Por quase dois meses, a notícia que familiares e colegas temiam foi confirmada nas redes sociais: o comandante Felipe Marques Monteiro não resistiu.
Reprodução
Ex-piloto do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe, ele havia sido baleado na cabeça em março de 2025 durante uma operação em Bangu, no Rio de Janeiro.
A SSP/SE divulgou nota oficial. Leia na íntegra:
A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) lamenta profundamente o falecimento do comandante Felipe Marques Monteiro, ocorrido neste domingo, 17.
O policial civil do estado do Rio de Janeiro foi baleado na cabeça durante uma operação policial realizada em março de 2025, na Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste da capital fluminense, enquanto pilotava uma aeronave que dava apoio à ação.
Felipe Marques Monteiro integrou o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA/SE) entre os anos de 2009 e 2014, período em que comandou a aeronave Falcão 01 e contribuiu diretamente para a consolidação das operações aéreas de segurança pública no estado.
Ao longo de sua trajetória profissional, o comandante participou de missões estratégicas e operações de apoio aéreo, deixando sua marca na história da aviação de segurança pública sergipana e no fortalecimento das ações integradas desenvolvidas pelas forças de segurança.
Nos últimos meses, familiares, amigos e colegas de profissão acompanharam sua luta pela vida após o atentado sofrido durante a operação policial realizada no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pela família nas redes sociais do policial.
Neste momento de dor, a SSP/SE manifesta solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de missão do comandante, reconhecendo sua dedicação à segurança pública e o legado deixado em sua atuação profissional.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Bombeiros atendem 2 acidentes simultâneos em Aracaju
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foi acionado na manhã deste domingo (17) por conta de um acidente de trânsito na Avenida Professor José Freitas de Andrade, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju.
Bruno Moraes|CBMSE
No caminho até o local, a guarnição se deparou com uma segunda ocorrência nas proximidades: um carro havia colidido contra um poste na Avenida Mario Jorge Menezes Vieira, também no Coroa do Meio.
Com duas emergências abertas ao mesmo tempo, o sargento Bruno Moraes dividiu a equipe para atender os dois casos simultaneamente.
Colisão contra o poste
Nessa ocorrência, o próprio sargento Moraes e a soldado Catherine Góes prestaram atendimento à vítima, uma mulher.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ela foi estabilizada no local e encaminhada pela Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros. Seu estado de saúde não foi divulgado.
Dois veículos, três vítimas
No outro acidente, uma das vítimas que estava em um Polo branco foi estabilizada pelos bombeiros e removida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Uma segunda pessoa do mesmo veículo aparentava estar bem e seguiu com a família. A vítima que ocupava um Etios verde recusou atendimento no local e foi orientada a buscar assistência médica.
A ocorrência contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Com informações do major BM Cordeiro.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Campeonato Brasileiro: resultados dos jogos deste domingo
O atacante Arthur Cabral não esquecerá tão cedo o duelo entre Botafogo e Corinthians deste domingo (17). O camisa 19 do Glorioso balançou as redes três vezes e decidiu a vitória da equipe carioca sobre o Timão, por 3 a 1, no Estádio Nilton Santos, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro(vídeo mais abaixo).
Vítor Silva|Botafogo
Com 21 pontos, o Alvinegro de General Severiano se aproximou da briga por vaga na próxima edição da Libertadores, que envolve os cinco primeiros colocados. O time paulista, que não saiu dos 18 pontos, entrou na zona de rebaixamento à Série B, o chamado Z-4.
A partida no Rio de Janeiro começou acelerada, com dois gols em dez minutos. O Botafogo saiu na frente logo aos seis. Após lançamento desde o campo defensivo, o atacante Lucas Villalba ganhou pelo alto do zagueiro Gustavo Henrique e a bola sobrou com Arthur Cabral, que finalizou da entrada da área, no canto direito do goleiro Hugo Souza.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A resposta do Corinthians veio quatro minutos depois. O Glorioso perdeu a posse na intermediária, com Raniele desarmando o volante Huguinho, e a sobra ficou com o meia Rodrigo Garro, que bateu cruzado e venceu Neto.
Aos 23 minutos, na sequência de uma cobrança de falta do lateral Alex Telles, Gustavo Henrique disputou com Nahuel Ferrarezi na área e derrubou o zagueiro botafoguense. A penalidade foi marcada, mas o árbitro Felipe Fernandes de Lima, após rever o lance no vídeo, entendeu que o contato não foi faltoso e desmarcou a infração.
