GTA sobrevoa divisa de SE e AL após fortes chuvas na AL-225
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) realizou um voo operacional para avaliar os impactos das fortes chuvas na divisa entre Sergipe e Alagoas.
GTA|Divulgação
O patrulhamento aéreo concentrou-se no trecho que liga o município de Canindé de São Francisco (SE) a Piranhas (AL), ao longo da Rodovia AL-225.
A missão teve como principal objetivo o apoio às buscas e o monitoramento estratégico das áreas mais afetadas pelas enxurradas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Através da visão aérea, as equipes conseguiram identificar pontos críticos, possíveis regiões isoladas e locais com riscos estruturais imediatos. O levantamento fornece dados ágeis para a tomada de decisões diante do atual cenário de instabilidade climática.
A operação foi desencadeada após solicitação de Luiz Roberto, secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. A iniciativa visa subsidiar um levantamento técnico detalhado das áreas atingidas, servindo de base para a adoção de medidas emergenciais conjuntas.
GTA|Divulgação
Além de realizar o mapeamento aéreo dos danos causados pelas chuvas, o GTA funciona como uma plataforma direta de suporte às equipes terrestres. O helicóptero auxilia na localização exata de áreas de difícil acesso, fortalecendo a integração operacional.
O trabalho ocorre em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e órgãos de Defesa Civil estadual e municipais de ambos os estados.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Fábio Mitidieri continua internado em Aracaju
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), segue internado no Hospital Primavera, em Aracaju, desde a quinta-feira, 26 de fevereiro, com quadro de desidratação associado a uma síndrome viral.
Apesar de apresentar melhora clínica, ainda não há previsão de alta hospitalar.
O governador informou por meio das redes sociais que está bem e sendo cuidado, tranquilizando a população sobre seu estado de saúde.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Em carta, Bolsonaro diz que deu prazo a Michelle
De dentro da prisão, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escreveu uma carta em defesa da esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Reprodução
No texto manuscrito divulgado por aliados neste domingo (1º), ele lamenta os ataques de membros da própria direita contra ela e revela que pediu à esposa que só ingresse ativamente na política a partir deste mês de março.
A manifestação de Bolsonaro ocorre em meio a um tensionamento interno no campo conservador. Militantes e membros do próprio clã têm cobrado de Michelle engajamento maior na pré-candidatura à Presidência do enteado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O deputado cassado Eduardo Bolsonaro, ‘filho 03’ que vive nos Estados Unidos, chegou a criticar publicamente a madrasta e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), acusando-os de “fazer corpo mole” na campanha do irmão.
Em resposta, Nikolas Ferreira rebateu afirmando que “Eduardo não está bem”.
Tanto Michelle, que é pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal, quanto Nikolas Ferreira, defendiam internamente que o candidato ideal da direita seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Apelo por união
Na carta, o ex-presidente tenta colocar panos quentes no racha familiar e político. Ele justifica a ausência da esposa nas articulações afirmando que ela estava focada nos cuidados com ele próprio e com a filha do casal, Laura, que passou por uma cirurgia recente.
Bolsonaro também manda um recado direto aos aliados que têm pressionado o grupo. Segundo ele, numa campanha majoritária ou disputa pelo Senado, “os apoios devem vir pelo diálogo e convencimento, nunca por pressões ou ataques entre aliados”.
Leia a íntegra da carta:
Dirijo-me a todos que comungam comigo dos mesmos valores — Deus, Pátria, Família e Liberdade — para dizer que lamento as críticas da própria direita dirigidas a alguns colegas e à minha esposa.
À Michelle pedi para só se envolver na política após março/26, já que a mesma se encontra por demais ocupada no atendimento da nossa filha Laura, recém operada, bem como nos cuidados à minha pessoa.
Numa campanha majoritária, bem como as cobiçadas vagas para o Senado, os apoios devem vir pelo diálogo e convencimento, nunca por pressões ou ataques entre aliados.
Meu muito obrigado a todos pelo carinho e consideração.
Da nossa união o futuro do Brasil. Jair Bolsonaro
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Ex-presidente do Irã foi morto em bombardeio
O ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, teve a morte divulgada neste domingo (1º) pela agência estatal de notícias Iranian Labor News Agency (ILNA). Ahmadinejad presidiu o Irã entre 2005 e 2013 e foi um dos alvos dos bombardeios promovidos desde sábado (28) por Estados Unidos e Israel contra o país.
