A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) atualizou o Manual de Licitações, Contratos e Convênios, que reúne orientações para instrução de processos administrativos que exigem parecer jurídico.
Obra da BR-101 em Sergipe – Foto: Arthuro Paganini|ASN
A nova versão visa tornar os procedimentos mais claros, ágeis e seguros para secretarias e demais entidades estaduais, assegura a PGE.
Elaborado pela Coordenadoria Consultiva de Serviços Públicos, Atos e Contratos Administrativos (CCAC), o manual esclarece dúvidas recorrentes que podem atrasar a tramitação.
O objetivo é oferecer um guia direto e acessível para orientar servidores na organização da documentação na fase interna — anterior à publicação de editais e à análise jurídica pela PGE.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O material está alinhado à Lei Federal nº 14.133/2021 e incorpora diretrizes do novo regime de contratações públicas, com foco em meios eletrônicos, maior transparência e eficiência dos gastos.
A atualização inclui novos capítulos sobre doações de bens móveis e patrocínios, além de ajustes de layout e organização que tornam a consulta mais intuitiva.
Segundo o procurador do Estado e chefe da CCAC, Marcelo Aguiar, o manual é uma ferramenta de apoio essencial, padronizando fluxos, reduzindo inconsistências e evitando retrabalho. “A utilização correta do documento contribui diretamente para a melhor instrução dos processos e para a agilidade na análise jurídica”, explica.
A nova versão já está disponível no site da Procuradoria, acessando aqui.
Com informações da PGE-SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Falta de água: Iguá denuncia violação e aciona polícia
Na manhã de domingo (26), a Iguá Sergipe fez uma grave denúncia: foram constatadas violações em registros que impedem o fim da falta de água em Aracaju.
Ainda segundo a companhia, a manutenção emergencial foi finalizada na quarta-feira (22), e a previsão inicial era de que o abastecimento fosse normalizado gradualmente em até 72 horas, o que não aconteceu.
A empresa informou ter detectado sinais de violação em registros considerados fundamentais para garantir o restabelecimento do sistema.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Diante da situação, a Iguá Sergipe registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Civil para que os órgãos de segurança realizem investigações aprofundadas.
De acordo com a concessionária, um novo reparo foi feito no local com prazo de normalização para o abastecimento em Aracaju ainda nesta segunda-feira (27).
Entre os bairros afetados estão Farolândia, Salgado Filho, Grageru, Treze de Julho, São Conrado, Jabotiana, Ponto Novo, Suíssa, Jardins, São José, José Conrado de Araújo, Mosqueiro, Areia Branca, Matapuã, Gameleira, Inácio Barbosa e Aeroporto.
Ainda no domingo (26), a Prefeitura de Aracaju se manifestou, em nota publicada no NE, cobrando providências imediatas da Iguá. A gestão municipal afirma que não há transparência sobre os prazos de regularização dos serviços e que estuda acionar a empresa na Justiça.
“Há registros de bairros com mais de cinco dias sem abastecimento”, diz a nota. A Prefeitura avalia ainda decretar situação de emergência no município.
Como está o abastecimento de água na sua região? Deixe seu relato nos comentários abaixo.
Com informações da Iguá
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
TRE-SE define horários dos cartórios eleitorais em Aracaju
Em virtude da proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, marcado para o dia 6 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) estabeleceu o cronograma e os horários de funcionamento dos cartórios eleitorais.
TSE|Reprodução
A medida visa organizar o fluxo de cidadãos que precisam regularizar sua situação antes do prazo final.
Os cartórios eleitorais da capital e a Central de Atendimento ao Eleitorado de Aracaju funcionarão das 7h às 13h até o dia 6 de maio.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Haverá, ainda, abertura excepcional da Central de Atendimento ao Eleitorado nos dias 1º de maio (feriado) e 2 de maio (sábado), exclusivamente para atendimento ao público, mantendo o horário das 7h às 13h.
📍 A unidade está localizada na Rua Itabaiana, nº 580, centro.
Já no interior, a abertura nessas datas e eventuais ajustes no horário de funcionamento ficarão a critério das juízas e dos juízes eleitorais, de acordo com a demanda em cada zona eleitoral, conforme informa o TRE-SE.
