Sindipema combate veto de Edvaldo: “Injustificável”

Edvaldo e seu veto injustificável

Mantendo sua tradicional política de desvalorização dos servidores como em todas as
suas gestões, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, nega o Piso Nacional do
Magistério.

sindipema.org .br
Foto-sindipema.org.br

O prefeito Edvaldo Nogueira disse em público as razões pelas quais vetou o
artigo 11 da Lei Orçamentária Anual (LOA), que garante a atualização do piso
salarial da categoria, aprovado por unanimidade pelos vereadores e
vereadoras no dia 24 de dezembro de 2021.

O gestor municipal afirmou que o artigo “claramente contraria não só a Lei de
Responsabilidade Fiscal como a Constituição Federal, que assegura a
autonomia dos entes federados em fixar a remuneração de seus servidores”.

É evidente que Edvaldo usa a Lei de Responsabilidade Fiscal à sua
conveniência já que a própria lei retira dos limites estabelecidos as
Determinações Legais, a exemplo da atualização salarial definida pela Lei
11.738/2008, a Lei do Piso.

Portanto, não há o que se falar em afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Contrariando a inconstitucionalidade apontada no veto do prefeito, a própria
Constituição Federal garante aos profissionais da educação escolar pública
valorização, planos de carreira e Piso Salarial. De forma complementar, a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional define a promoção da valorização,
assegurando Piso Salarial Profissional e Plano de Carreira do Magistério
Público.

Em Aracaju, temos Estatuto – Lei nº 1.358/1988 – e Plano de Carreira e
Remuneração – Lei Complementar 051/2001, ambos sempre desrespeitados
pelo Prefeito Edvaldo Nogueira.

É importante destacar que a Lei 11.738/2008, que regulamenta o Piso
Profissional Salarial dos Profissionais do Magistério Público da Educação
Básica é constitucional. O Supremo Tribunal Federal, novamente, em março de
2021, definiu que “é constitucional a norma federal que prevê a forma de
atualização do piso nacional do magistério da educação básica”.

Surpreendentemente, Edvaldo Nogueira afirma que a decisão dos
Parlamentares do Município de Aracaju, determinando o cumprimento da Lei
do Piso, não aponta a fonte dos recursos para custear a despesa.
Edvaldo Nogueira afirma que “é preciso que eles digam de onde vai sair o
dinheiro”.

É lamentável que o atual Prefeito de Aracaju ignore a existência do FUNDEB, o
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização
dos Profissionais da Educação. Fundo criado, quase que exclusivamente,
para pagamento da remuneração dos Professores lotados nas escolas.

O FUNDEB Aracaju, somente em 2021, garantiu ao município mais de 160
milhões, e é improvável que o Prefeito desconheça essa importante fonte de
recurso. Nesse mesmo ano, o município declarou como despesas pagas com o
FUNDEB pouco mais de 143 milhões, o que resultaria numa sobra de 18
milhões, excedendo a “sobra” legal (10%) e incorrendo em improbidade
administrativa.

Ainda sobre o financiamento do ensino e improbidade administrativa,
precisamos informar à população que Edvaldo Nogueira não utiliza
corretamente a principal fonte de recursos para Educação Pública, investindo
apenas 18,95% da arrecadação de impostos e transferências, quando a
Constituição Federal determina, no mínimo, 25%. Com essa prática recorrente,
somando os principais fundos para Manutenção e Desenvolvimento no Ensino,
somente em 2021, o prefeito Edvaldo Nogueira retirou de toda a comunidade
escolar mais de 100 milhões. Um completo absurdo!

Por fim, precisamos dialogar sobre o fundo criado para garantir o
pagamento das/os aposentadas/os, o Aracaju Previdência. Durante as duas
décadas de existência, apenas por 4 anos o atual prefeito não o geriu. Então, o
principal responsável pelo déficit instalado é Edvaldo Nogueira. Estamos à
disposição para equacionar os problemas do nosso Regime Próprio de
Previdência Social e garantir seu presente e seu futuro.

Por todas essas razões, consideramos o veto do prefeito descabido e
injustificado. O problema da Educação em Aracaju não é dinheiro. O problema
é a gestão!

São Cristóvão realizará dois dias “D” de vacinação infantil contra a covid-19

s cristovao vacina crianca covid fev 22
Heitor Xavier/Prefeitura de S. Cristóvão

A prefeitura de São Cristóvão irá promover dois dias “D” de vacinação infantil contra a covid-19. O primeiro acontece no próximo sábado (12) e o segundo na próxima segunda-feira (14). As ações visam ampliar a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade e acontecem nas escolas municipais de São Cristóvão, das 9h às 16h.

Para se vacinar a criança não precisa ser aluno da escola, basta comparecer com cartão SUS ou de vacinação acompanhada de um adulto responsável. Além da aplicação das vacinas Pfizer Pediátrica e Coronavac, haverá momentos de recreação com distribuição de pipoca doce, picolé, pirulitos, balas, adesivos de tatuagem e a entrega de certificado de coragem para as crianças que se vacinarem.

O objetivo é estimular e oportunizar o acesso às vacinas da Campanha Nacional Contra a Covid-19 para o público infantil, e assim contribuir para o controle, eliminação e erradicação do coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os locais do dia “D” de vacinação infantil:

DIA 12/02, 9h às 16h (Zona Urbana)

ESCOLAS
EMEF JOSEFA GENISA
EMEF SÃO CRISTÓVÃO
EMEF JOSÉ FRANCISCO DE ANDRADE
EMEF LOURIVAL BATISTA
EMEF TIA AIDEE
EMEF RAIMUNDO FRANCISCO
EMEF MARIA DE LOURDES
EMEF MARIA OLIVEIRA SANTOS
EMEF JOSINALVA
EMEF ISIDODORIA
EMEF MARTINHO BRAVO
EMEF RULT DULCI
EMEF ARACELES
ESOLA GLORITA PORTUGAL

DIA 14/02, 9h às 16h (Zona Rural)

ESCOLAS
EMEF MANOEL ASSUNÇÃO
EMEF MAJOR JOÃO TELES
EMEF DEP. ANTONIO CARLOS L. FRANCO
EMEF LOURDES TAVARES

Servidores da SES e FHS param atividades e fazem ato de protesto

Os auxiliares e técnicos de enfermagem e demais servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), realizaram paralisação de 24h, nesta terça-feira, 8, com ato público pela manhã, na frente do Palácio dos Despachos.

sintasa servidores paralisacao protesto 8 fev 22
Servidores da SES e FHS param atividades e fazem ato de protesto — Sintasa

Estas ações tanto na capital como nos Hospitais Regionais foram deliberadas em assembleia, no dia 1 de fevereiro, e visam mostrar todo o descontentamento da categoria em relação à falta de sensibilidade do Governo do Estado em prol das necessidades dos trabalhadores, como falta de reajuste salarial há 10 anos e salário de certa parte dos servidores abaixo do salário mínimo. 

“Só para se ter uma ideia, o auxiliar ou técnico de enfermagem da FHS não recebe nem um salário mínimo (R$ 1.212,00) porque o salário-base é de R$ 1.045,00. Desse jeito, é impossível motivar o profissional de saúde, que tanto se destacou neste período de pandemia. É preciso o Governo do Estado mostrar todo o seu reconhecimento à categoria através do reajuste salarial e atendendo todas as nossas reivindicações”, afirmou Augusto Couto, presidente do Sintasa, que esteve presente juntamente com os diretores Adaílton dos Santos, Maria de Lourdes, Maria Edite e Valdenice Rodrigues, além do gerente-executivo, Janderson Alves.

Próxima paralisação

Após o ato, o Sintasa realizou outra assembleia com os servidores e foi deliberado que na quarta-feira da próxima semana, dia 16, haverá outra paralisação de 24h em todo o estado e ato público, das 7h às 12h, na frente do Hospital de Urgência de Sergipe (FHS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bandeiras de lutas

Além do salário acima do mínimo e recomposição salarial, que está há 10 anos defasado, gerando perda de poder de compra de 60%; as outras reivindicações giram em torno da Assinatura do Termo de Compromisso para que os estatutários recebam o mesmo valor do benefício do auxílio-alimentação dos celetistas; Revisão do PCCV e PER; 30 horas semanais e retorno das gratificações cortadas dos estatutários administrativos.

Diga-se que estas ações coordenadas pelo Sintasa vão ao encontro da orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, entidade ao qual o Sintasa faz parte nacionalmente, em realizar ato público neste dia em prol ainda da reivindicações da PL 2564/2020 que reza sobre o Piso Nacional da Enfermagem.

Vereador denuncia descaso em Lagarto

001

O vereador Genisson de Tonho de Totonho (PSD) denunciou ao Ministério Público de Lagarto, mais um descaso da gestão de Hilda de Gustinho (SD), que é a nova entrada de Lagarto, ou “Estrada da Morte”, como a população está chamando.

Uma obra inacabada, em que já foram destinados todos os recursos, mas que a prefeitura deixou a obra pela metade, causando inúmeros acidentes, inclusive com vítima fatal.

O vereador também denunciou outro grave problema ocasionado pela gestão da esposa do vice-líder de Bolsonaro, deputado Gustinho Ribeiro (SD), a superlotação no cemitério do Povoado Jenipapo.

Na denúncia, Genisson afirma que não há capacidade para realização de enterros na região, sendo necessário realizar os sepultamentos em outros municípios.

Palmeiras na final do Mundial de Clubes

O Palmeiras é o primeiro finalista da disputa de título do Mundial de Clubes no próximo sábado (12) em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Em noite inspirada dos meias  Dudu (camisa 7) e Raphael Veiga (23), o time brasileiro estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Al Ahly (Egito). O adversário na final será conhecido nesta quarta (9): será o vencedor do embate entre Chelsea (Inglaterra) e Al Hilal (Arábia Saudita), às 13h 30 (horário de Brasília), no estádio Mohammed Bin Zayed.

Twitter/Reprodução

Diante de mais dois mil palmeirenses nas arquibancadas do estádio Al Nahyan, o Verdão mandou no jogo desde o início: teve mais posse de bola (57%),  apesar da defesa bem posicionada – cinco jogadores –  da equipe egípcia, e conseguiu bloquear os contra-ataques do rival. A primeira boa chance do Alviverde balançar as redes foi aos 31 minutos, após jogada do meio-campista  Dudu com o lateral-direito Marcos Rocha a partir da intermediária. O camisa 7 chegou a cruzar na área, mas a zaga afastou. Sete minutos depois, o Palmeiras abriu o placar com um chute colocado do meia Raphael Veiga, após passe de primeira de Dudu.

Na volta do intervalo, bastaram três minutos em campo para Dudu ampliar para o Verdão. A jogada começou no meio de campo, com Piquerez lançando para Matheus Veiga marcar um golaço.  Após sofrer o segundo gol, o time egípicio botou pressão, e chegou a diminuir aos 26 minutos: Mohamed chutou de fora da área, Weverton afastou, mas a bola caiu nos pés do atacante Sherif que mandou para o fundo da rede. No entanto, houve intervenção do VAR, e o gol foi anulado por impedimento de Sherif. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o VAR entrou novamente em ação aos 34 minutos, após carrinho por trás do zagueiro Ayman Ashraf para parar Rony. O juíz de campo chegou a dar cartão amarelo para o defensor egípcio, mas após a consulta das imagens do lance, decidiu pela expulsão do zagueiro. Mesmo com dez em campo, o Al Ahly ainda tentou diminuir. Já nos minutos finais, Weverton fechou o gol em um chute de Hany, depois Sherif mandou uma bomba no travessão, mas a noite era mesmo do Verdão comandado pelo técnico português Abel Ferreira.

Tempo firme em Sergipe

O tempo firme que predominou em todo o Estado no último final de semana prossegue nos próximos dias em razão  do posicionamento do vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) que, nas condições atuais, força a circulação de ar seco na superfície. Há, também, possibilidade de chuvas leves devido ao escoamento anticiclônico associado a circulação do Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas), que continua adentrando sobre a Região Nordeste.

praia aracaju sergipe
Valdir Valença/Sedurbs

Para hoje,08, a probabilidade de precipitações é apenas no Território Centro Sul Sergipano e tempo com céu aberto e parcialmente nublado ou nublado nos demais territórios, sendo que à noite espera-se tempo nublado em todo o estado. No litoral, a temperatura mínima fica em torno de 24,8°C e a máxima de 30,9°C, já no interior, elas variam entre 19,5°C e 32,8°C, respectivamente.

Na quarta-feira, espera-se tempo nublado durante a madrugada nos oito territórios, tempo parcialmente nublado, firme e céu aberto com poucas nuvens durante o dia em todo o estado e tempo parcialmente nublado à noite, sem ocorrência de chuvas com valores consideráveis. Os termômetros registram 24,8°C e 30,7°C no litoral, e entre 20°C e 33,4°C no interior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na quinta-feira, 10, há probabilidade de chuvas leves nos Territórios Centro Sul, Grande Aracaju e Sul Sergipano e tempo nublado nos demais. Pela manhã, precipitações leves e isoladas no Centro Sul e parcialmente nublado nos demais. Tarde e noite com tempo parcialmente nublado em todo o estado. As temperaturas mínimas ficam entre 23,8ºC e 20,6°C (litoral e interior) e máximas de 31,1°C e 32,8°C, respectivamente.

Para acompanhar as atualizações e boletins de previsão, precipitação, climatologia e hidrometeorologia, basta acessar o  www.sedurbs.se.gov.br/portalrecursoshidricos no campo segurança hídrica.

EXCLUSIVO: Abrindo o jogo

radio jornal microfone
Douglas N. / NE Notícias

Nesta quarta, 9, na Jornal FM (91,3), ENTREVISTA EXCLUSIVA, ao vivo.

Na entrevista, todos os detalhes.

Logo cedo, a partir das 6 da manhã.

Aguarde!

Celular “sumiu” e não apareceu com milhares de reais

celular smartphone
Marcello Casal Jr / Agência Brasi

Esses celulares mais modernos parecem falar.

Se alguém levar, pode ser localizado a qualquer momento.

Em um determinado município, recentemente, político teve o celular subtraído.

Ofereceu “gorda gratificação”, nada. Ofereceu R$ 1 mil, R$ 2 mil, nada….

Nesta quarta, logo cedo, Gilmar Carvalho conta tudo na Jornal FM.

Com menos de 75% de vacinação, Aracaju proibida de realizar eventos

Se for para valer o que o Estado decidiu sobre a realização de eventos a partir desta terça-feira, 8, Aracaju está fora da lista.

Veja os percentuais de vacinação:

Graccho Cardoso (79%); Moita Bonita (77%); Nossa Senhora Aparecida (77%); Cumbe (77%); Santa Rosa de Lima (76%); Muribeca (76%); Arauá (76%); Macambira (76%); Areia Branca (75%); Itabi (75%); Amparo de São Francisco (75%); Nossa Senhora de Lourdes (75%); Itabaiana (75%) e Aracaju (73% de cobertura vacinal).

vacina covid seringa ago 2021
SMS/Aracaju

Veja municípios que não chegaram a 60%:

Riachuelo (59%); Carmópolis (58%); Tomar do Geru (57%); Poço Redondo (57%).

Segundo o Estado, apenas municípios que já chegaram a 75% de cobertura vacinal contra a pandemia podem realizar eventos.

De 8 de fevereiro a 21 de fevereiro:

  • Até 2 mil pessoas em ambientes externos e mil pessoas em ambientes internos.
  • Eventos a partir de 200 pessoas em ambiente fechado e 300 pessoas em ambientes externos, somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª e a 2ª dose ou dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48 horas de antecedência do evento.
  • Proibida a realização de eventos de lazer coletivo em municípios que não tenham atingido pelo menos 75% da população imunizada com a segunda dose. Autorização que já tenha sido concedida pela SES será reavaliada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De 22 de fevereiro a 7 de março:

  • Até mil pessoas em ambientes externos e 300 pessoas em ambientes internos.
  • Para eventos a partir de 200 pessoas em ambiente internos e 300 pessoas em ambientes externos, somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª e a 2ª dose ou dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48 horas de antecedência do evento.
  • Proibida a realização de eventos de lazer coletivo em municípios que não tenham atingido um mínimo de 75% da população imunizada com a 2ª dose.

JB só será candidato se tiver a cumplicidade de Edvaldo

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) quer, mas dificilmente disputará as eleições deste ano.

rogerio jackson edvaldo
Rogério, Jackson e Edvaldo

Recentemente, em evento em São Cristóvão até ensaiou ser candidato ao Senado em chapa a ser comandada pelo senador Rogério Carvalho (PT), mas sabe que depende do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), para muita coisa.

Tem pessoas ocupando vários CCs em Aracaju.

Só será candidato se tiver a cumplicidade do prefeito.

Há muitos empregos municipais.

Quem mais sabe é o próprio JB.