Marcello Casal, Jr.|Agência Brasil (Creative Commons)
Segundo as informações publicadas, o político, de 69 anos, morreu após os ataques aéreos a Teerã, junto com seus guarda-costas. Ele estava em sua residência, no distrito de Narmak, na zona leste da capital iraniana.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Outras autoridades iranianas foram confirmadas entre os mortos pelos ataques, como o próprio líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que ocupava o posto vitalício há 36 anos.
Também foram confirmadas pela mídia estatal iraniana as mortes do secretário do Conselho de Defesa, contra-almirante Ali Shamkhani; e do comandante em chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, o major-general Mohammad Pakpour.
Visita ao Brasil
Em 2009, Mahmoud Ahmadinejad fez uma visita oficial ao Brasil, em que tratou de temas internacionais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época em seu segundo mandato.
O ex-líder iraniano defendeu a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Chuvas interditam rodovia em Sergipe
O trecho da Rodovia SE-290 que liga Tobias Barreto a Poço Verde foi totalmente bloqueado após uma erosão provocada pelas fortes chuvas em Sergipe.
DER|SE
Segundo o DER/SE, a interdição deve permanecer até esta segunda-feira, 2.
O departamento informou ainda que a instabilidade do aterro impede a implantação de desvios paliativos, por falta de segurança para os condutores.
O diretor-presidente do órgão, Anderson das Neves, afirmou que a liberação só pode ocorrer com o aterro estável e material seco, e que a empresa deve iniciar os trabalhos de drenagem na segunda-feira (2).
Rotas alternativas
Com o bloqueio total, o DER/SE e o BPRv orientam rotas alternativas para deslocamentos em direção a Aracaju.
❯ Para quem sai de Poço Verde e povoados vizinhos, a orientação é retornar ao centro do município e seguir pela rodovia de acesso a Simão Dias.
❯ Já para quem está no povoado Samambaia e arredores, o trajeto indicado passa por Tobias Barreto, Riachão do Dantas e Lagarto.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A expectativa do DER é iniciar a recuperação da drenagem e do aterro assim que as condições climáticas permitirem o manuseio de material seco, com previsão para a manhã desta segunda-feira, 2.
A interdição e a sinalização no trecho contam com atuação conjunta do DER/SE, Defesa Civil estadual, BPRv e as prefeituras de Tobias Barreto e Poço Verde.
NE Notícias, com informações do DER/SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Novo alerta aponta chuvas intensas em Sergipe até quarta
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa que segue em vigor o aviso meteorológico para chuvas intensas em todo o estado até as 23h59 deste domingo, 1º de março.
Arthuro Paganini|ASN
Além do aviso vigente, um novo alerta meteorológico foi emitido com início às 23h59 do domingo e validade até as 23h59 da quarta-feira, 4, devido à continuidade das instabilidades atmosféricas sobre o estado.
A previsão indica que as regiões agreste e sertão devem concentrar os maiores volumes de chuva ao longo desse período.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As instabilidades atmosféricas estão associadas à atuação de sistemas meteorológicos de grande escala e à elevada umidade proveniente tanto do continente quanto do Oceano Atlântico adjacente, fatores que favorecem a formação e manutenção de nuvens de grande desenvolvimento vertical, responsáveis por precipitações intensas.
Para o período do novo alerta, há possibilidade de acumulados superiores a 50 mm por dia em áreas isoladas. Os ventos podem variar entre 40 km/h e 80 km/h, configurando potencial para impactos associados às condições adversas.
As chuvas e ventos intensos previstos podem trazer riscos para o tráfego em rodovias, provocar alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana, deslizamentos de encostas, destelhamentos de imóveis, queda de árvores e de placas mal fixadas.
Igor Matias|Semac
Há ainda risco de transbordamento de pequenos córregos, riachos, rios e lagoas da região, além da possibilidade de ocorrência de granizo em pontos isolados, especialmente no agreste e sertão.
Litoral, agreste e sertão
No litoral sergipano, a previsão aponta céu nublado, com ocorrência de chuvas de intensidade variável ao longo do período do aviso, podendo ser moderadas a intensas, acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e ventos intensos.
