PF mira fraude à Caixa com 4 mandados em Aracaju e Socorro

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (14) a Operação Léria para desarticular um grupo suspeito de fraudes imobiliárias contra a Caixa Econômica Federal (CEF), lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa em Sergipe.

Agentes da PF cumprem 4 mandados em Aracaju e Socorro mirando fraude à Caixa
PFSE

A ação busca reprimir um esquema que teria causado prejuízos à instituição financeira.

Dezesseis policiais federais cumprem 4 mandados de busca e apreensão expedidos pela 8ª Vara Federal de Sergipe, com diligências nos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como o esquema funcionava

As investigações identificaram que o grupo arrematava imóveis em leilões da Caixa Econômica Federal e realizava vendas simuladas a terceiros vinculados à própria organização.

Por meio dessas negociações fictícias, os investigados obtinham novos financiamentos junto à instituição, o que viabilizava a liberação de recursos e a ocultação da origem dos valores.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude contra o sistema financeiro nacional, estelionato qualificado, lavagem de dinheiro e organização criminosa.


Com informações da PFSE

MPSE divulga resultado definitivo de concurso

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) publicou o Edital nº 09/2026 com o resultado final e a homologação do IV Concurso Público para os serviços auxiliares da instituição (link mais abaixo).

Prédio do Ministério Público de Sergipe, em Aracaju
Divulgação

O documento traz a relação definitiva de aprovados, em ordem de classificação, para cargos de níveis médio e superior.

Cargos contemplados

A publicação abrange vagas para Analista do Ministério Público nas especialidades de Tecnologia da Informação (Banco de Dados, Desenvolvimento, Infraestrutura, Segurança da Informação e Proteção de Dados), Medicina (Clínica Geral e Psiquiatria), Ciências Contábeis, Estatística, Pedagogia e Psicologia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O edital também oficializa o resultado para Técnico do Ministério Público nas áreas Administrativa e de Manutenção e Suporte de Equipamentos de Informática.

Com a homologação oficializada, o certame passa a ter validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, conforme previsto no edital de abertura.

A etapa encerra o processo de avaliação e classificação, permitindo que a instituição inicie as convocações para o preenchimento das vagas imediatas e formação do cadastro de reserva, de acordo com a necessidade da administração.

Classificação e cotas

As listas de classificação final, detalhadas no anexo único do edital (link abaixo), apresentam a pontuação de cada candidato e observam as reservas de vagas para pessoas com deficiência e candidatos negros reconhecidos em banca de heteroidentificação (procedimento que verifica a autodeclaração racial dos concorrentes).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os candidatos habilitados foram listados conforme o desempenho nas provas objetivas e discursivas, aplicadas no início do ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

O resultado final e os detalhes da classificação por cargo podem ser consultados no Diário Oficial Eletrônico do MPSE ou no portal da banca organizadora.

Clique aqui para conferir o Edital de Resultado Final e Homologação


Com informações do Ministério Público de Sergipe

Gasolina: Lula anuncia subsídio de até R$ 0,45 por litro

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) a criação de uma subvenção (subsídio pago pela União) para conter a alta da gasolina e do diesel nos postos de combustíveis. O subsídio será implementado por medida provisória (MP) a ser editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Posto de combustível
Semdec

Segundo o governo, a ajuda poderá chegar a até R$ 0,8925 por litro de gasolina e R$ 0,3515 por litro de diesel.

O ministro do Planejamento, Bruno Moretti, anunciou que, no caso da gasolina, o governo pretende subsidiar de R$ 0,40 a R$ 0,45 por litro no momento. Para o diesel, a subvenção de R$ 0,3515 entrará em vigor em junho, quando acabará a redução a zero dos tributos federais.

Como funciona

Na prática, o governo vai devolver às refinarias e aos importadores parte dos tributos federais cobrados sobre os combustíveis, como o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O pagamento será feito por meio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), diretamente às empresas produtoras e importadoras.

A ideia é impedir que toda a alta internacional do petróleo seja repassada aos postos e, consequentemente, aos consumidores.

O ministro Moretti comparou a medida a um sistema de “cashback” tributário.

“Quando a empresa paga esse valor de tributo, a gente devolve esse tributo como uma subvenção. Essa devolução é uma espécie de cashback capaz de absorver eventuais choques de preço dos combustíveis”, afirmou.

Bruno Moretti, ministro do Planejamento

Alta do petróleo

O governo atribui a pressão sobre os preços à disparada da cotação internacional do petróleo, agravada pela guerra no Oriente Médio.

