Nova pesquisa indica disputa acirrada pelo Governo de Sergipe
A Rede Xodó apresentou nesta quarta-feira, 6 de maio, dados de mais uma pesquisa eleitoral para o Governo de Sergipe, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-07141/2026.
Lukas / Pexels
Os números revelam um cenário de polarização entre os principais nomes, com Valmir de Francisquinho mantendo ligeira vantagem numérica sobre o atual governador Fábio Mitidieri.
Intenções de voto estimulada
No cenário em que os nomes são apresentados aos entrevistados, o ex-prefeito de Itabaiana lidera com 35,37%. O governador Fábio Mitidieri registra 32,99%. Como a diferença é de 2,38 pontos percentuais e a margem de erro do levantamento é de 2,82 pontos para mais ou para menos, os candidatos estão em situação de empate técnico.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os demais nomes citados na pesquisa são Ricardo Marques, com 7,37%; Dr. Emerson, com 1,15%; Dr. Helton Monteiro, com 0,72%; e Emanoel Cacho, com 0,38%.
O grupo de eleitores que declarou voto branco ou nulo chega a 15,70%, enquanto 6,32% não souberam ou não responderam.
Índices de rejeição
Outro dado relevante no levantamento divulgado pelo Jornal da Xodó foi o índice de rejeição. Segundo a pesquisa, Fábio Mitidieri lidera nesse quesito, sendo o nome mais rejeitado entre os pré-candidatos apresentados ao eleitorado sergipano. O governador aparece com 24,49% de rejeição, enquanto Valmir de Francisquinho registra 13,72%.
O trabalho de campo foi conduzido pelo EIPE (Exclusivo Instituto de Pesquisa e Ensino) entre 30 de abril e 4 de maio de 2026. Foram realizadas 1.206 entrevistas em 32 municípios sergipanos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Veja os números na íntegra:
Jornal da Xodó Com informações da assessoria de Valmir
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Preso suspeito de assaltos a estudantes em Aracaju
A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia Metropolitana de Aracaju, prendeu em flagrante nesta quarta-feira (6), um homem suspeito de realizar uma série de assaltos contra estudantes na capital.
SSP/SE|Divulgação
A captura ocorreu durante a segunda fase da Operação Contenção, que visa combater crimes patrimoniais praticados de forma continuada em Sergipe.
As investigações tiveram início após diversas vítimas procurarem a unidade policial para relatar ocorrências com características semelhantes. O trabalho do setor de inteligência identificou um padrão na atuação do suspeito, o que permitiu às equipes localizar e deter o sujeito.
Método de abordagem
O delegado Gregório Bezerra, coordenador da operação, detalhou que o suspeito abordava as vítimas perguntando pela localização da “Rua Ribeiro”. O objetivo era baixar a guarda dos jovens para, logo depois, anunciar o assalto.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A identificação do investigado, que não teve o nome revelado, foi facilitada por um detalhe físico específico. Segundo o delegado Carlos Antônio, várias vítimas mencionaram uma tatuagem de duas lágrimas abaixo do olho do assaltante. Este traço distintivo ajudou as equipes policiais no reconhecimento e na localização do indivíduo.
A força-tarefa começou na última segunda-feira, 4, e não tem data para terminar. A Secretaria de Segurança Pública informa que mantém o reforço no policiamento na área central de Aracaju e a intensificação das investigações para coibir novos crimes de natureza patrimonial na região.
Com informações da SSP
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre Alberto Silveira Leite, conselheiro do TCE/SE
NOTA – O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) manifesta profundo pesar pelo falecimento do conselheiro substituto aposentado Alberto Silveira Leite, ocorrido nesta quarta-feira, 6, aos 85 anos.
Divulgação
Natural de Aracaju, onde nasceu em 1940, Alberto Leite teve trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e contribuição histórica à consolidação do controle externo em Sergipe.
Integrante dos primeiros quadros do Tribunal, participou ativamente da construção institucional do TCE/SE, tornando-se referência de ética, discrição, competência técnica e compromisso com a legalidade.
