Pesquisa mostra Valmir na liderança para o Governo de Sergipe

A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Positiva Pesquisas, registrada sob o nº SE-01610/2026, revela o atual cenário das intenções de voto em Sergipe para as eleições de 2026.

Valmir de Francisquinho e Fábio Mitidieri
Valmir de Francisquinho e Fábio Mitidieri

O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 28 de abril, com 1.200 entrevistados em todas as regiões do estado, margem de erro de 2,83 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

No cenário estimulado para o Governo do Estado, Valmir de Francisquinho aparece na liderança com 35,31% das intenções de voto, seguido de perto pelo atual governador Fábio Mitidieri, que soma 32,30%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na sequência estão Ricardo Marques, com 6,61%, Emanoel Cacho, com 1,42%, e Hélton Monteiro, com 0,42%. Outros 1,76% citaram outros nomes, enquanto 8,70% declararam voto branco ou nulo e 13,47% não souberam ou não responderam.

Na disputa para o Senado, considerando a primeira opção de voto estimulada, André Moura lidera com 14,23%, seguido por Delegado André David, com 13,56%, e Eduardo Amorim, com 12,22%.

Também aparecem Delegado Alessandro (9,46%), Edvaldo Nogueira (9,12%) e Rogério Carvalho (8,28%). Outros nomes pontuam abaixo disso, enquanto 14,64% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Já na disputa para deputado federal, em cenário espontâneo, o levantamento aponta um quadro pulverizado. Thiago de Joaldo aparece com 2,08%, seguido por Cláudio Mitidieri (2,00%) e Pastor Heleno (1,83%). O dado que mais chama atenção, no entanto, é o alto índice de indecisos, que chega a 76,67%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Situação semelhante é observada na disputa para deputado estadual. Cristiano Cavalcante e Jorginho Araújo aparecem empatados com 1,67%, seguidos por Zezinho Sobral (1,50%) e Chico do Correio (1,42%).

Assim como no cenário federal, o número de eleitores que não souberam ou não responderam é elevado, atingindo 74,42%.

Os dados indicam que, apesar de já haver um desenho inicial na disputa majoritária, o cenário eleitoral em Sergipe ainda está em formação, especialmente nas eleições proporcionais, onde o alto índice de indecisão sugere amplo espaço para movimentações até o pleito de 2026.


Assessoria de Valmir

Remo vence o Botafogo no Rio de Janeiro

O Remo superou o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida que abriu a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado encerrou uma sequência de nove jogos sem derrotas do clube carioca.

Remo vence o Botafogo no Rio de Janeiro, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2026
Samara Miranda|Remo

O Alvinegro saiu na frente com gol de Ferraresi na primeira etapa, mas sofreu a reação paraense no segundo tempo. Alef Manga igualou o placar aos 26 minutos e Jajá garantiu a vitória nos acréscimos.

A equipe do Pará, sob o comando de Leo Condé, iniciou o confronto como vice-lanterna. Com o triunfo, o time subiu momentaneamente para a 17ª posição, acumulando 11 pontos, embora permaneça na zona de rebaixamento.

O Botafogo, liderado pelo português Franclim Carvalho, estaciona nos 17 pontos e segue no meio da tabela de classificação.

Pressão alvinegra

Os donos da casa controlaram as ações nos primeiros 45 minutos. Aos cinco, Alex Telles encontrou Matheus Martins em cobrança de escanteio, mas o goleiro Marcelo Rangel impediu o gol. Pouco depois, Rangel trabalhou novamente em cabeceio de Arthur Cabral após nova bola parada de Telles.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A insistência do Botafogo gerou resultado aos 12 minutos. Em nova assistência de Alex Telles via escanteio, Ferraresi cabeceou para abrir a contagem. O time carioca manteve o ritmo e quase ampliou com chute de longa distância de Arthur Cabral, novamente defendido por Rangel.

O Remo tentou responder com Jajá, que desperdiçou chance clara diante do goleiro, e com Patrick, em cabeceio após cruzamento de Pikachu.

Reação do Leão

O cenário mudou na etapa final. Aos 26 minutos, Jajá enviou a bola para a área e o zagueiro Bastos falhou no corte. Alef Manga aproveitou a sobra e finalizou com força para empatar o duelo. O Remo passou a utilizar a velocidade para surpreender o adversário.

Reprodução

A virada aconteceu aos 46 minutos em um contra-ataque rápido. David Braga iniciou a jogada e serviu Poveda, que chutou cruzado. O goleiro Neto deu rebote na finalização e Jajá apareceu para completar para o fundo da rede. Neto tocou na bola, mas não conseguiu evitar o segundo gol paraense. Placar final: Remo 2, Botafogo 1.


Com informações da Agência Brasil

1º de Maio: Marcha reúne 2 mil trabalhadores em Aracaju

Cerca de 2.000 pessoas percorreram as ruas da capital sergipana durante a manhã de sexta-feira, 1º de Maio. A Marcha da Classe Trabalhadora de Sergipe, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE), saiu do Bairro 18 do Forte com destino ao Bairro Industrial para marcar o Dia do Trabalhador em Aracaju.

1º de Maio: Marcha reúne 2 mil trabalhadores em Aracaju
CUT-SE|Divulgação

A pauta do movimento incluiu a oposição à “privatização da água” no estado e a reivindicação pela redução da jornada de trabalho. Os manifestantes defendem o fim da escala 6×1 sem cortes salariais.

O grupo também protestou contra o feminicídio, a “pejotização” e cobrou o fortalecimento das negociações coletivas, além da regulamentação para quem trabalha com aplicativos.

Críticas ao Congresso

Durante o trajeto, os participantes expressaram descontentamento com parlamentares sergipanos. Foram vaiados os senadores Alessandro Vieira (MDB) e Laércio Oliveira (PP), assim como os deputados federais Fábio Reis (PSD), Gustinho Ribeiro (PP), Rodrigo Valadares (PL), Ícaro de Valmir (Republicanos) e Thiago de Joaldo (Republicanos).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os parlamentares votaram favoravelmente à redução de penas de condenados pela tentativa de golpe de Estado e invasão da sede dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Cartazes com as frases “Sem anistia pra Golpistas!” e “Congresso Inimigo do Povo” foram exibidos ao longo da marcha.

Crise no abastecimento em Sergipe

A concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) foi outro ponto central do ato. O movimento aponta que a crise no abastecimento de água atinge hoje mais de 900.000 moradores.

“Mesmo com a nossa luta, resistência e diálogo com a população mostrando quais seriam os impactos negativos da privatização, a água foi privatizada. E hoje o povo sergipano sofre com a falta de água em todo o estado, capital e interior, e o aumento exorbitante da tarifa. É uma combinação que afeta a vida da classe trabalhadora, e está gerando muita revolta”.

declarou Roberto Silva, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE) e do SINTESE

Fim da escala 6×1

Os manifestantes utilizaram cantos para mobilizar a população contra o regime de seis dias de trabalho para apenas um de descanso; “Presta a atenção, trabalhador, só é a favor da 6×1 quem nunca trabalhou”. O argumento das entidades é que a redução da jornada eleva a produtividade e garante justiça social, rebatendo projeções negativas do setor empresarial.

Sobre a tramitação legislativa do tema, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) contra a escala 6×1 pode ser votada no plenário da Câmara ainda este mês. “O presidente Hugo Motta nos disse que pretende colocar o texto da PEC ainda no final de maio”, destacou a parlamentar.

O ato do 1º de Maio em Aracaju contou com a organização da CUT, CTB, UGT, CSP-Conlutas e das frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Povo na Rua.


Com informações de Iracema Corso (CUT-SE)

Energia mais cara: bandeira amarela entra em vigor

Os consumidores brasileiros já enfrentam uma energia mais cara a partir desta sexta-feira (1º). A vigência da bandeira tarifária amarela estabelece um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de luz.

Consumidor segurando uma conta de luz na mão esquerda
Energisa/Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) justifica a medida pela atual transição climática do período de chuva para a época de estiagem. A escassez de chuvas diminui a capacidade de produção das usinas hidrelétricas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nos quatro primeiros meses deste ano, o volume favorável de precipitações garantiu a permanência da bandeira verde, situação que isentava a população de pagamentos adicionais.

