Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 3.001 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (28). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 130 milhões para o próximo sorteio, marcado para quinta-feira (30).

Cartelas da Mega-Sena
Marcello Casal Jr|Agência Brasil

As dezenas sorteadas foram: 01, 13, 32, 36, 43 e 60.

Na faixa da quina, 92 apostas acertaram cinco números e cada uma receberá R$ 41.209,18. Já na quadra, 5.877 apostas acertaram quatro dezenas, com prêmio de R$ 1.063,34 por bilhete.

Como apostar no próximo concurso

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de quinta-feira (30), em qualquer lotérica ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Veja o sorteio das Loterias Caixa:

Reprodução

Valmir soma 44,5% e Mitidieri 37,2% na disputa para o Governo de Sergipe

Uma nova sondagem de opinião pública sobre a sucessão estadual revela que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, está na frente na corrida pelo Governo de Sergipe.

Ex-prefeito Valmir de Francisquinho e o governador Fábio Mitidieri
Valmir e Fábio Mitidieri

O levantamento, realizado pelo instituto JR Comunicações, Serviços e Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira (29), mostra o pré-candidato com 44,59% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os nomes são apresentados aos entrevistados.

O governador Fábio Mitidieri aparece na segunda posição com 37,27%. Abaixo dos dois principais nomes, a pesquisa registra Ricardo Marques com 5,41%, Helton Monteiro com 0,92% e Emanoel Cacho com 0,53%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os votos brancos e nulos totalizam 6,94%, e o grupo de eleitores que não souberam ou não responderam corresponde a 4,34%.

Na modalidade espontânea, onde o eleitor cita o nome de preferência sem auxílio de lista, Valmir mantém a liderança com 34,37%, seguido por Fábio Mitidieri com 26,06%. Este modelo de aferição indica um elevado índice de indecisos, que atinge 27,51%, além de 7,09% para brancos e nulos.

Disputa no Senado

O levantamento também consultou os eleitores sobre a preferência para o Senado Federal. Na pesquisa espontânea, o Delegado André David é o mais citado com 13,64%. Ele é seguido por Eduardo Amorim, com 8,31%, e André Moura, com 7,55%.

Quando os nomes são apresentados em lista (cenário estimulado para a primeira opção), André David amplia a vantagem para 17,99%. Eduardo Amorim registra 12,73% e André Moura aparece com 10,68%.

Metodologia da pesquisa

O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-00754/2026. A coleta de dados ocorreu entre os dias 23 e 27 de abril de 2026, com a realização de 1.312 entrevistas presenciais em 31 municípios de Sergipe.

A margem de erro estimada é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o instituto JR, a amostragem abrangeu diferentes faixas etárias, níveis de renda e escolaridade para refletir a composição do eleitorado sergipano.


Com informações de Assessoria

MPF Sergipe exige novos laudos PCD em concurso da Polícia Federal

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF) recomendou ao Cebraspe e à Polícia Federal a realização de novas avaliações biopsicossociais para os inscritos como pessoas com deficiência no concurso Polícia Federal de 2025 (Edital nº 1, PF Policial, de 20/05/2025).

Imagem ilustra agente da Polícia Federal de costas
Policia Federal

A medida busca corrigir falhas na emissão de laudos de inaptidão baseados em textos idênticos, que não analisaram as condições individuais dos candidatos.

A recomendação resulta de uma investigação instaurada após denúncias sobre eliminações embasadas em um “modelo institucional padronizado”.

Segundo o MPF, a ausência de fundamentação concreta no laudo provisório impede o candidato de conhecer as razões reais de sua exclusão. Isso inviabiliza a formulação de defesas e viola os princípios da ampla defesa e do contraditório.

Investigação aponta falhas do Cebraspe

O MPF apurou que o Cebraspe encaminhou respostas idênticas aos candidatos, afirmando apenas que a condição clínica não gerava limitações significativas. Não houve detalhamento do caso específico de cada avaliado na primeira fase de recusas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O fornecimento de justificativas individualizadas ocorria apenas após a apresentação de recursos. Para o MPF, essa prática não supre a falha inicial, já que o exercício do direito ao recurso exige o conhecimento prévio dos motivos concretos da decisão desfavorável.