Os donos da casa voltaram à frente pouco depois, em um golaço de Arthur Cabral. Aos 31, o atacante dominou na intermediária e arriscou de longe, acertando o ângulo direito de Hugo Souza, que não conseguiu se mexer.
Antes do intervalo, o Timão esteve duas vezes perto do empate. Aos 40 minutos, o lateral Matheuzinho cruzou pela direita e Raniele cabeceou na trave. Aos 43, Garro bateu escanteio e Yuri Alberto mandou para as redes, mas o lance foi invalidado porque o meia corintiano fez a cobrança fora do lugar correto.
Terceiro gol sela a vitória
A etapa final foi menos movimentada, mas a estrela de Arthur Cabral continuou a brilhar. Aos 24 minutos do segundo tempo, Villalba se antecipou ao zagueiro André Ramalho, invadiu a área pela esquerda e rolou para Kauan Toledo. O atacante se enrolou na hora de finalizar, mas a sobra ficou nos pés do artilheiro da partida, que marcou o terceiro dele e do Botafogo.
O time da casa esteve mais próximo do quarto gol que o Corinthians do segundo. Aos 42 minutos, o zagueiro Alexander Barboza cabeceou com perigo e parou em boa defesa de Hugo Souza. Na sequência, o meia Santí Rodriguez acertou a trave.
UOL Esporte
Empate em Salvador
No outro jogo da tarde, Bahia e Grêmio empataram por 1 a 1 na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. Os visitantes abriram o marcador com o zagueiro Viery, aos 16 minutos do segundo tempo. Aos 26, o atacante Mateo Sanabria igualou para os anfitriões.
O Esquadrão de Aço, com 23 pontos, não vence há cinco rodadas e perdeu a chance de se reaproximar da zona de classificação para a Libertadores.
O Imortal, agora com 18 pontos, saiu do Z-4. A pontuação é a mesma de Santos e Corinthians, mas os gaúchos ficam à frente do Peixe no saldo de gols e do Timão no número de gols marcados.
GE TV
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Anvisa mantém suspensão de produtos Ypê
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve, nesta sexta-feira (15), a suspensão da fabricação, distribuição e venda de lotes de produtos da marca Ypê com numeração final 1.
Joédson Alves|Agência Brasil
A decisão foi tomada em Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada.
Os produtos haviam sido suspensos pela Anvisa no início do mês por “descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo, o que inclui falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade”.
A empresa recorreu, e a decisão ficou temporariamente suspensa, período em que a Ypê poderia ter voltado a comercializar os lotes contaminados, o que não ocorreu.
Segundo a Anvisa, a suspensão de decisões como essa ocorre automaticamente sempre que uma empresa entra com recurso.
Reunião extraordinária
Com a votação desta sexta, parte da Resolução 1834 volta a valer. Produtos da Ypê com lotes que terminam em 1, listados na resolução, voltam a ter fabricação, venda e uso proibidos.
A Anvisa ainda precisará votar o mérito do recurso da empresa, com análise dos argumentos apresentados.
Recolhimento
A resolução previa também o recolhimento dos produtos pela Ypê. Na reunião de hoje, a questão não foi mantida.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“O recolhimento do produto foi suspenso até avaliação de proposta apresentada pela empresa”, informou a Anvisa em nota.
Posição da Ypê
Em nota, a Ypê informou que, “em alinhamento com a Anvisa e devido ao foco na satisfação dos nossos consumidores”, a empresa “seguirá atendendo em seus canais oficiais todos aqueles que ainda preferirem efetuar a troca ou obter o ressarcimento pelos produtos adquiridos”.
A empresa pretende apresentar testes feitos por laboratórios independentes dos lotes que estão no mercado.
“A empresa reitera que, de acordo com os controles e análises internas realizados pela Ypê, os produtos são seguros para o consumidor”, disse, acrescentando que prevê investir R$ 130 milhões para adequação da produção.
Um dos principais problemas é a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, resistente a antibióticos.
A bactéria pode causar uma série de problemas em pessoas imunocomprometidas, desde infecção urinária até infecção respiratória em quem tem problemas pulmonares crônicos, como enfisema, ou em pessoas submetidas a tratamento com cateter na veia.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Produtos com lotes que terminam em 1:
Lava Louças Ypê Clear Care
Lava Louças com enzimas ativas Ypê
Lava Louças Ypê
Lava Louças Ypê Clear Care
Lava Louças Ypê Toque Suave
Lava Louças concentrado Ypê Green
Lava Louças Ypê Clear
Lava Louças Ypê Green
Lava Roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Green
Lava Roupas Líquido Ypê Express
Lava Roupas Líquido Ypê Power ACT
Lava Roupas Líquido Ypê Premium
Lava Roupas Tixan Maciez
Lava Roupas Tixan Primavera
Desinfetante Bak Ypê
Desinfetante de uso geral Atol
Desinfetante Perfumado Atol
Desinfetante Pinho Ypê
Lava Roupas Tixan Power ACT
Com informações de MARIANA TOKARNIA (Agência Brasil)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STJD reduz pena de jogador do Confiança
O STJD reduziu de duas para uma partida a suspensão do jogador Eduardo Moura, do Confiança, nesta sexta-feira (15).
Zagueiro Eduardo Moura – Foto: Mikael Machado|ADC
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol julgou o recurso apresentado pelo clube e, por unanimidade, deu parcial provimento ao pedido, reclassificando a conduta do zagueiro para ato desleal ou hostil.
A decisão é definitiva por tratar-se de julgamento em última instância.
Confusão na Copa do Brasil
Conforme a súmula da partida, a situação ocorreu quando, após o término do jogo, um atleta do Vila Nova empurrou um dos jogadores do Confiança, gerando uma confusão generalizada.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Eduardo Moura foi expulso com cartão vermelho direto por ter sido identificado pelo árbitro como participante do tumulto.
Pela conduta, o atleta foi denunciado com base no artigo 257, parágrafo primeiro, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de participar de rixa, conflito ou tumulto durante a partida.
Em primeira instância, também por unanimidade, o enquadramento foi alterado para o artigo 258 do CBJD, que abrange qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras, e Eduardo Moura foi suspenso por duas partidas.
No Pleno, a advogada Pâmella Gouveas defendeu o atleta e sustentou o provimento do recurso.
O auditor relator do processo, Maxwell Borges, votou para dar parcial provimento ao recurso, reclassificar a conduta para ato desleal ou hostil (artigo 250 do CBJD) e reduzir a pena para uma partida de suspensão.
O voto foi acompanhado por todos os auditores presentes na sessão.
Com informações do STJD
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PF sequestra bens de investigados por desvio de recursos públicos em Sergipe
A Polícia Federal deu início, nesta sexta-feira (15), à segunda fase da Operação Warren, que apura o desvio de recursos públicos federais destinados à reforma e à ampliação de uma unidade escolar estadual em Aracaju.
PF/Arquivo
Nesta etapa, a Justiça Federal em Sergipe determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens pertencentes às pessoas físicas e jurídicas investigadas, visando assegurar eventual ressarcimento aos cofres públicos pelos prejuízos apurados.
Dois apartamentos e veículos
Em cumprimento às ordens judiciais, foram sequestrados, até o momento, dois apartamentos e veículos automotores vinculados aos investigados que não tiveram as identidades reveladas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os bens poderão ser utilizados para recomposição dos danos decorrentes das condutas investigadas, cujo prejuízo estimado ultrapassa R$ 1 milhão.
A Operação Warren investiga a atuação de organização criminosa suspeita de fraudar medições de obras públicas e de viabilizar pagamentos por serviços supostamente não executados, além da utilização de mecanismos destinados à ocultação da origem dos recursos.
Com informações da PF em Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CPI mira EMSURB e EMURB por concessões em Aracaju
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) leu em plenário, na Sessão Extraordinária de quinta-feira (14), o requerimento de instauração da CPI das Permissões e Concessões, comissão criada para investigar irregularidades em contratos firmados pela EMSURB e pela EMURB entre 2021 e 2026.
Luanna Pinheiro|CMA
O pedido foi protocolado no dia 12 de maio por diversos vereadores e tem como objetivo apurar possíveis ilegalidades nos processos de permissão e concessão de uso de bens públicos realizados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) e pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB).
A partir da leitura do requerimento, os partidos políticos terão 15 dias para indicar os parlamentares que irão compor a comissão, formada por cinco membros titulares e cinco suplentes.
Denúncias
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, afirmou que a CPI surge a partir de denúncias encaminhadas à Casa Legislativa.
“Nós vamos apurar as denúncias que trouxeram ao nosso conhecimento. Foram várias pessoas que mandaram através da nossa Ouvidoria e que procuraram diretamente os vereadores, e nós entendemos que chegou no limite. Agora, a gente tem que entender se realmente tudo o que foi feito na gestão de Edvaldo Nogueira, e o que está acontecendo agora na gestão da prefeita Emília Corrêa, está de acordo com a lei, se estão fazendo o chamamento, se estão pagando os valores corretos, se estão obedecendo o Código de Obras, se estão obedecendo o Plano Diretor, porque são várias coisas muito estranhas na cidade, vários espaços públicos sendo ocupados de forma desordenada, sem nenhum padrão, e a gente também quer entender isso. A gente não faz nenhum julgamento precipitado, mas temos que cumprir com o nosso papel, que é investigar e apurar tudo o que chega ao nosso conhecimento”, disse Vasconcelos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Após a indicação dos nomes pelos partidos, a Mesa Diretora fará a definição dos integrantes da comissão para dar início aos trabalhos investigativos.
“Vamos passar agora para os partidos políticos um prazo de 15 dias para que eles indiquem os membros. Quando vierem os nomes, eu vou escolher quais serão esses membros que irão compor a comissão: cinco titulares e cinco suplentes. A partir daí, nós vamos dar início aos trabalhos”, completou o presidente.
O que diz o requerimento
O documento aponta suspeitas relacionadas à ausência de procedimentos licitatórios ou seletivos competitivos para a ocupação de espaços públicos economicamente explorados, como terminais de integração, mercados públicos, quiosques e áreas de orla.
O texto também menciona uma análise preliminar de documentos enviados pela própria EMSURB, que identificou diversos termos de permissão de uso oneroso considerados passíveis de fiscalização mais aprofundada quanto à transparência e à compatibilidade dos valores cobrados.
Com informações de Gleydy Matos (Agência CMA)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MPC-SE cobra ação contra municípios que não cobram taxa de lixo
O Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) entrou com parecer junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE) exigindo providências contra municípios sergipanos que, há mais de quatro anos, deixam de cumprir a obrigação legal de cobrar taxa ou tarifa pelo serviço de coleta de resíduos sólidos.
Emsurb
A manifestação, assinada pelo procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, tem por base dados de auditoria da Coordenadoria de Engenharia do TCE-SE.
O levantamento revelou que, dos 75 municípios sergipanos, apenas 29 informaram ter legislação específica para a cobrança de taxa ou tarifa de coleta.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Dentro desse universo, somente oito apresentaram valores efetivamente arrecadados: Campo do Brito, Capela, Estância, Itabaiana, Moita Bonita, Poço Verde, Ribeirópolis e São Cristóvão. Os demais não cobram nada dos usuários pelo serviço, onerando integralmente os cofres públicos municipais sem qualquer contrapartida.
Legislação
A Lei Federal nº 14.026/2020, que atualizou o marco legal do saneamento básico, impôs aos municípios a obrigação de instituir instrumento de cobrança pelo serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em 12 meses de sua vigência. O prazo expirou em 15 de julho de 2021.
Municípios que não cumprirem essa exigência incorrem em renúncia de receita, ficando obrigados a adotar as medidas de compensação previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000).
Para o MPC-SE, a mera existência de legislação, desacompanhada de cobrança efetiva, não satisfaz a obrigação legal.
“O controle externo precisa avançar para verificar se as taxas e tarifas estão sendo efetivamente lançadas e arrecadadas. Quatro anos de omissão já configuram, juridicamente, renúncia de receita — e os municípios precisam responder por isso”, sustenta o parecer.
O documento aponta a conexão direta entre a sustentabilidade financeira da coleta de resíduos e o fechamento definitivo dos lixões a céu aberto, obrigação que também já tem prazos vencidos para todos os municípios sergipanos, conforme os critérios populacionais estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
“Sem receita própria para custear o serviço, os municípios ficam dependentes de recursos orçamentários escassos, o que compromete tanto a coleta regular quanto o encerramento das áreas de disposição inadequada de resíduos”, afirma o texto.
A Lei nº 12.305/2010, atualizada pela Lei nº 14.026/2020, fixou prazos escalonados para o encerramento dos lixões conforme o porte dos municípios. Todos esses prazos já venceram, o último em 2 de agosto de 2024, para os municípios com menos de 50 mil habitantes, que representam a maioria dos casos em Sergipe.