Agendamento
Para melhor organização do atendimento, será adotada a divisão de vagas: 50% destinadas ao atendimento presencial, por meio de distribuição de senhas nos cartórios, e 50% por agendamento eletrônico, disponível no site do TRE-SE.
Na Central de Atendimento ao Eleitorado, as senhas para demanda espontânea serão limitadas a 60 eleitores por dia, sendo as demais vagas preenchidas por agendamento.
No dia 6 de maio, será garantido o atendimento a todas as pessoas que estiverem na fila até o horário de encerramento, com possibilidade de atendimento diferido, caso a demanda ultrapasse a capacidade diária.
Biometria
O TRE destaca que os eleitores(as) que estão com a biometria regular podem realizar o autoatendimento de forma 100% online.
Devem comparecer presencialmente as pessoas que precisam fazer o primeiro título, eleitoras(es) que não possuem cadastro biométrico, ou cuja biometria já possui mais de 10 anos. Para o atendimento presencial, os Cartórios disponibilizam a opção de agendamento.
Com informações do TRE-SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Aracaju divulga novas vagas de emprego nesta segunda, 27
A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), vinculada à Prefeitura de Aracaju, divulga novas oportunidades de emprego nesta segunda-feira, 27.
Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Para candidatar-se às vagas de emprego, os interessados devem realizar o cadastro ou atualizar o currículo na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, nº 127, Centro, ou em qualquer unidade da instituição na cidade (endereços ao final desta matéria).
No atendimento, é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF e currículo.
Vagas para Ampla Concorrência
Auxiliar de serviços gerais – Ensino fundamental completo, com 03 meses de experiência comprovada em CTPS. Vaga afirmativa para mulheres. Disponibilidade de horário. Empresa localizada no bairro Cirurgia.
Auxiliar de serviços gerais – Ensino fundamental completo, com 03 meses de experiência comprovada em CTPS. Disponibilidade de horário. Empresa localizada no bairro Cirurgia.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Jardineiro – Ensino fundamental completo, com 06 meses de experiência sem comprovação em CTPS, experiência prévia como jardineiro Desejável conhecimento de técnicas de jardinagem. Empresa localizada no município de Laranjeiras.
Garçom – Ensino médio completo, com 06 meses de experiência sem comprovação em CTPS, experiência prévia como garçom Disponibilidade para trabalhar em regime de turnos em escala 6 x 1, Será um diferencial saber Harmonizar os vinhos com os pratos. Empresa localizada no município de Laranjeiras.
Eletricista – Alfabetizado, com experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro São Jardins.
Encanador – Alfabetizado, com experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro São Jardins.
Ajudante pártico de forma – Alfabetizado, com experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro São Jardins.
Ajudante pártico de pedreiro – Alfabetizado, com experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro São Jardins.
Pintor de fachada – Alfabetizado, com experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro São Jardins.
Pedreiro – Alfabetizado, com experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro São Jardins.
Gesseiro – Alfabetizado, com experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro São Jardins.
Consultora de Vendas – Ensino médio completo, com 06 meses de experiência comprovada em CTPS, vaga afirmativa para mulheres, experiência com vendas será um diferencial em varejo ou joias, disponibilidade para trabalhar em escala de shopping incluindo domingos e feriados. Empresa localizada no bairro São José.
Balconista – Ensino médio completo, sem experiência, Informática básica. Empresa localizada no bairro Centro.
Recepcionista clínica – Ensino médio completo, com 06 meses de experiência comprovada em CTPS, vaga afirmativa para mulheres, informática básica. Empresa localizada no bairro Jardins.
Auxiliar de cozinha – Ensino médio completo, com 06 meses de experiência comprovada em CTPS. Residir nas proximidades do bairro Atalaia. Empresa localizada no bairro Atalaia.
Vendedor externo – Ensino médio completo, com 06 meses de experiência, Habilitação Categoria AB; – Possuir Transporte Próprio, disponibilidade para Viagem. Empresa localizada no bairro Jabotiana/ Sol Nascente.
Fiscal de loja – Ensino fundamental completo, com 06 de experiência comprovada em CTPS, Conhecimento na área de prevenção a perdas. Empresa localizada no bairro Centro.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ajudante de obras – Ensino fundamental incompleto, sem experiência, Prestar apoio constante aos pedreiros no preparo de massa e argamassa. Realizar o transporte de materiais e ferramentas dentro do canteiro. Auxiliar na carga e descarga de insumos necessários para o dia a dia. Empresa localizada no bairro Inácio Barbosa.
Carpinteiro – Ensino fundamental incompleto, com experiência sem comprovação em CTPS. Realizar a montagem de formas para pilares, vigas e lajes. Executar o escoramento de estruturas de madeira. Preparar e cortar peças de madeira para uso imediato na obra. Empresa localizada no bairro Inácio Barbosa.
Pedreiro – Ensino fundamental incompleto, com experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro Inácio Barbosa.
Atendente de farmácia – Ensino médio completo, 06 meses de experiência comprovada em CTPS, Noções básicas de informática Disponibilidade de horário, Conhecimentos desejáveis Noções básicas de medicamentos (nomes, usos comuns) Entendimento de receitas médicas simples Organização de produtos farmacêuticos. Empresa localizada no bairro Santo Antônio.
Padeiro – Ensino fundamental completo, com 06 de experiência comprovada em CTPS. Empresa localizada no Jardins.
Sushiman – Ensino médio completo, com 06 de experiência comprovada em CTPS. Preparar sushis, sashimis, temakis e pratos quentes japoneses Cortar peixes corretamente (com técnica e precisão. Empresa localizada no bairro Jardins.
Açougueiro – Ensino médio completo, com 06 de experiência comprovada em CTPS. Empresa localizada no bairro Jardins.
Operador de supermercado – Ensino médio completo, com 06 de experiência comprovada em CTPS, Atendimento ao cliente Operação de caixa (registro de compras, recebimento de pagamentos) Reposição de mercadorias nas prateleiras Organização e limpeza do setor Conferência de preços e validade dos produtos Embalagem de compras. Empresa localizada no bairro Jardins.
Auxiliar de Cozinha – Ensino fundamental completo, com 01 ano de experiência sem comprovação em CTPS. Empresa localizada no bairro Siqueira Campos
Cozinheiro industrial – Ensino fundamental completo, com experiência comprovada em CTPS, Ter conhecimento do funcionamento de uma cozinha industrial. Empresa localizada no bairro Siqueira Campos
Estoquista – Ensino médio completo, com 06 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa localizada no bairro Siqueira Campos
Cozinheiro líder – Ensino médio completo, com experiência comprovada em CTPS, experiência com cardápios coletivos e produção de refeições industriais. Empresa localizada no bairro Siqueira Campos
Técnico em Segurança do Trabalho – Ensino Técnico completo, com experiência comprovada em CTPS, Excel intermediário. Empresa localizada no bairro Jardins.
Professor de língua Inglesa – Ensino superior completo, com experiência comprovada em CTPS, experiência com crianças Falar inglês fluente, disponibilidade Tarde, Noite e aos sábados. Empresa localizada no bairro São Conrado Cj. Orlando Dantas
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Assistente de técnico eletricista – Ensino médio completo, com 06 meses de experiência comprovada em CTPS, Instalar e dar manutenção de máquina de purificação de ar ambiente. Empresa localizada no bairro de Luzia
Cozinheira – Ensino médio completo, com 03 meses de experiência comprovada em CTPS, vaga afirmativa apara mulheres. Empresa localizada no bairro Coroa do meio.
Vagas para PCD (Pessoa com Deficiência)
Frentista – Ensino fundamental completo, sem experiência. Empresa localizada no bairro Farolândia.
Serviços gerais – Ensino fundamental completo, sem experiência. Empresa localizada no bairro Farolândia.
Locais e Horários de Atendimento
A sede da Fundat funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O serviço também está disponível em outros pontos de atendimento:
Ceac do Shopping Riomar: das 7h às 13h;
UQP Santos Dumont, Coroa do Meio, Santa Maria e Mosqueiro: das 7h às 18h;
Polo de Tecnologia da Farolândia e CEU do bairro Olaria: das 7h às 18h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1331 ou pelo site oficial empregaju.aracaju.se.gov.br.