Antes do conflito, o barril do tipo Brent era negociado abaixo de US$ 70. Agora, a cotação já supera os US$ 100 no mercado internacional.

A preocupação aumentou após a Petrobras indicar que poderá reajustar o preço da gasolina nos próximos dias. A presidente da estatal, Magda Chambriard, afirmou que o aumento “vai acontecer já já”.

Impacto fiscal

De acordo com o Ministério da Fazenda, cada R$ 0,10 de subsídio na gasolina terá custo mensal estimado em R$ 272 milhões para os cofres públicos.

No diesel, o gasto será de aproximadamente R$ 492 milhões por mês para cada R$ 0,10 de subvenção.

Carro abastecendo em Posto de Combustível
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Com o subsídio estimado em R$ 0,40 para a gasolina, o custo para o governo federal ficará em R$ 1,2 bilhão por mês. No caso do diesel, a nova subvenção custará R$ 1,7 bilhão mensais.

Mesmo assim, o governo afirma que a medida terá neutralidade fiscal, sem impacto sobre os cofres federais.

O secretário-executivo da Fazenda, Rogério Ceron, disse que o aumento das receitas obtidas com royalties, dividendos e participações do setor petrolífero compensará os gastos.

“É impossível neutralizar 100%, mas é possível atuar de forma rápida e mitigar os efeitos da guerra para a população”, declarou Ceron.

Rogério Ceron, secretário-executivo da Fazenda

Prazo e regras

O subsídio terá validade inicial de dois meses, com possibilidade de prorrogação caso a crise internacional continue pressionando os preços.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As empresas que receberem o benefício terão de cumprir regras para garantir que a redução seja repassada ao consumidor final. O desconto também deverá aparecer nas notas fiscais, diz o governo.

Medidas anteriores

Desde março, o governo vem anunciando ações para tentar reduzir os impactos da alta do petróleo. Entre as medidas já adotadas estão:

  • zerar PIS/Cofins sobre diesel e biodiesel;
  • subsidiar diesel nacional e importado;
  • criar ajuda para o gás de cozinha;
  • zerar tributos sobre querosene de aviação;
  • liberar crédito para companhias aéreas;
  • ampliar fiscalização sobre preços abusivos nos postos.

A ANP, em conjunto com Procons e órgãos de segurança, intensificou a fiscalização em distribuidoras e postos de combustíveis em todo o país.

Projeto no Congresso

Paralelamente, o governo enviou ao Congresso um projeto para permitir que receitas extras obtidas com petróleo sejam usadas para reduzir tributos sobre combustíveis.

A proposta prevê a possibilidade de diminuir impostos sobre gasolina, diesel, etanol e biodiesel em momentos de alta internacional do petróleo.

Enquanto o texto ainda aguarda votação, o governo decidiu recorrer à medida provisória para evitar um aumento imediato nos preços nas bombas.

UOL

NE Notícias, da redação

Flávio Bolsonaro pediu R$ 134 mi a dono do Banco Master

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), “filho 01” de Jair Bolsonaro, pediu R$ 134 milhões ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para financiar o filme “Dark Horse”, cinebiografia sobre a trajetória política do pai, que cumpre prisão domiciliar.

Fotos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro e o senador Flávio Bolsonaro
Reprodução|Jane de Araújo (Senado)

A revelação é do Intercept Brasil, que publicou nesta quarta-feira (13) áudios e mensagens que documentam as cobranças (veja mais abaixo).

Documentos divulgados pela reportagem mostram que ao menos US$ 10,6 milhões, o equivalente a cerca de R$ 61 milhões, foram transferidos entre fevereiro e maio de 2025 como parte do financiamento do projeto.

“A gente não pode vacilar”

Numa mensagem de áudio enviada a Vorcaro, Flávio reconhece as dificuldades para honrar os custos da produção.

“Apesar de você ter dado a liberdade, Daniel, de a gente te cobrar, eu fico sem graça de ficar te cobrando, tá? Mas, enfim, é porque está num momento muito decisivo aqui do filme. E como tem muita parcela para trás, cara, está todo mundo tenso, e eu fico preocupado aqui com o efeito ao contrário do que a gente sonhou para o filme, né? Imagina a gente dando calote”, disse o senador.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em outro trecho, ele pressiona por uma resposta:

“Se você puder me dar um toque, uma posição aí, Daniel, porque a gente precisa saber o que faz, cara, da vida, porque eu já tenho muita conta para pagar esse mês e o mês seguinte também. E agora que é a reta final, que a gente não pode vacilar. Não pode não honrar com os compromissos aqui, porque senão a gente perde tudo, cara, todo o contrato, perde ator, perde diretor, perde equipe, perde tudo. Pode me dar um toque aí, irmão.”

As mensagens também mostram o agora pré-candidato à Presidência da República combinando encontros com Vorcaro e afirmando que “não há meia conversa entre eles”.

Intercept Brasil

Os registros são de 15 de novembro de 2025. No dia 18 do mesmo mês, Daniel Vorcaro foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos ao tentar embarcar para Dubai.

Flávio nega

Abordado pela imprensa na tarde desta quarta-feira (13), em Brasília, o senador rebateu as informações:

“É mentira. De onde você tirou isso? Ah, irmão, pelo amor de Deus. Aí não dá. Obrigado, jornalistas. Bom trabalho. Militante, saia… é dinheiro privado, é dinheiro privado”, e saiu sem dar mais detalhes.

A defesa de Vorcaro também não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Reprodução

PCC em Sergipe: MPSE restabelece prisões de 2 acusados

O Ministério Público de Sergipe obteve decisão favorável no Tribunal de Justiça do estado para restabelecer as prisões preventivas de dois réus investigados por supostos vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC, facção criminosa originária de São Paulo) em Sergipe.

Operação do MPSE mira envolvimento de advogado com facção criminosa, homicídios, tráfico de drogas e lavagem de capitais
Gaeco|Divulgação

A ação envolve um advogado e outras quatro pessoas denunciadas por crimes que incluem organização criminosa armada, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Um dos réus segue foragido.

O comunicado oficial do MPSE detalha a origem da investigação, o histórico das medidas cautelares e os fundamentos jurídicos que levaram o Tribunal a restabelecer as prisões. Veja a seguir na íntegra:


O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Aracaju, obteve decisão favorável no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para restabelecer as prisões preventivas de Cosme Carlos dos Santos e Alan Klaiton Santos Andrade.

Os réus respondem à Ação Penal nº 202520101001, originada a partir de investigações conduzidas pelo MP sergipano.

Origem da Investigação e Suposto Envolvimento com o PCC

A investigação teve início após o GAECO do MPSE ser formalmente comunicado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) sobre a existência de uma célula da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) atuante em Sergipe.

Com o avanço das apurações locais, o MPSE identificou um esquema que utilizava prerrogativas profissionais e núcleos familiares para viabilizar as atividades do grupo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O advogado Cosme Carlos dos Santos foi denunciado sob a acusação de utilizar sua atuação profissional para articular interesses de uma organização criminosa em Sergipe, integrando o que a denúncia aponta como o núcleo jurídico da estrutura. Ele responde pelos crimes de organização criminosa armada, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Além dele, Alan Klaiton Santos Andrade, Flávio Ricardo Santos, Márcia Cristina Santos Bispo e Mayra Cristina Santos Bispo também foram denunciados por crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com as condutas devidamente individualizadas pelo MPSE na ação penal.

Histórico das Medidas Cautelares

Em agosto de 2025, a Justiça de primeira instância acolheu o pedido do MPSE e decretou a prisão preventiva dos envolvidos para garantia da ordem pública.

Na ocasião, em atenção aos preceitos legais, foi concedida prisão domiciliar com monitoração eletrônica à denunciada Mayra Cristina Santos Bispo, por ser responsável por uma criança menor de 12 anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre o final de 2025 e o início de 2026, decisões de primeira instância haviam revogado as prisões preventivas de Cosme Carlos dos Santos e Alan Klaiton Santos Andrade, substituindo-as por medidas cautelares diversas.

O Ministério Público recorreu imediatamente por meio de Recursos em Sentido Estrito (RESE), sustentando, em síntese, que a liberdade dos réus representava risco concreto à instrução criminal e à segurança da sociedade.

Decisão do Tribunal e Situação Atual

O Tribunal de Justiça deu provimento aos recursos do MPSE nos dias 23 de abril e 5 de maio de 2026, determinando o imediato retorno dos réus ao sistema prisional.

O TJSE reconheceu os argumentos ministeriais de que as medidas alternativas se revelavam insuficientes para neutralizar o risco de reiteração delitiva e de influência da organização criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC no Estado de Sergipe.