Pedidos ao TCE-SE
O MPC-SE pede ao TCE-SE que as Coordenadorias de Controle e Inspeção (CCIs) verifiquem, em cada jurisdição, a existência de legislação e os valores efetivamente arrecadados a título de taxa ou tarifa de coleta de resíduos.
A verificação da arrecadação deverá ser incluída, obrigatoriamente, na análise das contas anuais dos municípios com legislação específica.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A procuradoria solicita ainda que municípios sem legislação, ou com projetos de lei rejeitados, comprovem a adoção das medidas compensatórias exigidas pelo art. 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Também requer o reenvio de ofício circular, com fixação de multa, aos municípios que ainda não responderam ao TCE-SE sobre as providências adotadas.
O acompanhamento do fechamento dos lixões deverá ser mantido de forma contínua no plano anual de auditoria, conforme também requerido pelo MPC-SE.
O parecer integra o protocolo TC-008964/2021 e será submetido à apreciação do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.
Com informações do MPC-SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
OAB/SE instaura processo contra advogado preso
A OAB Sergipe confirmou nesta quarta-feira (14) a abertura, de ofício, de processo ético disciplinar contra um advogado inscrito na instituição, preso em investigação por suposta prática de crime contra a dignidade sexual, no município de Lagarto.
TSE / Reprodução
A Presidência da seccional agiu após comunicação da Diretoria de Prerrogativas e já solicitou documentos e elementos probatórios à autoridade policial. O procedimento corre sob sigilo absoluto. Leia a nota na íntegra:
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe informa que instaurou, de ofício, processo ético disciplinar após a Diretoria de Prerrogativas ter sido comunicada da prisão de advogado inscrito nos quadros da instituição, em investigação relacionada à suposta prática de crime contra a dignidade sexual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A medida foi adotada pela Presidência da OAB Sergipe com fundamento no Estatuto da Advocacia, que também determinou a imediata expedição de ofício à autoridade policial solicitando informações, documentos e elementos probatórios relacionados ao caso, a fim de assegurar a adequada instrução do procedimento ético disciplinar.
Após o acesso às provas e demais informações oficiais, outras providências eventualmente cabíveis serão analisadas pela OAB.
Em razão da natureza dos fatos apurados e da necessidade de preservação da intimidade das pessoas envolvidas, o procedimento tramitará sob sigilo absoluto.
A Ordem reafirma seu compromisso permanente com a ética, a dignidade da advocacia, a proteção das prerrogativas profissionais e com os preceitos constitucionais do contraditório e da ampla defesa.
Por fim, a OAB Sergipe ressalta seu histórico protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher e na defesa intransigente da dignidade, da integridade e dos direitos das vítimas de qualquer forma de violência.
Aracaju, 14 de maio de 2026.
OAB Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Pai do dono do Banco Master é preso pela Polícia Federal
Henrique Vorcaro, pai do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi preso na manhã desta quinta-feira (14) pela Polícia Federal. A prisão ocorre na 6ª fase da Operação Compliance Zero.
Reprodução
A PF informou que o objetivo desta fase é aprofundar as investigações de organização criminosa suspeita de praticar condutas de intimidação, coerção, obtenção de informações sigilosas e invasões a dispositivos informáticos.
Policiais federais cumprem, ao todo, sete mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Foram determinadas também ordens de afastamento de cargos públicos e sequestro e bloqueio de bens.
Conforme informa a PF, estão sendo investigados os crimes de ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, invasão de dispositivos informáticos e violação de sigilo funcional.
Fases anteriores da investigação
Na quinta-feira passada (7), durante a 5ª fase da operação, policiais federais cumpriram um mandado de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, está entre os investigados.
Na fase deflagrada em 16 de abril, foram presos preventivamente o ex-presidente do banco público do Distrito Federal Paulo Henrique Costa e o advogado Daniel Monteiro, apontado como operador jurídico-financeiro do esquema fraudulento atribuído a Daniel Vorcaro, que está detido desde o início de março.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Nas quatro primeiras fases da operação, a PF cumpriu 96 mandados de busca e apreensão em seis unidades federativas: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A Justiça determinou o sequestro ou bloqueio de bens patrimoniais de suspeitos até o limite de R$ 27,7 bilhões, além do afastamento dos investigados de eventuais cargos públicos.
G1 Com informações de Paula Laboissière (Agência Brasil). Colaborou o repórter Pedro Peduzzi
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: