Concurso IBGE: FGV libera consulta aos locais de prova

Os candidatos do concurso simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já podem consultar os locais onde farão a prova em 1º de março.

Treinamento dos recenseadores do IBGE
Acervo IBGE

A consulta está disponível na página eletrônica do certame, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), a banca organizadora. Basta clicar em Consulta ao Local de Prova e digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O candidato deve baixar ou imprimir o cartão de confirmação de inscrição, que contém o endereço exato da sua sala. É de responsabilidade exclusiva do candidato consultar a informação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O processo seletivo oferece 9.590 vagas temporárias, sendo 1.110 vagas para a função de supervisor de coleta e qualidade (SCQ) e outras, 8.480 para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento (APM)..

Cargos

Para os dois casos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

A previsão de duração máxima da contratação é de até um ano, podendo ser prorrogada, desde que o prazo total não exceda a três anos.

A remuneração para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) será de R$ 2.676,24.

Entre as atribuições da função de agente de pesquisas e mapeamento (APM) estão: visitar domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza, tais como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos para a coleta de dados para pesquisas estatísticas.

Os aprovados para o cargo de supervisor de coleta e qualidade (SCQ) receberão R$ 3.379 mensais.

O SCQ é responsável por organizar, planejar, executar e gerenciar as atividades desenvolvidas nas agências de coleta, garantindo o cumprimento das atividades estabelecidas no cronograma de trabalho para as pesquisas e levantamentos.

Aplicação das provas

A prova objetiva de cada um dos cargos do concurso IBGE, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 60 pontos.

Para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento, as questões de múltipla escolha cobrarão conhecimentos de língua portuguesa, geografia, raciocínio lógico matemático, noções de informática e ética no serviço público.

Para o cargo de supervisor, haverá questões de língua portuguesa, geografia, raciocínio lógico matemático, noções de informática, ética no serviço público e noções de administração e situações gerenciais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As provas terão duração de três horas, no próximo domingo (1º), e serão aplicadas em turnos diferentes, seguindo o horário de Brasília, a depender do cargo:

1)      agente de pesquisa e mapeamento (APM)

·         abertura dos portões: 6h30;

·         fechamento dos portões: 7h30;

·         início da prova: 8h; e

·         término da prova: 11h.

2)      Supervisor de coleta e qualidade (SCQ):

·         abertura dos portões: 12h30;

·         fechamento dos portões: 13h30;

·         início da prova: 14h; e

·         término da prova: 17h.

A prova objetiva será realizada em todos os municípios em que houver oferta de vagas. Todos os municípios estão descritos no anexo 1 do edital.

O candidato deverá comparecer ao local da prova levando apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta com corpo em material transparente, documento de identificação com foto e comprovante de inscrição.

O candidato somente poderá sair da sala de aplicação da prova com o caderno de questões, na última hora do concurso.

Anunciado treinador

indo de longa e vitoriosa passagem pelo Estudiantes/ARG, o treinador estará presente para assistir ao jogo Grêmio x Atlético, nesta quarta-feira, em Porto Alegre, e comandará o primeiro treino na quinta-feira, em BH. 

“Oi Massa do Galo, aqui é Eduardo Domínguez, estou muito contente e motivado de fazer parte de um time muito importante. Obrigado pela confiança!”

Aos 47 anos, o novo técnico chega ao Galo com uma comissão formada pelos auxiliares Leandro Díaz e Alan Sanchez, pelos preparadores físicos Martin Frattini e Adrián Vaccarini, e o analista de desempenho Bruno Olivetto.https://www.youtube.com/embed/7R4ge8GBtqQ?feature=oembed

Perfil – Eduardo Domínguez

Ex-zagueiro, “o Barba” iniciou sua trajetória de treinador no Huracán, em 2015, mesmo clube onde pendurou as chuteiras. Depois, seguiu para o Colón/ARG, Nacional do Uruguai, Colón novamente, Independiente/ARG e estava no Estudiantes/ARG desde o início de 2023.

Entre as principais conquistas de seu currículo, se destacam os títulos da Copa da Liga Argentina (duas vezes), da Copa Argentina, além de ser o atual campeão do Campeonato Argentino Clausura 2025. 

