dias com chuva. Segundo a Gerência de Meteorologia da Semac, a atmosfera entra em uma fase de transição climática, com tendência de neutralidade.

A meteorologista Wanda Tathyana explica que o Oceano Atlântico próximo ao litoral de Sergipe deve permanecer levemente aquecido. “Se esse cenário se mantiver, pode favorecer a chegada de sistemas meteorológicos que provocam chuva no estado”, afirma.

Ainda assim, as análises mostram que o calor registrado no início da estação deve continuar ao longo de abril, com temperaturas entre o normal e ligeiramente acima do esperado para o período. Em relação ao volume de água, as previsões indicam que, até abril, as chuvas devem variar de normal a abaixo da média histórica em Sergipe.

Mudança em maio

A partir de maio, a expectativa é de queda mais significativa nos termômetros, com noites mais frescas e tardes um pouco mais amenas.

No clima de Sergipe, a principal mudança do outono está no regime de ventos. Até o fim de abril, o vento predominante sobre o estado é de leste a nordeste, mais quente e seco.

A partir do próximo mês, essa circulação começa a se reorganizar e passa a soprar de sudeste. Esses ventos vêm do oceano, são mais frios e úmidos, elevam a umidade relativa do ar e contribuem para o aumento das chuvas.


NE Notícias, com informação da SEMAC

Ministro deixa o cargo e Lula anuncia substituto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (19) que Dario Durigan será o novo ministro da Fazenda, substituindo Fernando Haddad, que deixará o cargo para disputar as próximas eleições.

Ministro da Economia Fernando Haddad
Paulo Pinto|Agência Brasil

O anúncio foi feito durante a abertura da 17ª Caravana Federativa, em São Paulo, de forma informal, enquanto Lula cumprimentava autoridades presentes.

“Quero cumprimentar o companheiro Dario Durigan. Ele será o substituto do Haddad no Ministério da Fazenda. Pode olhar para a cara dele, que é dele que vocês vão cobrar muitas coisas”, declarou o presidente.

A confirmação ocorreu quando Lula lia a lista de participantes do evento. Ao citar Durigan, pediu que ele se levantasse e o apresentou como futuro titular da equipe econômica.

Durante o discurso, o presidente também fez um balanço do governo e destacou a atuação dos ministros ao longo do mandato.

“Haddad passará para a história como o ministro da Fazenda mais exitoso da história deste país por ter aprovado uma reforma tributária que estava parada há 40 anos”, afirmou Lula.

Saída confirmada

Mais cedo, Haddad confirmou que deixará o comando da pasta após mais de três anos no cargo. Oficialmente, Haddad não anunciou a que cargo concorrerá. Apenas disse que disputará as próximas eleições.

Nas últimas horas no cargo, Haddad classificou o momento de simbólico. “Hoje é um dia especial, um dia que eu estou deixando o Ministério da Fazenda”, disse.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A saída ocorre em meio à expectativa de que o ex-ministro anuncie sua pré-candidatura ao governo paulista na noite desta quinta-feira (19), em evento ao lado de Lula em São Bernardo do Campo.

Balanço econômico

Em seu discurso, Haddad destacou medidas adotadas durante sua gestão, com ênfase na articulação com o Congresso e na cooperação entre União, estados e municípios.

Segundo ele, o chamado pacto federativo foi essencial para os resultados econômicos recentes.

“O apoio do Congresso e a reconstrução do pacto federativo foram fundamentais para corrigir distorções tributárias e permitir crescimento com inclusão.”

O ex-ministro também citou ações como a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, a tributação de rendas mais altas e o aumento de investimentos públicos como fatores que contribuíram para a melhora de indicadores econômicos.

Biografia

Atual secretário executivo da Fazenda, Durigan já atuava como principal articulador político da equipe econômica e deve dar continuidade à agenda fiscal do governo

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Antes de assumir o posto de número dois do Ministério da Fazenda, em 2023, Durigan atuava no setor privado como responsável por políticas públicas do WhatsApp no Brasil, função exercida dentro da Meta Platforms desde 2020, grupo que também controla Facebook e Instagram.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre pela Universidade de Brasília, ele construiu carreira no setor público antes da experiência na tecnologia.