Com informações da PMA
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Rodada do Brasileirão: Palmeiras segue líder; Flamengo goleia
O Palmeiras mostrou eficiência para derrotar o Bragantino por 1 a 0, na noite deste domingo (26) no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, para permanecer na liderança isolada do Campeonato Brasileiro.
Cesar Greco|Palmeiras
Graças aos três pontos somados fora de casa, o Verdão chegou aos 32 pontos na 13ª rodada da competição. Já para o Massa Bruta o revés representou permanecer com 17 pontos, na 9ª colocação da classificação.
Em um confronto muito parelho, a vitória da equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira foi garantida graças a gol do argentino Flaco López aos 20 minutos do primeiro tempo após jogada de muita raça do atacante paraguaio Ramón Sosa.
Já a vice-liderança do Brasileiro continua sendo ocupada pelo Flamengo, que, atuando em Belo Horizonte, superou o Atlético-MG por 4 a 0 com gols de Arrascaeta, Plata e Pedro (dois).
Com o resultado o Rubro-Negro alcançou os 26 pontos. Com o revés em casa, o Galo fica na 15ª posição com 14 pontos.
Com a mesma pontuação, mas ocupando a terceira colocação, o Fluminense superou a lanterna Chapecoense por 2 a 1 no estádio do Maracanã graças ao faro de gol do atacante John Kennedy.
O Tricolor das Laranjeiras abriu o placar com Savarino em cobrança de pênalti, mas a Chape igualou com um belo chute de longa distância de Ênio. E quando tudo indicava que o confronto terminaria em igualdade, o camisa nove do Flu decidiu a partida.
Outros resultados:
Corinthians 1 x 0 Vasco Grêmio 1 x 0 Coritiba Athletico-PR 3 x 1 Vitória
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Falta de água: Prefeitura de Aracaju ameaça processar a Iguá
Com a persistente falta de água na capital, a Prefeitura de Aracaju divulgou um comunicado neste domingo (26). A gestão de Emília Corrêa cobra providências imediatas da Iguá Saneamento, exige transparência sobre os prazos de regularização e estuda acionar a Justiça.
Brenda Monteiro|Deso
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Aracaju informa que acompanha, por meio do Comitê Municipal de Acompanhamento dos Impactos da Concessão dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em Aracaju, a situação de falta de água em diversos pontos da cidade.
O abastecimento é um serviço cuja concessão foi firmada pelo Governo do Estado com a Iguá Saneamento. Ainda assim, a Prefeitura tem atuado de forma ativa na cobrança de providências e na busca por informações claras e atualizadas sobre o cenário de desabastecimento.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Até o momento, a concessionária ainda não apresentou dados completos sobre a quantidade de bairros afetados nem sobre o tempo de interrupção do serviço em cada localidade. Diante disso, a Prefeitura já determinou a cobrança imediata dessas informações, reforçando a necessidade de transparência.
A falta de clareza dificulta, inclusive, dimensionar a real situação. Sem essas informações, a Prefeitura não consegue sequer mensurar, até agora, quantos aracajuanos estão sem acesso à água neste domingo, dia 26. No entanto, já há registros de bairros com mais de cinco dias sem abastecimento.
A concessionária informou a ocorrência de uma situação que teria impactado o sistema e apresentou nova previsão de normalização. No entanto, a população segue enfrentando dias seguidos de desabastecimento, e ainda não há clareza sobre quais bairros foram ou serão atendidos nesse prazo.
A Prefeitura cobra que essas informações sejam detalhadas, com indicação clara das áreas afetadas e dos prazos reais de regularização. A população precisa de respostas concretas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Esses dados são fundamentais para orientar a adoção de medidas mais firmes. A Prefeitura já está adotando as medidas cabíveis e não hesitará em recorrer à Justiça e, se necessário, avaliar o decreto de situação de emergência no município para garantir o direito da população.
A Prefeitura também acionou o Governo do Estado e a Iguá Saneamento para que informem, de forma detalhada, a destinação dos carros-pipa e os bairros atendidos neste momento, considerando que os serviços essenciais não podem parar.
Na última sexta-feira (24), três escolas da rede municipal tiveram aulas suspensas por falta d’água.
Mesmo não sendo a responsável direta pela prestação do serviço, a Prefeitura está mobilizada, com apoio da Defesa Civil e das equipes municipais, para reduzir os impactos à população, especialmente na manutenção dos serviços essenciais.
A gestão segue monitorando toda a cidade, cobrando soluções rápidas e permanece à disposição da população.
Com informações da PMA
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Motociclista bate em mureta e cai da ponte Aracaju-Barra
Um motociclista de 39 anos ficou ferido após perder o controle da direção, colidir contra a mureta de proteção e cair da ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros. O acidente aconteceu por volta das 15h15 de sábado (25).
BPRv
Segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o homem trafegava no sentido Barra dos Coqueiros-Aracaju conduzindo uma Honda/CG 160 Fan azul, quando perdeu o controle e se chocou contra a estrutura lateral. Com o impacto, ele caiu embaixo da ponte.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
A polícia informou que não foi possível realizar o teste do bafômetro no condutor. Como não foram constatadas infrações de trânsito, a motocicleta foi entregue a responsáveis no local por meio de um Termo de Liberação de Veículo.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Canetas emagrecedoras: entenda os riscos do uso sem controle
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) debate, nesta semana, uma proposta de instrução normativa sobre os requisitos técnicos e procedimentos para medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1. A medida tem como foco principal ampliar o controle sobre as canetas emagrecedoras, buscando frear o uso indiscriminado e o avanço do comércio irregular.
Chemist4U|Flickr (CC BY-SA 2.0)
A popularização desses tratamentos, que podem ter diferentes princípios ativos, incluindo a semaglutida, a tirzepatida e a liraglutida, ampliou o mercado ilegal desse tipo de medicamento que, atualmente, só pode ser adquirido por meio de receita médica.
Em razão dos riscos à saúde da população, a Anvisa vem tomando uma série de medidas para coibir o comércio ilegal, que inclui versões manipuladas sem autorização. A agência também criou grupos de trabalho para dar suporte à atuação da autarquia no controle sanitário e garantir a segurança de pacientes.
Ações conjuntas e fiscalização
Também este mês, o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), junto à própria Anvisa, assinaram uma carta de intenção com o objetivo de promover o uso racional e seguro de canetas emagrecedoras.
A proposta é prevenir riscos sanitários associados a produtos e práticas irregulares, além de zelar pela saúde da população brasileira.
“A Anvisa e os conselhos propõem uma atuação conjunta baseada em troca de informações, no alinhamento técnico e em ações educativas”, informou a agência.
O impacto no tratamento da obesidade
Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), Neuton Dornelas, avaliou que o uso de canetas emagrecedoras para tratar a obesidade e o diabetes figura como uma espécie de revolução, mas que o uso indiscriminado do medicamento preocupa.
“São medicamentos muito bons, eficazes, potentes, que abriram realmente um grande horizonte para o tratamento, sobretudo para pessoas que vivem com obesidade. São medicamentos que revolucionaram sob essa perspectiva. Tudo o que a gente já teve pra tratar obesidade tinha resultado menos potente, menos eficaz e eu diria até menos seguro.”
“Pra quem vive com uma doença que é crônica, ter a promessa, a expectativa, a esperança de um tratamento, a longo prazo que seja, mas que funcione abriu um horizonte. Esses medicamentos são importantes, ajudam muito não apenas na perda de peso e no controle da glicose, mas, sobretudo, para diminuir o risco cardiovascular”, completou.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Alerta sobre o mercado ilegal
Dornelas destacou levantamento recente feito pela Anvisa, segundo o qual a importação de insumos farmacêuticos para a manipulação de canetas emagrecedoras tem sido incompatível com o mercado nacional. Os dados mostram que, apenas no segundo semestre de 2025, foram importados mais de 100 quilos de insumos, quantidade suficiente para a preparação de aproximadamente 20 milhões de doses.
“Quando se fala em 20 milhões de doses, é um número chamativo, mais do que isso: eles apreenderam 1,3 milhão de medicamentos por algum grau de ilegalidade ou irregularidade, seja pelo transporte, pelo armazenamento”, lembrou.
“Isso é estarrecedor. É assustador. A Sbem já vem alertando há muito tempo sobre isso. Para que as pessoas não consumam medicamentos de fontes que não são legais, medicamentos que não são registrados. Isso é altamente preocupante. Além disso, ter uma medicação que é aprovada para duas doenças crônicas, diabetes e obesidade, e as pessoas usarem de maneira indiscriminada realmente é condenatório.”
“Hoje, diante desse boom, desse exagero que estamos vendo, talvez valesse a pena a Anvisa bloquear por três meses, por seis meses ou até por um ano qualquer manipulação de qualquer uma dessas drogas injetáveis para o tratamento da obesidade”, defendeu.
“Não se tem estrutura, na agência, suficiente para fiscalizar e fazer tudo isso com um volume de 20 milhões de doses. Então, num ponto crítico como esse, eu defenderia o bloqueio da manipulação, nem que seja por um período transitório, até que se tenha outras medidas mais cabíveis pra isso.”
Benefícios x riscos
Ao comentar os benefícios das canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade e diabetes, o médico explicou que os medicamentos atuam por meio de três mecanismos de ação: ajudam no controle da glicose; retardam o esvaziamento do estômago ou esvaziamento gástrico, fazendo com que a pessoa mantenha uma plenitude alimentar mais prolongada; e atuam no cérebro, reduzindo o apetite por meio do aumento da saciedade.
Caroline Morais|Ministério da Saúde
“Com isso, eles promovem uma menor ingesta de alimentos e, por meio de mecanismos fisiológicos e da interrelação com outros hormônios, eles promovem uma perda de peso bastante substancial. A semaglutida, por exemplo, tem uma média de 15% de perda de peso e a tirzepatida pode chegar a 22% ou 25%, variando de pessoa para pessoa, dependendo da dose, do acompanhamento de um profissional, além da adesão a outras medidas, como mudança de estilo de vida e melhoras na alimentação.”
Dornelas destacou que todo medicamento pode apresentar efeitos colaterais e que, no caso das canetas, os principais efeitos são náuseas, vômitos e demais sintomas gastrointestinais.
“Com o uso indiscriminado, comprando de fontes não seguras medicamentos não bem armazenados ou transportados, esses riscos aumentam muito”.
“A Anvisa começou a registrar efeitos colaterais mais severos, como a pancreatite. A gente que é médico, que avalia, sabe que a pancreatite já é uma doença, infelizmente, muito frequente. No Brasil, são em torno de 40 mil internações por ano. Mas ela habitualmente é causada por dois grandes fatores: bebida alcoólica em exagero ou pedras na vesícula.”
“Esses medicamentos, por si só, quando se faz o retardo do esvaziamento gástrico, eles promovem uma maior parada do líquido que fica dentro da vesícula biliar. E o fato desse líquido, utilizado no processo da digestão, ficar mais tempo parado dentro vesícula pode facilitar a formação de cálculos. Isso poderia aumentar o risco, para algumas pessoas, de pancreatite. Esse é o maior risco hoje.”
Pilares da segurança
O presidente da Sbem descreveu ainda o que os médicos chamam de quatro pilares da segurança e da responsabilidade em meio ao uso de medicamentos:
Utilizar um produtor seguro e legal, com registro no Brasil;
Ter a prescrição de um médico com registro e que faça, inclusive, o acompanhamento adequado, desde o diagnóstico;
Saber quem está vendendo, preferencialmente farmácias e drogarias em que a compra possa ser feita com segurança;
Usar doses corretas, seguindo a orientação médica, além de nunca comprar em mercados paralelos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“Quando a gente fala de efeitos colaterais, não significa que é pra pessoa sentir isso. Náuseas, por exemplo, podem ocorrer entre 30% e 40% dos casos, mas, em tese, não é para acontecer. Então, se a pessoa está usando a medicação e não há efeito colateral, isso é muito bom. Não significa que a medicação não esteja atuando. Entre 60% e 70% das pessoas não sentem nada.”
“Mas náuseas mais intensas, vômitos e, principalmente, dor abdominal importante que não melhora – a dor é o sinal de alerta. Se há dor importante na parte superior do abdômen, temos que pensar na possibilidade, ainda que rara, de uma pancreatite. A dor é o mais preocupante”, concluiu.