Na atual temporada, Eduardo Domínguez terá as disputas do Mineiro, Copa do Brasil, Brasileirão e da Copa Sudamericana.

Seja bem-vindo ao Galo, Domínguez!


Ficha Técnica – Eduardo Domínguez

Nome completo: Eduardo Rodrigo Domínguez
Data de nascimento: 01/09/1978 (47 anos)
Local de nascimento: Lanús – Argentina

Clubes:

  • Huracán (Argentina) – 2015/16
  • Colón (Argentina) – 2017/18
  • Nacional (Uruguai) – 2019
  • Colón (Argentina) – 2020/21
  • Independiente (Argentina) – 2022
  • Estudiantes (Argentina) – 2023/26
  • Galo – Desde 2026

Títulos conquistados:

 Supercopa do Uruguai 2019 (Nacional)
 Copa da Liga Argentina 2021 (Colón)
 Copa Argentina 2023 (Estudiantes)
 Copa da Liga Argentina 2024 (Estudiantes)
 Copa dos Campeões 2024 (Estudiantes)
 Campeonato Argentino – Clausura 2025 (Estudiantes)
 Copa dos Campeões 2025 (Estudiantes)

Nota Oficial do STF sobre Penduricalhos

Reuniram-se nesta terça-feira (24), na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), os presidentes do STF e do CNJ, ministro Edson Fachin, do Senado Federal, Davi Alcolumbre, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do Tribunal de Contas da União, Vital do Rego, o vice-procurador geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, o vice-presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, e os ministros relatores Gilmar Mendes (ADI 6606) e Flávio Dino (RCL 88319), com o objetivo de tratar da eficiência, transformação e modernização do Estado.

Como encaminhamento, deliberou-se que nos próximos dias será formulada proposta de regra de transição, em respeito à Constituição e aos limites do teto constitucional.

A reunião reflete um esforço de cooperação mútua, buscando o equilíbrio entre a autonomia institucional e o rigor fiscal demandado pela sociedade. O encontro acontece na sequência de reunião do presidente do STF, do vice-presidente do STF e do ministro Flávio Dino com o ministro da Fazenda substituto, Dario Durigan, realizada dia 23.

Preso acusado de explorar crianças em Aracaju e Socorro

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Sergipe, por meio da 3ª Delegacia Metropolitana (3ª DM), e a Polícia Civil de Minas Gerais resultou na prisão de um homem investigado por estupro de vulnerável.

Viatura da Polícia Civil de Sergipe
Polícia Civil de Alagoas|Divulgação

A captura ocorreu no último sábado, 21, no município de Uberaba (MG) e está sendo divulgada nesta terça-feira, 24.

Contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça sergipana. Ele estava foragido desde o avanço das investigações, que apuram abusos cometidos de forma reiterada nas cidades de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a apuração policial, o investigado se aproveitava da condição de treinador em uma escolinha de futebol para se aproximar das vítimas. Valendo-se da confiança dos pais e da posição de autoridade no ambiente esportivo, ele teria praticado abusos contra crianças e adolescentes do sexo masculino.

Após a expedição do mandado judicial, o suspeito deixou Sergipe com o objetivo de evitar a prisão. A equipe da 3ª DM realizou diligências investigativas que permitiram rastrear seu paradeiro até o interior de Minas Gerais. Com a confirmação da localização, foi solicitado apoio à Polícia Civil mineira, que efetuou a prisão.

O investigado encontra-se custodiado no sistema prisional de Minas Gerais e deverá ser transferido para Sergipe, onde permanecerá à disposição da Justiça para responder ao processo criminal.

STF decide que TJs e MPs não paguem verbas indenizatórias

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que verbas de natureza indenizatória só podem ser pagas a membros do Poder Judiciário e do Ministério Público quando expressamente previstas em lei aprovada pelo Congresso Nacional.

Notas de Reais
Joel Fotos / Pixabay

A decisão também estabelece que a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) limita-se à edição de atos normativos destinados a regulamentar o que estiver expressamente previsto em lei, com indicação explícita da base de cálculo, do percentual e do teto do benefício.

Na liminar, o ministro fixou prazo de 60 dias para que os tribunais e os Ministérios Públicos estaduais suspendam o pagamento de verbas indenizatórias instituídas com base em leis estaduais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Estabeleceu, ainda, em linha com a decisão do Ministro Flávio Dino na Rcl 88.319-ED/SP, prazo de 45 dias para que tribunais estaduais e federais e Ministérios Públicos estaduais e federais suspendam o pagamento de verbas criadas por decisões administrativas ou por atos normativos secundários.

A decisão explicita que, após o término desses prazos, somente poderão ser pagas aos membros do Judiciário e do Ministério Público as verbas previstas em lei nacional e, caso necessário, regulamentadas por ato conjunto do CNJ e do CNMP.

“O pagamento de quaisquer verbas, após os prazos acima assinalados, em desconformidade com a presente decisão consubstanciará ato atentatório à dignidade da justiça (CPC, art. 77, IV) e deverá ser apurado no âmbito administrativo-disciplinar e penal, sem prejuízo do dever de devolução de tais valores”, afirmou o relator.

Desequilíbrio

Na decisão, Gilmar Mendes aponta a existência de “enorme desequilíbrio” em relação às verbas indenizatórias, popularmente conhecidas como “penduricalhos”.

O ministro recorda que a Constituição Federal vincula a remuneração dos magistrados a 90% do subsídio dos ministros do STF, teto do funcionalismo público. Assim, eventuais reajustes no subsídio dos ministros repercutem automaticamente na remuneração da magistratura.

Segundo o relator, essa vinculação tem por objetivo assegurar a independência do Judiciário, evitando que a magistratura fique sujeita a conjunturas políticas locais.

“Ora, o caráter nacional e a isonomia que orientam o Poder Judiciário revelam a incompatibilidade com a permissão para que cada Tribunal crie, seja através de decisões administrativas, seja mediante ato normativo interno, seja por meio do encaminhamento de projeto de lei ao Poder Legislativo estadual pertinente, verbas de caráter indenizatório”, afirmou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ministro registrou ainda a dificuldade de controle na instituição dessas verbas, o que, a seu ver, reforça a necessidade de uniformização nacional para que os pagamentos ocorram apenas quando previstos em lei aprovada pelo Congressso e regulamentados em conformidade com a legislação.

Fica interditada, portanto, a competência de todos os Estados – seja por meio de lei, seja mediante atos normativos secundários, seja através de decisões administrativas –, bem assim obstada a competência inovadora e/ou regulamentar de todos os demais órgãos federais, como por exemplo, do Conselho da Justiça Federal”, decidiu o ministro.

A liminar foi deferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6606 e será submetida a referendo do Plenário do STF, quando o relator apresentará voto para conversão do referendo em julgamento de mérito.

➥ Leia a íntegra da decisão.

Multado jogador por fala machista contra juíza

O Bragantino anunciou que multou o zagueiro Gustavo Marques em 50% do total de seus vencimentos em consequência das declarações machistas feitas contra a árbitra Daiane Muniz, após a partida contra o São Paulo, e que o jogador não será relacionado para o próximo compromisso do Massa Bruta, contra o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro, na próxima quarta-feira (25).

Jogador Gustavo Marques, do Bragantino, durante coletiva
TNT Sports|Reprodução

Na nota, a equipe de Bragança Paulista afirmou que “o valor da multa será destinado para a ONG Rendar, que cuida de mulheres em situação de vulnerabilidade na região bragantina”.

Na noite do último sábado (21), após derrota do Bragantino para o São Paulo pelo Campeonato Paulista, Gustavo Marques proferiu falas machistas ao questionar e criticar a escalação da árbitra Daiane Muniz para o jogo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Primeiramente, quero falar da arbitragem porque não adianta jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo desse tamanho. Era nosso sonho chegar à semifinal, ou até a final, mas ela acabou com nosso jogo. Acho que a Federação Paulista tem que olhar para os jogos desse tamanho e não colocar uma mulher. Todo respeito às mulheres do mundo, sou casado, tenho minha mãe, então desculpa se estou falando alguma coisa para as mulheres”, declarou o zagueiro em entrevista após a partida para uma equipe de reportagem da emissora TNT.