Entre 2010 e 2011, trabalhou na Advocacia-Geral da União com foco em gestão estratégica. Em seguida, atuou como assessor jurídico na Casa Civil entre 2011 e 2015, durante administrações petistas.

Posteriormente, integrou a equipe de Haddad na Prefeitura de São Paulo como assessor especial, entre 2015 e 2016. Na sequência, exerceu a advocacia na Consultoria Jurídica da União em São Paulo até 2020, consolidando sua atuação na área pública e jurídica.

Placar de 2 a 0: TSE suspende julgamento de Ícaro de Valmir

O julgamento que pode resultar na cassação do mandato do deputado federal Ícaro de Valmir (PL-SE) foi mais uma vez suspenso nesta quinta-feira (19). A interrupção ocorreu após um pedido de vista da ministra Estela Aranhano (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ministra do TSE Estela Aranha
Alejandro Zambrana|TSE

A análise do processo ocorreu em rápida sessão presencial no plenário da Corte, após um pedido de destaque do ministro Floriano de Azevedo Marques retirar o caso do ambiente de julgamento virtual.

Com o pedido de vista, a ministra tem agora o prazo de até 30 dias para apresentar seu voto, período que pode ser prorrogado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Até o momento da suspensão, o placar no TSE estava em 2 a 0 favorável à cassação do mandato do parlamentar. O recurso, sob relatoria do ministro Antonio Carlos Ferreira, contesta a decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).

Na instância estadual, os magistrados determinaram a cassação de toda a chapa do Partido Liberal (PL) nas eleições de 2022, sob a acusação de descumprimento da cota mínima de gênero — prática que ocorre quando candidaturas femininas são registradas apenas para preencher o requisito legal, sem a realização de campanha real.

Caso o TSE mantenha o entendimento do TRE-SE, os votos da legenda serão anulados e o mandato de Ícaro de Valmir será diretamente afetado, podendo resultar na perda imediata da vaga na Câmara dos Deputados.

Veja o julgamento ocorrido nesta manhã:


NE Notícias, da redação

Pesquisa: Mitidieri abre vantagem sobre Valmir

Uma nova pesquisa do Instituto França, divulgada nesta quinta-feira (19), aponta a liderança do governador Fábio Mitidieri (PSD) na corrida pelo Governo de Sergipe para as eleições de 2026.

Fábio Mitidieri e Valmir de Francisquinho
Reprodução

Segundo o levantamento, o atual gestor mantém vantagem sobre o segundo colocado, o prefeito licenciado de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos).

No cenário espontâneo, quando o eleitor manifesta sua preferência sem que uma lista de nomes seja apresentada, Fábio Mitidieri aparece com 24,42% das intenções de voto. Valmir de Francisquinho vem em seguida, com 17,33%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, também foi citado espontaneamente por 4,53% dos entrevistados.

Um dado que chama a atenção neste recorte é o elevado índice de indecisos: 45,65% afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder, enquanto 5,43% declararam voto branco ou nulo.

Candidato (Cenário Espontâneo) Intenção de Voto (%)
Fábio Mitidieri24,42%
Valmir de Francisquinho17,33%
Ricardo Marques4,53%
Dr. Emerson1,16%
Emanuel Cacho0,50%
Edvaldo Nogueira0,26%
Delegado Alessandro0,19%
Delegado André Davi0,17%
Emília Corrêa0,09%
Valadares Filho0,09%
Linda Brasil0,09%
Delegada Danielle0,09%
Branco/Nulo5,43%
Não sabe/NR (Indecisos)45,65%

Cenário Estimulado

Quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos eleitores (pesquisa estimulada), o governador amplia sua vantagem e atinge 42,88% das intenções de voto. Valmir de Francisquinho permanece na segunda colocação, com 35,03%.

Nesse cenário, os indecisos caem para 12,70%, e brancos ou nulos somam 9,39%.

O Instituto França também testou confrontos diretos entre os principais nomes:

  • Fábio Mitidieri x Valmir de Francisquinho: 42,88% contra 35,03%.
  • Fábio Mitidieri x Ricardo Marques: 44,51% contra 21,63%.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 18 de março de 2026, de forma presencial e domiciliar. Foram realizadas 1.200 entrevistas em todo o estado.

A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.


NE Notícias, da redação

Governo endurece punição para empresas que desrespeitam o piso do frete

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta quarta-feira (18) um pacote de medidas para garantir o cumprimento do piso mínimo do frete.

Ministro dos Transportes Renan Filho
Michel Corvello|MT

A principal mudança é a aplicação de sanções mais severas, como o impedimento de contratar novos fretes para empresas que tentarem pagar valores abaixo da tabela e a suspensão do registro em casos de reincidência.

O reforço na fiscalização, que será integralmente eletrônica, já apresenta resultados expressivos. Nos últimos quatro meses, as autuações somaram R$ 419 milhões. O volume de multas saltou de uma média mensal de 300, na gestão anterior, para 6 mil em 2025, atingindo o pico de 40 mil registros apenas em janeiro de 2026.

Segundo o Ministério dos Transportes, 20% do mercado ainda opera em desacordo com a lei, o que gera concorrência desleal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O governo identificou as companhias com maior índice de irregularidades. BRF S.A., Vibra Energia, Raízen, Ambev e Cargill lideram em número de autuações. Já no ranking de maiores valores em multas, destacam-se BRF S.A., Motz, Transagil e Unilever SPAL.

A estratégia das empresas infratoras é utilizar o descumprimento da tabela como vantagem competitiva para reduzir custos operacionais.

Para combater a prática, a ANTT está desenvolvendo um documento obrigatório de operação. Caso as informações de pagamento estejam fora do padrão legal, a autorização de transporte será negada automaticamente pelo sistema.

Monitoramento

A fiscalização agora é integrada aos dados do Confaz, permitindo o acompanhamento do trânsito de mercadorias em tempo real nas 27 unidades da federação. O objetivo é interromper a irregularidade no momento em que ela ocorre, responsabilizando não apenas o transportador, mas também os contratantes e controladores.

A metodologia e os coeficientes usados no cálculo do frete mínimo por quilômetro rodado estão previstos na Lei nº 13.703/2018.

Outras iniciativas para melhorar as condições dos caminhoneiros nos últimos anos incluem os PPDs, com oito unidades em funcionamento em rodovias federais concedidas, nos municípios de Palhoça (SC), Itatiaia (RJ), Seropédica (RJ), Pindamonhangaba (SP), Ubaporanga (MG), Uruaçu (GO), Talismã (TO) e Novo Progresso (PA).

A previsão da ANTT é que outras 10 unidades sejam entregues ao longo de 2026, atendendo a uma demanda histórica da categoria discutida no Fórum de Transportadores de Carga.


Com informações do Ministério dos Transportes

Salário dos servidores em Sergipe: veja calendário de março

O Governo de Sergipe inicia no próximo dia 30 o pagamento da folha salarial dos servidores vinculados ao Poder Executivo estadual.

Sacando dinheiro do caixa eletrônico
Arthuro Paganini/Supec

Na segunda-feira (30), os valores serão creditados nas contas dos aposentados e pensionistas do estado.

Na terça-feira (31), é a vez dos servidores ativos lotados nas demais secretarias, empresas públicas, autarquias e fundações receberem seus vencimentos.

Os aniversariantes do mês de março receberão, também, o valor correspondente à primeira parcela do décimo terceiro.

O governo ressalta que os pagamentos caem de forma gradativa ao longo dos respectivos dias. Ao todo, os depósitos representam uma injeção de mais de R$ 510 milhões na economia local.


NE Notícias, da redação