No agreste, as instabilidades devem ocorrer de forma mais significativa, com chuvas moderadas a intensas, trovoadas e descargas elétricas, cenário que pode se intensificar durante a vigência do novo alerta.
Já no sertão sergipano a previsão também indica aumento significativo da nebulosidade e ocorrência de chuvas moderadas a intensas, com possibilidade de acumulados elevados e rajadas de vento.
A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando continuamente as condições atmosféricas, e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento.
Acumulado
Conforme dados da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac, os volumes de chuva registrados nos últimos dias elevaram de forma significativa o acumulado de fevereiro em Sergipe, fazendo com que diversos municípios já ultrapassassem a média climatológica prevista para todo o mês.
Os maiores totais concentram-se no centro-sul, agreste e sertão do estado.
Entre os destaques estão Simão Dias, que acumulou 237,4 mm no mês, Poço Verde, com 229,4 mm, e Canindé do São Francisco, com 216,3 mm, volumes muito superiores aos respectivos normais climatológicos, que variam entre aproximadamente 39 mm e 60 mm nessas localidades.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Entre 24 e 28 de fevereiro, foram registrados acumulados expressivos em curto intervalo de tempo, como 180 mm em Canindé do São Francisco e 89,4 mm em Poço Verde, evidenciando a intensidade e persistência das instabilidades atmosféricas sobre o estado. Considerando o período ampliado entre os dias 19 e 28, o município de Tobias Barreto registrou 144 mm de chuva acumulada.
Outros municípios também apresentam volumes elevados no acumulado mensal, a exemplo de Frei Paulo (164,3 mm), Campo do Brito (153 mm), Riachão do Dantas (149 mm), Lagarto (144 mm) e Itabaianinha (139 mm).
Arthuro Paganini ⏐ ASN
Na Grande Aracaju e no litoral, embora os volumes sejam menores em comparação ao interior, alguns municípios já registram totais próximos ou acima da média mensal, como Nossa Senhora do Socorro (126 mm), Barra dos Coqueiros (96 mm) e Maruim (103 mm).
O cenário reforça o impacto das chuvas recentes no balanço hídrico do estado e explica a elevação do risco de alagamentos, elevação do nível de rios e outros transtornos associados ao excesso de precipitação.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Irã confirma a morte de Khamenei
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, foi assassinado durante a agressão militar dos Estados Unidos (EUA) e Israel contra o país persa. A informação foi confirmada pela mídia oficial iraniana na noite desse sábado (28), no horário de Brasília, já madrugada em Teerã.
khamenei.ir|Creative Commons
Nas primeiras horas do dia, milhares de pessoas foram às ruas em cidades do país para protestar contra o assassinato de Khamenei e lamentar sua morte, conforme mostram imagens aéreas dos veículos estatais iranianos. Foram decretados 40 dias de luto pela morte de Khamenei.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Também neste domingo (1º), foi anunciada a formação de um órgão colegiado para substituir Khamenei. Ele é composto pelos chefes do Executivo, presidente Masoud Pezeshkian, do Judiciário, Gholam Hossein Mohseni Ejeie, e do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, segundo informou o jornal estatal Terah Times.
Além desses, foi nomeado o aiatolá Alireza Arafi para representar no colegiado o Conselho dos Guardiões, órgão que era chefiado por Ali Khamenei, informou a agência iraniana Isna News.
Portanto, o aiatolá Arafi não é o novo líder supremo, que precisa ainda ser eleito pela Assembleia dos Especialistas, ou dos Peritos. O chamado Conselho de Liderança interina assume as funções e poderes de Khamenei até a escolha do novo líder.
Martírio de Khamenei
A residência do chefe de Estado do Irã, Ali Khamenei, há 36 anos no cargo, teria sido bombardeada durante a agressão dos EUA e Israel, matando ainda parte da família do líder político e religioso, incluindo a filha, o genro, a nora e o neto. A informação é do jornal Tehral Times.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As autoridades iranianas ainda informaram o assassinato de outras importantes lideranças do país, como o secretário do Conselho de Defesa, contra-almirante Ali Shamkhani; e o comandante em chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, o major-general Mohammad Pakpour.
As Forças Armadas do Irã advertiram, em nota, que farão com que os EUA e Israel se arrependam.