Horas após o ocorrido, em postagem nas redes sociais, o jogador pediu desculpas pelas declarações:

“Estava de cabeça quente e muito frustrado pelo resultado da nossa equipe e acabei falando o que não deveria e poderia. Isso não justifica minha atitude e peço desculpas a todas mulheres e em especial a Daiane […]. Espero sair desse episódio uma pessoa melhor. Prometo aprender com esse erro”.

A atitude foi prontamente criticada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que afirmou que encaminhará a declaração de Gustavo Marques à Justiça Desportiva:

“É com profunda indignação e revolta que a Federação Paulista de Futebol recebeu a entrevista do atleta Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, após a partida contra o São Paulo […]. Uma declaração em relação à árbitra Daiane Muniz que reflete uma visão primitiva, machista, preconceituosa e misógina, incompatível com os valores que regem a sociedade e o futebol.

É absolutamente estarrecedor que um atleta, em qualquer circunstância, questione a capacidade de um árbitro com base em seu gênero. A FPF tem orgulho de contar em seu quadro com 36 árbitras e assistentes e continua trabalhando ativamente para que este número cresça […]. A FPF encaminhará tais declarações à Justiça Desportiva, para que esta tome todas as providências cabíveis”.

Alerta de chuvas intensas em Sergipe segue até sexta

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), divulga a previsão do tempo a partir desta segunda-feira, 23, até a sexta-feira, 27.

Céu nublado, chuvas fracas e ventos moderados em Sergipe
Céu nublado, chuvas fracas e ventos moderados – Igor Matias|ASN

O aviso meteorológico para chuvas intensas na região sul do estado, que já estava vigente até esta segunda, às 23h59, foi renovado e segue válido até as 23h59 da sexta-feira, 27, devido à persistência das condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de precipitações moderadas a intensas.

Para a região, a previsão indica ventos fortes, trovoadas e descargas elétricas ao longo de todo o período, com possibilidade de acumulados elevados de chuva em curto intervalo de tempo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nas demais regiões do estado, predominam as condições típicas do verão, com altas temperaturas, variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas no início da semana. A partir da quarta-feira, 25, previsão de chuvas moderadas, trovoadas e descargas elétricas.

A previsão para o acumulado de chuvas indica que, na região sul, o volume pode ultrapassar 50 mm por dia até a sexta-feira. O aumento da precipitação pode vir combinado com trovoadas e descargas elétricas. No mesmo período, os ventos ficam intensos e podem chegar a 60 km/h.

As chuvas e ventos intensos previstos podem trazer riscos para o tráfego em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, destelhamentos de imóveis, queda de árvores e de placas mal fixadas.

O aviso meteorológico destaca ainda o risco de transbordamento dos principais rios e lagoas da região.

Litoral, agreste e sertão

No litoral sergipano, a previsão aponta céu nublado a parcialmente nublado. As chuvas são fracas nesta segunda-feira, 23, e na terça-feira, 24.

A partir da quarta-feira, 25, há possibilidade de chuvas moderadas, que devem seguir até a sexta-feira, 27.

As temperaturas devem variar entre mínimas de aproximadamente 24°C a 25°C e máximas entre 30°C e 32°C.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No agreste, o cenário será semelhante, com maior presença de nuvens e possibilidade de chuvas fracas a moderadas e descargas elétricas a partir da quarta-feira.

As temperaturas devem oscilar entre cerca de 21°C e 22°C nas mínimas e podem alcançar até 32°C nas máximas.

Já no sertão sergipano, a previsão indica predomínio de sol entre nuvens no início da semana e céu nublado com chuva fraca a moderada e descargas elétricas a partir da quarta.

As temperaturas permanecem elevadas, com mínimas próximas a 23°C e máximas que podem atingir até 36°C na quarta-feira.