Peso dobrado em Sergipe

Para os sergipanos, o impacto no orçamento é ainda maior. A taxa extra imposta pela bandeira amarela junta-se ao reajuste autorizado pela ANEEL nas contas da Energisa. Acesse a matéria que publicamos aqui para conferir os novos índices.

As novas tarifas já mudaram o planejamento financeiro da sua casa? Compartilhe a sua experiência nos comentários abaixo.

TV Cultura

Alterações no trânsito de Aracaju durante o feriadão

As alterações no trânsito de Aracaju começam nesta sexta-feira, 1º de maio, e seguem até domingo (3). A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) programou intervenções, bloqueios temporários e fechamentos de vias para garantir a segurança durante eventos na capital sergipana neste feriadão.

Viatura da SMTT na Orla da Atalaia em Aracaju
SMTT Aracaju

Mudanças na Orla e no bairro Santo Antônio

A 7ª Marcha de Jesus Base da Família ocorre hoje, das 15h às 22h, na avenida Santos Dumont. O percurso começa nos Arcos da Orla e segue até a Praça de Eventos da Orla da Atalaia. Os motoristas que trafegam na avenida Santos Dumont rumo ao Farol precisarão retornar na Passarela do Caranguejo.

As ruas François Hoald e Niceu Dantas servirão como rotas alternativas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Hoje também acontece a Mostra Cultural no Ponto da Liga, no bairro Santo Antônio. A rua Japaratuba ficará interditada das 14h às 22h, entre a avenida Airton Teles e a rua Arnaldo Dantas. Quem dirige pela Airton Teles rumo ao Hospital Nestor Piva com intenção de acessar a rua Japaratuba precisará continuar o trajeto.

O desvio orienta entrar à direita na avenida Gentil Tavares e acessar a rua Arnaldo Dantas à direita para então virar na rua Japaratuba à esquerda.

No sábado

O bairro 17 de Março recebe a 8ª edição da Marcha com Cristo Contra as Drogas no sábado, dia 2 de maio. A mobilização começa às 16h e deve acabar às 20h. O grupo parte da rua Laudelino de Oliveira Freire e avança pela rua Engenheiro Sebastião Basílio Pirro.

Em seguida, os participantes acessam a rua Nicolau Pungitori e caminham até a avenida José Rodrigues Sobrinho. O trajeto continua à esquerda dessa avenida em direção à rua Vereador Manoel Nunes Rezende. O destino é a Praça das Mangabeiras Anailza Silva, no Residencial Irmã Dulce dos Pobres.

Uma viatura e quatro motocicletas da SMTT farão a escolta da marcha. A superintendência informa que não será necessário fazer nenhum bloqueio para este evento.

Intervenções no domingo

O 5º Corridão dos Caveiras ocorre no domingo (3), entre 7h e 9h. Os atletas saem do estacionamento da Cinelândia, na Orla da Atalaia, e correm pela avenida Inácio Barbosa com chegada no Clube dos Empregados Petrobras (CEPE).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O retorno destinado aos motoristas que seguem para a Aruana ficará interditado pela SMTT devido à corrida. As opções de tráfego incluem continuar na avenida Inácio Barbosa usando meia pista ou acessar a rua Clóvis Rollemberg à direita.

O bairro Getúlio Vargas sedia a VIII Kizomba de Rua também neste domingo, das 9h às 18h. A rua Rejane Maria Pureza do Rosário ficará fechada entre a travessa Coelho e Campos e a travessa Maria Alves Pereira.

A SMTT recomenda atenção redobrada aos motoristas nas regiões com presença de esportistas e público. Os condutores devem obedecer à sinalização e às ordens dos agentes de trânsito. A Central de Comando e Controle Operacional monitora as atividades e oferece suporte logístico.


Com informações da SMTT

Alerta de temporal em Sergipe indica chuvas fortes no feriado

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) publicou alerta meteorológico prevendo chuvas que variam de moderadas a intensas em Sergipe. O comunicado tem validade até as 23h59 desta sexta-feira, 1º de maio, abrangendo todos os municípios.

Cidade de Aracaju vista de cima
Igor Matias|ASN

Este documento representa o sexto aviso emitido pela gestão estadual apenas em abril, mês que marca o começo do período chuvoso na região.

Os modelos climáticos apontam que os acumulados podem superar os 50 milímetros (mm) diários durante o período. O cenário inclui ventos com velocidades entre 40 km/h e 70 km/h, além do risco de raios em áreas isoladas.

A instabilidade ocorre por causa de um cavado (uma área alongada de baixa pressão atmosférica) posicionado na costa do Nordeste. Esse sistema, unido aos ventos que sopram do sudeste para o leste, carrega umidade e gera nuvens carregadas sobre o estado.

Condições para o final de semana

Os meteorologistas da Semac indicam que o volume de precipitação deve apresentar queda entre o sábado, 2 de maio, e o domingo (3). A meteorologista Wanda Thatyana explicou que a situação é acompanhada em tempo real.

“O sistema é dinâmico e, a depender da evolução do clima, que é monitorado continuamente, o aviso meteorológico poderá ser renovado”, afirmou a especialista.

Wanda Thatyana

Monitoramento de riscos

O alerta reforça a possibilidade de transbordamento em rios, lagoas, riachos e pequenos córregos em várias localidades. O solo encharcado e a força das águas elevam o perigo para motoristas em rodovias e podem causar inundações urbanas, quedas de árvores ou placas, destelhamentos e deslizamentos em encostas.

A Semac orienta que os cidadãos fiquem atentos, principalmente quem reside em zonas de risco. A recomendação é seguir as instruções da Defesa Civil (199) e acompanhar as atualizações diárias dos boletins.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas mantém a vigilância das nuvens e pode emitir novos avisos se houver mudança repentina no tempo.

Veja a previsão do Climatempo:

Climatempo

Com informações da SEMAC

Polícia Federal e Cope prendem condenado por roubo em Aracaju

Uma operação conjunta entre o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e o Grupo de Capturas da Polícia Federal resultou na detenção de um homem de 26 anos na tarde de quarta-feira, 29.

Agentes do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) de Sergipe
Centro de Operações Policiais Especiais (COPE)

O alvo, que possuía mandado de prisão definitiva por roubo majorado (subtração com violência ou ameaça), foi localizado no bairro Sobrado, no município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju.

As investigações apontam que o assalto ocorreu em 4 de fevereiro de 2022, na Avenida Augusto Franco, capital sergipana. Naquela manhã, o indivíduo e um cúmplice utilizaram uma bicicleta para abordar um adolescente em um ponto de ônibus, subtraindo o aparelho celular e a mochila da vítima.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a abordagem, os criminosos simularam o porte de arma de fogo. A fuga, no entanto, foi interrompida por um cidadão que utilizou uma vassoura para derrubar os suspeitos do veículo. Enquanto o comparsa conseguiu fugir com o celular, o homem detido nesta semana foi alcançado por populares na região da Avenida Gonçalo Rollemberg Leite com os pertences roubados.

Pelo crime cometido, o réu recebeu a sentença de cinco anos de reclusão. Após os procedimentos realizados pelo Cope, o preso foi colocado à disposição do Poder Judiciário e aguarda a audiência de custódia.


Com informações da Polícia Civil

Derrota de Lula: Senado rejeita Jorge Messias para o STF

O plenário do Senado rejeitou nesta quarta-feira (29) a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF). O placar com 42 votos contrários e 34 favoráveis impõe uma inédita derrota de Lula no Legislativo e consolida um revés histórico na articulação do governo.

Jorge Messias na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado
Geraldo Magela|Agência Senado

Para que a indicação de Messias fosse aprovada eram necessários pelo menos 41 votos dos 81 senadores. Com a rejeição, o processo foi arquivado.

Esta é a primeira vez em mais de 130 anos que o nome de um indicado a ministro do STF é rejeitado pelos parlamentares.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A votação durou pouco mais de sete minutos. Senadores da oposição comemoraram o resultado, enquanto parlamentares da base governista estavam sem entender a situação no plenário.

Após o desfecho, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), encerrou a sessão por volta das 19h15.

O relator da indicação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Weverton Rocha (PDT-MA), chegou a dizer mais cedo que a avaliação interna era de que o indicado teria entre 45 e 48 votos pela aprovação.

Sabatina e outras aprovações

Antes da votação, os senadores aprovaram indicações para vagas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também foram aprovadas as indicações de Margareth Rodrigues Costa para ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e de Tarcijany Linhares Aguiar Machado para o cargo de defensora pública-geral federal da Defensoria Pública da União.

Mais cedo, a CCJ havia aprovado o nome de Messias para o cargo na mais alta corte do país por 16 votos favoráveis e 11 contrários.

Durante a sabatina, o indicado respondeu a perguntas de senadores da base governista e da oposição.

Origem da vaga

A indicação foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva há cerca de cinco meses, mas a mensagem oficial (MSF 7/2026) só chegou ao Senado no início de abril.

Messias foi escolhido pelo governo federal para assumir a cadeira deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria antecipada da Corte e deixou o tribunal em outubro de 2025.

Reprodução

Golpe do IPVA em MG leva à prisão de investigado em Aracaju

Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam, na manhã desta quarta-feira (29), um homem de 34 anos no bairro Jabutiana, em Aracaju.

Golpe do IPVA em MG leva à prisão de investigado em Aracaju
Divulgação

A prisão preventiva é parte da Operação Espelho Turvo, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais para desarticular um grupo suspeito de aplicar golpes virtuais envolvendo o pagamento do IPVA 2024/2025.

O investigado responde pelos crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.

Como funcionava o esquema

A organização criminosa, com ao menos 24 integrantes identificados, criava sites fraudulentos que imitavam páginas oficiais do Governo de Minas Gerais e do Detran.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As vítimas eram atraídas por links patrocinados em mecanismos de busca (como o Google e Bing) e, ao tentar quitar o IPVA, efetuavam pagamentos via PIX para empresas de fachada com nomes semelhantes aos de órgãos públicos.

Segundo as investigações, apenas nove dos principais envolvidos movimentaram mais de R$ 27 milhões com o esquema, que fez diversas vítimas no estado de Minas Gerais.

Disposição da Justiça

Após a prisão, o investigado foi levado à sede do Cope, onde permanece à disposição da Justiça e aguarda audiência de custódia.

A operação contou com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) da Polícia Civil de Sergipe.

As apurações foram conduzidas pela 3ª DRACO/DEOESP (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Delegacia Especializada de Ordem Econômica e Social e Praticas de Lavagem de Dinheiro) da Polícia Civil mineira.

Veja as imagens da prisão em Aracaju:


Com informações da SSPSE

Polícia divulga imagem de suspeito de furto em loja de Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da 4ª Delegacia Metropolitana, busca localizar um homem apontado como autor de dois crimes no conjunto Orlando Dantas.

Foto de suspeito de dois furtos em loja na zona sul de Aracaju
SSPSE

A divulgação da imagem do investigado nesta quarta-feira (29) visa auxiliar os trabalhos policiais na identificação desse suspeito de furto em Aracaju. Os crimes ocorreram em um mesmo estabelecimento comercial situado na Avenida José Carlos Silva.

O primeiro caso ocorreu no dia 11 de março. De acordo com o registro, o proprietário do comércio percebeu o furto ao chegar para trabalhar pela manhã. O homem teria acessado o local pelo portão lateral, entortando a grade de ferro para passar por baixo. Em seguida, conseguiu abrir uma porta de madeira, sem sinais aparentes de arrombamento.

Foram subtraídos 15 maiôs, 10 camisas UV, 15 shorts, uma bolsa contendo R$ 49, uma extensão elétrica, um perfume e uma caixa com acessórios. Imagens de câmeras de segurança registraram a ação de um suspeito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O segundo furto foi registrado no dia 23 de março, no mesmo estabelecimento. Na ocasião, o comunicante informou que, ao chegar ao local, encontrou tanto a loja quanto a fábrica completamente reviradas. O proprietário relatou que o sistema de câmeras de segurança havia sido comprometido, impossibilitando o acesso às imagens.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e localizar o suspeito. Informações que possam contribuir com o trabalho policial podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.


Com informações da SSPSE