Após a decisão do Tribunal, Cosme Carlos dos Santos apresentou-se à Justiça no dia 27 de abril de 2026 para o cumprimento do mandado. Já o réu Alan Klaiton Santos Andrade encontra-se foragido, e as forças de segurança seguem em diligências contínuas para sua localização.


Com informações do MPSE e do Gaeco

Saiba quando os servidores de Sergipe recebem em maio

O Governo de Sergipe divulgou o calendário de pagamento dos servidores do Executivo estadual referente ao mês de maio.

Governo do Estado anuncia calendário de pagamento dos servidores
Pagamento dos servidores do Estado – Erick O’Hara|ASN

Os créditos começam na quinta-feira, dia 28, quando aposentados e pensionistas recebem seus proventos.

Na sexta-feira (29), são pagos os servidores das demais Secretarias, empresas, autarquias e fundações.

Os aniversariantes do mês também recebem, com o salário, a primeira parcela do décimo terceiro.

Ao todo, a folha representa uma injeção de mais de R$ 510 milhões na economia sergipana. Os valores serão creditados ao longo dos respectivos dias de pagamento.

PF faz operação contra venda ilegal de terras da União em Sergipe

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a operação Heredia para desarticular um grupo investigado por desmatamento, parcelamento irregular e venda ilegal de terrenos em área de Reserva Legal pertencente à União, no município sergipano de Santo Amaro das Brotas.

Viatura da PF durante operação contra venda ilegal de terras da União em Sergipe
PF em Sergipe

A ação mobilizou 20 policiais federais, com apoio do Incra, para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas.

Policial no centro das investigações

As investigações apontaram que um policial reformado, com identidade não divulgada, teria criado uma associação junto a outros indivíduos sob o pretexto de defender interesses de ocupantes da reserva legal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na prática, o grupo promovia o desmatamento da área, a demarcação irregular de lotes e a comercialização dos terrenos com promessa de futura regularização fundiária.

As apurações indicam que pessoas que se recusavam a aderir à associação ou a realizar pagamentos eram alvo de ameaças.

Penas

Os investigados poderão responder pelos crimes de desmatamento em terras públicas, parcelamento ilegal do solo e invasão de terras da União. As penas máximas somadas podem chegar a 11 anos de reclusão.


Com informações da PF em Sergipe

Lula acaba com a “taxa das blusinhas” e zera imposto de 20%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (12) uma Medida Provisória que zera o Imposto de Importação sobre compras internacionais de até US$ 50, apelidada de “taxa das blusinhas”.

Uma pessoa pressionando a tecla de um teclado para computador que representa o e-commerce
Reprodução

A MP deve ser publicada em edição extraordinária do Diário Oficial ainda nesta terça.

No ato de assinatura, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Rogério Ceron, explicou que a zeragem foi possível após três anos de combate ao contrabando e maior regularização do setor.

“O contrabando, que era uma marca presente nesse setor, foi eliminado. Agora, o setor regularizado vai poder usufruir dessa isenção sobre esses produtos”, afirmou.

Para o secretário, a decisão vai beneficiar a população de baixa renda que utiliza plataformas para adquirir produtos.

“Não é só blusinha”

A ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, destacou que, apesar do apelido, as compras internacionais desse valor são diversificadas, não apenas de roupas.

“Não é só roupa. Há um conjunto de outros bens que são comprados, todos de valor pequeno”, afirmou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, disse que zerar as taxas federais dessas compras melhora o perfil da tributação brasileira.

“Os números mostram que a maior parte das compras, de fato, é de baixo valor. Está associado ao consumo popular.”

A “taxa das blusinhas” entrou em vigor em agosto de 2024, dentro do programa Remessa Conforme, criado para regulamentar o comércio eletrônico internacional.

Na prática, o imposto era cobrado no momento da compra para aumentar a fiscalização e reduzir fraudes.

CNN Brasil

Com informações de Luiz Claudio Ferreira (Agência Brasil)

Cesta básica em Aracaju sobe 14,80% em abril

A cesta básica em Aracaju registrou, em abril de 2026, o menor custo entre as 27 capitais brasileiras pesquisadas: R$ 619,32.

Cesta básica em Aracaju sobe 14,80% em abril
Observatório da Indústria do Sistema FIES

Os dados são da Pesquisa Nacional da Cesta Básica, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), analisados pelo Observatório da Indústria do Sistema FIES.

Na comparação com março último, o custo subiu 3,49%. Em relação a abril de 2025, o acréscimo chegou a 6,79%. No acumulado do ano, de janeiro a abril, a cesta básica na capital sergipana registra alta de 14,80%.

Variação nas capitais em abril de 2026

Na comparação com março de 2026, todas as 27 capitais brasileiras registraram aumento no valor da cesta básica. Os maiores acréscimos ocorreram em Porto Velho (+5,60%), Fortaleza (+5,46%) e Cuiabá (+4,97%).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em relação a abril de 2025, as altas mais expressivas foram registradas em Cuiabá (+9,99%), Salvador (+7,14%) e Aracaju (+6,79%). Na mesma base de comparação, as capitais com redução no custo da cesta foram São Luís (-4,84%), Porto Alegre (-2,69%) e Palmas (-1,64%).

Cesta básica nas capitais brasileiras sobe em abril
Observatório da Indústria do Sistema FIES

Em termos absolutos, São Paulo teve a cesta mais cara do mês (R$ 906,14), seguida por Cuiabá (R$ 880,06) e Rio de Janeiro (R$ 879,03). As mais baratas foram Aracaju (R$ 619,32), São Luís (R$ 639,24) e Maceió (R$ 652,94).

Pão francês e carne: Aracaju na contramão

Aracaju teve destaque nacional ao registrar estabilidade no preço do quilo do pão francês e redução no preço da carne bovina de primeira (-0,05%), na comparação com março último.

Já no comparativo com abril de 2025, a capital sergipana registrou aumento no preço do tomate (+16,14%) e queda no preço do arroz (-11,66%).


Com informações do Observatório da Indústria do Sistema FIES

Hospital São Lucas amplia estrutura em Aracaju

O Hospital São Lucas inaugura sua nova torre no próximo dia 14 de maio. A entrega da obra representa um avanço na ampliação da assistência médica na capital de Sergipe.

Hospital São Lucas amplia estrutura em Aracaju
Divulgação

A nova instalação da unidade da Rede D’Or ratifica o compromisso da instituição com o padrão do atendimento, o uso de tecnologias e a assistência direcionada ao paciente.

Com cerca de 19 mil metros quadrados de área construída, a ampliação dispõe de dez pavimentos. O espaço inclui leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), uma área específica para o transplante de medula óssea, além de estacionamento ampliado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O planejamento arquitetônico traz novos apartamentos focados em entregar comodidade e usabilidade tanto a quem utiliza o serviço quanto aos seus acompanhantes.

“Esta expansão marca um momento importante para a saúde do Estado. Estamos trazendo para os sergipanos uma estrutura ainda mais moderna, com a qualidade, tecnologia e excelência assistencial da Rede D’Or, ampliando o acesso da população ao que há de melhor na medicina do país”.

Fábio Massao, Diretor Regional do Hospital São Lucas, Rede D’Or.

Referência em alta complexidade

O centro médico possui atuação reconhecida em várias especialidades, como a cardiologia, a neurologia, a oncologia e a ortopedia. O hospital evidencia sua vocação para a entrega de serviços de alta complexidade.

O complexo é o pioneiro local na condução de cirurgias robóticas operando a plataforma Da Vinci. O equipamento atende procedimentos bariátricos, urológicos, incluindo a prostatectomia (remoção da próstata) e cirurgias em geral.

A técnica entrega precisão mecânica, amplia a segurança e acelera a recuperação pós-cirúrgica dos pacientes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A operação abrange o transplante de medula óssea e o hospital mantém a certificação da Joint Commission International, o selo global focado na segurança assistencial e na qualidade. A instituição faz parte da lista World’s Best elaborada pela revista Newsweek, que cataloga os melhores hospitais do planeta.

A abertura da nova torre firma a posição do Hospital São Lucas como um dos principais polos regionais de saúde. A entrega do prédio aumenta a sua capacidade instalada e intensifica o acesso a atendimentos especializados em Sergipe.

Sobre a Rede D’Or

A companhia é a maior corporação de saúde da América Latina e opera no Distrito Federal e em 13 estados. A Rede D’Or prioriza a humanização no atendimento, o preparo dos profissionais e a aplicação de novas tecnologias. A empresa é um padrão de mercado em gestão de hospitais e na entrega de serviços médicos.

O grupo surgiu em 1977 no Rio de Janeiro e administra 79 hospitais. A estrutura abrange 55 clínicas especializadas em oncologia e múltiplos serviços médicos complementares. A companhia investe continuamente em pesquisa científica clínica e na inovação tecnológica estruturada pelo IDOR (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino).


Com informações da Assessoria