O assessor e produtor musical Léo Rodrigues, de 39 anos, foi morto a tiros em Aracaju no último sábado (28), por volta das 18h.
Reprodução
O ataque ocorreu no bairro Japãozinho, na zona norte da capital, e está sendo investigado pela Polícia Civil.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo informações preliminares, indivíduos encapuzados em um veículo modelo Onix, de cor preta, efetuaram vários disparos contra a vítima. Léo estava em uma motocicleta, parada em frente a um bar, quando foi atingido e morreu ainda no local.
Até o momento, não há informação sobre a motivação do crime.
Léo Rodrigues era assessor do cantor Leonne O Nobre, que lamentou a morte. O corpo foi sepultado na tarde de domingo (1º), no Cemitério São João Batista, em Aracaju.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Renato recusa proposta do Vasco
Renato Gaúcho recusu prposta feita pelo Vasco pata treinar o clube.
Ele havia pedido o mesmo valor que ganhava como treinador do Fluminense.
Houve contra-proposta.
Na manhã de hoje, Reinaldo telefonou para a diretoria do clube e recusou a posta do Vasco.
Governador recebe alta médica após 5 dias internado
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), recebeu alta médica no final da manhã desta segunda-feira (2). Ele ficou internado no Hospital Primavera, em Aracaju, por cinco dias.
Reprodução
O chefe do Executivo estadual havia dado entrada na unidade hospitalar na última quinta-feira com um quadro de desidratação e síndrome viral. A agenda oficial estava suspensa desde então.
Em vídeo publicado nas redes sociais (veja mais abaixo), Mitidieri falou da recuperação e informou que voltará a dar expediente na próxima quarta-feira (4).
“Segundou com notícia boa, estou de alta. Hoje fazendo cinco dias, mas graças a Deus estou de alta. Só posso retornar mesmo na quarta-feira. Vou obedecer. Até quarta-feira estou me comportando direitinho para voltar com tudo”, afirmou o gestor.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Valmir decide se afastar da Prefeitura de Itabaiana
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), decidiu se afastar do cargo por 30 dias. O objetivo da licença é percorrer municípios de Sergipe para sentir o cenário político antes de tomar uma decisão definitiva sobre a disputa eleitoral deste ano.
OAB Sergipe / arquivo
O vice-prefeito Zequinha da Cenoura assume o Executivo municipal interinamente.
Valmir condicionou sua entrada na corrida majoritária à resposta das ruas. Segundo ele, o termômetro popular ditará os próximos passos.
“Se o povo de Sergipe fizer o chamamento mais uma vez, nesses 30 dias, para que a gente tenha a maioria da vontade do povo sergipano, como eu tive em 22, eu renunciarei à prefeitura e serei candidato a governador”, declarou o político.
No entanto, a decisão foi tomada em regime de plantão. Isso significa que o cenário jurídico pode sofrer alterações caso o entendimento dos tribunais superiores mude no julgamento final do mérito das ações.
Na ocasião, o governador e pré-candidato à reeleição, Fábio Mitidieri (PSD), criticou a articulação jurídica do adversário, lembrando que as ações de improbidade, ligadas ao caso do matadouro de Itabaiana, seguem ativas.
“O tribunal não julgou as condenações dele. Ou seja, seria uma candidatura sub judice novamente, e o sergipano já viu esse filme e sabe o final”, disparou Mitidieri, em referência ao pleito de 2022.
Veja a entrevista concedida ao apresentador Fábio Henrique:
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Médicos da Maternidade N. S. de Lourdes cobram salários atrasados
Na manhã de domingo, 1º de março, o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CRM-SE) e o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) realizaram uma fiscalização na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade estadual referência no atendimento materno-infantil.
Sindimed
A inspeção ocorreu após as entidades receberem denúncias recorrentes de precarização da escala médica e de atrasos salariais envolvendo neonatologistas que atuam na unidade.
A comitiva foi composta pelo presidente do CRM, Dr. Jilvan Pinto Monteiro; pelo presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro; pela diretora do CRM, Dra. Andreia Diniz Franco Maciel Silva; e pelo coordenador de fiscalização do CRM, Dr. Alexandre Pereira.
No local, o grupo foi recebido pela direção técnica da maternidade, que gentilmente apresentou esclarecimentos sobre o funcionamento dos setores e a atual composição das escalas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
De acordo com a fiscalização, a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco), que dispõe de 25 leitos, apresentava déficit de profissionais. O ideal, segundo as entidades, seria a presença de dois médicos diaristas e dois plantonistas. No entanto, neste domingo havia apenas três médicos escalados, faltando um plantonista.
Na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca), com 14 leitos operacionais, foi identificado apenas um plantonista em atividade, quando o adequado seriam dois profissionais.
Outro dado que chamou a atenção diz respeito ao vínculo dos especialistas. Dos 91 neonatologistas que atuam na maternidade, apenas 20 são concursados, o que, segundo as entidades, evidencia um quadro de forte dependência de contratos terceirizados.
