Fiocruz: desassistência durante pico da Ômicron

Análises do MonitoraCovid-19, painel da Fiocruz que acompanha os desenvolvimentos da pandemia de Covid-19 no Brasil, mostram que a variante Ômicron do vírus SARS-Cov-2 foi responsável por um forte impacto nos serviços de saúde neste início de ano, gerando um risco de desassistência à população no que se refere a atendimentos de urgência, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Em janeiro, quase todas as unidades da federação tiveram picos de internação semelhantes aos provocados pelas primeiras cepas do novo coronavírus, em 2020, seguidas pelo pico provocado pelas variantes Delta e Gama, durante o ano de 2021. Os pesquisadores alertam que a falta de dados provocada pelo ataque digital contra as bases de dados do Ministério da Saúde podem interferir nesse cálculo.

Além disso, houve no período um expressivo volume de óbitos ocorridos em hospitais fora das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Para os autores do estudo, isso denota a ocorrência de um quadro de desassistência à saúde da população.

“Nós observamos os casos de pacientes hospitalizados. A maior parte dos leitos de UTI estavam ocupadas durante o mês de janeiro, e, em muitos casos, houve um excedente de óbitos ocorridas fora das UTIs, ou seja, em alas comuns de internação. Isso significa que uma parte da população não teve acesso a essa forma de terapia intensiva”, explica o pesquisador Diego Xavier, do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Para os pesquisadores, o fenômeno ocorreu em quase todos os estados do país, e em alguns deles, de forma mais elevada, como Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Segundo os dados, e possível correlacionar o aumento de internações e casos de UTI ao fato de que uma parte ainda grande da população brasileira ainda não completou seu esquema de vacinação contra a Covid-19, ou seja, uma epidemia de não-vacinados, conforme apontam os autores.

“É possível verificar que com o aumento de casos, há a procura elevada pelos serviços de saúde, levando também à ocupação dos leitos de UTI, somadas aos óbitos por outras causas de saúde além da Covid-19. Tudo isso configura o risco de desassistência aos usuários quando buscam o serviço de saúde”, complementa Xavier.

Vacinação: cobertura desigual

Para os pesquisadores do MonitoraCovid-19, um dos grandes problemas atuais no combate à pandemia é a cobertura desigual da vacinação. Uma comparação realizada para esta Nota Técnica verificou que alguns estados tem altos índices de cobertura, como por exemplo na Região Sudeste, em que estados como São Paulo têm coberturas comparadas aos países que mais vacinaram na Europa, por exemplo, Portugal.

Por outro, lado, nas Regiões Norte e Nordeste, há estados com baixa cobertura vacinal de duas doses, além da dose de reforço, de forma que os índices de vacinação equivalem aos baixos índices de países onde há forte rejeição às campanhas de vacinação ou que não tem acesso aos imunizantes.

De maneira geral, a vacinação foi responsável para que a letalidade da Covid-19 no período atual não fosse tão alta quanto em períodos anteriores. Atualmente, a letalidade está em torno de meio porcento (0,4%), enquanto no período mais crítico das outras variantes, chegou-se a 4%. Ou seja, hoje, uma pessoa a cada 200 pessoas notificadas com Covid-19 vem a óbito. Nos períodos anteriores da pandemia, este número foi de quatro mortes a cada 100 pessoas, durante o ano de 2021.

Cientistas e profissionais de saúde alertam mais uma vez para o fortalecimento das campanhas de vacinação, buscando o aumento da cobertura vacinal em todo o território nacional e, reforçam, ainda, a necessidade de manutenção do uso de máscara em locais públicos, a manutenção de medidas de distanciamento físico e que se continue evitando aglomerações sem o uso de máscaras adequadas.

Confira na íntegra a nota técnica divulgada pelo MonitoraCovid-19.

Concessão da Globo: o Congresso decide

Depois do primeiro turno das eleições presidenciais deste ano, vencerá a concessão da Rede Globo de Televisão.

Em ano eleitoral, a maior rede de televisão do País deve ficar, com pouquíssimas exceções, “pianinho”, quando se fala sobre deputados federais e senadores.

Bolsonaro Globo
NE Notícias

Veja o que escreve o jornalista Victor Irajá, em Veja.com:

Não cabe ao chefe do Executivo determinar pela renovação ou não de concessões públicas de redes de televisão ou rádios. O presidente tem apenas o poder de posicionar-se contra ou a favor da renovação, mas a decisão cabe exclusivamente ao Congresso Nacional.

Deputados ouvidos por VEJA consideram praticamente impossível que o Legislativo compre briga com a maior rede de televisão do país.

As concessões para exploração dos canais abertos têm validade de quinze anos. Em 2022, além da TV Globo, a RecordTV, a Bandeirantes e a TV Cultura terão suas concessões vencidas.

Victor Irajá

6 mortes por Covid-19 nesta terça em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim epidemiológico, informa que nesta terça (15), foram registrados 576 casos novos de Covid-19 e seis óbitos. No total, 316.015 pessoas testaram positivo para a doença e 6.185 morreram.

Os seis óbitos confirmados foram: um homem, 80 anos, de Boquim, com diabetes e hipertensão; um homem, 91 anos, de Santa Luzia do Itanhi, sem comorbidade; uma mulher, 85 anos, de Pacatuba, sem comorbidade; uma mulher, 89 anos, de Boquim, sem comorbidade; um homem, 80 anos, de Aracaju, ex-tabagista; um homem, 75 anos, de São Cristóvão, sem comorbidade.

boletim covid ses 15 2 22
No total, 316.015 pessoas testaram positivo para a doença e 6.185 morreram

As últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe apontam que estão internados no momento 155 pacientes. São 67 na rede pública e 88 na rede privada.

Vacinação

Foram enviadas aos municípios 4.419.751 doses. Destas, 1.859.371 foram aplicadas como primeira dose;  1.594.038 como segunda dose;  40.125 como dose única e 572.623 como dose de reforço. A cobertura vacinal de primeira dose está em 81,92% e 70,47% estão com a imunização completa.

Princípio de incêndio no RioMar

Bombeiros militares controlaram princípio de incêndio na Praça de Alimentação do Shopping RioMar.

O princípio de incêndio ocorreu no início da noite.

O princípio de incêndio teria começado em um estabelecimento comercial.

Veja as imagens:

YouTube/Reprodução

Sergipe mantém empregos de petistas

cargo comissao acordo
Montagem sobre ilustração de Mohamed Hassan

Do governo estadual, apenas o senador Rogério Carvalho (até o momento, pré-candidato) e o presidente estadual do PT, João Daniel, que abraçou a pré-candidatura tiveram indicados exonerados pelo Estado.

Os outros, saíram porque quiseram.

Pelo menos até o momento, todos os outros petistas e aliados continuam em seus cargos.

Jackson Barreto se encontra com Lula, só disputará o Senado se houver cumplicidade de Edvaldo e Belivaldo

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) será recebido na tarde desta terça-feira, 15, em São Paulo, pelo ex-presidente Lula.

jackson lula
Arquivo pessoal

Preocupado, o senador Rogério Carvalho (PT) correu logo para a imprensa a fim de informar que recebeu telefonema de Lula, que lhe informou sobre o encontro.

JB tem número muito grande de pessoas em CCs ma Prefeitura de Aracaju e no Governo do Estado.

Quer ser candidato ao Senado.

Pelos CCs que tem em Aracaju, só será candidato ao Senado se tiver a CUMPLICIDADE do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o governador Belivaldo Chagas (PSD).

Prefeitos que não pagam em dia proibidos de promover Carnaval

Com a proximidade do período carnavalesco, os gestores sergipanos devem atentar para as determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) quanto às despesas com festividades. 

De acordo com a Resolução nº 295, de 2016, é vedada a realização de eventos festivos “quando da decretação do estado de calamidade pública ou em caso de inadimplência com os servidores públicos”.

carnaval bloco foliona
Marcelle Cristinne/Arquivo PMA

A hipótese de inadimplência, segundo o dispositivo, restará configurada sempre que, “a partir do quinto dia útil após o vencimento, estiver pendente o pagamento de quaisquer direitos ou benefícios remuneratórios de servidores públicos do quadro ativo ou inativo, tais como salário e décimo terceiro”.

Também é considerado inadimplente o ente que “deixar de repassar à previdência social, no prazo e na forma legal, as contribuições devidas em razão de seus servidores”.

Para o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, além da norma vigente, deve-se levar em consideração a atual situação da pandemia como impedimento para esse tipo de gasto com recursos públicos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Sabemos que o Governo do Estado já impôs uma série de medidas restritivas para o mês de fevereiro e período carnavalesco, mas não custa reforçar as exigências previstas pela Resolução do TCE e que devem ser de conhecimento de todos os jurisdicionados”, afirma o conselheiro.

