Com brilho de William e Roger Guedes, Corinthians desencanta

O Corinthians atingiu a terceira vitória seguida no Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira (16), o Timão derrotou o São Bernardo por 3 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, pela sétima rodada da competição.

Líder disparado do Grupo A, o Alvinegro foi a 13 pontos, seis a frente do Água Santa, segundo colocado. O Bernô, apesar da derrota, segue na ponta do Grupo B, com 11 pontos, quatro a mais que o São Paulo, que aparece logo atrás.

Foi a primeira vez que o quinteto formado pelo volante Paulinho, os meias Giuliano e Renato Augusto e os atacantes Willian e Róger Guedes, principais reforços trazidos entre o fim de 2021 e o começo deste ano, iniciou uma partida pelo Corinthians. O que se viu no primeiro tempo não foi o esperado pelos torcedores. A equipe teve mais de 60% de posse de bola, mas praticamente não assustou a meta do São Bernardo. A melhor chance foi na cabeçada de Paulinho, aos 16 minutos, que o goleiro Júnior Oliveira precisou se esticar para defender. Os visitantes chegaram com perigo aos 34, em chute de fora da área do volante Léo Gomes, que foi rente ao gol alvinegro.

A etapa final foi diferente e o quinteto funcionou. Aos oito minutos, Róger Guedes recebeu de Giuliano, invadiu a área e tocou por cima de Júnior Oliveira para abrir o placar, encerrando um jejum de sete jogos sem gols. Aos 22, foi a vez de Renato Augusto servir Róger Guedes, que finalizou rasteiro e aumentou a vantagem. Dois minutos depois, o lateral Fábio Santos cruzou pela esquerda e a bola foi na mão do zagueiro Matheus Salustiano, dentro da área. A penalidade foi marcada e Willian converteu, fazendo o primeiro gol dele na volta ao Timão.

Os dois times voltam a campo no sábado (19). O Corinthians visita o Botafogo-SP no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), às 18h30 (horário de Brasília). Mais tarde, às 20h30, o São Bernardo pega o Ituano no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP).

ebc
ebc

Palmeiras derrota Ferroviária pelo Paulistão

O Palmeiras saiu vitorioso do primeiro compromisso após a disputa do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Nesta quarta-feira (16), o Verdão superou a Ferroviária por 2 a 0 na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), pela sétima rodada do Campeonato Paulista.

O Alviverde foi a 13 pontos em cinco jogos, segue na ponta do Grupo C e reassumiu a liderança geral do Estadual, ultrapassando o São Bernardo, que ainda jogará na rodada. A Locomotiva está em terceiro no Grupo B, com os mesmos sete pontos do São Paulo (que aparece em segundo), mas uma vitória a menos.

O técnico Abel Ferreira, que completou o centésimo jogo pelo Verdão, poupou quase todos que saíram jogando no último sábado (12), contra o Chelsea (Inglaterra), escalando apenas o goleiro Weverton como titular. O zagueiro Gustavo Gómez, o meia Raphael Veiga e o atacante Rony (que entrou no segundo tempo) iniciaram a partida em Araraquara no banco.

Apesar do time alternativo, o Palmeiras controlou o primeiro tempo. O placar foi aberto aos 37 minutos, com o zagueiro Murilo completando, de cabeça, o escanteio cobrando pelo volante Patrick de Paula. A Ferroviária tentou responder dois minutos, mas Weverton fez boa defesa, de mão trocada, em chute cruzado do meia Gegê. Aos 45, o atacante Wesley teve a chance do segundo gol alviverde, mas acertou a trave.

O cenário não mudou no segundo tempo e foi questão de tempo até o Palmeiras aumentar a vantagem. Aos 20 minutos Rony cruzou, o goleiro Saulo dividiu com Rafael Navarro e a bola sobrou para o também atacante Breno Lopes mandar para as redes. O Verdão ainda teve oportunidades para ampliar com o atacante Deyverson (duas vezes) e o próprio Breno Lopes, mas o placar não se alterou.

O Palmeiras volta a campo neste sábado (19), às 16h (horário de Brasília), contra o Santo André, no Allianz Parque, em São Paulo. No domingo (20), às 20h30, a Ferroviária encara a Inter de Limeira no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP).

Mais duas partidas movimentaram a quarta-feira pelo Paulistão. No estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), o Ituano venceu o Guarani por 3 a 0. Os atacantes Aylon e Rafael Elias e o volante Kaio balançaram as redes para o Galo, que foi a 11 pontos, na vice-liderança do Grupo C. O Bugre segue com sete pontos, em terceiro no Grupo A.

Os dois times atuam novamente no sábado, às 20h30. O Ituano visita o São Bernardo no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP). Já o Guarani terá pela frente o Derby Campineiro com a Ponte Preta, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).

A Macaca também foi derrotada na rodada. No estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), a Alvinegra perdeu do Botafogo-SP por 1 a 0, gol do atacante Bruno Michel. A vitória levou o Pantera aos mesmos 11 pontos do Ituano, ficando em terceiro no Grupo C pelo saldo de gols. A Ponte está na terceira posição do Grupo D, com sete pontos.

O próximo compromisso do Botafogo será no sábado, às 18h30, diante do Corinthians, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). A partida abre a oitava rodada do Estadual.

ebc
ebc

Henri Clay é prioridade nacional do PSOL

O pré-candidato a governador de São Paulo, Guilherme Boulos, e o presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, qualificaram a pré-candidatura de Henri Clay ao Senado como um projeto de grande importância estratégica para o propósito de reconstrução do país.

Henri Clay esteve presente ao ato “Direito ao futuro: diálogos do PSOL para reconstruir o Brasil” ao lado de Boulos, Juliano Medeiros e diversas lideranças da esquerda, como Gleisi Hoffmann (PT), a Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Freixo (PSB), Alessandro Molon (PSB), entre outros.

“A pré-candidatura de Henri Clay para senador já é prioridade nacional do Psol em virtude da sua viabilidade eleitoral e dos compromissos políticos que essa pré-candidatura representa para a reconstrução do Brasil e para o resgate dos direitos sociais e da soberania nacional”, disse Boulos.

henri clay oab
OAB Sergipe

Para ele, a possível união da frente ampla de esquerda em Sergipe é histórica e pode se tornar uma grande referência nacional. “Henri Clay é firme, tem história de lutas sociais e democráticas, além de qualidade e compromisso para representar o projeto democrático, progressista e popular do Psol”.

O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, também enfatizou a pré-candidatura. “Henri Clay é combativo advogado dos trabalhadores, foi presidente da OAB de Sergipe por três mandatos e teve expressiva votação nas eleições passadas para o Senado com 110 mil votos, sendo o segundo mais votado em Aracaju. É um nome de credibilidade que agrega forças sociais e políticas progressistas”.

“O momento é de unir as forças sociais e políticas progressistas para reconstruir o Brasil. É alarmante a situação caótica de necessidades básicas do povo sergipano e brasileiro. É o pacto de união das forças populares e progressistas que derrotará Bolsonaro e mudará Sergipe. Quero ser candidato a senador para defender os direitos do povo e reconstruir nosso país”, afirma Henri Clay.

O ato teve o propósito de apresentar as prioridades programáticas do partido para as eleições 2022. O Psol anunciou propostas à candidatura de Lula para a presidência do Brasil. Os três principais itens programáticos são a revogação da reforma trabalhista, da reforma da previdência e do Teto de Gastos; o enfrentamento à crise climática; e a proposição de uma reforma tributária.

Itabaianense é o único da rede pública do País a acertar tudo em matemática

O sergipano Filipe Nunes Rezende acertou todas as questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021). Com o feito, o egresso do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana, localizado no Agreste Central Sergipano, alcançou a nota 953.1, média máxima da edição, sendo ele o único estudante da rede pública de ensino de todo o Brasil a gabaritar as 44 questões válidas da prova de matemática.

filipe nunes itabaianense
Filipe Nunes Rezende

“Estou me sentindo muito realizado e com um sentimento gritante de dever cumprido. Sinto-me ainda mais feliz por poder trazer essa nota e esse feito para Itabaiana e para todo o Sergipe, além de orgulhar todos os professores que já passaram na minha caminhada e todos os meus familiares. É o resultado de um dia de prova, mas que foi construído ao longo de vários anos não só por mim, mas também por todos os professores que me ajudaram. Futuramente, pretendo cursar medicina na Universidade Federal de Sergipe, no campus de São Cristóvão”, disse Filipe Nunes, que também garantiu destaque na prova de redação do Enem, conquistando 920 pontos.

Bastante focado nos estudos, este ano Filipe Nunes também foi destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), ficando em segundo lugar na etapa do Ensino Médio. “Não é a primeira vez que participo. Na verdade é a terceira vez que ganho medalha, mas nunca nesse nível, pois, como nenhum outro aluno chegou ao patamar de ganhar medalha de ouro no nível 3, eu consegui a maior nota da categoria, que inclui todo o Ensino Médio. Sinto-me muito feliz por perceber que todo o meu esforço ao longo desses anos estudando está gerando resultados. Isso me dá uma felicidade e uma motivação enorme”, declarou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O excelente desempenho do estudante é motivo de orgulho para a comunidade do Colégio Estadual Nestor Carvalho. A diretora da unidade de ensino, professora Elizama Silveira Santos Moares, falou da emoção de ter acompanhado o crescimento do jovem ao longo dos anos. “Filipe é nosso aluno desde o 6º ano, e sempre foi muito esforçado e dedicado. Esse resultado de ter alcançado a maior nota do Brasil na prova de matemática nos enche de alegria, mostra a importância da escola pública e a contribuição dos seus professores nessa conquista”, salientou.

“Esses resultados refletem diretamente na autoestima da comunidade escolar e da nossa cidade, estimula ainda mais os nossos alunos e de certa forma aumenta a procura para a matrícula. Esse período de pandemia não foi fácil, mas conseguimos com muito trabalho manter o vínculo com o nosso estudante durante as aulas não presenciais, sobretudo intensificar as aprendizagens quando retornamos presencialmente. Todo esse esforço foi primordial para os resultados que estamos colhendo hoje”, finalizou Elizama Moraes.

Estado inicia pagamento da folha de fevereiro na próxima quarta-feira, 23

O governo do Estado inicia o pagamento da folha de fevereiro na quarta-feira (23), quando recebem aposentados e pensionistas.

calendarario
Pixabay

Na quinta-feira (24), recebem os servidores ativos das Secretarias de Educação (Seduc), da Saúde (SES) e  das fundações da Saúde.

 Já, na sexta-feira (25), recebem os servidores ativos das demais Secretarias, fundações, autarquias e empresas.

O Estado paga, ainda, junto à folha, 50% do 13º salário de 2022 aos aniversariantes do mês de fevereiro.

Aumenta para 104 número de mortos por causa da chuva em Petrópolis

Os desabamentos e alagamentos causados pela enxurrada que atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, causaram a morte de pelo menos 80 pessoas, de acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Até o momento, 21 vítimas foram resgatadas com vida. As ações ocorrem desde a noite de ontem (15). ebcebc

Chuva em Petropolis
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em nota, o governador Cláudio Castro diz que se trata de uma situação “quase que de guerra” e que toda a equipe do governo está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. “Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações”. 

Uma grande equipe está concentrada no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, onde o governo acredita ter o maior número de vítimas ainda soterradas. São 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal. Foi montado um hospital de campanha com 10 leitos onde as vítimas recebem o primeiro atendimento.

Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas em escolas e recebem suporte de profissionais das áreas da saúde, educação, agentes comunitários, além da Defesa Civil. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros realiza atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência. Os familiares estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do posto. 

Em atualização do boletim meteorológico, a Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. A Defesa Civil reforça que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

Em Sergipe, mais de 900 novos casos, 6 mortes por Covid

coronavirus
Ilustração criada pelo CDC revela a estrutura morfológica do coronavírus – Alissa Eckert, Dan Higgins / CDC

Em Sergipe, nesta quarta-feira, 16, mais 6 mortes de vítimas da Covid-19.

Desde o início da pandemia, 316. 926 pessoas testaram positivo para a doença.

6.191 pacientes morreram.

Nesta quarta, foram registrados 911 novos casos.

Paulinha tem correntes de orações de músicos da Calcinha Preta

A cantora de forró Paulinha Abelha continua internada em leito de UTI em um hospital privado na capital sergipana.

Foi internada, ao voltar de show realizado em São Paulo, com insuficiência renal.

Músicos da banda Calcinha Preta, colegas de Paulinha Abelha, fazem correntes de oração e pedem por ela.

Comunicado mais recente:

Petrópolis: 58 mortos, muitos desaparecidos, famílias desabrigadas

A previsão do tempo para hoje em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, ainda é de chuva fraca a moderada, reforçando a preocupação com novos deslizamentos na cidade, uma vez que o solo está encharcado.ebcebc

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, as precipitações podem ocorrer a qualquer momento, por isso o município segue em estágio operacional de crise. A pasta orientou a população para que fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

Segundo a Defesa Civil municipal, “a passagem de uma frente fria pelo oceano, em conjunto com as instabilidades geradas pelo aquecimento diurno, mais a disponibilidade de umidade” foram as causas da chuva muito forte no primeiro distrito do município de Petrópolis no período entre a tarde e a noite de ontem (15). 

No Alto da Serra foram registrados 125.8 mm por hora e o acumulado pluviométrico atingiu 259.8 mm em 4h, em São Sebastião. “Durante a madrugada e manhã de quarta-feira (16) não houve registro de chuva significativa na cidade”, informou em nota

“Hoje, devido à elevada disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, há previsão de pancadas de chuva moderada isoladas à tarde e noite para o Município de Petrópolis.”

Ações

Para o governador Cláudio Castro, que chegou ontem à noite em Petrópolis para acompanhar os trabalhos das equipes onde ocorreram desabamentos e alagamentos, o município passa por uma situação “quase de guerra”.

Entre as ações que estão sendo realizadas, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras mobilizou equipamentos com 20 caminhões, 20 retroescavadeiras, 10 escavadeiras hidráulicas, 5 caminhões vacoll e 10 carros pipas. Os equipamentos e veículos estão sendo usados para limpeza das vias e remoção de entulhos e lama.

Na área de atendimento médico, dois caminhões com medicamentos e insumos da Secretaria Estadual de Saúde estão na cidade. A remoção de pacientes e ações de socorro estão sendo feitas por oito ambulâncias.

“A Central Estadual de Regulação está empenhada para transferências imediatas. Há doses extras de vacinas antitetânicas e equipes estão mobilizadas para emissão de certidões de óbitos”, informou o governo fluminense.

Cadastramento

O cadastramento das famílias desalojadas e desabrigadas está sendo feito pelas equipes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A documentação para os moradores que perderam os seus bens ficou a cargo do Núcleo de Assistência ao Cidadão.

Os Batalhões da Polícia Militar em todo o estado operam como pontos de recebimento de doações para as vítimas da chuva. As maiores necessidades do momento são água mineral e itens de higiene pessoal.

A Polícia Civil montou uma força-tarefa com os setores de perícia, cartório, delegacias da Região Serrana para atender vítimas e famílias atingidas. O esquema conta ainda com apoio terrestre e também de dois helicópteros, para ajudar no resgate e auxiliar a Defesa Civil. “Uma estrutura para identificação dos corpos foi montada no Posto Regional de Polícia Técnica Científica de Petrópolis”, disse.

O atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência ficou sob a responsabilidade da Delegacia de Descoberta de Paradeiros. As famílias estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do posto.

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, até as 12h30 havia 258 ocorrências, sendo 213 por deslizamentos e 45 entre desabamentos, quedas de muros e árvores.

Luto

A prefeitura decretou luto oficial por três dias na cidade, em respeito às vítimas. O município segue em alerta máximo, no estágio operacional de crise. A prefeitura decretou estado de calamidade pública por causa do número de mortes e ocorrências.

Conforme a Defesa Civil, até o início da tarde havia 372 pessoas acolhidas em 33 pontos de apoio instalados em escolas da rede pública. As aulas foram suspensas hoje. “A população recebe todo o suporte de assistentes sociais, profissionais de saúde, educação, agentes comunitários, além da Defesa Civil. A prefeitura realiza todo o atendimento às famílias e consolida as informações de pessoas desabrigadas e desalojadas”, informou a pasta.

As localidades onde ocorreram registros de maior gravidade, segundo a Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, são 24 de Maio, Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Rua Uruguai, Rua Washington Luiz, Coronel Veiga, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal e Rua Honorato Pereira.

Segundo o órgão, o governo estadual oferece suporte com o fornecimento de colchonetes, alimentos, água, produtos de higiene pessoal e demais suprimentos necessários para atender as necessidades da população no momento.

Lula desiste de candidatura de senador pelo apoio de Kassab

Nada contra, nem a favor, a pré-candidatura do senador Rogério Carvalho (PT) a governador de Sergipe.

Nada a favor, nem contra, muito pelo contrário – NE Notícias faz e continuará fazendo apenas e tão-somente jornalismo.

lula
Fernando Frazão / Agência Brasil

Publica nesta quarta-feira o jornal O Estado de São Paulo:

Jaques Wagner pode desistir de candidatura na Bahia para Lula atrair apoio de Kassab.

PT cederia cabeça de chapa ao senador Otto Alencar, do PSD; ex-presidente quer fechar com sigla do ex-ministro já no primeiro turno.

Na tentativa de atrair o apoio do PSD à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto, o PT avalia a possibilidade de abrir mão da disputa ao governo da Bahia, controlado há quase 16 anos pelo partido. A tacada de Lula prevê retirar a pré-candidatura do senador e ex-governador Jaques Wagner, cedendo a cabeça de chapa ao senador Otto Alencar, do PSD de Gilberto Kassab

O atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), não pode mais se reeleger e a ideia é que entre no páreo pela vaga que Otto ocupa no Senado. Dessa forma, o vice-governador, João Leão (Progressistas), assumiria o cargo até dezembro. O arranjo ainda não está fechado, mas o Estadão apurou que há chances de Wagner desistir.

O Estado de S. Paulo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ensinando, do alto de sua experiencia, o senador Jacques Wagner, o que é política:

“Política é assim: conversa-se muito até se chegar a um consenso.”

Jacques Wagner

Informa O Estado:

O movimento cogitado pelo PT na Bahia vai de encontro aos anseios aliancistas de Lula. O ex-presidente tenta conquistar o mais amplo arco de aliados em partidos de centro e traçou como meta conquistar o quanto antes o apoio nacional do PSD, presidido pelo ex-ministro Kassab.

O Estado de S. Paulo

Pode o internauta estar perguntando: o que tem a ver uma coisa com a outra, o que tem a ver, politicamente, para o PT e para Lula, a Bahia com Sergipe

A Linha Verde costuma responder bem essas e outras perguntas.