Acumulados recentes

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, período abrangido pelo aviso meteorológico para chuvas intensas emitido pela Semac, foram registrados volumes expressivos de precipitação em diversas regiões do estado, com destaque para municípios do centro-sul e do agreste central, como Poço Verde (127,2 mm), Simão Dias (96,0 mm), Campo do Brito (85,3 mm) e Frei Paulo (74,2 mm).

Os acumulados em curto intervalo de tempo contribuíram para a elevação significativa dos totais mensais de chuva. 

No acumulado do mês de fevereiro, alguns municípios já apresentam volumes superiores à normal climatológica.

Simão Dias registra 153 mm, frente a uma média mensal de 60 mm, enquanto Poço Verde acumula 140 mm para um esperado de 52 mm. Campo do Brito soma 136,4 mm, acima da média de 76 mm, e Nossa Senhora da Glória registra 91 mm para uma normal de 55 mm. Em Itabaianinha, o acumulado mensal alcança 125,2 mm, também superior à média histórica de 76 mm
 
Os dados indicam que as precipitações ocorridas durante o período de vigência do aviso meteorológico foram determinantes para a consolidação de um cenário de chuvas acima da média em parte do estado, especialmente nas regiões sul, centro-sul e agreste.

Chuvas

A Gerência de Meteorologia da Semac informa ainda que o aviso meteorológico de chuvas intensas, atualmente concentrado na região Sul, pode se estender para outras áreas do Estado ao longo do período.

Novas atualizações do boletim meteorológico serão divulgadas caso as condições do tempo sofram alterações nos próximos dias.

Mitidieri anuncia que Alessandro está fora da chapa

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), anunciou nesta segunda-feira (23) a exclusão do senador Alessandro Vieira (MDB) de sua chapa majoritária.

Fábio Mitidieri anuncia que Alessandro está fora da chapa
Montagem de NE

A ruptura acontece após Vieira atacar publicamente o ex-deputado André Moura (UB), escancarando a falta de alinhamento no bloco governista.

A chapa governista contava com o deputado estadual Jefferson Andrade (PSD) como candidato a vice, além de André Moura e Alessandro Vieira concorrendo ao Senado. O cenário mudou na semana passada, quando Moura declarou que não dividiria o mesmo palanque com o emedebista.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Vieira afirmou em entrevista que acorda com o despertador, diferentemente de Moura, que poderia acordar com a Polícia Federal em sua porta.

André Moura ocupa atualmente o cargo de secretário de Estado de Governo do Rio de Janeiro e mantém influência política sobre a Emdagro, em Sergipe. Ele foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato, mas teve o cumprimento da pena de oito anos de prisão suspenso em 2023, após firmar um acordo sob sigilo com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Harmonia”

Após a troca de farpas, Fábio Mitidieri avaliou que o emedebista errou ao atacar o aliado. Governador e senador chegaram a se reunir durante o Carnaval para discutir o impasse, mas a aliança não se sustentou.

“A condição básica para uma composição de chapa é harmonia e alinhamento entre seus membros”, disse o mandatário nesta segunda-feira (23).

Reprodução

Substituto

Com a saída de Vieira, os bastidores políticos apontam o senador Rogério Carvalho (PT) como o provável substituto na vaga ao Senado. O petista enfrenta um cenário eleitoral adverso em Sergipe para as eleições deste ano.

A costura política, no entanto, esbarra na forte resistência de familiares e do núcleo duro do governador, que rejeitam a presença do PT na aliança.

A expectativa é que um futuro encontro entre Mitidieri e o presidente Lula funcione como a tábua de salvação para viabilizar o nome de Rogério.


NE Notícias, da redação

OAB pede ao STF fim do Inquérito das Fake News

Em ofício encaminhado nesta segunda-feira (23) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu o encerramento de investigações de “duração indefinida”, em especial o chamado “inquérito das fake news”.

Edifício sede da Ordem dos Advogados do Brasil
OAB

O documento é assinado pelo presidente, Beto Simonetti, e demais integrantes do Conselho Federal da OAB, bem como pelos presidentes das 27 secções estaduais e distrital da entidade.

O texto expressa “extrema preocupação institucional com a permanência e conformação jurídica de investigações de longa duração, em especial do Inquérito n.º 4.781 [fake news]”.

O texto pede “que sejam adotadas providências voltadas à conclusão dos chamados inquéritos de natureza perpétua, em especial daqueles que, por sucessivos alargamentos de escopo e prolongamento temporal, deixam de ostentar delimitação material e temporal suficientemente precisa”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O inquérito das fake news foi aberto em 2019 por ordem do então presidente do Supremo, Dias Toffoli, de ofício, isto é, sem provocação externa, seja do Ministério Público ou de qualquer outra instituição ou pessoa. O ministro Alexandre de Moraes foi então escolhido como relator, sem sorteio ou distribuição regular.

Na ocasião, a medida, considerada incomum, em especial devido à maneira como foi definida a relatoria, foi justificada como sendo necessária para apurar ameaças e ataques virtuais que tinham os ministros do Supremo como alvo.

Ao longo dos anos, contudo, foram abertas dezenas de linhas de investigação contra centenas de pessoas, com inúmeras prorrogações do prazo para o encerramento do processo.

No ofício, a OAB reconhece que o inquérito “nasceu em contexto excepcional”, e que por isso seus procedimentos heterodoxos acabaram sendo validados pelas instituições em “circunstâncias extraordinárias”, mas que por esse mesmo motivo a apuração deve ser conduzida “com estrita observância da excepcionalidade que lhe deu origem”.

“O Inquérito n.º 4.781, instaurado em março de 2019, aproxima-se de sete anos de tramitação, o que, por si só, recomenda exame cuidadoso sob a ótica da duração razoável dos procedimentos e da necessária delimitação de seu objeto”, observa o texto.

A OAB apresenta ainda como justificativa para o pedido de encerramento do processo os “relatos recentes sobre a inclusão, no âmbito do mesmo procedimento, de pessoas e fatos que, embora possam merecer apuração rigorosa por canais próprios, não se apresentam de forma imediatamente aderente ao núcleo originário que justificou a instauração do inquérito”.

O texto faz referência indireta à operação deflagrada neste mês pela Polícia Federal (PF), por ordem de Moraes, no âmbito desse inquérito, contra quatro servidores da Receita Federal que foram apontados como suspeitos de vazar informações fiscais sigilosas de ministros do Supremo e seus familiares.

Em decisão sigilosa, foram determinadas medidas como uso de tornozeleira eletrônica e afastamento das funções.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ofício menciona ainda o “tom intimidatório” que, ao ver da OAB, é alimentado pela persistência de um quadro de pouca clareza quanto ao objeto e à duração de inquéritos como o das fake news, algo que seria “incompatível com o espírito democrático, republicano e institucional consagrado pela Constituição de 1988”.

A ordem cita ainda ser indispensável proteger o livre exercício profissional de jornalistas e advogados, conforme proteção conferidas pela Constituição a esses profissionais.

“A advocacia não pode atuar sob ambiente de incerteza quanto aos limites da atuação investigativa estatal, sobretudo em temas que envolvam sigilo profissional, acesso a dados e preservação da confidencialidade da relação entre defensor e constituinte”, afirma o documento.

Ao final, a OAB solicita que seja marcada uma audiência com Fachin para que tais preocupações sejam expostas em pessoa pelos representantes da ordem.

Emília deixa apoio ao Senado para a ‘mesa’

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos), deixou a definição de apoio para as candidaturas ao Senado nas mãos do grupo político. A declaração foi dada em entrevista à repórter Magna Santana.

Emília Corrêa declara apoio a Rodrigo Valadares para o Senado em 2026
Assessoria de imprensa

Emília já havia manifestado preferência pelos nomes de Rodrigo Valadares e Eduardo Amorim, mas o grupo pensa diferente em relação ao primeiro.

Valadares vai comandar o PL em Sergipe, e sua candidatura ao Senado está no centro do debate interno.

“Eu tenho mantido os nomes, acho importante, mas tem que se passar pela mesa”, declarou a prefeita.

Emília sinalizou que a decisão está próxima. Segundo ela, “logo, logo Sergipe vai saber” o posicionamento do grupo.

Veja a entrevista:


NE Notícias, da redação