Atrasos salariais
Durante a fiscalização, o presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, fez um alerta direto ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde em relação aos atrasos salariais.
“Diante desse cenário, o CRM e o Sindimed perguntam ao governador e à Secretaria: será que esses profissionais estão deixando de dar plantão porque seus salários estão atrasados? Hoje é 1º de março e os médicos neonatologistas não receberam os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Essa situação grave impacta, inclusive, no crescimento da mortalidade neonatal evitável”, afirmou.
Segundo ele, o aumento de óbitos infantis evitáveis nos últimos anos está diretamente relacionado às fragilidades estruturais e administrativas. “Pedimos providências imediatas”, reforçou.
As entidades atribuem a situação à má gestão do contrato firmado com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Organização Social (OS) responsável pela contratação dos médicos na unidade.
Problema vai além
O presidente do CRM-SE, Dr. Jilvan Pinto Monteiro, afirmou que o problema vai além da falta pontual de profissionais.
“Observamos uma precariedade geral de escala e de atendimento que interfere diretamente no desfecho do paciente. Isso tem relação, sim, com o crescimento da mortalidade infantil”, declarou.
Dr. Jilvan Pinto Monteiro
Ele relatou que, na escala da tarde deste domingo, oficialmente não havia médicos previstos. “Hoje há dois plantonistas porque a coordenadora veio dar plantão e outra colega veio ajudá-la. O ideal seriam seis plantonistas. Mesmo assim, na escala oficial não tem ninguém, como ocorre em alguns dias também no período noturno”.
Dr. Jilvan disse ainda que a situação compromete a qualidade da assistência e desestimula novos profissionais a ingressarem na unidade.
A diretora do CRM, Dra. Andreia Diniz Franco Maciel Silva, reforçou a importância estratégica da maternidade para o estado.
“A MNSL é referência para partos de alta complexidade e para prematuros extremos, que necessitam de assistência intensiva. É fundamental que haja atenção especial na contratação dos médicos para que a escala seja preenchida como preconiza a RDC”, destacou.
Vínculos precários
Dr. Helton Monteiro também salientou a fragilidade dos vínculos de trabalho.
“Os colegas não procuram esses serviços porque os vínculos são precários. Não há licença-maternidade, férias, décimo terceiro, estabilidade. Soma-se a isso atraso salarial e relatos de perseguição no ambiente de trabalho”, observou.
Terceirização sob questionamento
De acordo com Dr. Jilvan Pinto, o cenário demonstra que a terceirização da saúde não solucionou os problemas estruturais.
“As escalas continuam com problemas gravíssimos. E, embora a escala seja mantida por uma instituição privada terceirizada, a responsabilidade é do gestor estadual. É preciso questionar como está sendo feita a fiscalização desses contratos e das faturas pagas pelo Estado diante de tantos buracos nas escalas”, afirmou.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Já Dr. Helton anunciou que novas inspeções serão realizadas em outras unidades do estado.
“Vamos fiscalizar não apenas as escalas e a qualificação dos profissionais, pois muitos plantões não contam com médicos com RQE (Registro de Qualificação de Especialista), mas também os contratos firmados com essas organizações sociais”.
Denúncias antigas
As entidades ressaltam que a classe médica vem denunciando há meses os atrasos salariais e a precarização das escalas na maternidade.
A fiscalização deste domingo, segundo os dirigentes, representa mais um passo na tentativa de pressionar por soluções estruturais e imediatas, pois a assistência neonatal enfrenta incertezas que ultrapassam o campo administrativo e atingem a segurança de mães e recém-nascidos.
Assessoria de Comunicação Sindimed
VEJA: Segunda chamada do Prouni
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (2) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026.
A lista pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni. É preciso fazer login da plataforma Gov.br.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais (100% de gratuidade do valor da mensalidade) e parciais (50%) em universidades particulares para estudantes de baixa renda.
Documentação comprobatória
Entre os dias 2 e 13 de março, os pré-selecionados precisam entregar a documentação que comprove as informações prestadas em sua inscrição diretamente na instituição privada de educação superior em que foram selecionados.
O estudante pode comparecer à faculdade privada para entregar fisicamente aos colaboradores a documentação, nos locais de oferta de curso superior. Outro meio é o encaminhamento da documentação virtualmente, por meio eletrônico disponibilizado pela instituição, em um campo específico, em sua página na internet.
Bolsas
O requisito para ter a bolsa integral é comprovar a renda familiar menor ou igual a um salário-mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar não pode ultrapassar três salários-mínimos por pessoa.
O MEC comemora que a edição de 2026 é a maior da história do Prouni, com 22 anos de existência.
Neste ano, estão sendo ofertadas 595.374 bolsas, em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior de todo o país.
Certificação do ensino médio
Os candidatos com 18 anos ou mais que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 – e se enquadram nos pré-requisitos previstos no edital do Enem – devem requerer a declaração de conclusão para apresentar na faculdade.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou documento autenticado na Página do Participante do Enem, o que permitirá a pré-matrícula dos pré-selecionados em instituições de educação superior de candidatos do Prouni.