Bacharel em Direito, aposentou-se da Corte de Contas em 2010, após décadas de relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe.
O velório ocorre na Osaf, localizada na Rua Itaporanga, em Aracaju. O sepultamento será realizado às 16h, no Cemitério Santa Isabel.
Trajetória e legado
Nomeado auditor do TCE/SE em 18 de fevereiro de 1970, durante o governo de Lourival Baptista, Alberto Silveira Leite esteve entre os pioneiros da instituição e acompanhou de perto os primeiros passos do Tribunal de Contas de Sergipe.
Ao longo de sua atuação, consolidou reputação de técnico minucioso, imparcial e comprometido com a defesa do interesse público, destacando-se pela consistência de seus pareceres e pela firme atuação no controle da legalidade dos atos da administração pública.
Filho do ex-governador José Rollemberg Leite, Alberto Leite integrava uma tradicional família de juristas sergipanos, entre os quais se destacam o ex-senador Leite Neto, o professor Gonçalo Rollemberg Leite — um dos fundadores da Faculdade de Direito de Sergipe — e a desembargadora aposentada Clara Leite Rezende.
Também é pai do imortal da Academia Sergipana de Letras, José Rollemberg Leite Neto.
Neste momento de dor, o TCE/SE solidariza-se com familiares, amigos e todos aqueles que conviveram com Alberto Leite, rendendo homenagens à sua memória e ao legado deixado em favor da administração pública sergipana.
Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
TRE-SE mantém multa a Rodrigo Valadares por uso de IA
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe confirmou a condenação do deputado federal Rodrigo Valadares ao pagamento de multa por descumprimento de normas sobre o uso de inteligência artificial em propagandas.
Bruno Spada|Câmara dos Deputados
A Corte entendeu que a ausência de aviso prévio sobre o uso da tecnologia fere a transparência exigida pela legislação eleitoral vigente.
Confira abaixo os detalhes da decisão em comunicado oficial do tribunal:
Na sessão plenária (vídeo mais abaixo) de terça-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por unanimidade, manteve a decisão que determinou a remoção de conteúdo veiculado com uso indevido de inteligência artificial, sem a devida identificação, bem como a aplicação de multa no valor de R$ 5 mil a ser paga por Rodrigo Santana Valadares, apontado como responsável pela divulgação do material irregular.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
De acordo com o relator do caso, o juiz Leonardo Souza Santana Almeida, a irregularidade não está relacionada ao teor da mensagem divulgada, mas à forma de veiculação.
A legislação eleitoral exige que conteúdos produzidos ou manipulados por meio de inteligência artificial sejam identificados de modo claro, garantindo transparência e lisura em relação ao escrito, à imagem ou ao vídeo.
O responsável pela divulgação alegou que a publicação estava amparada pela liberdade de expressão. O argumento, contudo, não foi acolhido, uma vez que a decisão não restringiu o conteúdo da manifestação, mas apontou o descumprimento de exigência legal relativa à transparência no uso de tecnologia com inteligência artificial.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece a obrigatoriedade de informar, de forma explícita e acessível, se conteúdos utilizados em propaganda eleitoral forem gerados ou manipulados por meio de inteligência artificial.
Por unanimidade, os membros do TRE-SE mantiveram a decisão, que determinou a retirada do material e a aplicação da penalidade.
Assista ao julgamento:
TRE/SE Com informações do TRE/SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Paralisação dos professores em Socorro
Professores da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro decidiram paralisar as atividades na próxima terça-feira, 12 de maio.
Reunião da categoria com o vice-prefeito Elmo Paixão | Sintese
A decisão foi tomada em assembleia realizada após a nona rodada de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) e a administração municipal, ocorrida na tarde de ontem, 5 de maio.
A categoria rejeitou a proposta apresentada pela gestão, que mantinha o impasse sobre a atualização do piso salarial e direitos da carreira. Os docentes aguardavam o desfecho da reunião em vigília na sede da prefeitura.
Impasse
De acordo com o Sintese, não houve atualização do piso salarial em 2025. Para o ano de 2026, a gestão municipal propôs aplicar o índice de 5,4% a partir de maio, mas com o pagamento do retroativo de 2025 e dos meses iniciais de 2026 parcelado em 12 vezes, iniciando apenas em janeiro de 2027.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Adenilde Dantas, diretora Financeira do Sintese e professora na rede de Socorro, afirmou que a prefeitura pretende reduzir a gratificação de regência (adicional pago pelo trabalho em sala de aula) de 30% para 15%. Segundo a dirigente, a medida é ilegal por configurar redução de remuneração.
O sindicato aponta que a gestão condicionou a aplicação do reajuste do piso à aceitação desse corte no direito conquistado pela categoria.
Manifestação e próximos passos
A vice-presidenta do Sintese, Leila Moraes, relatou que a categoria considera a proposta um desrespeito aos trabalhadores efetivos e contratados. Com a rejeição unânime, o movimento de paralisação foi oficializado para a próxima semana como forma de pressionar por avanços na pauta de reivindicações.
A audiência de negociação contou com a presença dos diretores sindicais Simone Gama e Manoel Pedro Cardoso. Pela gestão municipal, participaram o vice-prefeito, Elmo Paixão, o secretário municipal de Educação, Altemar Santos, e outros representantes técnicos da prefeitura.
Com informações de Elisângela Valença (Sintese)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Operação combate vazamento de vídeos íntimos em Sergipe
A Polícia Civil de Sergipe deflagrou na manhã desta quarta-feira (6) a Operação Circuito Fechado para combater a divulgação não autorizada de conteúdos íntimos em Santa Rosa de Lima.
SSP-SE|Divulgação
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão com acompanhamento de peritos criminais, que realizaram análises preliminares ainda no local. Dispositivos eletrônicos foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnica.
Investigação
O caso teve início após denúncia de uma vítima sobre a circulação de um vídeo íntimo gravado quando ela ainda era adolescente. Conforme apurado, o material teria sido exposto após a formatação de um aparelho celular em um computador de terceiros.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As oitivas realizadas ao longo do inquérito revelaram contradições entre os envolvidos, incluindo o ex-namorado da vítima e os proprietários do computador, o que levou à representação judicial pelos mandados de busca e apreensão.
Extensão dos crimes
O nome Circuito Fechado faz referência à necessidade de interromper o ciclo de compartilhamento ilegal de imagens de nudez e conteúdo sexual. Todo o material apreendido foi encaminhado ao Instituto de Criminalística, em Aracaju, onde passará por análise detalhada para identificar o responsável pelo compartilhamento original.
Durante as diligências, a Polícia Civil também recebeu informações de que um dos investigados teria o hábito de registrar e divulgar, sem consentimento, imagens íntimas de parceiras na região.
Como denunciar
A Polícia Civil solicita que possíveis vítimas compareçam à Delegacia Distrital de Santa Rosa de Lima. A colaboração é fundamental para dimensionar a extensão dos crimes e responsabilizar o investigado por todas as condutas ilícitas.
A ação foi conduzida pela Delegacia Distrital local com apoio da Delegacia de Carmópolis, da Polícia Militar e da Polícia Científica.
Com informações da SSP/SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Estudo do Governo sobre os limites entre Aracaju e São Cristóvão
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e a Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE/SE) protocolaram na Justiça Federal o estudo técnico sobre os limites territoriais entre Aracaju e São Cristóvão, elaborado entre outubro de 2025 e abril deste ano a pedido do próprio tribunal.
Zona de Expansão|Drone: Nelson Albuquerque Ferreira
O relatório identificou dois dos três marcos históricos previstos na Lei Estadual nº 554/1954: as cabeceiras do Riacho Palame e o Mondé da Onça, consolidando entendimentos técnicos sobre estes pontos com base em consenso entre as partes, fundamentados em elementos geográficos estáveis e bases cartográficas consistentes.
Em relação ao terceiro marco, o estudo constatou a impossibilidade técnica de localizar o ponto denominado “Pontal Norte”, na foz do Rio Vaza-Barris. Com isso, o Governo do Estado sugere a adoção de novas medidas resolutivas para o impasse.
