Prefeitura de Aracaju interdita salão de festas na Coroa do Meio

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Aracaju interditou um espaço de eventos localizado no bairro Coroa do Meio.

Prefeitura de Aracaju interdita salão de festas na Coroa do Meio
Sema|Divulgação

A medida foi adotada após determinação do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), que apontou irregularidades relacionadas ao funcionamento do empreendimento, especialmente no que se refere à emissão de poluição sonora.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a ação, a equipe do Departamento de Controle Ambiental da Sema atuou para garantir a suspensão imediata e total das atividades no local. Isso incluiu a proibição de realização de eventos e de qualquer funcionamento que implique emissão de som, conforme estabelecido na decisão judicial.

Histórico de denúncias

A analista ambiental Melanie Alves acompanha o caso desde o início e detalhou a operação.

“O salão de festas já vinha sendo fiscalizado pela Sema devido a denúncias de incômodos sonoros e hoje a ação foi cumprida com apoio da Polícia Militar, conforme decisão judicial. O responsável deverá buscar a regularização junto à Justiça e à Sema. Enquanto isso, o local seguirá sendo monitorado para garantir o cumprimento do embargo”, explicou a analista.

Além da interdição do espaço, também foi cumprida a determinação de suspensão dos efeitos da licença ambiental que havia sido concedida anteriormente ao estabelecimento. A suspensão ocorreu diante de inconsistências identificadas no laudo técnico apresentado pelos responsáveis.

Agentes da Polícia Militar acompanharam a equipe da Sema durante toda a ação.


NE Notícias, com informações da PMA

MPSE estabelece regras para gastos com festas em Sergipe

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e o Ministério Público de Contas (MPC/SE), apresentou nesta terça-feira, 24, a minuta da nota técnica que estabelece diretrizes para os gastos dos municípios sergipanos com festividades e eventos.

Procurador-Geral de Justiça de Sergipe, Nilzir Soares Vieira Junior
Eric Almeida|MPSE

O encontro, realizado com representantes da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) e gestores municipais, marca a abertura de um prazo para que as prefeituras enviem sugestões e contribuições ao documento antes de sua finalização.

A iniciativa visa conferir maior racionalidade e transparência à aplicação dos recursos públicos em eventos culturais, especialmente diante do aumento dos cachês artísticos e da necessidade de preservar serviços essenciais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, o objetivo é ouvir a Fames, principal interessada, para que o texto final seja construído de forma dialógica.

“Essa nota técnica balizará a atuação dos órgãos de controle com o objetivo de dar mais racionalidade aos gastos. O ideal é que esse trabalho seja feito dentro de um clima de uniformidade para evitar disfuncionalidades e concorrência desleal no mercado de contratações”, afirmou.

O Diretor do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, Promotor de Justiça Rômulo Lins, explicou que o documento possui caráter orientativo e estabelece “sinais de alerta” (red flags) para situações que exijam justificativas mais robustas por parte dos gestores.

“Estamos construindo balizas para uma contratação mais transparente, clara e objetiva. A nota trata de eixos como saúde financeira, fiscal e transparência, reproduzindo a legislação vigente e resoluções do TCE para auxiliar no equilíbrio das contratações”, destacou.

Complementando a visão técnica, o Procurador-Geral de Contas, Eduardo Côrtes, ressaltou que a nota não impõe um teto fixo, mas traz parâmetros para identificar possíveis abusividades nos preços praticados.

“Iremos fazer uma análise de cada contratação e também global dos valores aplicados, utilizando inclusive o painel de festividades do Tribunal de Contas. Os gestores estão abertos a encontrar critérios e limites que permitam racionalizar os recursos para atender outras demandas municipais”, pontuou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Representando os municípios, a Presidente da Fames, Silvany Mamlak, enfatizou a importância do instrumento jurídico para balizar as decisões dos gestores perante a população e a classe artística.

“Precisamos entender que o dinheiro público tem limites. Queremos continuar com os festejos, sem tirar o título de Sergipe de ‘País do Forró’, mas com equilíbrio administrativo e financeiro. Os prefeitos estão abertos ao diálogo e traremos nossas análises e sugestões até o dia 30 de março”, concluiu.

Com o prazo estabelecido para o recebimento de contribuições dos municípios, os órgãos de controle pretendem consolidar a nota técnica em breve, oferecendo um guia seguro para que as festividades tradicionais do estado ocorram em conformidade com os princípios da administração pública e a capacidade orçamentária de cada localidade.

Também participaram da reunião o Coordenador-Geral do MPSE, Procurador de Justiça Carlos Augusto Alcantara Machado; a Presidente do TCE/SE, Conselheira Angélica Guimarães; o Diretor-Presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Gustavo Paixão; o Secretário de Estado da Comunicação, Cleon Nascimento; o Procurador do Estado, Guilherme Augusto Marco Almeida; o Secretário Municipal da Cultura de Aracaju, Paulo Corrêa e representantes de municípios sergipanos.

Moraes autoriza prisão domiciliar para Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (24) conceder o benefício da prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes – – Foto: Antonio Augusto|TSE

A determinação ocorre após um agravamento no estado de saúde do ex-mandatário, que está internado em Brasília. A medida atende a um requerimento da defesa, que alegou a impossibilidade de retorno ao regime fechado diante do quadro clínico atual.

A decisão de Moraes foi fundamentada também no parecer favorável enviado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na segunda-feira (23). O procurador-geral, Paulo Gonet, havia manifestado concordância com a concessão da domiciliar humanitária, citando a necessidade de monitoramento médico contínuo.

Prazo

A prisão domiciliar terá validade de 90 dias e passará a ser cumprida assim que Bolsonaro receber alta do Hospital DF Star, em Brasília. O ex-presidente está na unidade de saúde desde o dia 13 de março, onde se recupera de uma pneumonia bacteriana bilateral.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão no âmbito da ação penal da trama golpista. Até a internação, ele cumpria a pena no 19° Batalhão da Polícia Militar, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em cela especial na unidade conhecida como “Papudinha”.

Argumentos da defesa

Os advogados do ex-presidente reforçaram ao Supremo que o ambiente prisional não oferece as condições necessárias para o tratamento e a prevenção de novos incidentes de saúde, como o mal súbito que levou à internação recente.

Com a decisão de hoje, Bolsonaro permanecerá sob monitoramento em sua residência pelo prazo determinado, contando a partir de sua saída do hospital.


NE Notícias, da redação

Supermercados ganham aval para abrir farmácias; entenda

Foi publicada nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial da União, a Lei nº 15.357, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova legislação passa a permitir a instalação de drogarias e farmácias nas áreas de venda dos supermercados.

Imagem mostra o interior de uma farmácia
Joédson Alves|Agência Brasil

A norma tem origem no Projeto de Lei nº 2.158/2023, aprovado pelo Congresso Nacional, e estabelece que o setor funcione em um ambiente físico delimitado, segregado e exclusivo para essa finalidade.

Como vai funcionar

De acordo com a lei, as unidades devem ser instaladas em lugar independente dos demais setores do supermercado. Elas podem ser operadas diretamente pelo estabelecimento comercial, sob a mesma identidade fiscal, ou por meio de contratos com redes já licenciadas e registradas nos órgãos competentes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Todas as exigências legais, sanitárias e técnicas aplicáveis precisam ser observadas rigorosamente. Isso inclui regras de dimensionamento físico, estrutura de consultórios, controle de temperatura, ventilação, umidade e cuidados farmacêuticos.

Aos supermercados, fica expressamente vedada a oferta de medicamentos em áreas abertas ou sem separação funcional completa. Ou seja, remédios não poderão ser expostos em bancadas, estandes ou gôndolas regulares junto aos alimentos e produtos de limpeza.

Presença do Farmacêutico

Um ponto crucial da norma é a obrigatoriedade da presença de farmacêuticos legalmente habilitados durante todo o horário de funcionamento da farmácia instalada na área de venda.

As atividades permanecem integralmente submetidas às normas de vigilância sanitária e à legislação que regula o exercício da profissão no país.

Remédios controlados

Para os medicamentos sujeitos a controle especial de receita (tarja preta e vermelha com retenção), a entrega ao cliente só ocorrerá após o pagamento. Esses produtos deverão ser transportados do balcão de atendimento até o caixa em embalagens lacradas, invioláveis e identificáveis.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A legislação também abrange o comércio eletrônico: estabelecimentos licenciados poderão contratar canais digitais e plataformas de logística para entrega aos consumidores, desde que garantam o cumprimento de todas as normas sanitárias aplicáveis.


NE Notícias, com informações de Paula Laboissière, Agência Brasil

Vereadora de Aracaju é internada com pneumonia em Brasília

A vereadora bolsonarista Moana Valadares está internada em Brasília com pneumonia bilateral.

Vereadora por Aracaju Moana Valadares
Luanna Pinheiro|Assessoria Parlamentar

A informação foi confirmada pelo seu esposo, o deputado federal Rodrigo Valadares, na manhã desta terça-feira (24).

O parlamentar, que também é pré-candidato ao Senado, disse que “todos os cuidados médicos estão sendo tomados para que sua saúde seja restabelecida o mais rápido possível” (veja mais abaixo).

Em razão do quadro clínico, as agendas do casal de políticos estão suspensas por tempo indeterminado.

Reprodução

NE Notícias, da redação

STF julga futuro da CPMI do INSS que mira André Moura

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, marcou para a próxima quinta-feira (26), no plenário da Corte, o julgamento da Prorrogação da CPMI do INSS.

CPMI decide enviar ao Supremo pedido de prisão de acusados de fraudes no INSS
Na mesa, o relator da CPMI, Alfredo Gaspar, o presidente da comissão, senador Carlos Viana, e o advogado Eli Cohen – Foto: Waldemir Barreto|Agência Senado

Se a prorrogação for derrubada, o ex-deputado e pré-candidato ao Senado, André Moura, pode não ter que prestar depoimento, embora tenha sido convocado para tal.

Segundo o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), um dos autores do requerimento para convocar Moura, o ex-parlamentar vem sendo “apontado como um dos possíveis articuladores do esquema de fraude no INSS, sobretudo no estado de Sergipe”.

Em outubro de 2025, André foi citado durante a sessão da CPMI como “dono do INSS”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O prazo final para o encerramento dos trabalhos na comissão está previsto para sábado (28).

Nesta segunda-feira (23), o ministro André Mendonça determinou que o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), que é contra a prorrogação, realize a leitura do requerimento que pede a extensão dos trabalhos do colegiado.

A pauta definida por Fachin pode definir o futuro das investigações sobre a roubalheira em empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do INSS.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


NE Notícias, da redação

Polícia prende suspeito de matar companheira em Propriá

A Polícia Militar de Sergipe agiu de forma rápida e prendeu, na noite de segunda-feira (22), um homem suspeito de cometer feminicídio no Conjunto Maria do Carmo, em Propriá.

Preso por feminicídio em Sergipe
PMSE

A captura ocorreu poucos minutos após o crime, graças a uma operação conjunta entre a 2ª Companhia do 2º Batalhão e a Força Tática, que iniciaram buscas imediatas assim que o caso foi reportado ao Centro de Operações.

De acordo com as informações policiais, a guarnição realizava patrulhamento de rotina por volta das 22h quando recebeu o chamado para averiguar uma ocorrência inicialmente tratada como tentativa de homicídio por arma branca.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao chegar nas proximidades do endereço indicado, os militares foram informados por populares de que uma mulher havia sido esfaqueada pelo companheiro, que teria fugido do local.

Diante das informações, os policiais iniciaram buscas nas imediações e localizaram um homem com as características repassadas. Ao perceber a presença da viatura, ele tentou fugir a pé, mas foi alcançado e detido pelas equipes.

Durante a abordagem, o sujeito confessou ter desferido golpes de faca contra a companheira. Após a prisão, os militares retornaram ao local do crime, onde encontraram a vítima, uma mulher de 64 anos, já sem sinais vitais.

Procedimentos legais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito ainda no local. A área foi isolada para os procedimentos periciais do Instituto de Criminalística e do IML.

O suspeito, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado à delegacia regional, onde foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça para as medidas cabíveis. As investigações sobre a motivação do crime seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.


NE Notícias, com informações da SSP/SE

TSE julga cassação de governador e registro de federação

O Tribunal Superior Eleitoral terá, nesta semana, sessões ordinárias nesta terça-feira (24), às 19h, e na quinta-feira (26), às 10h, além de uma sessão extraordinária na quarta-feira (25), às 10h.

Placa indicando o Tribunal Superior Eleitoral em Brasília-DF
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Hoje, os ministros devem retomar a análise de recursos que pedem a cassação dos diplomas e a inelegibilidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do ex-vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e do deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), atualmente afastado da presidência da Assembleia Legislativa (Alerj).   

As ações apontam supostos abusos de poder político e econômico durante as Eleições Gerais de 2022. Até o momento, já votaram pela cassação dos diplomas a relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, e o ministro Antonio Carlos Ferreira. 

O julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Nunes Marques, vice-presidente da Corte.  

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na sessão de quinta, o TSE deve analisar o requerimento de registro da Federação União Progressista (UPb), formada pelos partidos União Brasil e Progressistas.

A criação de uma federação partidária permite que duas ou mais legendas atuem de forma conjunta como uma única agremiação por um período mínimo de quatro anos, compartilhando estrutura partidária, atuação parlamentar e estratégias eleitorais em todo o país.   

Confira a relação completa dos processos das sessões desta semana

Acompanhe a sessão ao vivo:

Copa do Brasil: Confiança encara o Grêmio na 5ª fase

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os 16 confrontos que marcam a quinta fase da Copa do Brasil masculina. O sorteio estabeleceu a ordem dos mandos de campo e confirmou um grande desafio para o representante sergipano na competição: o Confiança medirá forças contra o Grêmio.

Estádio do Confiança
Confiança / Divulgação

A próxima etapa será disputada no formato de jogos de ida e volta — modelo que seguirá até a fase semifinal do torneio nacional. As datas-base previstas para os duelos de ida são o dia 22 de abril. Já as partidas de volta estão programadas para 13 de maio.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A quinta fase contará com 32 clubes: os 20 times da Série A do Brasileirão e os 12 classificados da quarta fase. Vale destacar que a edição de 2026 bateu o recorde histórico de equipes participantes, somando 126 ao todo.

Durante o sorteio, os 32 times foram divididos em dois potes. No pote A, ficaram os 16 mais bem pontuados no ranking nacional da CBF, enquanto os demais integraram o pote B.

Confira os confrontos

Abaixo, a lista das partidas definidas pela CBF. Os times à esquerda (em negrito) têm o mando de campo no primeiro jogo:

  • Atlético-MG x Ceará (Ceará decide em casa)
  • Goiás x Cruzeiro (Cruzeiro decide em casa)
  • Athletico-PR x Atlético-GO (Atlético-GO decide em casa)
  • Flamengo x Vitória (Vitória decide em casa)
  • Grêmio x Confiança (Confiança decide em casa)
  • Paysandu x Vasco (Vasco decide em casa)
  • Fortaleza x CRB (CRB decide em casa)
  • Bahia x Remo (Remo decide em casa)
  • Botafogo x Chapecoense (Chapecoense decide em casa)
  • Red Bull Bragantino x Mirassol (Mirassol decide em casa)
  • Barra-SC x Corinthians (Corinthians decide em casa)
  • Operário-PR x Fluminense (Fluminense decide em casa)
  • Palmeiras x Jacuipense (Jacuipense decide em casa)
  • Athletic-MG x Internacional (Inter decide em casa)
  • Santos x Coritiba (Coritiba decide em casa)
  • São Paulo x Juventude (Juventude decide em casa)

NE Notícias, com informações da CBF

Morreu Gerson Brenner, ator de Rainha da Sucata

O ator Gerson Brenner faleceu nesta segunda-feira (23), aos 66 anos, na capital paulista. A morte, causada por falência de múltiplos órgãos, ocorreu no Hospital São Luiz, no Itaim, e foi confirmada por sua esposa, Marta Brenner.

Ator Gerson Brenner
TV Globo|Arquivo pessoal

Gerson construiu uma carreira marcante na televisão brasileira, especialmente na década de 1990. Ele ficou eternizado pelo carinho do público com suas participações em grandes sucessos como “Rainha da Sucata”, “Deus nos Acuda” e “Corpo Dourado”.

Suas atuações eram quase sempre voltadas para a comédia, dando vida a personagens inesquecíveis conhecidos por serem “fortões” de bom coração e donos de um grande senso de humor.

Um de seus papéis mais icônicos foi em “Rainha da Sucata” (1990), onde brilhou ao lado da saudosa Aracy Balabanian interpretando um instrutor de paraquedismo, o carismático filho mais velho da inesquecível Dona Armênia.

Tragédia

O auge de sua trajetória e talento, no entanto, foi brutalmente interrompido pela violência. Em 1998, aos 38 anos, o ator foi baleado na cabeça durante um assalto. A tragédia ocorreu exatamente quando ele estava a caminho do estúdio para gravar as cenas finais da novela “Corpo Dourado”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O disparo deixou sequelas motoras, cognitivas e de fala permanentes. Gerson Brenner conviveu com essas limitações severas por 27 anos, o que o impossibilitou de retornar ao trabalho e atuar desde o episódio.

O artista deixa a esposa, Marta, e as duas filhas, Vica Brenner, de 27 anos (fruto do relacionamento com Denize Taccto), e Anna Luisa Haas Oliveira, de 33 anos (do relacionamento com Ana Cristina Haas).


NE Notícias, da redação