A Resolução do TCE detalha ainda uma série de documentos que devem ser remetidos ao órgão em caso de realização de gastos com festividades.

Adiado show de Paulo Ricardo em Aracaju

Devido ao aumento de casos de Covid-19 e às restrições impostas pelo decreto do Governo de Sergipe, o show “Voz e Violão” de Paulo Ricardo, com realização de N Produções, que estava marcado para o dia 19 de fevereiro foi adiado para o dia 1 de julho”, no Teatro Tobias Barreto. Todos os ingressos adquiridos serão válidos para a nova data.

paulo ricardo cantor
Cantor Paulo Ricardo – Instagram Oficial/Reprodução

Em julho, quando o músico troca o baixo pelo violão, o público vai conferir sucessos que embalam gerações, de “Olhar 43” a “Rádio Pirata” passando pelas baladas “A Cruz e a Espada” e “Tudo Por Nada”, em um show acústico e intimista.

O público poderá, ainda, escutar os hits “Dois”, “London, London”, “Flores Astrais”, sucesso do Secos & Molhados, além de um feat super especial, Zeeba, na faixa “Eu Não Sei”, parceria dos dois, lançada no “Novo Álbum” de 2016.

Com mais de 40 anos de trajetória e sendo um dos mais influentes da música do pop rock dos anos 80 e 90, Paulo Ricardo já se apresentou em grandes festivais, como o Rock in Rio.

PM prende suspeito de roubar ônibus e recupera pertences das vítimas

Na madrugada desta terça-feira (15), policiais da 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar (3ª Cia/8º BPM) prenderam um suspeito de roubar passageiros que circulavam em um ônibus da linha Bugio/Atalaia. Os celulares pertencentes às vítimas foram recuperados durante a ação.

PMSE
PMSE

Segundo relato policial, a equipe foi acionada pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública) para averiguar a informação de que um homem embarcou em um ônibus da linha Bugio/Atalaia no Terminal Leonel Brizola e, nas imediações do Bairro América, ameaçou os passageiros com uma faca e roubou diversos celulares.

No local, as vítimas informaram que o autor tentou se esconder no pátio do estacionamento de uma empresa de ônibus, também no Bairro América, logo após a realização do crime.

Com a informação, os policiais intensificaram as buscas no local e rapidamente prenderam o suspeito. No momento da prisão, o homem, de 21 anos, estava com uma bolsa contendo quatro celulares pertencentes aos passageiros e a faca utilizada durante o crime.

Após o reconhecimento das vítimas, o denunciado foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Plantonista.

Presidente Jair Bolsonaro desembarca na Rússia

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou hoje (15), em Moscou, capital da Rússia, para um encontro com Vladimir Putin, mandatário russo. O desembarque ocorre durante a tarde na Rússia, devido ao fuso de 6 horas a mais. Bolsonaro chega pouco depois de a Rússia anunciar a retirada de parte das tropas militares da fronteira da Ucrânia.

bolsonaro russia 15 fev 22
Valdenio Vieira/PR

Em Moscou, Bolsonaro se reunirá amanhã (16) com Putin, apenas com a presença de intérpretes. Os dois devem fazer uma declaração conjunta após a conversa, e seguir para um almoço. O encontro está marcado para acontecer entre 13h e 15h, horário local, e será no Kremlin, sede do governo russo, situado na Praça Vermelha, um dos principais pontos turísticos de Moscou.

O presidente brasileiro irá participar de encontro com empresários russos. Entre os principais assuntos a serem tratados na viagem, está a compra de fertilizantes russos por parte do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Bolsonaro, a viagem deve tratar de temas como energia, defesa e agricultura. Também devem ser discutidas as relações político-econômicas e comerciais entre as duas nações, que são integrantes do Brics, grupo de países que reúne China, África do Sul e Índia.

O presidente brasileiro permanecerá na capital russa até quinta-feira (17), quando embarcará para a Budapeste, capital da Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán.

Kremlin

No início da noite, o presidente Jair Bolsonaro e comitiva visitaram o complexo do Kremlin, no centro de Moscou, a convite do governo da Rússia. Integram a comitiva os ministros da Defesa, Walter Braga Netto; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.