“O estudo técnico identificou os marcos do Riacho Palame e do Mondé da Onça e indicou a impossibilidade da localização do marco N, o que impede a delimitação objetiva dos limites municipais nos termos da legislação de 1954. Em relação a esse ponto, há ao menos cinco demarcações que podem ser consideradas e que podem ser objeto de mediação judicial junto aos municípios. Diante disso, o Estado entende que o melhor caminho seria a adoção de critérios alternativos baseados em referências territoriais estáveis, especialmente feições naturais consolidadas, o que pode ser buscado, nos termos da nova legislação e sob a condução da Assembleia Legislativa de Sergipe, com a definição dos limites municipais a partir da elaboração do estudo de viabilidade municipal e de um plebiscito que considere a opinião da população dos dois municípios”.
Julio Filgueira, secretário da Seplan
O estudo
O objetivo do trabalho foi buscar a identificação dos marcos geodésicos da configuração entre os dois municípios a partir de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e acompanhamento de técnicos representantes dos municípios envolvidos.
A subsecretária de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana, Danilla Andrade, responsável pelo Projeto de Atualização de Limites Municipais do Estado e que esteve à frente do estudo técnico não apenas de Aracaju e São Cristóvão, mas de outros municípios sergipanos, explica a particularidade deste caso.
“No âmbito de experiências similares, já foram conduzidos diversos estudos técnicos com definição de limites territoriais, incluindo casos em fase de validação junto aos municípios e outros já convertidos em lei, não se verificando, nestes outros casos, marcos que estivessem vinculados a feição natural tão instável quanto a foz de um curso d’água, o que reforça o caráter excepcional e a complexidade do caso de Aracaju e São Cristóvão”.
Danilla Andrade
Segundo a subsecretária, a indefinição deve-se à alta dinâmica costeira da região, onde processos naturais de erosão e sedimentação alteraram a linha de costa ao longo das décadas, além da ausência de mapas oficiais da época.
“Como a legislação de 1954 baseou-se em termos geográficos mutáveis, a equipe técnica avaliou que qualquer fixação arbitrária desse ponto extrapolaria suas competências, dada a inexistência de uma referência física atual e estável”, complementou.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A conclusão do estudo, disponibilizado de forma integral apenas à Justiça Federal, sugere a adoção de mecanismos de mediação judicial para definir o traçado final da divisa, por meio de critérios alternativos baseados em feições naturais consolidadas, seguindo as diretrizes modernas de atualização de limites adotadas pelo IBGE.
Após a conclusão desta etapa, cabe à Justiça Federal definir os próximos trâmites do impasse. De acordo com o órgão, os relatórios foram encaminhados aos municípios, que possuem prazo de 30 dias para manifestação e, se necessário, a realização de uma nova audiência de conciliação.
Sobre o estudo
Embora não seja parte no processo, o Estado acompanha o tema dos limites entre os municípios por meio da Seplan e da PGE/SE, atendendo à solicitação da Justiça Federal para realização de estudo técnico que visa a identificação dos limites de que trata a Lei de 1954, quando foram definidas as áreas designadas para ambos os municípios.
Divulgação
Iniciado em outubro de 2025, as etapas incluíram levantamento histórico, documental e cartográfico, reuniões de alinhamento entre as equipes para detalhamento da metodologia e indicação dos representantes dos municípios, trabalho de campo e elaboração final do relatório encaminhado à Justiça, que totalizou 287 páginas.
Com informações da ASN
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Circulação da gripe K em Sergipe
A circulação da gripe K em Sergipe está sendo monitorada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE). A unidade, gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), avaliou amostras recentes e confirmou a presença do subclado K da influenza A (H3N2) no território sergipano.
Victor Siqueira/SES
Essa detecção ocorreu devido à análises laboratoriais conjuntas e ao sequenciamento genômico executado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Oficialmente chamada de subclado J.2.4.1, a gripe K não representa o surgimento de um novo vírus. Trata-se de uma subdivisão gerada por mutações genéticas naturais da influenza A acumuladas com o tempo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Mesmo não sendo uma doença inédita, essas pequenas alterações têm o potencial de afetar o padrão de circulação do patógeno e a resposta do corpo humano à infecção.
Alta de infecções e proteção vacinal
O superintendente do Lacen/SE, Cliomar Alves, associa a variante do vírus influenza H3N2 à recente alta nacional de diagnósticos de síndrome gripal.
“O subclado K é uma variante da influenza H3N2 que está causando o aumento dos números de casos de influenza neste período de sazonalidade. Ele já foi confirmado praticamente em todos os estados do Brasil”, detalhou o gestor.
SES
A descoberta da cepa não diminui a eficácia da imunização. As doses aplicadas rotineiramente seguem como a barreira mais segura contra os quadros severos da infecção respiratória.
“Uma coisa importante é que esse subclado K está protegido com a vacina. Apesar de ser um novo subclado, ele é uma mutação genética que o vírus da influenza sofreu e não interfere na ação vacinal”, garantiu Cliomar Alves.
Para a população, a recomendação é manter a vacinação em dia, ficar atenta aos sintomas e buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS).
As vacinas estão liberadas para os grupos prioritários nas UBS dos 75 municípios sergipanos, e é a principal forma de prevenção contra casos graves e hospitalizações.
Monitoramento contínuo
O trabalho de rastreio de agentes respiratórios executado pelo laboratório estadual é ininterrupto. A rotina da unidade ultrapassa a simples entrega de resultados.
“Nós não paramos o diagnóstico quando emitimos um laudo para o paciente ou para a vigilância. Continuamos fazendo análises dentro do laboratório. Se o resultado for negativo, investigamos outros vírus. Se for positivo, avaliamos a carga viral e, sendo suficiente, realizamos o sequenciamento genômico”, explicou o superintendente.
Com informações da ASN
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Iguá Sergipe é alvo de ações do MP por falta de água em Aracaju
Quem mora em bairros como Japãozinho, Cidade Nova ou Industrial sabe o que é abrir a torneira de madrugada na esperança de que a água apareça. A caixa não enche, a pressão não sustenta, e a fatura chega no valor cheio.
Mário Sousa / Sedurbs
Diante desse cenário, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Sergipe (MPSE) protocolou uma série de Ações Civis Públicas (ACPs) contra a Iguá Sergipe, empresa privada que assumiu a concessão do saneamento no estado.
As ações pedem regularização imediata do abastecimento e redução de 50% nas faturas enquanto as falhas persistirem.
Confira o comunicado oficial do MPSE na íntegra:
O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Aracaju, protocolou uma série de Ações Civis Públicas (ACPs) em face da concessionária Iguá Sergipe.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As medidas judiciais foram motivadas por constantes reclamações de moradores de diversos bairros da capital sobre a interrupção no fornecimento de água e irregularidades nas cobranças tarifárias. De acordo com o MPSE, a deficiência no serviço essencial compromete a dignidade e a saúde dos consumidores.
As ações abrangem localidades como os bairros Santo Antônio (Loteamentos Jardim Petrópolis, São Sebastião e Vila Ana), José Conrado de Araújo, Industrial (Conjunto Duque de Caxias), 18 do Forte, Cidade Nova, Japãozinho e Luzia.
Em todos os casos, o Ministério Público aponta que o desabastecimento é rotineiro, com relatos de consumidores que recebem água apenas em períodos residuais, muitas vezes durante a madrugada e com pressão insuficiente para abastecer reservatórios domésticos.
Na fundamentação jurídica das ações, a Promotoria de Justiça destaca que a Iguá Sergipe descumpre o princípio da continuidade do serviço público, previsto no Código de Defesa do Consumidor e na Lei de Concessões.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O MPSE argumenta que a responsabilidade da empresa é objetiva, não sendo justificável que os usuários arquem com prejuízos decorrentes de falta de investimento na rede ou falhas operacionais, independentemente de problemas herdados de gestões anteriores.