Segunda chamada
Para quem está de olho nas vagas remanescentes e não foi selecionado na primeira e segunda chamadas, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera do Prouni, entre os dias 25 e 26 de março de 2026, por meio Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Todas as informações sobre as regras do processo seletivo estão no Edital nº 2/2026.
Getam prende condutor bêbado com crianças no veículo em Aracaju
Um homem foi preso em flagrante no domingo (1º) por dirigir sob efeito de álcool no bairro Olaria, na Zona Oeste de Aracaju.
PMSE
A prisão foi realizada por equipes do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), da Polícia Militar.
Os policiais iniciaram a abordagem após perceberem que o automóvel havia invadido a via preferencial em uma avenida da região. Ao se aproximarem para a fiscalização, os militares constataram infrações graves ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) envolvendo o transporte de menores.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
No banco da frente, uma criança viajava no colo de um passageiro. Além disso, havia outras quatro crianças sentadas no banco traseiro do veículo, todas sem o uso obrigatório do cinto de segurança.
Ao receber a ordem de parada, o motorista desceu do carro apresentando falta de equilíbrio, fala desordenada e forte odor etílico. O homem foi submetido ao teste do etilômetro (bafômetro), que confirmou o índice de álcool muito acima do limite permitido pela legislação de trânsito.
Diante da situação de risco e da comprovação da embriaguez, o condutor recebeu voz de prisão no local. Ele foi imediatamente encaminhado a uma delegacia da capital sergipana, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis para o caso.
NE Notícias, com informações da PMSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Confiança e Sergipe vão decidir o Sergipão 2026
O Campeonato Sergipano Série A1 de 2026 definiu, no fim de semana, os dois finalistas após os jogos de volta das semifinais.
Sérgio (ADC)|Guilherme Dayan (CSS)
Em Itabaiana, no estádio Etelvino Mendonça, o Confiança venceu o Itabaiana por 2 a 0 e garantiu vaga na decisão, com gols de Guilherme Nunes e Andrey Quintino.
Na arena Batistão, em Aracaju, Sergipe e América de Propriá empataram por 1 a 1, com gols de Lucas Mineiro e Danielzinho. Com o resultado no tempo normal, a vaga foi decidida nos pênaltis, e o Sergipe se classificou ao vencer por 6 a 5.
Itabaiana x América de Propriá, a definir horário e local Final (Sergipão SuperBet)
Jogo de Ida
Sábado (07/03) 16h – Confiança x Sergipe, arena Batistão, em Aracaju
Jogo de Volta
Sábado (14/03) 16h – Sergipe x Confiança, arena Batistão, em Aracaju
NE Notícias, com informações da FSF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Palmeiras pega o Novorizontino na Final
O Palmeiras venceu o Choque-Rei semifinal contra o São Paulo por 2 a 1 e está classificado para a decisão do Paulistão Casas Bahia.
Cesar Greco|Palmeiras by Canon
Com gols de Maurício e Flaco López, um em cada tempo, o time da Barra Funda irá para a sua sétima final consecutiva, onde irá encontrar o Novorizontino na decisão.
Calleri descontou para o time do Morumbi (vídeo mais abaixo).
Os detalhes da grande final serão definidos pela Federação Paulista de Futebol e clubes em conselho técnico nesta segunda-feira (1). Serão dois jogos, com decisão por pênaltis em caso de empate no agregado.
Veja os melhores momentos:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Chuvas afetam o abastecimento de água em cidades de Sergipe
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Iguá Sergipe informam que, em virtude das intensas chuvas registradas nas cabeceiras e ao longo da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, principal manancial de captação de água bruta da Deso, foram identificadas alterações significativas nas características físicas e biológicas da água.
Estação da Adutora do São Francisco – Lúcio Telles / Arquivo ASN
As equipes técnicas identificaram aumento nos índices de cor e turbidez da água, causado pelo carreamento de sedimentos e pela presença de matéria orgânica, como galhos e folhas, no sistema de captação.
Para garantir a manutenção dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) intensificaram o monitoramento e realizaram ajustes operacionais, com redução temporária da velocidade do tratamento e da produção total de água.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em razão dessa medida preventiva, o volume de água tratada disponibilizado poderá apresentar oscilações momentâneas.
A Iguá Sergipe informa que, em decorrência da redução no sistema de produção das ETAs da Deso neste domingo, 1º, poderá haver intermitência no abastecimento nos municípios de Nossa Senhora da Glória (sede e povoados), Carira, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão, Feira Nova (zona rural), Porto da Folha (sede e povoados), Ribeirópolis, Monte Alegre e Poço Redondo (sede e povoados).
As equipes seguem atuando de forma contínua na manutenção preventiva dos sistemas, na retirada de resíduos nas captações e na adequação dos processos químicos de tratamento, com o objetivo de restabelecer plenamente a produção no menor tempo possível, mantendo a população informada sobre quaisquer atualizações.
Governo de Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: