UFS abre apuração após vídeo de abordagem a professor no campus

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um vigilante abordando um professor nas dependências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), após relatos de que o docente teria entrado no campus com bebida alcoólica, inclusive consumindo em sala de aula.

UFS abre apuração após vídeo de abordagem a professor no campus
Reprodução

Nesta sexta-feira (20), a UFS informou que determinou a abertura de procedimento interno para apurar o ocorrido.

Segundo relatos, a discussão começou quando o vigilante chamou a atenção do professor por suposto consumo de álcool no campus. No vídeo, o professor confirma que teria bebido.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Internautas também informaram que o vigilante teria sido demitido, o que não foi confirmado nem negado pela UFS até o momento.

Nota da UFS na íntegra

“A Universidade Federal de Sergipe (UFS) informa que tomou conhecimento de vídeos que circularam nas redes sociais mostrando abordagem realizada nas dependências da instituição.

Diante dos fatos, a instituição determinou a abertura de procedimento interno para apuração detalhada do ocorrido, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias e responsabilidades envolvidas.

A UFS reafirma seu compromisso com a transparência, a ética e o respeito aos direitos de todos os seus colaboradores — servidores efetivos e trabalhadores terceirizados — bem como com a manutenção de um ambiente acadêmico seguro e adequado para toda a comunidade universitária.”



NE Notícias, da redação

Denúncia leva polícia a ossada no interior de Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe localizou uma ossada humana dentro de uma cisterna em uma propriedade rural abandonada no interior do estado.

Denúncia leva polícia a ossada no interior de Sergipe
Polícia Científica

A ação ocorreu na quinta-feira, 19, após denúncia anônima indicar que o corpo de um morador desaparecido desde novembro de 2024 teria sido ocultado no local.

Equipes da Delegacia Regional responsável pela área realizaram diligências e identificaram vestígios de ossos no interior da cisterna (vídeo mais abaixo).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante das condições do ambiente, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar na retirada do material, seguindo protocolos de segurança e preservação da cena. A Perícia Criminal também participou da ocorrência.

Após a remoção, foi confirmada a presença de ossada humana, que foi encaminhada para exames periciais. O objetivo é confirmar oficialmente a identidade da vítima por meio de análises técnicas.

O delegado Paulo Cristiano, que coordenou as buscas, afirmou que a localização do material é considerada um passo relevante para o esclarecimento do caso e para dar resposta aos familiares.

As investigações prosseguem para apurar as circunstâncias do desaparecimento e identificar possíveis autores, diante da hipótese de homicídio com ocultação de cadáver.

Veja as imagens:


NE Notícias, da redação

PSS Aracaju: sai resultado da fase de heteroidentificação

CPNU 2: Listas de aprovados e convocações estão no ar

Saiu, nesta sexta-feira (20/2), a informação mais aguardada para quem participou da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU): foram publicadas as listas de classificação para vagas imediatas, a lista de espera e a convocação para a confirmação de interesse.

Resultados individuais do concurso unificado
Divulgação

O concurso ofereceu 3.652 vagas para cargos públicos, distribuídos entre 32 órgãos federais.

Estão no Diário Oficial da União os resultados preliminares da classificação final e a primeira convocação para confirmação de interesse dos candidatos aprovados em vagas imediatas ou previstas como cadastro reserva.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As listas gerais são apresentadas em texto corrido, por Bloco e cargo/especialidade. As listas não trazem nome da pessoa candidata, mas seu número de inscrição.

Para cada cargo/especialidade constam:

  • número de inscrição;
  • nota final ponderada;
  • ordem de classificação na ampla concorrência;
  • classificações nas modalidades de reserva de vagas, quando aplicável (pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas e quilombolas);
  • situação no cargo: aprovado em vaga imediata, aprovado em vaga imediata por conversão, aprovado em cadastro de reserva (somente para o cargo de Analista Técnico Administrativo) e aprovado em lista de espera.

As vagas imediatas incluem aquelas que possuem cursos de formação (somente para Ancine e ANP) e as 1.000 vagas do cargo de Analista Técnico Administrativo (consideradas cadastro de reserva).

A confirmação de interesse é obrigatória para todos os convocados, tanto para cargos com curso de formação quanto para vagas imediatas.

Na última quinta-feira (19/2) foram publicados no Diário Oficial o aviso do resultado definitivo da prova discursiva e da avaliação de títulos, e também os procedimentos de verificação para quilombolas, e de confirmação de autodeclaração para pessoas negras.

Entretanto, na manhã desta sexta, os sites da Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora da prova, apresentaram instabilidade para quem tentava acessar os resultados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A previsão é que cada pessoa candidata poderá acessar, a partir das 16h, no site da FGV, a consulta individual com o resultado consolidado de seu desempenho em todos os cargos para os quais se inscreveu, incluindo notas, classificações e situação em cada um deles.

Cronograma

A próxima segunda-feira, dia 23, é o prazo final para os primeiros convocados confirmarem o interesse nas vagas pelo site da FGV.

No dia 27 está programada a divulgação de uma segunda rodada de confirmação de interesse. E no dia 6 de março sai a terceira chamada.

Somente no dia 16 de março, o Diário Oficial publica as classificações finais e a lista de espera do Concurso Público Nacional Unificado.

Calendário das rodadas de confirmação de interesse

  • 1ª rodada – Das 10h de 21 de fevereiro até 23h59 de 23 de fevereiro
  • 2ª rodada (após nova convocação no dia 27/2) – Das 10h de 28 de fevereiro até 23h59 de 2 de março
  • 3ª rodada (após nova convocação no dia 6/3) – Das 10h de 7 de março até 23h59 de 9 de março

NE Notícias, com informações de Gabriel Corrêa, Rádio Nacional

Cenário “não é fácil” para petista em Sergipe

Reportagem do portal UOL (para assinantes), publicada nesta sexta-feira (20) e assinada pela colunista Thais Bilenky, analisa as dificuldades do PT em consolidar candidaturas ao Senado.

Rogério Carvalho, Fábio Mitidieri e Lula
Ricardo Stuckert⎥Divulgação

Mais precisamente em Sergipe, a reportagem destaca que “não é fácil” o cenário local para a reeleição do senador Rogério Carvalho (PT/SE).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a coluna, o petista precisará contar com a força política do presidente Lula para renovar o mandato:

“Rogério Carvalho, de Sergipe, precisará contar com a força de Lula para renovar o mandato, mas o cenário local indica que não será fácil.”

Thais Bilenky (UOL)

Racha governista

Como antecipado por NE, circulam rumores de que o governador Fábio Mitidieri (PSD) avalia substituir Alessandro Vieira (MDB) na chapa majoritária. O grupo governista enfrenta um racha profundo após declarações polêmicas de Vieira sobre o ex-deputado André Moura (UB).

Essa movimentação nos bastidores pode representar uma tábua de salvação para Rogério caso o governador decida recompor sua base com o PT.

Você acredita que o apoio de Lula será suficiente para garantir a reeleição do senador ou o cenário local pesará mais? Comente abaixo.


NE Notícias, da redação

Aracaju antecipa salários dos servidores

A Prefeitura de Aracaju antecipou para esta quinta-feira, 19, o pagamento da folha salarial referente ao mês de fevereiro de 2026 para todos os servidores municipais ativos e inativos.

Dinheiro sacado do caixa eletrônico
Erick O’Hara ⏐ ASN

São mais de R$ 85 milhões injetados diretamente na economia local.

O pagamento contempla servidores efetivos, comissionados, contratados, aposentados, pensionistas e estagiários.

“Seguimos trabalhando com responsabilidade para garantir o cumprimento das obrigações financeiras da administração e assegurando ao servidor municipal a pontualidade sobre os seus pagamentos mensais”, afirmou o secretário municipal da Fazenda Sidney Thiago.


Com informações da PMA

Chuvas em Sergipe nas próximas 36 horas

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), emitiu um aviso meteorológico indicando a possibilidade de chuvas moderadas a intensas atingirem todo o território de Sergipe entre as 13h de quinta (19), e as 23h59 da sexta-feira (20).

Céu nublado em Aracaju
Igor Matias ⏐ ASN

O acumulado de chuva no período pode ultrapassar 50 mm por dia.

A previsão também alerta para a ocorrência de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h e a ocorrência de trovoadas e descargas elétricas.

As chuvas intensas previstas podem trazer riscos para o tráfego em rodovias, riscos de alagamentos, de deslizamentos de encostas, de transbordamento de pequenos córregos e riachos, de destelhamentos de imóveis, de queda de árvores e queda de placas mal fixadas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o boletim, as condições atmosféricas instáveis são influenciadas pela presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Esse sistema favorece a formação e o deslocamento de nuvens carregadas em direção ao estado de Sergipe, reforçado também pelo aquecimento e pela umidade do Oceano Atlântico.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando as condições do clima e novas atualizações serão enviadas em caso de necessidade.

Veja previsão atualizada do Climatempo:

Confira o boletim.

Flamengo joga mal e inicia Recopa com derrota

Com uma atuação muito ruim, o Flamengo foi derrotado pelo placar de 1 a 0 pelo Lanús (Argentina), na noite desta quinta-feira (19) no estádio La Fortaleza, na província de Buenos Aires (Argentina), na partida de ida da Recopa Sul-Americana, competição que coloca frente a frente o atual campeão da Copa Libertadores e o detentor da última edição da Copa Sul-Americana.ebcebc

Após o revés fora de casa, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís tem a oportunidade de garantir o título da competição na próxima quinta-feira (26), quando voltará a medir forças com o time argentino a partir das 21h30 (horário de Brasília), mas desta vez no gramado do estádio do Maracanã. Para ficar com o título no tempo regulamentar, o Rubro-Negro precisa vencer por uma diferença de dois ou mais gols. Em caso de um triunfo pelo placar mínimo, o título será definido na disputa de pênaltis.

Apostando em uma formação diferente, com três jogadores que se destacam pela capacidade de articulação de jogadas (o uruguaio Giorgian de Arrascaeta, o brasileiro Lucas Paquetá e o colombiano Jorge Carrascal), o Flamengo mostrou pouco poder de fogo durante o início da partida. E a principal causa parecia ser a ausência de um centroavante de ofício na equipe, já que o técnico Filipe Luís optou por deixar Pedro e Bruno Henrique no banco.

Já o Lanús apostava na força de vontade e na entrega de seus jogadores para compensar a menor qualidade técnica de seu elenco. E o caminho escolhido pelo técnico Mauricio Pellegrino se mostrou acertado.

Empurrado por sua torcida, a equipe argentina criou boas oportunidades desde os primeiros minutos, e chegou a colocar uma bola no fundo do gol defendido por Rossi logo aos 10 minutos da etapa inicial com Castillo, mas o lance acabou anulado por posição de impedimento.

Após o intervalo Filipe Luís tentou mudar o andamento da partida com a entrada de Pedro no comando de ataque, mas o Lanúns continuou controlando as ações na base da vontade, e o time argentino voltou a ficar muito perto de abrir o placar aos 24 minutos, quando teve outro gol de Castillo anulado.

Porém, aos 31 minutos a insistência de Castillo foi premiada e o centroavante argentino aproveitou bola levantada na área para marcar de cabeça o gol que garantiu a vitória de sua equipe.

Varejo sergipano recua em dezembro, mas fecha 2025 em alta

O comércio varejista ampliado de Sergipe registrou queda de 1,5% em dezembro de 2025 na comparação com novembro, na série com ajuste sazonal.

Gráfico com o desempenho do comércio varejista ampliado sergipano: dezembro/2024 a dezembro/2025
FIES

A análise é do Observatório da Indústria do Sistema FIES, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

Apesar da retração mensal, o resultado acumulado de 2025 registrou crescimento de 0,2% nas vendas em relação a 2024. A receita nominal do comércio ampliado teve desempenho mais expressivo, com alta de 3,7% no acumulado do ano.

Comparativo com dezembro de 2024

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor apresentou resultados mais robustos: as vendas do comércio ampliado cresceram 2,8% e a receita nominal subiu 5,4%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Vale destacar que o comércio varejista ampliado engloba o varejo restrito, vendas de material de construção e o segmento de veículos, motos, partes e peças.

No varejo restrito, o comportamento seguiu tendência semelhante à do comércio ampliado. As vendas recuaram 1,2% e a receita nominal caiu 1,0% frente a novembro, na série ajustada.

No entanto, em relação a dezembro de 2024, as vendas cresceram 3,3% e a receita nominal avançou 5,1%. No acumulado de 2025, as vendas do varejo restrito somaram alta de 1,3%, enquanto a receita nominal cresceu 4,6% frente ao ano anterior.


NE Notícias, com informações do FIES

Verão eleva consumo de energia; veja dicas para economizar

O aumento das temperaturas e dos dias mais longos no verão tende a elevar o consumo de energia nas residências, principalmente pelo uso mais frequente de equipamentos de refrigeração.

Pessoa segurando boleto com a conta de energia
Energisa / Arquivo

Segundo a Energisa, os aparelhos que mais pesam na conta nesta época são ar-condicionado, freezer, geladeira e ventilador.

Com o calor, ar-condicionado e ventiladores costumam ficar ligados por mais tempo, enquanto geladeiras e freezers trabalham com maior esforço para manter a refrigeração. Esse comportamento, combinado ao uso mais intenso de alguns eletrodomésticos, aumenta o consumo no fim do mês.

Orientações práticas para economizar

O especialista em Eficiência Energética Pedro Lins recomenda dar preferência a aparelhos com selo Procel “A” e ajustar o ar-condicionado entre 23°C e 25°C, além de manter os filtros limpos para preservar a eficiência do equipamento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Energisa também orienta não deixar ventiladores ligados em ambientes vazios, pois eles não resfriam o ambiente e podem gerar gasto desnecessário quando usados por longos períodos.​

Cuidados com geladeira, iluminação e stand-by

A recomendação é manter geladeiras e freezers longe de fontes de calor, checar a borracha de vedação, evitar guardar alimentos quentes e reduzir aberturas desnecessárias da porta.

Não forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque isso atrapalha a circulação interna do ar. Por fim, regule o termostato para o funcionamento correto da geladeira.

Pessoa mexendo em lustre para troca de lâmpada
Marcelo Camargo / Agência Brasil

No caso da iluminação, a orientação é aproveitar a luz natural e, quando necessário, usar lâmpadas LED e acender apenas os ambientes em uso. Outra dica é desligar aparelhos direto na tomada ou no botão para evitar consumo em stand-by (em repouso), e não apenas pelo controle remoto.

Outros “vilões” do consumo

Entre os pontos destacados estão reduzir o uso do ferro de passar quando possível e colocar o chuveiro na posição “verão” (ou até manter desligado, quando viável), medidas que ajudam a diminuir o gasto.

Ainda no caso do ferro, passe apenas as peças essenciais. Roupas de cama, de academia e de ficar em casa dispensam o uso do ferro. Para não amassar, basta ter o cuidado de estendê-las corretamente no varal e dobrá-las ou colocá-las em cabides. 

Para consultar mais orientações, a empresa informa que os clientes podem usar o aplicativo Energisa On e a assistente virtual Gisa no WhatsApp, pelo endereço informado no material.


NE Notícias, com informações da Energisa