O Ministério Público Estadual requer, em sede de liminar, que a concessionária regularize imediatamente o abastecimento nas áreas afetadas. Além da normalização do serviço, o MPSE solicita a redução de 50% no valor das faturas para os moradores atingidos enquanto persistirem as interrupções, além da suspensão do pagamento de tarifa de disponibilidade para quem consome menos de 10m³, sob o argumento de que a cobrança integral por um serviço não prestado de forma adequada caracteriza prática abusiva.
As ações também pleiteiam que a Iguá Sergipe apresente relatórios técnicos detalhando as causas do desabastecimento e as medidas adotadas para a correção definitiva do problema.
Além disso, o Ministério Público requer a condenação da empresa ao pagamento de indenização por danos sociais, em razão do impacto coletivo negativo gerado pela má prestação do serviço essencial em larga escala na capital sergipana.
O objetivo das ações é assegurar que a população de Aracaju tenha acesso regular e eficiente à água tratada, sem ser penalizada por cobranças indevidas durante períodos de irregularidade no fornecimento. O pleito foi ajuizado e segue aguardando apreciação do Poder Judiciário.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Operação fiscaliza postos de combustíveis em Sergipe
A Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe, coordena a Operação Consumo Seguro no estado entre os dias 5 e 7 de maio.
SSP/SE
A ação nacional, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como alvo postos de combustíveis e reúne diferentes órgãos para fiscalizar a qualidade dos produtos, a formação de preços e o volume fornecido ao consumidor.
Em Sergipe, a operação conta com a participação do Procon, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e da Coordenadoria-Geral de Perícias (Cogerp).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A fiscalização teve início na manhã desta terça-feira (5), com foco na identificação de irregularidades na qualidade dos combustíveis, na formação de preços e no volume efetivamente fornecido durante o abastecimento. As ações estão previstas para a capital e o interior do estado.
A operação reúne órgãos com atribuições complementares, o que permite verificação simultânea de aspectos técnicos, administrativos e criminais, conforme explicou o delegado Guilherme Volkweis, responsável pela Decon e coordenador da operação em Sergipe.
Preços e qualidade dos combustíveis
No campo da defesa do consumidor, o Procon atua na análise da precificação e de possíveis práticas abusivas. O diretor adjunto do órgão, Arthur Santana, informou que esta é a quarta ação conjunta realizada em 2026.
Augusto Reis, especialista em regulação de combustíveis|SSP/SE
A ANP responde pela análise da qualidade dos combustíveis, com uso de equipamentos que permitem verificação imediata em campo. O especialista em regulação Augusto Reis explicou o método utilizado:
“Estamos em campo com um espectrofotômetro, equipamento que permite analisar, de forma imediata, diversas características do combustível. Com ele, conseguimos identificar, por exemplo, o teor de biodiesel no diesel e detectar a presença de substâncias proibidas, como o metanol, que não pode estar presente em combustíveis automotivos.”
Augusto Reis, especialista em regulação de combustíveis
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Volume cobrado
O ITPS atua na aferição da volumetria (verificação da quantidade efetivamente entregue), confirmando se o volume abastecido corresponde ao valor pago pelo consumidor.
“A atuação do nosso órgão na operação garante que o consumidor receba exatamente o volume que está sendo pago, além de observar condições de segurança no manuseio dos combustíveis”, afirmou a gerente executiva Jucileide Ferreira.
Esfera criminal
A Decon e a Cogerp concentram a atuação voltada à responsabilização criminal. Durante a fiscalização, havendo indícios de fraude, as equipes realizam a coleta de amostras para análise pericial, capaz de confirmar a presença de substâncias fora dos padrões permitidos ou outras irregularidades.
“A coleta e a análise laboratorial realizadas no Instituto de Análises e Pesquisas Forenses permitem identificar alterações na composição dos combustíveis e dão suporte às medidas legais cabíveis”, concluiu o perito criminal Altino Azevedo.
Veja as imagens da operação em Sergipe:
Polícia Civil Com informações da SSP
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: