As fortes chuvas que atingem a divisa entre Sergipe e Alagoas provocaram o desabamento de um trecho da Rodovia AL-225.
Adilson Lima Damasceno|Defesa Civil de Canindé de São Francisco
O acúmulo de água abriu uma cratera próxima à ponte sobre o Rio São Francisco, bloqueando totalmente o tráfego de veículos entre os municípios de Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE).
Em Canindé, a prefeitura informou que o retorno das aulas precisou ser adiado em algumas escolas da rede municipal devido aos transtornos causados pela chuva.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
No lado alagoano, o cenário é de destruição. O temporal que caiu durante a madrugada deste sábado (28) acumulou grande volume de água e danificou severamente o Centro Histórico de Piranhas. Várias ruas ficaram esburacadas e cobertas por lama (vídeo a seguir).
Alerta renovado
A Defesa Civil de Sergipe renovou o alerta para pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e ventos intensos em todo o território sergipano ao longo deste final de semana.
Em caso de emergência ou situação de risco iminente, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Veja nota da Prefeitura de Canindé de São Francisco:
Informamos que o rompimento ocorrido na via de acesso à ponte que liga Piranhas (AL) a Canindé de São Francisco (SE), devido às fortes chuvas, comprometeu totalmente o tráfego entre as duas cidades.
A Prefeitura de Canindé de São Francisco acompanha a situação junto aos órgãos responsáveis e orienta que motoristas evitem a área até nova atualização.
Seguiremos informando a população pelos canais oficiais.
Nota Oficial
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Seleção Brasileira feminina goleia em primeiro amistoso
A temporada 2026 começou para a seleção feminina de futebol. As brasileiras derrotaram a Costa Rica por 5 a 2 no Estádio Alejandro Morera Soto, em Alajuela, casa das adversárias, no primeiro compromisso do ano. A equipe canarinho abriu 3 a 0, quase sofreu o empate, mas garantiu o resultado positivo (vídeo mais abaixo).
Lívia Villas Boas|CBF
O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira (4), às 18h (horário de Brasília), no Centro de Treinamento da Federação Mexicana de Futebol, na cidade de Toluca, para enfrentar a Venezuela. Três dias depois, a equipe canarinho terá como rival o próprio México, às 20h, no Estádio Ciudad de los Deportes, na capital do país adversário.
O técnico Arthur Elias mandou a campo uma formação bastante ofensiva, com apenas uma meio-campista – a volante Duda Sampaio – e cinco jogadoras de ataque: Kerolin, Bia Zaneratto, Taina Maranhão, Jaqueline e Jheniffer.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A veterana Tamires, que não era chamada desde a conquista da prata olímpica, em 2024, foi titular na lateral esquerda, com Fe Palermo na direita, Mariza e Thaís Ferreira na zaga e a estreante Thaís Lima, de 17 anos, no gol. A jovem nasceu em Portugal, mas é filha de pai brasileiro e mãe angolana e escolheu defender a seleção canarinho.
Das atletas que saíram jogando nesta sexta, sete atuam no Campeonato Brasileiro Feminino. O Corinthians, atual hexacampeão, foi o clube mais representado, com quatro jogadoras (Duda Sampaio, Jaqueline, Tamires e Thaís Ferreira). As outras três (Bia Zaneratto, Taina Maranhão e Fe Palermo) jogam no Palmeiras.
A grande diferença técnica entre as duas seleções se escancarou desde os primeiros minutos, com amplo domínio brasileiro. Aos dez minutos, Duda Sampaio deu belo passe para Kerolin, nas costas da marcação da Costa Rica. A atacante do Manchester City (Inglaterra) bateu por cobertura, na saída da goleira Daniela Solera, para abrir o marcador. Três minutos depois, Taina Maranhão recebeu pela esquerda, entrou na área e rolou para Jheniffer concluir de primeira e aumentar a vantagem.
A primeira vez é sempre especial. Que seja o primeiro de muitos, Tainá! 💛🇧🇷
O Brasil chegou ao terceiro gol aos 27 minutos, com Taina Maranhão. A jogadora do Palmeiras foi mais uma vez lançada pela esquerda, encarou a marcação e, desta vez, chutou rasteiro, no canto direito de Solera, marcando o primeiro dela pela seleção principal. A atacante até balançou as redes novamente aos 34, na sobra de uma finalização de Bia Zaneratto, mas o lance foi anulado por impedimento.
Displicência, susto e alívio
A facilidade com a qual as brasileiras controlavam a partida deu lugar à displicência na conclusão das jogadas e bobeiras no sistema defensivo. A Costa Rica, aproveitando a desatenção do Brasil, descontou aos seis minutos do segundo tempo, com Priscila Chinchilla. A atacante, que atua no Atlético de Madrid (Espanha), foi lançada e se antecipou a Thaís Lima com um toque por cima da goleira, antes de concluir para as redes vazias.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O gol animou as donas da casa, que contaram com outro erro defensivo para diminuir mais a desvantagem. Aos 21 minutos, Chinchilla pressionou a saída de bola do Brasil na pequena área, desarmou Thaís Lima após a goleira receber de Mariza e fez o segundo das anfitriãs, para desespero de Arthur Elias e celebração de Lindsay Camila, técnica brasileira que comanda a Costa Rica desde outubro do ano passado.
Para alívio da seleção canarinho, aos 33, Taina Maranhão, principal nome brasileiro na partida, enfrentou a marcação e sofreu pênalti da zagueira Emily Flores. A atacante Adriana, que entrou na etapa final no lugar de Bia Zaneratto, cobrou com força, no ângulo direito de Solera.
Ainda deu tempo, nos acréscimos, de Jheniffer receber de Adriana na área e anotar o segundo dela na partida e o quinto do Brasil, fechando o placar em Alajuela.
Veja os melhores momentos:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Julgamento de Ícaro de Valmir vai para o plenário físico do TSE
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Floriano de Azevedo Marques pediu destaque e o julgamento que definirá o futuro do mandato do deputado federal Ícaro de Valmir (PL-SE) foi transferido para o plenário físico da Corte.
Assessor do TSE chega ao plenário com os processos antes do início da sessão plenária – Roberto Jayme/Arquivo TSE
Inicialmente, a Corte havia começado a julgar o recurso da defesa do Partido Liberal na manhã desta sexta-feira (27), em ambiente virtual. O prazo para o encerramento dos votos estava previsto para o dia 5 de março.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com o pedido de destaque, a dinâmica muda. Geralmente, os votos já registrados no sistema online são desconsiderados e a análise recomeça do zero no plenário físico, abrindo espaço para novos debates e sustentações orais dos advogados.
Antes da interrupção, o relator do processo, ministro Antonio Carlos Ferreira, já havia votado pela manutenção da cassação do mandato de Ícaro de Valmir e de toda a chapa do PL que disputou o pleito em 2022.
O caso, agora, aguarda a definição de uma nova data na pauta presencial.
Entenda o caso
Em dezembro de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) determinou a cassação do parlamentar por entender que a legenda não cumpriu a cota mínima de gênero exigida por lei.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Nas eleições proporcionais (vereadores e deputados), a legislação brasileira determina que os partidos ou federações preencham o mínimo de 30% e o máximo de 70% das candidaturas para cada gênero.
Na prática, a regra busca garantir que pelo menos 30% das vagas disputadas sejam destinadas a mulheres.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CNJ afasta desembargador suspeito de crimes sexuais
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta sexta-feira (27) o afastamento do desembargador Magid Nauef Láuar, da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Juarez Rodrigues|TJMG
O magistrado também foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF).
A medida foi tomada após o desembargador ser alvo de pedidos de investigação por ter proferido voto que levou à absolvição de um homem acusado de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos e da mãe da menina, que teria sido conivente com o crime.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em nota à imprensa, o CNJ confirmou que, após a repercussão do caso, recebeu denúncias de que o magistrado teria praticado delitos sexuais durante o período em que atuou como juiz nas comarcas de Ouro Preto (MG) e Betim (MG).
Segundo o conselho, cinco supostas vítimas do desembargador já foram ouvidas pela Corregedoria Nacional de Justiça. Ao identificar que há fatos recentes, que ainda não prescreveram, o CNJ determinou o prosseguimento da apuração das denúncias.
Diante das acusações, Magid Nauef ficará afastado do cargo para evitar interferências na investigação.
Recuo
Nesta quarta-feira (25), antes de ser afastado, o desembargador proferiu uma decisão individual e restabeleceu a decisão de primeira instância que condenou o homem e a mãe da adolescente. Ele também determinou a prisão dos acusados.
O TJMG informou que o desembargador não vai se pronunciar.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Esquerda quer eleger deputado federal em Sergipe
O presidente Lula (PT) quer a formação de uma federação com o PSOL.
Esquerda Online|Reprodução
A ideia é que a esquerda eleja um deputado federal em cada Estado. Sergipe, claro, não estaria de fora.
Politicamente, os dois partidos já jogam praticamente juntos. Resta a oficialização.
Caso a federação seja concretizada, juridicamente, terá que agir como um só partido por, no mínimo, quatro anos.
Será que esse casamento resiste por tanto tempo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Veja análise da CNN Brasil:
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Quatro presos em “saidinha” morrem em confronto no Cafuz
Quatro detentos beneficiados pela saída temporária morreram em confronto com equipes policiais na manhã desta sexta-feira (27), na BR-235.
Redes sociais|Reprodução
O tiroteio ocorreu na região do povoado Cafuz, no limite entre os municípios de Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana.
De acordo com informações preliminares da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o grupo havia deixado a Penitenciária de Areia Branca e passou a ser monitorado pelo serviço de inteligência. As investigações apontavam que os suspeitos estariam se articulando para cometer homicídios em Sergipe.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao serem interceptados pelas forças de segurança, os homens resistiram à abordagem e iniciaram uma troca de tiros. Eles foram alvejados, chegaram a ser socorridos e encaminhados a uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos.
O trânsito na região precisou ser temporariamente bloqueado, mas já foi liberado.
A operação contou com o efetivo da Polícia Militar, incluindo unidades de área e especializadas.
Em nota, a SSP destacou que a ação faz parte de um monitoramento permanente voltado à prevenção de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) durante o período da saída temporária do sistema prisional.
“A ocorrência está sendo formalmente apurada pelos órgãos competentes, conforme prevê a legislação vigente. O acompanhamento da saída temporária segue de maneira estratégica e contínua”, informou a secretaria, ressaltando que novas informações poderão ser divulgadas após a conclusão dos procedimentos periciais.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Mitidieri continua internado, sem previsão de alta
O governador Fábio Mitidieri (PSD) segue internado em um hospital particular de Aracaju.
Divulgação
Tomado de uma forte virose, ele precisou passar por exames médicos na manhã de quinta-feira (26), cancelando a agenda oficial.
O boletim médico divulgado nesta sexta-feira (27) informa que o gestor deu entrada com quadro de desidratação associado a uma síndrome viral.
Nas redes sociais, o chefe do Executivo disse que estava bem e que, em breve, estaria de volta às atividades.
Apesar da melhora progressiva, não há previsão de alta.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Relator vota pela cassação de Ícaro de Valmir no TSE
O plenário virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou nesta sexta-feira (27) o julgamento do deputado federal Ícaro de Valmir.
Ícaro de Valmir – Pablo Valadares ⏐ Câmara dos Deputados
O relator do processo na Corte, o ministro Antonio Carlos Ferreira, votou pelo não provimento do recurso da defesa do Partido Liberal em Sergipe. Traduzindo em miúdos, o relator votou pela manutenção da cassação do mandato do parlamentar e de toda a chapa do PL nas Eleições de 2022.
Nas eleições proporcionais (vereadores e deputados), a lei exige que os partidos preencham o mínimo de 30% e o máximo de 70% das candidaturas para cada gênero, garantindo pelo menos 30% das vagas para mulheres.
Caso o cenário desfavorável se confirme, haverá a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, o que pode alterar a atual composição da bancada federal de Sergipe.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Líder do Comando Vermelho morre durante confronto em Sergipe
A Delegacia Regional de Estância, em ação conjunta com a Delegacia de Cristinápolis, deflagrou nesta sexta-feira (27) mais uma fase da Operação Contenção.
Polícia Civil|Reprodução
O trabalho, de caráter permanente, visa impedir que organizações criminosas de outros estados se instalem em Sergipe.
Durante a ação, um homem apontado como líder de um grupo criminoso na Bahia foi localizado no litoral sul sergipano. A localização do suspeito ocorreu após troca de informações com a Delegacia Territorial de Serrinha, vinculada à Polícia Civil baiana.
Os policiais sergipanos foram informados de que o foragido estaria escondido em um imóvel situado na Praia da Caueira, no município de Itaporanga d’Ajuda.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O homem foi identificado como Robert Pinto, apontado nas investigações como o líder regional do Comando Vermelho em Serrinha (BA) e Barrocas (BA). Segundo as autoridades baianas, ele assumiu o comando da facção após a morte de outro líder, de prenome Vitor, ocorrida há alguns meses durante operação integrada das polícias de Sergipe, Bahia e Alagoas.
Durante a tentativa de prisão, o investigado reagiu à abordagem usando uma pistola calibre .380. Houve confronto e Robert foi atingido; ele chegou a ser socorrido pelas equipes, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
No interior da residência, um segundo homem, também da Bahia, foi preso em flagrante com entorpecentes e conduzido à delegacia (vídeo mais abaixo).
Robert Pinto era suspeito de envolvimento direto no tráfico de drogas e em diversos homicídios na região baiana. O suspeito costumava utilizar as redes sociais para exibir armas de grosso calibre, como fuzis e granadas, demonstrando poder de fogo e intimidando rivais.
O delegado Paulo Cristiano, comandante da operação, ressaltou a relevância do trabalho conjunto entre as diferentes forças policiais. Segundo ele, a Operação Contenção foca na atuação firme, técnica e legal para barrar qualquer tentativa de avanço ou instalação de facções externas no território de Sergipe.
Vejas as imagens da operação:
NE Notícias, com informações da SSP/SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Rompimento deixa bairros de Aracaju sem água nesta sexta
Um rompimento em uma tubulação está afetando o abastecimento de água em bairros de Aracaju nesta sexta-feira (27).
Reprodução
O vazamento acontece no bairro Santa Maria, na Zona Sul da capital. A Iguá informa que as equipes estão trabalhando na Avenida Jasy Carvalho Gomes e que o serviço deve ser finalizado até as 12h de hoje.
A concessionária ressalta que o abastecimento será normalizado de forma gradual após a conclusão dos trabalhos.