“A reserva de vagas para pessoas com deficiência é um direito assegurado pela Constituição, e a exclusão desses candidatos exige motivação adequada e compatível com a legislação. Laudos com fundamentação padronizada e genérica configuram vício de motivação e contrariam a jurisprudência que exige análise individualizada da condição biopsicossocial de cada candidato”.

destaca a procuradora da República Martha Figueiredo, autora da recomendação

Prazos e medidas exigidas

As instituições devem aplicar novas avaliações biopsicossociais com motivação detalhada para cada candidato que recebeu o laudo padronizado. O documento pede a garantia de um novo prazo para apresentação de recursos após os exames.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O órgão federal cobra a publicação de um cronograma claro das medidas corretivas para assegurar a transparência do processo seletivo.

O Cebraspe e a Polícia Federal têm 20 dias para informar sobre o acatamento da recomendação e comprovar as providências adotadas. O não cumprimento pode levar à adoção de medidas judiciais.

➥ Confira a íntegra da Recomendação nº 1/2026 (neste link).


Com informações do MPF/SE

Sergipe amplia frota intermunicipal para o feriado de 1º de Maio

O transporte intermunicipal em Sergipe terá reforço no feriado do Dia do Trabalhador. O Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária do estado (DER/SE) ampliará a frota que liga Aracaju ao interior, com 18 veículos reserva acrescidos à operação a partir da tarde desta quinta-feira (30) até a segunda-feira (4).

Ônibus estacionados no Terminal Rodoviário Luiz Garcia, em Aracaju
Marcos Rodrigues ⏐ ASN

O diretor-presidente do DER/SE, Anderson das Neves, ressaltou que, além do aumento da frota nesse período, o rigor da fiscalização será mantido. “Os fiscais estarão nos terminais rodoviários dos municípios de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, assim como as equipes de fiscalização volantes nas principais rodovias estaduais.”

O número de veículos com destino aos 75 municípios sergipanos passará de 581 para 599 à disposição dos usuários do transporte. “Todos os terminais rodoviários funcionarão normalmente, contaremos com 24 fiscais nos principais terminais do estado e duas equipes volantes”, afirmou o diretor de Transportes do DER/SE, Everton Menezes.

Passagens antecipadas e venda online

Para evitar longas filas nos terminais, o DER/SE recomenda a compra antecipada. Além dos guichês físicos nos terminais Luiz Garcia (Rodoviária Velha) e José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), o cidadão conta agora com a facilidade digital.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As vendas estão centralizadas no portal oficial, acessando aqui. Nesta fase inicial, o sistema atende viagens saindo de Aracaju para todos os municípios do estado, com valores acima de R$ 15.

Como funciona a compra online

A compra deve ser feita com, no mínimo, três horas de antecedência do horário de partida. Inicialmente, o sistema funciona apenas para viagens saindo de Aracaju, com expansão para rotas partindo do interior prevista em breve.

O usuário acessa o site, seleciona o destino e o horário, realiza o pagamento e apresenta o comprovante (digital ou impresso) no embarque.


Com informações do DER/SE

Golpe PGE-SE: criminosos cobram falsas taxas no WhatsApp

Cidadãos devem manter a atenção contra um esquema de fraude via celular. A Procuradoria-Geral do Estado emitiu alerta sobre um golpe em que criminosos se passam por procuradores da instituição para obter vantagens financeiras indevidas.

Usuário manuseando celular
iStock

De acordo com relatos recebidos pelo órgão, os golpistas entram em contato com as vítimas por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, alegando a existência de valores a serem liberados em processos judiciais.

Em muitos casos, os criminosos utilizam linguagem técnica e dados aparentemente verídicos para tornar a fraude ainda mais convincente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a abordagem, as vítimas são induzidas a realizar pagamentos sob a justificativa de quitação de taxas processuais ou liberação de valores. Também é comum a solicitação de dados pessoais e o envio de links suspeitos, que podem comprometer a segurança das informações.

Como se proteger

A PGE-SE reforça que não realiza contatos diretos com cidadãos para solicitar pagamentos ou envio de dados pessoais por links de acesso, e que qualquer comunicação com esse tipo de pedido deve ser considerada suspeita.

A orientação é não efetuar transferências ou compartilhar informações e interromper imediatamente o contato.

Em caso de dúvida, o cidadão deve buscar confirmação exclusivamente pelos canais oficiais da Procuradoria, como os telefones 3198-8000 ou 3198-8006. Se houver insistência ou prejuízo financeiro, a recomendação é procurar a delegacia mais próxima para registrar a ocorrência.


Com informaçõea da PGE-SE

Polícia prende homem por agredir e furtar a mãe em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da 3ª Delegacia Metropolitana (3ª DM), prendeu nesta terça-feira (28), um homem de 41 anos investigado por praticar violência doméstica e furtos contra a própria mãe, uma idosa de 76 anos.

Delegado da Polícia Civil de Sergipe
Polícia Civil de Sergipe

A captura ocorreu no Bairro Industrial, em Aracaju, em cumprimento a um mandado expedido pela Justiça diante da gravidade dos relatos apresentados às autoridades.

Segundo as investigações, o suspeito acumula seis procedimentos criminais em tramitação no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). Todos os registros são relacionados a episódios de violência contra a genitora, o que motivou a atuação mais rigorosa das equipes policiais.

Histórico de violência

As apurações indicam que os crimes ultrapassavam a violência psicológica e moral, atingindo a esfera patrimonial. Usuário de drogas, o investigado subtraía objetos de valor e pertences da idosa para revender os itens no mercado informal.

O dinheiro obtido era utilizado para financiar o consumo de entorpecentes, agravando a situação de vulnerabilidade da vítima dentro do próprio lar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ação foi coordenada pelo delegado Henrique Tomiello. Após diligências na região, as equipes localizaram o suspeito em sua residência, onde o mandado judicial foi devidamente cumprido sem intercorrências.

O preso, que não teve a identidade revelada pelas autoridades, foi encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais. Ele deve passar por audiência de custódia e permanece à disposição do Poder Judiciário para responder pelos crimes de violência doméstica e furtos.


Com informações da SSPSE

Operação da PF em Sergipe combate o abuso infantil

A operação da PF em Sergipe integra uma força-tarefa deflagrada nesta terça-feira (28/4) para localizar e prender autores de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Denominada Operação Nacional Proteção Integral IV, a ofensiva cumpre simultaneamente 159 mandados de busca e apreensão e 16 ordens de prisão preventiva em todas as unidades da Federação.

Agente da PF em Sergipe durante operação
PF em Sergipe

Participam 503 policiais federais, bem como 243 policiais civis dos estados da Bahia, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Pará, do Paraná, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Tocantins.

Em Sergipe, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Aracaju.

Ação internacional coordenada

A operação Nacional Proteção Integral IV compõe um esforço internacional coordenado, denominado Operação Internacional Aliados pela Infância VI, voltado ao enfrentamento de crimes transnacionais que violam a dignidade sexual de crianças e de adolescentes. E

ssa ação internacional ocorre de forma simultânea, nesta terça, em 15 países, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em múltiplas jurisdições.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No âmbito internacional, foram cumpridos mandados nos seguintes países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.

A ação busca integrar forças policiais nacionais e internacionais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, para reforçar, no contexto do Maio Laranja, o compromisso com a prevenção e com a repressão dessas práticas.

Em 2026, a Polícia Federal, mediante Grupos de Capturas, já cumpriu ao menos 450 mandados de prisão de foragidos por crimes sexuais.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Reprodução

Com informações da PF

Sergipe em alerta: chuvas intensas e ventos fortes nesta terça

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) publicou um novo alerta de chuva em Sergipe com validade para toda esta terça-feira (28).

Chuvas persistem em Sergipe
Igor Matias|ASN

O aviso meteorológico prevê precipitações moderadas a intensas, cobrindo todo o território sergipano, com atenção especial nas regiões do Litoral e Agreste, estendendo-se até as 23h59.

Durante o período, os acumulados de chuva podem ultrapassar a marca de 50 milímetros (mm) por dia. Além das chuvas, o estado deve registrar ventos fortes, variando entre 40 km/h e 70 km/h, acompanhados de descargas elétricas em pontos isolados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A análise técnica aponta que a instabilidade é causada por um “cavado” em baixos níveis na costa do Nordeste. Este fenômeno, somado aos ventos que sopram do sudeste para o leste, impulsiona as chuvas volumosas em direção ao estado.

Wanda Tathyana, meteorologista da Semac, destaca que o sistema já atua com força em Alagoas e apresenta deslocamento direto para Sergipe.

Riscos e orientações

As autoridades alertam para possíveis impactos estruturais e ambientais devido ao volume hídrico:

  • Transbordamentos: Risco para rios principais, lagoas, riachos e córregos em diversas bacias.
  • Mobilidade e Segurança: Possíveis alagamentos, deslizamentos de terra em encostas e dificuldades no tráfego rodoviário.
  • Danos Materiais: Possibilidade de destelhamentos, queda de árvores e de placas de sinalização.

A Semac recomenda atenção especial aos moradores de áreas vulneráveis e solicita que a população acompanhe as atualizações da Defesa Civil (199). A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas permanece em monitoramento constante para emitir novos boletins caso as condições piorem.

A íntegra do aviso meteorológico oficial pode ser consultada aqui.

Veja a previsão do Climatempo:

Climatempo

Com informações da SEMAC

Suspensa cobrança mínima em muncípios atendidos pela Iguá

Diante do cenário de desabastecimento de água que afeta a população sergipana, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) publicou nesta segunda-feira (27), portaria que suspende a cobrança baseada em tarifa mínima nos municípios atendidos pela concessionária Iguá Sergipe, determinando que o faturamento seja feito apenas pelo volume efetivamente registrado no medidor.

Pessoa segurando conta de água da Iguá Sergipe
Imagem ilustrativa de NE Notícias

A partir da portaria, a Iguá Sergipe deverá faturar somente o consumo registrado no hidrômetro da unidade. Fica proibida a aplicação automática de tarifa mínima de 10 m³, consumo presumido, média histórica ou qualquer critério desvinculado da medição válida e da efetiva prestação do serviço.

Na prática, se o consumo for de 3 m³ (3 mil litros), o usuário pagará apenas por esses 3 m³, e não pelo patamar mínimo de 10 m³ que vinha sendo usado como base de cobrança.

Fiscalização

A portaria reforça mecanismos de acompanhamento regulatório: a concessionária deve enviar à Agrese, a cada ciclo de faturamento, comprovação de que as faturas foram emitidas em conformidade com a medida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além disso, a Iguá deverá disponibilizar acesso integral, contínuo e on‑line aos sistemas de monitoramento e acompanhamento operacional, conforme previsto no Contrato de Concessão.

O ato prevê que, em caso de descumprimento das determinações ou de persistência de problemas como desabastecimento, intermitência, redução substancial de pressão, falhas operacionais ou insuficiência de informações regulatórias, a Agrese poderá comunicar formalmente o Poder Concedente sobre a possível configuração das hipóteses previstas na Cláusula 37 do Contrato de Concessão, que autorizam a avaliação de intervenção na concessão.

“A Agrese segue atuando com responsabilidade técnica e dentro das competências legais, adotando providências que assegurem equilíbrio regulatório, transparência e a proteção da população sergipana”, afirmou Luiz Hamilton Santana de Oliveira, diretor‑presidente do órgão.

Prazo de vigência

A suspensão da cobrança mínima permanecerá em vigor até que a concessionária comprove, por meio de elementos técnicos suficientes, a regularidade, continuidade, eficiência e adequada disponibilidade dos serviços prestados, sem prejuízo de nova avaliação por parte da Agência.


Com informações da ASN

Anvisa suspende venda de xaropes para tosse por risco cardíaco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda‑feira (27) a suspensão imediata da venda e do uso de medicamentos que contenham clobutinol. A substância é componente de diversos xaropes antitussígenos comercializados no Brasil.

Uma pessoa segurando uma colher com xarope para tosse.
Cottonbro studio|Pexels

A decisão baseia‑se em parecer técnico da Gerência de Farmacovigilância da Anvisa, que identificou aumento significativo do risco de arritmias cardíacas graves em pacientes que utilizam a substância.

Segundo o órgão, a gravidade dos efeitos colaterais supera os benefícios terapêuticos atribuídos ao fármaco.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda (27) e já entrou em vigor.