Trânsito em Aracaju muda para a 41ª Corrida; veja bloqueios

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) preparou um esquema operacional para a 41ª Corrida Cidade de Aracaju, que acontece neste sábado (28).

Competição Corrida Cidade de Aracaju
Marco Vieira|Arquivo PMA

O evento esportivo integra a programação festiva em comemoração ao mês de aniversário dos 171 anos da capital sergipana. Para garantir a segurança dos atletas e a montagem das estruturas, as primeiras alterações no tráfego começam de forma antecipada, já nesta quinta-feira (26).

As interdições terão início com o bloqueio da travessa José de Faro, no trecho entre a rua Pacatuba e a avenida Ivo do Prado, para a montagem da estrutura do evento esportivo. Com a via fechada, a rua Estância servirá como rota alternativa para os condutores.

A previsão da SMTT é que este trecho seja liberado apenas na manhã de segunda-feira (30).

Dia do evento

No dia da corrida, o esquema operacional será intensificado. Os bloqueios serão realizados a partir das 13h e seguirão até as 19h.

A operação contará com a formação de um binário na avenida Marechal Cândido Rondon, cobrindo o trecho que vai da rotatória de acesso à via até a rodovia SE-065 (João Bebe Água), no município de São Cristóvão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O trânsito nas avenidas José da Silva Ribeiro Filho, Desembargador Maynard e Barão de Maruim, no sentido Centro, será totalmente interditado para a passagem dos atletas.

O mesmo ocorrerá na rua Itabaiana, no trecho compreendido entre a Barão de Maruim e a travessa José de Faro. No entanto, a circulação de veículos nessas avenidas no sentido Universidade Federal de Sergipe (UFS) permanecerá liberada.

Rotas alternativas

Como opções de desvio durante a realização da prova, os motoristas que precisarem se deslocar entre as zonas Norte e Sul da cidade poderão utilizar as avenidas Tancredo Neves e Ivo do Prado.

Agente da SMTT observa corredores na Corrida Cidade de Aracaju
SMTT

Esses corredores viários funcionarão como as principais alternativas para evitar os trechos interditados ao longo do percurso da corrida.

A recomendação da superintendência é que os condutores redobrem a atenção ao trafegar por esses locais, devido ao alto fluxo de veículos.


NE Notícias, com informações da PMA

STF manda Alcolumbre prorrogar CPMI do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) interveio no impasse sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado
Roque de Sá / Agência Senado

Nesta segunda-feira (23), o ministro André Mendonça determinou que o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), realize a leitura do requerimento que pede a extensão dos trabalhos do colegiado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A decisão liminar atende ao pedido feito pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG). Mendonça destacou que o pedido de prorrogação preenche os requisitos legais e, portanto, não pode ser ignorado por Alcolumbre.

“Preenchidos os requisitos constitucionais e regimentais aplicáveis, a Mesa Diretora e a presidência do Congresso não dispõem de margem política para obstar o regular processamento do requerimento de prorrogação de uma CPMI, inclusive seu recebimento, leitura e publicação”, afirmou Mendonça.

Omissão

Na semana passada, o senador Carlos Viana havia protocolado um mandado de segurança no Supremo para obrigar o presidente do Senado a ler o requerimento. A urgência se dá porque os trabalhos da CPMI estão previstos para acabar no dia 28 deste mês.

Segundo o senador, há uma clara omissão de Alcolumbre e da Mesa Diretora ao não receberem o requerimento de prorrogação no prazo adequado.

“A Mesa Diretora e o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, não querem adotar as providências necessárias para a prorrogação da CPMI do INSS, desde a não determinação de recebimento do requerimento até a não promoção da leitura do referido pedido de extensão de prazo na sessão do Senado Federal ou do Congresso Nacional”, argumentou Viana no pedido feito ao STF.


Com informações de ANDRÉ RICHTER, Agência Brasil

Exonerado diretor de presídio que matou namorada em Aracaju

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP-BA) confirmou, nesta segunda-feira (23), a exoneração de Tiago Sóstenes Miranda de Matos do cargo de diretor do Conjunto Penal de Paulo Afonso.

Flávia Barros dos Santos, morta pelo companheiro Tiago Sóstenes Miranda de Matos
Reprodução

Tiago é o principal suspeito de assassinar a tiros a namorada, a empresária Flávia Barros dos Santos, de 38 anos, em um hotel na zona sul de Aracaju, no último domingo (22).

O crime, tipificado como feminicídio, ocorreu apenas uma semana após o casal oficializar o namoro. Flávia e Tiago haviam viajado para a capital sergipana no sábado (21) para assistir a um show.

Segundo a linha de investigação da Polícia Civil, o policial penal efetuou os disparos contra a empresária e, em seguida, tentou tirar a própria vida ainda dentro do quarto do hotel. Ela morreu no local.

O sepultamento da empresária, que era natural de Alagoas, mas residia em Paulo Afonso (BA), onde geria uma empresa de soluções financeiras, acontece na tarde desta segunda-feira, em Canindé de São Francisco (SE), onde vivem seus familiares.

Arma funcional

Novas informações detalham que a arma utilizada no crime foi apreendida com seis munições deflagradas e outras seis intactas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), o armamento pertence ao patrimônio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, a SEAP-BA informou que Tiago não respondia a processos administrativos disciplinares até o momento do crime. A instituição ressaltou que o servidor possuía um histórico funcional considerado regular, sem registros de condutas incompatíveis com o cargo ou indícios de instabilidade emocional.

Ele segue internado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). De acordo com o boletim médico mais recente, o quadro de saúde dele é considerado estável.

A Polícia Civil de Sergipe continua com as investigações para concluir o inquérito e esclarecer todas as circunstâncias que levaram ao trágico desfecho da viagem do casal.


NE Notícias, com informações da SSP/SE

Imposto de Renda 2026: Receita recebe 450 mil declarações

A temporada de acerto de contas com o Leão já começou. Até as 12h desta segunda-feira (23), a Receita Federal contabilizou o recebimento de 450.026 Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2026 (ano-base 2025).

Tabela do Imposto de Renda
Joédson Alves|Agência Brasil

O prazo de envio, que se iniciou às 8h de hoje, segue aberto até as 23h59min59s do dia 29 de maio, com a expectativa do Fisco de alcançar cerca de 44 milhões de entregas neste ano.

Do total de declarações recebidas até o momento, 42,7% foram pré-preenchidas, 57,3% foram simplificadas e 1,3% foram retificadoras. Além disso, 34,6% foram enviadas por mulheres, e a média de idade do público neste primeiro dia é de 47 anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um detalhe que chama atenção é que 83,9% das declarações enviadas já apresentam valor a restituir, enquanto apenas 7,9% têm imposto a pagar e 8,2% constam como sem imposto.

Como declarar

O Programa Gerador da Declaração pode ser baixado desde as 18h da última quinta-feira (19). A partir desta segunda, o contribuinte também pode usar o site Meu Imposto de Renda, que permite o preenchimento online da declaração.

Neste ano, o prazo de entrega será mais curto que nos anos anteriores. Tradicionalmente, o envio das declarações começa em 15 de março ou no primeiro dia útil seguinte. Em 2026, no entanto, o Fisco adiou o início em uma semana.

Calendário da restituição

Com um lote a menos neste ano, a restituição será paga nas seguintes datas:

  • 1º lote: 29 de maio de 2026;
  • 2º lote: 30 de junho de 2026;
  • 3º lote: 31 de julho de 2026;
  • 4º lote: 28 de agosto de 2026.

A ordem de pagamento segue a data de entrega da declaração, respeitando prioridades legais.

Prioridades

A ordem de prioridade definida pela legislação é:

  • idosos acima de 80 anos;
  • idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave;
  • contribuintes cuja principal renda seja magistério;
  • quem usar declaração pré-preenchida e Pix simultaneamente;
  • quem usar apenas um desses recursos (pré-preenchida ou Pix);
  • demais contribuintes.

Com informações de PAULA LABOISSIÈRE, Agência Brasil

PGR defende prisão domiciliar para Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (23), um parecer favorável à concessão de prisão domiciliar humanitária para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, durante Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário, em 03/02/2025
Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, durante Sessão do STF – Fellipe Sampaio|STF

A manifestação atende a um pedido da defesa após o ex-mandatário apresentar um quadro crítico de saúde, que exigiu internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nos últimos dias.

“Ao ver da Procuradoria-Geral da República, está positivada a necessidade da prisão domiciliar, ensejadora dos cuidados indispensáveis ao monitoramento, em tempo integral, do estado de saúde do ex-presidente, que se acha, comprovadamente, sujeito a súbitas e imprevisíveis alterações perniciosas de um momento para o outro”, escreveu Gonet no documento enviado à Corte.

Histórico

Bolsonaro, de 71 anos, cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia e tentativa de golpe de Estado. Ele está detido na ala de celas especiais do 19ª Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecida como “Papudinha”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No último dia 13 de março, o ex-presidente passou mal em sua cela e precisou de atendimento hospitalar urgente. Ao chegar à unidade de saúde, ele foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana bilateral, apresentando sintomas como sudorese, calafrios e baixa oxigenação.

Atualmente, ele permanece internado no hospital DF Star, em Brasília.

Próximos passos

A defesa de Bolsonaro sustenta que há risco iminente de morte por mal súbito, o que exigiria monitoramento médico constante, impossível de ser realizado integralmente no ambiente prisional.

Na última sexta-feira (20), o ministro Alexandre de Moraes, relator da execução penal, solicitou a manifestação da PGR antes de tomar uma decisão final.

Com o parecer favorável de Paulo Gonet, o caso retorna agora para a análise de Moraes, que decidirá se autoriza ou não a transferência para o regime domiciliar.


Com informações de FELIPE PONTES, Agência Brasil

Suspeito de feminicídio em Sergipe morre em confronto com a polícia

As forças de segurança de Sergipe agiram de forma integrada para localizar o suspeito de um feminicídio ocorrido no povoado Pirunga, em Capela, neste domingo (22).

Golpes financeiros na internet
Polícia Civil de Sergipe

A Polícia Militar foi a primeira a ser acionada e, ao chegar ao local, constatou o óbito da vítima no interior da residência. A área foi imediatamente isolada, e órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Instituto Médico Legal (IML) e a perícia criminalística foram acionados para os procedimentos legais.

A partir das informações colhidas no local, o principal suspeito foi identificado como Jeferson, ex-companheiro da vítima.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Conforme explicou a delegada Nalile Castro, durante o trabalho investigativo, policiais civis das delegacias de Aquidabã e Moita Bonita localizaram o suspeito no povoado Capunga, em Moita Bonita (vídeo mais abaixo).

No momento da abordagem, o homem estava armado e efetuou disparos contra os policiais, que reagiram. Ele foi atingido, socorrido e encaminhado ao hospital de Itabaiana, mas não resistiu aos ferimentos.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia Regional de Itabaiana, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. As investigações sobre o feminicídio seguem sob responsabilidade da Polícia Civil, que busca esclarecer todos os detalhes da motivação do crime.

Veja a fala da delegada Nalile Castro:


NE Notícias, com informações da SSP

Policial Civil morto em Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe manifesta profundo pesar pelo falecimento do policial civil José Cosme Santos, ocorrido neste domingo, 22, na rodovia João Bebe Água, em São Cristóvão, decorrência de um atropelamento cujas circunstâncias ainda estão analisadas.

policial civil José Cosme Santos foi atropelado em Sergipe
BPRv

Cosme dedicou quase 40 anos de sua vida à Polícia Civil de Sergipe construindo uma trajetória marcada pelo compromisso, pela lealdade e pelo respeito à instituição e à sociedade. Há mais de 15 anos, atuava na 4ª Delegacia Metropolitana, integrando a equipe do delegado Antônio Sérgio.

Ao longo de décadas de serviço, ele se tornou referência entre os colegas, sendo reconhecido como um profissional exemplar.

Neste momento de dor, o delegado-geral Thiago Leandro e toda a Polícia Civil de Sergipe se solidarizam com familiares, amigos e colegas de trabalho, desejando força para enfrentar essa perda irreparável.

A instituição informa ainda que todos os procedimentos investigativos já estão sendo adotados, com o objetivo de esclarecer completamente as circunstâncias do ocorrido.


Polícia Civil de Sergipe

Duas mulheres assassinadas neste domingo em Sergipe

Neste domingo (22), o estado de Sergipe registrou dois casos de feminicídio. Os crimes ocorreram na capital, Aracaju, e no município de Capela, reforçando o triste e crescente cenário de violência contra a mulher que assola o país.

Flávia Barros dos Santos, morta pelo companheiro Tiago Sóstenes Miranda de Matos
Flávia Barros e Tiago Sóstenes | Reprodução

O caso de maior repercussão aconteceu no Bairro Atalaia, na Zona Sul de Aracaju. A empresária baiana Flávia Barros dos Santos, de 38 anos, e que havia celebrado aniversário na semana passada, foi assassinada a tiros dentro de um quarto de hotel.

De acordo com informações preliminares, o autor do crime é o próprio companheiro da vítima, Tiago Sóstenes Miranda de Matos. Ele é policial penal e atua como diretor do Conjunto Penal de Paulo Afonso, no estado da Bahia. Após tirar a vida de Flávia, Tiago tentou cometer suicídio no mesmo local.

Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), onde passou por procedimento cirúrgico e permanece internado na Ala Vermelha. A Polícia Civil de Sergipe já iniciou as investigações para apurar a dinâmica do crime.

O sepultamento da empresária está previsto para as 16h desta segunda-feira (23), no município de Canindé, onde vivem os seus familiares.

Tragédia em Capela

Na madrugada de sábado para domingo, um homem invadiu a casa da ex-companheira, localizada no Povoado Pirunga, no município de Capela, e a matou a golpes de faca.

A vítima não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ainda no local. Até a publicação desta reportagem, o assassino não havia sido localizado pelas autoridades. O crime também é investigado pela Polícia Civil.

A Secretaria de Segurança Pública reforça que qualquer informação que ajude a localizar o foragido pode ser repassada de forma totalmente anônima por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Recorde de violência no Brasil

As tragédias deste fim de semana em Sergipe são o reflexo direto de uma escalada de violência de gênero em todo o território nacional.

Violência contra a mulher
PIxabay

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil atingiu um número recorde em 2025, com 1.518 vítimas de feminicídio. A estatística representa uma média alarmante de quatro mulheres mortas por dia simplesmente pelo fato de serem mulheres.

O índice do ano passado superou a marca já trágica do ano anterior, em 2024, quando o país havia registrado 1.458 mortes sob a mesma tipificação criminal.


NE Notícias, da redação

EUA dão trégua de 5 dias ao Irã

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que mandou suspender os ataques à infraestrutura energética do Irã por cinco dias. Acrescentou que conversas “muito boas e produtivas” teriam ocorrido com o governo iraniano “a respeito de uma resolução completa e total das hostilidades no Oriente Médio”.ebcebc

“Com base no teor e no tom dessas conversas aprofundadas, detalhadas e construtivas, que continuarão ao longo da semana, instruí o Departamento de Guerra a adiar todos e quaisquer ataques militares contra usinas de energia e infraestrutura energética iranianas por um período de cinco dias, sujeito ao sucesso das reuniões e discussões em andamento”, informou o presidente estadunidense em rede social.

Uma fonte iraniana informou à agência estatal de notícias Press TV, do Irã, que não houve contato – direto ou indireto – com Trump, acrescentando que o presidente dos EUA teria recuado após ser avisado de que o Irã retaliaria com ataques a usinas de energia de toda a Ásia Ocidental.

No último sábado (21), Trump deu um ultimato para o Irã abrir o Estreito de Ormuz em até 48 horas, caso contrário, os EUA atacariam “suas diversas usinas elétricas, começando pela maior”. Isso apesar de ataques à infraestrutura civil serem proibidos pelo direito internacional. As redes elétricas são consideradas infraestrutura civil.

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã emitiu comunicado nesse domingo (22) destacando que, até agora, os EUA e Israel atacaram cinco instalações de infraestrutura hídrica, incluindo a usina de dessalinização da Ilha de Qeshm.

“Vocês atacaram nossos hospitais. Nós não revidamos. Vocês atacaram nossos centros de assistência. Não revidamos. Atacaram nossas escolas. Não revidamos”, diz o informe.

Por outro lado, a Guarda Revolucionário do Irã, braço das Forças Armadas iranianas, afirmou que, caso os EUA ataquem a cadeia de suprimentos de eletricidade, também atacará a cadeia de suprimentos de eletricidade norte-americana.

A Guarda iraniana destacou que todas as empresas de energia na região que possuem acionistas dos EUA seriam destruídas.  “As centrais elétricas dos países da região que abrigam bases americanas serão alvos legítimos para nós”.

“Estamos determinados a responder a todas as ameaças no mesmo nível que criaria dissuasão no equilíbrio, e cumpriremos essa missão. Os Estados Unidos não conhecem nossas capacidades; eles as testemunharão no campo de batalha”, completou a IRGC.

Flamengo empata com o Corinthians com um a menos

Em jogo de muitas polêmicas de arbitragem, o Flamengo empatou com o Corinthians por 1 a 1 neste domingo (22), na Neo Química Arena, pela 8ª rodada do Brasileirão. Lucas Paquetá abriu o placar logo com dois minutos de bola rolando, e Yuri Alberto deixou tudo igual para os donos da casa (vídeo mais abaixo).

Flamengo e Corinthians pela 8ª rodada do Brasileirão 2026
Adriano Fontes|CRF

Vale ressaltar a entrega do time rubro-negro, que jogou toda a segunda etapa com um a menos, já que Evertton Araújo foi expulso injustamente.

Agora, o Rubro-Negro só volta a atuar no dia 2 de abril, quando enfrenta o RB Bragantino fora de casa. A pausa no campeonato é por conta da Data Fifa. 

O jogo

A partida mal começou em Itaquera e o Mengão abriu o marcador logo aos dois minutos. Hugo Souza errou o chute na saída de bola, Jorginho recuperou e tocou para Pedro. O camisa 9 deu bom passe para Paquetá chegar chapando de primeira, sem chances para o goleiro corintiano: 1 a 0.

Em desvantagem, os donos da casa tentaram pressionar para buscar o empate, que aconteceu aos 18’. Memphis deu bom passe para Matheus Bidu, que cruzou na área para Yuri Alberto completar para a rede: 1 a 1. Início de jogo bem movimentado em Itaquera.

O Flamengo não sentiu o gol e seguiu buscando o ataque, criando uma boa oportunidade aos 23’. Em boa jogada de Varela e Arrascaeta, o uruguaio cruzou na área. Pedro tentou emendar de voleio, mas foi atrapalhado pela defesa do Corinthians.

A partida seguiu aberta no restante da primeira etapa, com as duas equipes procurando sempre o ataque. Nos acréscimos, o Rubro-Negro por muito pouco não voltou a ficar em vantagem. Danilo arrancou pela direita e, no bico da grande área, cruzou na medida para Arrascaeta emendar um belo voleio. Hugo Souza fez grande defesa e espalmou para escanteio. Jogo bastante movimentado na Neo Química Arena, com os times indo para o intervalo com igualdade no marcador.

Para o segundo tempo, o Flamengo voltou com Ayrton Lucas no lugar de Alex Sandro, que acabou sentindo um incômodo muscular. Aos sete minutos, após uma dividida com Breno Bidon, Evertton Araújo recebeu cartão vermelho. O árbitro ainda foi ao VAR rever o lance, mas manteve a decisão equivocada de expulsar o jogador rubro-negro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com um homem a menos, o técnico Leonardo Jardim se viu obrigado a fazer mudanças na equipe e colocou De La Cruz no lugar de Arrascaeta e Carrascal na vaga de Samuel Lino. Mesmo em desvantagem numérica, o time rubro-negro estava bem postado e não sofria tanta pressão.

Nos minutos finais, Vitão caiu no gramado e pediu substituição. Léo Ortiz entrou em seu lugar. Nos acréscimos, Rossi fez uma defesa espetacular em um chute à queima-roupa de Yuri Alberto, garantindo o empate em Itaquera.

Veja os melhores momentos:

Flamengo

Rossi; Varela, Danilo, Vitão (Léo Ortiz) e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo, Jorginho e Arrascaeta (De La Cruz); Lucas Paquetá, Samuel Lino (Carrascal) e Pedro (Wallace Yan).
Técnico: Leonardo Jardim.

Corinthians

Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Gabriel Paulista e Matheus Bidu; Raniele, André (Matheus Pereira), Carrillo (Kayke) e Breno Bidon (Gui Negão); Memphis (Garro) e Yuri Alberto.
Técnico: Dorival Júnior.

Próximo compromisso

O Rubro-Negro volta a campo para enfrentar o RB Bragantino no dia 2 de abril, às 21h30, pela 9ª rodada do Brasileirão.

Ficha técnica

Corinthians 1 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro | 8ª rodada
Local: Neo Química Arena, SP
Data e horário: 22/03/2026, às 20h30
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE), Bruno Boschilia (PR) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
Cartões amarelos: Alex Sandro (FLA), Jorginho (FLA), Raniele (COR), Vitão (FLA) e Garro (COR)
Cartão vermelho: Evertton Araújo (FLA)
Gols: Lucas Paquetá (2’/1ºT) e Yuri Alberto (18’/1ºT).