Foragido de SP por estupro é preso em Sergipe

Um homem de 60 anos, procurado pela Justiça de São Paulo pelo crime de estupro de vulnerável, foi preso neste domingo, 22, no município sergipano de Estância.

Agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE)
Divulgação

A captura foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) com apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar.

A prisão ocorreu na BR-101. As equipes de segurança abordaram o foragido enquanto ele viajava em um ônibus interestadual que havia saído da Bahia. A operação foi viabilizada a partir do compartilhamento de informações de inteligência com a FICCO baiana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Contra o indivíduo constava um mandado de prisão preventiva expedido em 2023 pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Atibaia, no interior paulista.

O crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal, tem pena que pode alcançar 30 anos de reclusão em caso de agravantes. O homem foi levado ao sistema penitenciário de Sergipe e ficará à disposição da Justiça de São Paulo.

Balanço da Força-Tarefa

Formada por policiais federais, civis, militares e penais, a FICCO/SE atua no combate ao crime organizado no estado.

Apenas nos primeiros 60 dias de 2026, a força-tarefa já efetuou 12 prisões, envolvendo capturas de foragidos, combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, além de apreender mais de uma tonelada de entorpecentes.


NE Notícias, com informações da PF/SE

Vasco demite Fernando Diniz

O técnico Fernando Diniz foi pego de surpresa neste domingo (22) com a sua demissão, anunciada logo após a derrota do Vasco para o Fluminense, por 1 a 0, em partida válida pelo Campeonato Carioca.

Técnico Fernando Diniz, no Vasco
Matheus Lima|Vasco

O Cruzmaltino já vinha sofrendo com uma sequência de resultados negativos.

Leia o comunicado oficial do Vasco na íntegra:

“O Vasco da Gama informa que Fernando Diniz não é mais o técnico da equipe.

Junto com ele, os auxiliares Ricardo Cobalchini e Evandro Fornari, e o preparador físico Wagner Bertelli também deixam o clube.

O Vasco agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sorte na continuidade de suas carreiras.

Bruno Lazaroni assume a equipe interinamente.”

VASCO

Flu e Fla ganham e saem em vantagem no Carioca

O Fluminense abriu uma importante vantagem sobre o Vasco nas semifinais do Campeonato Carioca. no estádio Nilton Santos, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Cruzmaltino pelo placar de 1 a 0.

Fluminense e Vasco no no jogo de ida da semifinal do Carioca 2026
Lucas Merçon|FFC

A equipe comandada pelo técnico argentino Luis Zubeldía foi superior durante o confronto e garantiu a vitória graças a gol do colombiano Serna. Nos últimos momentos do confronto, o Fluminense teve que lidar com a desvantagem numérica, após a expulsão do volante uruguaio Facundo Bernal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Tricolor das Laranjeiras e o Vasco voltam a medir forças no próximo domingo (1), a partir das 18h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, na partida de volta das semifinais do Carioca.

Flamengo

Já no estádio do Maracanã, o Flamengo, que entrou em campo sob desconfiança de sua torcida, derrotou o Madureira pelo placar de 3 a 0 em meio a algumas vaias. Os gols foram marcados por Luiz Araújo, Arrascaeta e De la Cruz.

Agora, o Tricolor Suburbano e o Rubro-Negro da Gávea voltam a se encontrar no dia 2 de março, a partir das 21h, para decidirem quem avança à decisão da competição.

CHUVAS EM SERGIPE: Alerta renovado até o fim desta segunda

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa que um novo aviso meteorológico aponta a probabilidade de chuvas moderadas a intensas atingirem a região sul do estado até as 23h59 desta segunda-feira, 23.

Céu nublado no interior sergipano
Igor Matias|Semac

A previsão indica possibilidade de acumulados superiores a 50 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h, acompanhados de trovoadas e descargas elétricas.

De acordo com a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac, as condições atmosféricas instáveis estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), combinado ao escoamento em médios e altos níveis da atmosfera e à elevada umidade proveniente do Oceano Atlântico.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Esse cenário favorece a formação de nuvens convectivas de grande desenvolvimento vertical, capazes de produzir precipitações significativas. As possíveis áreas afetadas são o Leste e o Agreste Sergipano.

Há risco de impactos como alagamentos, dificuldades no tráfego em rodovias, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, destelhamentos de imóveis, queda de árvores e de placas mal fixadas.

Também há possibilidade de elevação do nível dos principais rios e lagoas da região.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando continuamente as condições atmosféricas, e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento.