Com informações de Paula Laboissière (Agência Brasil)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MPF recomenda atualização de curso da UFS
O Ministério Público Federal (MPF) orientou a Universidade Federal de Sergipe (UFS) a realizar a atualização do projeto pedagógico do curso de medicina veterinária. A medida abrange as graduações ofertadas nos campi de São Cristóvão e do Sertão, localizado no município de Nossa Senhora da Glória (SE).
Adilson Andrade/UFS
O documento recomenda medidas para adequar os projetos às Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas em 2019. O objetivo é garantir a atualização científica da formação e o alinhamento do curso às demandas contemporâneas da profissão.
A recomendação destaca a importância de fortalecer conteúdos ligados à Saúde Única – integrando a saúde animal, humana e ambiental –, à vigilância epidemiológica, ao bem-estar animal, às políticas públicas veterinárias e ao controle de zoonoses, áreas cada vez mais relevantes para a saúde pública e para a proteção ambiental.
O documento foi expedido pelo procurador da República Ígor Miranda da Silva, titular do 4º Ofício da PR/SE e idealizador do Projeto Gestão Ética de Animais em Sergipe, iniciativa voltada à promoção de políticas públicas de manejo populacional ético de cães e gatos e ao fortalecimento institucional da proteção animal no estado.
“Atualizar o projeto pedagógico significa preparar profissionais mais qualificados para atuar nessas políticas públicas”, afirmou o procurador da República Ígor Miranda.
Medidas recomendadas
O MPF recomenda que a universidade avalie, no prazo de 180 dias, a inclusão ou o fortalecimento de conteúdos curriculares voltados à saúde pública veterinária e vigilância epidemiológica; à atuação no SUS; às políticas de proteção e bem-estar animal; à medicina veterinária preventiva e do coletivo; ao controle populacional ético de cães e gatos; e à integração entre ciência, políticas públicas e participação social.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O documento também destaca a importância de alinhar o curso a avanços legislativos, como a Lei nº 14.064/2020, que ampliou as penas para maus-tratos contra cães e gatos, de modo a preparar profissionais capazes de contribuir para políticas públicas que promovam a dignidade animal e o equilíbrio ecológico.
Também prevê a adequação da carga horária do estágio curricular supervisionado obrigatório, que deve corresponder a, no mínimo, 20% da carga horária total do curso.
Integração com políticas públicas
Segundo o MPF, a iniciativa também se insere no esforço institucional de ampliar a integração entre universidades, serviços de saúde e políticas públicas, fortalecendo a atuação da medicina veterinária em temas como saúde coletiva, segurança alimentar, proteção animal e sustentabilidade.
“O Abril Laranja é um momento simbólico para reforçar que a prevenção da crueldade contra animais também passa pela formação de profissionais capacitados e comprometidos com a ética e o bem-estar animal”, destacou o procurador.
A UFS deve informar ao MPF, no prazo de 30 dias, se acatará a recomendação.
Procuradoria da República em Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Homem atira durante jantar de Trump com jornalistas em hotel
Um homem fez disparos na noite deste sábado (25) durante um jantar, num hotel em Washington, do presidente Donald Trump com correspondentes que cobrem a Casa Branca.
Reprodução
Tiros foram ouvidos nas imediações do local do evento e o presidente e a primeira-dama Melania Trump foram retirados rapidamente do lugar pelo Serviço Secreto norte-americano(vídeo mais abaixo). O suspeito de ter feito o ataque foi preso.
Segundo informações obtidas pela Reuters, o suspeito atirou em um agente do serviço secreto, mas não se feriu graças ao colete à prova de balas que usava. Além dos disparos, testemunhas disseram a agências internacionais que também foram ouvidas explosões na área próxima ao hotel.
O jantar teve as presenças do vice-presidente J.D. Vance e do secretário de Estado Marco Rubio. Eles também foram retirados do hotel e estão em segurança.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O presidente Trump deu uma entrevista coletiva na Casa Branca após o ataque e disse que o atirador é um “lobo solitário”, termo usado para descrever supostos criminosos que atuam sozinhos. Apesar da fala de Trump, o Serviço Secreto dos EUA não deu mais detalhes sobre o suspeito.
Veja as imagens:
“Shots fired,” screamed the Secret Service agents.
President Trump and Cabinet members were escorted out of the main ballroom by the Secret Service and the U.S. Marshals. pic.twitter.com/s1ikd8tun8