Uma mulher baleada na noite deste sábado, 5, após ser baleada no povoado Alagoas, na cidade de Estância.
Suspeito e vítima discutiram fortemente antes do crime.
O corpo foi liberado para familiares neste domingo, às 11h45, pelo IML.
AUTOR
Uma mulher baleada na noite deste sábado, 5, após ser baleada no povoado Alagoas, na cidade de Estância.
Suspeito e vítima discutiram fortemente antes do crime.
O corpo foi liberado para familiares neste domingo, às 11h45, pelo IML.
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido da Procuradoria-Geral da República de envio à Secretaria de Comissões do Senado Federal um questionamento sobre a cadeia de custódia das provas coletadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia que motivaram o pedido de indiciamento de diversas autoridades, entre elas o presidente da República, Jair Bolsonaro, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ex-ministro Eduardo Pazuello. Segundo a ministra, a PGR tem autoridade para efetuar esses pedidos diretamente ao Senado.
Dúvidas
No pedido, formulado na Petição (PET) 10065, a PGR pretendia esclarecer a data em que fora produzida uma lista, requisitada anteriormente, que relaciona, aos nomes dos indiciados, os documentos pertinentes ao possível crime praticado. O questionamento era se o acervo encaminhado coincidiria com o material obtido pela CPI ou se a documentação teria sofrido “recortes”. Além disso, demonstrava preocupação com o controle de acesso a documentos sigilosos após o encerramento da CPI.
Diálogo direto
Em sua decisão, a ministra destacou que a Constituição Federal, ao determinar que as CPIs, caso necessário, encaminhem suas conclusões ao Ministério Público para que tome providências, estabeleceu um “diálogo direto” entre as duas instituições, tornando desnecessária a intervenção do Judiciário para intermediar a troca de informações.
Ela explica que, caso o chefe do Ministério Público da União, ao receber as conclusões da CPI, detecte inconsistências, contradições ou a incompletude da documentação encaminhada diretamente a ele, deve solicitar esclarecimentos adicionais ou os documentos faltantes ao próprio Poder Legislativo, dando continuidade, assim, ao diálogo interorgânico anteriormente estabelecido. “Não se mostra juridicamente adequada, desse modo, a escolha de buscar, desde logo, para esse específico fim, a intermediação do Poder Judiciário”, afirmou.
Autoridade
Rosa Weber observou que a PGR tem autoridade para efetuar esses pedidos diretamente ao Senado, sendo desnecessária a intermediação do Supremo, e, embora o inquérito seja supervisionado pelo STF, as medidas pretendidas não estão sujeitas a autorização judicial. Segundo a relatora, não há impedimento para que o Ministério Público ou a Polícia Federal executem as diligências que reputem cabíveis, como a expedição de ofícios a outros órgãos estatais, “desde que tais medidas e seus resultados sejam comunicados ao Tribunal”.
Para a ministra, todas as objeções manifestadas pela PGR sobre a cadeia de custódia das provas arrecadadas podem ser resolvidas mediante interlocução direta com o órgão legislativo responsável pela primeira coleta, documentação e guarda dos arquivos mencionados.
Acesso aos autos
A relatora atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) de acesso aos autos da PET 10065. O pedido foi fundamentado na Súmula Vinculante (SV) 14, que assegura ao defensor, no interesse do representado, acesso amplo aos elementos de prova, “já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária”, que digam respeito ao exercício do direito de defesa.
Levantamento de sigilo
Por entender que não há justificativas para a tramitação confidencial da PET 10065, a ministra determinou, também, o fim do sigilo dos autos. Neste caso, ela atendeu a pedido da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e da Frente Parlamentar Observatório da Pandemia Covid-19 do Senado Federal.
Leia a íntegra da decisão.
O concurso 2.451 da Mega-Sena teve apenas um ganhador. A aposta foi feita em Belo Horizonte. A seis dezenas foram sorteadas ontem (5) à noite, no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. O apostador (a) vai levar um prêmio de R$ 26.422.347,01.

Os números sorteados foram 13 – 26 – 31 – 46 – 51 – 60.
A quina teve 60 ganhadores, com prêmio individual de R$ 55.490,34. Acertaram quatro números 4.536 apostadores, que receberão cada um, R$ 1.048,57.
As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. Um jogo simples, de seis números, custa R$ 4,50.
O prêmio estimado para o próximo sorteio (concurso 2.452), que ocorrerá na quarta-feira (9), é de R$ 3 milhões.
De acordo com a Caixa, a probabilidade de um apostador ganhar a Mega-Sena com um jogo simples é de uma em 50 milhões (mais precisamente 50.063.860). Já no caso de uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), a chance de acertar o prêmio é uma em 10 mil (precisamente 10.003).
O prefeito de Tomar do Geru, Pedrinho Balbino, encontra-se internado na UTI do Hospital Primavera, em Aracaju.
Diferente do que havia sido informado anteriormente, o prefeito Pedrinho Balbino possui plano de saúde, mas pela delicadeza do quadro clínico, teve de ser atendido na urgência do Hospital Primavera, e posteriormente encaminhado à UTI na mesma unidade hospitalar.
O prefeito Pedrinho Balbino segue internado na UTI, em uso de suporte de oxigênio, mas seu quadro permanece estável.
O prefeito está consciente e orientado.

NE NOTÍCIAS
O prefeito foi deputado estadual.
A Assembleia Legislativa tem o dever de custear o tratamento de saúde.
NE Notícias foi informado que o prefeito foi acometido de pneumonia e está com um dos pulmões afetado.
Com a aposentadoria da desembargadora Maria Angélica França e Souza, o Estado de Sergipe está com uma vaga em aberto no Tribunal de Justiça.
Por merecimento, disputam a vaga:
José Anselmo de Oliveira, João Hora Neto, Simone de Oliveira Fraga, Sérgio Menezes Lucas, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, Fernando Clemente Rocha, Maria da Conceição Silva Santos, Manoel da Costa Neto e Edivaldo dos Santos.
A decisão será tomada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe.
Este ano, por idade (75 anos), serão compulsoriamente aposentados Osorio de Araujo Ramos Filho (maio) e José dos Anjos (outubro).
O prefeito de Tomar do Geru, Pedro Balbino, foi internado neste sábado em um leito de UTI de hospital privado em Aracaju.
Antes, há alguns anos, Balbino foi internado em outro hospital na capital sergipana.
Ontem, 5, assim como boa parte da classe política, foi descoberto que o prefeito não tinha Plano de Saúde.
Pedro Balbino também já foi deputado estadual.
O senador Rogério Carvalho (PT) continua sendo pré-candidato a governador.
Neste sábado, 5, esteve em Lagarto, onde visitou o ex-prefeito Valmir Monteiro.
Valmir segue outro caminho político, mas recebeu Rogério muito bem.

Sinceramente, fica difícil acreditar, mas no PL, partido de profissionais, até parece que “ninguém” percebe que Valmir de Francisquinho, ex-prefeito de Itabaiana, não será, este ano, candidato a governador.
Por “ninguém” (com aspas), significa que há quem perceba que o “tabaréu” não é burro e que está levando meio mundo na expectativa do que, pelo menos este ano, não ocorrerá.
Também na imprensa há quem acredite na “candidatura”.
Neste sábado, 5, foram registrados mais 6 óbitos por COVID-19 em Sergipe.
1,843 novos infectados.
E para o Estado?
Desde o início da pandemia, testaram positivo 303.004 pessoas.
Morreram 6126 pacientes.