Veja previsão do Climatempo:

São Paulo e Palmeiras se garantem nas semifinais

Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Paulista foram definidos na noite deste sábado (21). O primeiro classificado foi o São Paulo, que, jogando no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, derrotou o Bragantino pelo placar de 2 a 1.ebcebc

São Paulo e Bragantino pelo Paulistão 2026
Rubens Chiri|São Paulo FC

Jogando em casa, o Massa Bruta iniciou melhor na partida, mas o Tricolor do Morumbi assumiu o controle das ações com o decorrer do tempo e conseguiu abrir o marcador antes do intervalo, aos 39 minutos com o volante paraguaio Bobadilla.

Logo no início da segunda etapa a equipe do técnico argentino Hernán Crespo ampliou sua vantagem com o atacante Lucas Moura. Aos 27 o Bragantino chegou a ensaiar uma reação com um gol de Gustavo Marques. Mas o placar não foi mais alterado até o apito final.

Porco semifinalista

Quem também avançou na competição foi o Palmeiras, graças a uma vitória por 4 a 0, com um gol do meio-campista Andreas Pereira, um do meia-atacante Ramón Sosa e dois do centroavante Vitor Roque em partida disputada na Arena Barueri.

Reprodução

Agenda do Paulista

Os outros dois semifinalistas do Paulista serão conhecidos neste domingo (22), quando Novorizontino recebe o Santos no estádio Jorge Ismael de Biasi, a partir das 16h (horário de Brasília), e a Portuguesa mede forças com o Corinthians no estádio do Canindé, a partir das 20h30.

Em regime de duplas, João Fonseca vai à final

Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo se garantiram na decisão do Rio Open. A classificação foi alcançada após superarem os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 2/6 e 13/11, na tarde deste sábado (21) na quadra Guga Kuerten, a principal do Jockey Club Brasileiro, que fica na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

João Fonseca e Marcelo Melo na final do Rio Open
@RioOpenOficial|X (Reprodução)

Agora, Fonseca e Melo aguardam a outra semifinal para conhecerem seus adversários na grande decisão. O outro finalista será definido no confronto entre o alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase e entre o argentino Guido Andreozzi e o francês Manuel Guinard.

Eliminação nas simples

Um título nas duplas pode servir como uma espécie de prêmio de consolação para João Fonseca, que ficou de fora da disputa de simples após ser surpreendido, na última quinta-feira (19), pelo peruano Ignácio Buse. O brasileiro foi derrotado pelo 91º do mundo em simples por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 3/6 e 4/6, nas oitavas de final do Rio Open.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Rio Open é um torneio nível ATP 500, o terceiro em importância no circuito, que dá 500 pontos ao campeão no ranking. Apenas os eventos de nível ATP 1000 e os Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) têm peso maior.

Polícia cumpre mandado de prisão por morte no réveillon na Praia do Abaís

A Delegacia Regional de Estância cumpriu mandado de prisão preventiva contra o homem investigado pelo homicídio de Leonan dos Passos, ocorrido durante as festividades de réveillon na Praia do Abaís, no município estanciano.

Viatura da Polícia Civil em Estância
Polícia Civil de Sergipe

A ordem judicial foi executada após detalhado trabalho investigativo das equipes locais.

Segundo as investigações, o suspeito é apontado como autor dos disparos que atingiram a vítima na orla da Praia do Abaís. Até então, ele respondia ao processo em liberdade, mediante o cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante do avanço das apurações, o Ministério Público de Sergipe solicitou a decretação da prisão preventiva. O pedido foi acolhido pelo Juízo da Comarca de Estância, que entendeu haver indícios suficientes de autoria e materialidade do crime.

A decisão judicial destacou a necessidade da prisão como forma de garantir a ordem pública e assegurar o regular andamento do processo. O mandado foi cumprido no bairro Porto da Areia, em Estância, onde o investigado foi localizado e detido pelos policiais civis.

O delegado Paulo Cristiano, responsável pelo caso, ressaltou o empenho das equipes na elucidação do crime.

“Trata-se de um homicídio que causou grande comoção social, por ter vitimado um jovem bastante conhecido e querido na cidade. Desde o dia do fato, os investigadores atuaram de forma contínua para esclarecer o ocorrido e responsabilizar os envolvidos”, afirmou.


SSP/SE

Chuvas em Sergipe até a noite deste sábado

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa que o aviso meteorológico foi renovado e aponta a possibilidade de chuvas moderadas a intensas atingirem todo o território sergipano até as 23h59 deste sábado, 21.

Céu nublado no estado de Sergipe
Arthuro Paganini|ASN

Inicialmente válido entre as 13h da quinta-feira, 19, e a noite da sexta-feira, 20, o alerta foi estendido devido à permanência das condições atmosféricas adversas.

O acumulado de chuva no período pode ultrapassar 50 mm por dia, com necessidade de atenção especial para as regiões do agreste e do sertão, onde há maior potencial para acumulados significativos e impactos associados. 

A previsão também alerta para a ocorrência de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, além de trovoadas e descargas elétricas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As chuvas intensas previstas podem trazer riscos para o tráfego em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, destelhamentos de imóveis, queda de árvores e de placas mal fixadas.

De acordo com o boletim, as condições atmosféricas instáveis estão sendo influenciadas pela presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Ao longo da borda desse sistema, há formação de nuvens carregadas que influenciam as condições do tempo sobre o estado de Sergipe, reforçadas também pelo aquecimento e pela umidade do Oceano Atlântico, além da elevada umidade atmosférica.

Após o encerramento do aviso meteorológico na noite de sábado, 21, a previsão para o domingo, 22, indica condições mais estáveis em todo o estado, com sol entre nuvens, temperaturas elevadas e possibilidade apenas de chuvas fracas e isoladas.

Apesar da melhora momentânea, a tendência para a próxima semana é de retorno de instabilidades e ocorrência de chuvas volumosas em diferentes regiões do estado.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando as condições do clima, e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento.

➥ Confira o boletim

Veja previsão do Climatempo:

UFS sofre ataque cibernético e manda desligar computadores

A Universidade Federal de Sergipe informa que, através da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), identificou um ataque cibernético direcionado a computadores com sistema operacional Windows em sua infraestrutura de tecnologia da informação.

Tão logo a ocorrência foi detectada, as equipes técnicas adotaram as medidas de segurança cabíveis e iniciaram a análise detalhada para avaliação da extensão e dos possíveis impactos do incidente.

Como medida preventiva, a Universidade recomenda que os equipamentos que utilizam sistema operacional Windows permaneçam desligados, dentro das dependências da instituição, até a conclusão da avaliação técnica.

A UFS esclarece que os sistemas SIG (SIGRH, SIGAA, SIGADMIN, SIPAC eSIG), bem como o SEI, Polare e Daffy, seguem funcionando normalmente, sem prejuízo às atividades acadêmicas e administrativas.

A Universidade reafirma seu compromisso com a segurança da informação, a transparência e a adoção de todas as providências técnicas e administrativas necessárias para resguardar seus dados e serviços.


Universidade Federal de Sergipe

Bolsa sobe e dólar cai com o fim do tarifaço

A decisão de Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar a maior parte do tarifaço do governo de Donald Trump provocou uma onda de euforia no mercado financeiro. 

Presidente Trump
Andrea Hanks / Casa Branca

A bolsa de valores bateu recorde e superou a marca de 190 mil pontos pela primeira vez. O dólar caiu para menos de R$ 5,20 e alcançou o menor nível em quase dois anos.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta sexta-feira (20) aos 190.534 pontos, com alta de 1,06%. Ações de mineradoras e de bancos, com grande peso no índice, lideraram os ganhos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na semana, encurtada pelo carnaval, a bolsa brasileira subiu 2,18%. A bolsa acumula alta de 18,25% em 2026.

O dia também foi marcado pela euforia no mercado de câmbio. O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,176, com recuo de R$ 0,051 (-0,98%). A cotação abriu próxima da estabilidade, mas começou a cair ainda no meio da manhã, antes da decisão da Suprema Corte, consolidando-se no nível de R$ 5,17 perto do fim da sessão.

A moeda estadunidense está no menor nível desde 28 de maio de 2024, quando estava em R$ 5,15. A divisa caiu 1,03% na semana e acumula queda de 5,69% em 2026. O euro comercial também teve forte recuo, caindo 0,86% e fechando a R$ 6,09, o menor nível desde 27 de fevereiro do ano passado.

Em todo o planeta, o dólar caiu após a Suprema Corte derrubar quase a totalidade das tarifas impostas pelo governo do presidente Donald Trump. As moedas de países emergentes foram bastante beneficiadas.

Mesmo o anúncio de Trump de que pretende impor uma tarifa global de 10% por 120 dias sobre os produtos que entrarem nos Estados Unidos não afetou o mercado. Após a entrevista coletiva, o dólar acelerou a queda e a bolsa ampliou a alta.

Com informações da Reuters