“Faremos com que os inimigos desta nação, especialmente os Estados Unidos criminosos e o regime sionista maligno, se arrependam com a força, a firmeza e o apoio do povo honrado, e continuaremos o caminho desse líder sábio e poderoso até a última gota de sangue e a rendição dos inimigos”, reiteraram os chefes do Estado-Maior Conjunto do Irã, em nota.
Líder supremo
No cargo de líder supremo há 36 anos, Khamenei estava no topo da estrutura de Poder da República Islâmica do Irã que, além do Executivo, do Parlamento e do Judiciário, conta com o Conselho dos Guardiões, formado por seis indicados do próprio Aiatolá Khamenei e seis indicados pelo Parlamento.
Outro órgão político típico da República Islâmica é a Assembleia dos Especialistas, ou dos Peritos, formada por 86 religiosos eleitos pelo voto popular. Essa assembleia é responsável por eleger o aiatolá que será o líder supremo do Irã. Apesar de o cargo ser vitalício, a Assembleia dos Especialistas pode destituí-lo.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Bahia vence e está na semifinal
O Bahia está classificado para a final do campeonato estadual. A vaga veio neste sábado (28) na Arena Fonte Nova.
Letícia Martins|EC Bahia (@leticiamartinsphoto)
A vitória por 4 a 2 sobre a Juazeirense deixou os comandados do técnico Rogério Ceni na quarta decisão consecutiva do Baiano.
Nem mesmo o placar parcial de 3 a 0 para os donos da casa acalmou a torcida, que protestou muito ainda pela eliminação tricolor na Pré-Libertadores no meio de semana.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Willian José, Pulga e Kike Olivera marcaram para o Bahia, Bino e Vitinho descontaram. Mas Sanabria fechou o placar nos minutos finais.
Agora, o Bahia espera o vencedor de Vitória x Jacuipense, que se enfrentam neste domingo. A final não tem data definida.
Veja os melhores momentos:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre o ator e diretor Dennis Carvalho
Morreu neste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, o ator e diretor Dennis Carvalho. Natural de São Paulo, ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, Rio de Janeiro.
Creative Commons|Reprodução
A causa da morte não foi revelada, a pedido dos familiares do artista. Ele deixa três filhos: Luíza, do casamento com a também atriz Deborah Evelyn; Leonardo, da união com Christiane Torloni, e Tainah, filha de Monique Alves.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Dennis Carvalho dirigiu novelas de grande audiência, como Vale Tudo e Fera Ferida. O início de sua trajetória foi marcado por participações em teleteatros e dublagens de atrações televisivas marcantes. Foi a voz, por exemplo, do capitão Kirk, de Star Trek (Jornada nas Estrelas).
Essas experiências no currículo abriram as portas para Dennis na TV Globo. Dirigiu na emissora, além de novelas, minisséries, como Anos Rebeldes, e o programa de humor Sai de Baixo, exibido semanalmente, com grande Ibope.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã
O governo do Brasil condenou os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, neste sábado (28). Em nota, o Ministério das Relações Exteriores expressou grave preocupação com a situação e lembrou que os bombardeios ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes.
@falasteen47|X (Reprodução)
Para o Itamaraty, a negociação é o único caminho viável para a paz, “posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”.
“O Brasil apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção, de maneira a evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil”, diz a nota.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O embaixador do Brasil em Teerã, André Veras Guimarães, está em contato direto com a comunidade brasileira, para transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança.
As demais embaixadas brasileiras na região também acompanham os desdobramentos das ações militares, “com particular atenção às necessidades das comunidades brasileiras nos países afetados”.
“Recomenda-se aos brasileiros que estejam atentos às orientações de segurança das autoridades locais nos países onde morem ou se encontrem”, alertou o Itamaraty.
Israel lançou um ataque contra o Irã no início da manhã deste sábado (28), declarando estado de emergência “especial e imediato” em todo o país, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também confirmou “grandes operações de combate” no Irã com o objetivo de defender o povo americano, “eliminando ameaças iminentes do regime iraniano”.
Na quinta-feira (26), Irã e Estados Unidos haviam retomado as negociações com o objetivo de encontrar uma solução diplomática para a longa disputa sobre o programa nuclear iraniano. Estados Unidos, Israel e outros países ocidentais afirmam que o programa visa a construção de armas nucleares. O Irã nega a acusação.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: