Rogério Carvalho AO VIVO no rádio

O pré-candidato ao governo de Sergipe Rogério Carvalho (PT) convida os jornalistas e formadores de opinião a participarem de um café da manhã a ser realizado na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2022, às 7h30, no restaurante do Hotel Real Classic, localizado na Orla de Aracaju.

rogerio carvalho entrevista
Assessoria / Arquivo

O encontro é para apresentar e receber ideias para compor a plataforma digital recém lançada “Sergipe de Todos”. “Sabemos e reconhecemos a importância dos comunicadores de Sergipe e queremos que este seja um projeto construído a várias mãos, com a participação popular e a inteligência da comunicação sergipana”, disse Rogério.

Pedimos a gentileza de confirmar a presença até sexta-feira, dia 18 de fevereiro, através do contato: (79) 98855-8722, falar com Bárbara.

NE NOTÍCIAS APOIA: Ato unificado pelos educadores de Aracaju

O Sindicato dos profissionais do ensino município de Aracaju – SINDIPEMA,
convoca toda a categoria para ato em frente à Câmara Municipal de Aracaju
nesta quarta-feira, 16/2, às 8h.

A ação visa acompanhar a sessão do dia, onde, possivelmente, acontecerá a
votação do veto do prefeito Edvaldo Nogueira aos artigos da LOA.

Em 23 de dezembro de 2021, o parlamento municipal aprovou, por unanimidade,
na Lei Orçamentária Anual – LOA, as emendas que garantem a atualização do
piso salarial na carreira do Magistério Municipal e dos agentes de saúde para o
ano vigente (2022). Apesar da aprovação unânime, o prefeito Edvaldo Nogueira
vetou os artigos 11 e 13 destinados ao reajuste salarial das categorias.

O ato desta quarta contará com a participação de sindicatos ligados à área da
educação, saúde, segurança pública, juntamente com movimentos sociais, que
também tiveram artigos vetados na LOA.

NE NOTÍCIAS DIVULGARÁ NOMES DOS VEREADORES QUE VOTAREM CONTRA O VETO E CONTRA SI MESMOS, OU SEJA, A FAVOR DO VETO.

Estudante do Nestor Carvalho consegue a maior nota do Brasil no Enem

Quando o itabaianense faz questão de falar que Itabaiana é uma terra que dá muitos talentos, ele não está mentindo não! Vira e mexe, a cidade serrana é destaque por dar bons frutos, nos mais diversos segmentos.

O itabaianense Filipe Nunes Rezende, de apenas 17 anos, é o exemplo mais recente disso! Ele gabaritou a prova de matemática do Enem 2021 e conseguiu a maior nota do país (953,1), sendo o único estudante brasileiro da rede pública, a conseguir este feito, nesta edição do Enem. Na redação, ele também foi destaque e conseguiu 920 pontos.

Filipe Nunes terminou o ensino médio no Colégio Estadual Nestor Carvalho, onde estudou desde o 6º ano e sempre se destacou em provas de matemática. Ele, que também foi aluno do Pré-Alternativo, durante o 3º ano sonha cursar Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e busca isso com a sua inscrição no Sisu, que inclusive, iniciou hoje, 15.

“Estou me sentindo muito realizado e com um sentimento gritante de dever cumprido. Sinto-me ainda mais feliz por poder trazer essa nota e esse feito para Itabaiana e para todo o Sergipe, além de orgulhar todos os professores que já passaram na minha caminhada e todos os meus familiares. É o resultado de um dia de prova, mas que foi construído ao longo de vários anos não só por mim, mas também por todos os professores que me ajudaram”, disse Filipe.

Eleições 2022: calendário do MPF

É ano de eleições gerais e a preparação para o maior evento democrático do Brasil começa muito antes de outubro. Por isso, o Ministério Público Federal (MPF) preparou calendário digital com as principais datas desse processo, para que você fique por dentro de cada fase da disputa e não perca nenhum prazo. Além disso, a cada mês, será possível conhecer um pouco da atuação do Ministério Público como fiscal do cumprimento das regras eleitorais, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidade aos candidatos e a livre escolha do eleitor.

Eleicoes 2022 MPF
Secom-MPF

O primeiro turno das eleições para presidente, deputados, senadores e governadores será realizado em 2 de outubro. Caso tenha segundo turno, a votação será em 30 de outubro. Além dessas datas, o calendário traz os principais marcos da agenda eleitoral, como a janela de migração partidária, prazo para formação de federações e coligações, período de realização das convenções, início da propaganda eleitoral, prazo limite para a entrega das prestações de contas de campanha e para a diplomação dos eleitos, as datas de posse, entre outras.

O material também traz informações úteis para o eleitor, como o fim do prazo para a transferência ou emissão do título, as datas a partir das quais é possível pedir à Justiça Eleitoral habilitação para voto em trânsito ou para que pessoas com deficiência solicitem alteração do local de votação. Além de exercer o direito de voto, o cidadão tem papel fundamental na fiscalização do processo democrático. No calendário, ele vai encontrar dicas de como combater a desinformação e avisar ao Ministério Público Eleitoral sempre que se deparar com alguma conduta irregular capaz de causar desequilíbrio na disputa.

Conteúdo – Outras curiosidades e dicas importantes são dadas ao longo dos meses. Março, por exemplo, apresenta as medidas de fomento à participação de mulheres na política, e maio aborda a segurança da urna eletrônica. Em junho, é possível conhecer algumas das condutas proibidas aos agentes públicos, enquanto julho explica como o registro de candidaturas depende da análise das condições de elegibilidade, pelo Ministério Público.

A ideia é que o material possa servir de consulta para membros do Ministério Público e da Justiça Eleitoral, partidos, candidatos, jornalistas e cidadãos em geral. O objetivo é auxiliar a atuação conjunta de todos esses atores na construção de um processo eleitoral justo e transparente, para que a livre escolha do eleitor seja traduzida nas urnas e a democracia brasileira seja fortalecida. O calendário ficará disponível para download no portal e na intranet do MPF.

Íntegra do Calendário MPF: Eleições 2022

Assembleias virtuais em condomínios seguem à sanção

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (15) o projeto de lei (PL) 548/2019, que permite a realização de assembleias e votações em condomínios de forma eletrônica ou virtual. Os senadores acolheram parcialmente um substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados em julho de 2021. O texto segue agora para sanção do presidente da República.

O PL 548/2019 foi apresentado pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). O texto foi aprovado pelo Senado em novembro de 2011 e seguiu para a análise da Câmara, que aprovou substitutivo com uma série de mudanças que ampliam seu alcance — incluindo a possibilidade de reuniões virtuais para órgãos deliberativos de pessoas jurídicas e a adoção de medidas restritivas nos condomínios durante a pandemia de coronavírus.

Em seu relatório, porém, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) rejeitou a maior parte das alterações da Câmara. Ele argumentou que as mudanças no artigo 48 do Código Civil (Lei 10.406, de 2002) já foram contempladas pela Medida Provisória (MP) 1.085/2021, que permite às pessoas jurídicas de direito privado a realização de assembleias gerais por meios eletrônicos.

O relator também rejeitou artigo que possibilitava aos condomínios, enquanto durar a emergência decorrente da covid-19, suspender ou restringir o uso das áreas comuns dos edifícios e a realização de atividades sociais, além de limitar o uso de elevadores e a forma do seu uso. Flávio Bolsonaro disse que a fiscalização das normas pelos síndicos “poderia acabar causando a perpetração (…) de atos discricionários por demais subjetivos, desarrazoados, abusivos, podendo, em última análise, implicar até mesmo a violação de direitos fundamentais da pessoa”.

Meio eletrônico

O projeto muda o artigo do Código Civil que trata das pessoas jurídicas com administração coletiva. De acordo com o texto, assembleias e reuniões dos órgãos deliberativos podem ser realizadas por meio eletrônico que assegure os mesmos direitos de voz e voto que os associados teriam em uma reunião presencial.

No caso dos condomínios, as assembleias podem ocorrer de forma eletrônica, desde que isso não seja proibido pela convenção do prédio. A convocação da reunião deve trazer instruções sobre acesso, formas de manifestação e modo de coleta de votos. De acordo com o texto, a administração do condomínio não pode ser responsabilizada por problemas técnicos ou falhas na conexão à internet dos condôminos.

A assembleia eletrônica deve obedecer às mesmas regras de instalação, funcionamento e encerramento previstos no edital de convocação. O encontro pode ocorrer de forma híbrida, com a presença física e virtual dos condôminos, e será possível a realização de sessões permanentes, que podem ficar abertas por até 90 dias.

Chuva e deslizamento: 24 mortes

Petrópolis, cidade história do Rio de Janeiro, sofre as agruras provocadas por um temporal que caiu na tarde desta terça-feira, 15.

Já são, segundo o Corpo de Bombeiros Militar, 24 mortes.

Estado de calamidade decretado.

Mbappé salva o PSG no último segundo. Messi perdeu pênalti

O atacante francês Kylian Mbappé marcou um golaço em jogada individual no último minuto para dar ao PSG (França) uma vitória em casa por 1 a 0 sobre o Real Madrid (Espanha), após Lionel Messi desperdiçar um pênalti para o time da casa na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira (15).ebcebc

Mbappé passou entre dois zagueiros e tocou calmamente a bola no canto do goleiro do Real Madrid, Thibaut Courtois, para assegurar uma merecida vitória do PSG, que dominou a partida inteira.

O PSG havia perdido várias chances de marcar, com o goleiro do Real salvando milagrosamente dois chutes de Mbappé, além de ter espalmado de forma espetacular a cobrança de pênalti de Messi no segundo tempo.

Brasil sem cruzeiros até 4 de março

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou hoje (15) que as operações de cruzeiros continuarão suspensas até o dia 4 de março. A entidade paralisou as atividades diante do avanço da nova onda de contaminação da covid-19, impulsionada pela variante Ômicron, e tem estendido a proibição desde janeiro.ebcebc

Anteriormente, a data estipulada para o retorno das atividades dos cruzeiros era 18 de fevereiro. Em nota, a associação destaca que a “decisão visa dar continuidade ao criterioso trabalho e discussões com as autoridades nacionais, estaduais e municipais para a retomada dos cruzeiros”.

Segundo a organização, as exigências para essa atividade incluem passaporte vacinal, testagem de todos os passageiros e tripulantes antes de entrar na embarcação, testagem de 10% das pessoas ao longo da viagem e uso constante de máscaras.

No dia 12 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população.

Dias depois, portaria interministerial estabeleceu protocolos para a atividade. 

De acordo com a norma, a operação de embarcações com transporte de passageiros, nos portos nacionais, fica condicionada à edição de um plano de operacionalização no âmbito do município e do estado.

Além disso, as condições sanitárias para o embarque e desembarque de passageiros e de tripulantes em embarcações de cruzeiros marítimos devem ser definidas pela Anvisa.

Copa do Nordeste: Botafogo-PB busca empate com Fortaleza

O duelo que abriu a quinta rodada da primeira fase da Copa do Nordeste terminou empatado. Nesta terça-feira (15), Botafogo-PB e Fortaleza empataram por 1 a 1 no estádio Almeidão, em João Pessoa.

O Belo assumiu provisoriamente o quinto lugar do Grupo B, com os mesmos cinco pontos de Náutico (quarto) e CRB (terceiro), superado pelo saldo de gols. O Leão do Pici permanece na ponta do Grupo A, com nove pontos, mas tem a liderança ameaçada por CSA (sete pontos) e Sport (seis), que ainda jogam pela rodada. Foi o terceiro empate consecutivo do Tricolor na competição.

Os donos da casa iniciaram melhor, marcando forte e dando trabalho ao trio de zaga do Fortaleza com os atacantes Nicolas e Leilson. O Leão do Pici demorou, mas encontrou espaços pela direita. Aos 30 minutos, Yago Pikachu foi lançado pelo meia Matheus Vargas, tentou deslocar o goleiro Luís Carlos e mandou ao lado. Aos 39, o lateral foi novamente acionado e cruzou para o atacante Romarinho, de cabeça, abrir o marcador para os visitantes.

O empate veio no começo da etapa final. Aos oito minutos, o meia Anderson Paraíba cruzou da esquerda e Leilson mandou para as redes. A virada quase veio quatro minutos depois, mas Leilson, livre na área, de frente para o goleiro Fernando Miguel, mandou para fora. O Tricolor se lançou ao ataque para retomar a vantagem, mas sucumbiu à marcação do Belo, que segurou o empate.

O Fortaleza recebe o Bahia neste sábado (19), às 17h45 (horário de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense. O Botafogo volta a campo na quinta-feira da próxima semana (24), às 21h30, contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife.

ebc
ebc

Ocupação de UTIs para covid-19 tende a cair pela 1ª vez no ano

A ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentou tendência de queda pela primeira vez neste ano, segundo nota técnica divulgada na tarde de hoje (15) pelo Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desde o fim de 2021, a explosão de casos provocada pela variante Ômicron aumentou progressivamente a demanda por vagas de internação, pressionando o SUS em diversos estados e no Distrito Federal.ebcebc

Segundo a Fiocruz, na análise realizada com base em dados de 14 de fevereiro, caiu de nove para quatro o número de estados com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados. Os pesquisadores consideram que a situação é de alerta crítico quando o SUS dispõe de menos de 20% de leitos disponíveis para pacientes graves com covid-19.

“Os avanços na campanha de vacinação foram fundamentais no sentido de impedir maiores números e percentuais de casos críticos e graves, internações e óbitos. Porém não podemos ignorar que os riscos de reveses permanecem. É central que se avance ainda mais na campanha de vacinação”, afirma a Fiocruz. “A vacinação é a arma mais potente que dispomos para o enfrentamento da pandemia.”

Zona de alerta

Continuam na zona de alerta crítico o Rio Grande do Norte (80%), Pernambuco (81%), Mato Grosso do Sul (85%) e Distrito Federal (99%), enquanto Tocantins (64%), Piauí (77%), Espírito Santo (79%), Mato Grosso (72%) e Goiás (72%) caíram para a zona de alerta intermediário, com variação entre 60% e 80% de leitos ocupados. 

A Fiocruz informa ainda que 15 estados registraram ao menos cinco pontos percentuais de queda na taxa de ocupação dos leitos. Mesmo assim, 14 estados permanecem na zona de alerta intermediário: Rondônia (74%), Acre (63%), Pará (63%), Alagoas (60%), Sergipe (61%), Bahia (70%), São Paulo (66%), Paraná (71%) e Santa Catarina (71%), além dos estados já citados.  

As demais unidades federativas estão fora da zona de alerta, com menos de 60% dos leitos de UTI ocupados. A exceção é Roraima, que não foi incluído na análise devido à grande volatilidade de percentuais, já que tem apenas 27 leitos disponíveis.

“Embora algumas taxas de ocupação de leitos ainda estejam muito elevadas, é um alento a percepção de que o arrefecimento da grande onda de casos provocada pela Ômicron, sentida em dados epidemiológicos, está começando a se refletir na diminuição da ocupação de leitos de UTI. O seguimento das taxas nas próximas semanas deve propiciar uma visão mais conclusiva”, afirmam os pesquisadores.

A nota técnica da Fiocruz informa ainda que sete capitais estão na zona de alerta crítico: Rio Branco (80%), Natal (percentual estimado de 84%), João Pessoa (81%), Rio de Janeiro (81%), Campo Grande (91%), Goiânia (82%) e Brasília (99%). 

Outras 12 estão na zona de alerta intermediário. São elas: Porto Velho (78%), Palmas (65%), Teresina (70%), Fortaleza (70%), Maceió (69%), Salvador (69%), Belo Horizonte (75%), Vitória (78%), São Paulo (64%), Curitiba (70%), Porto Alegre (63%) e Cuiabá (67%). 

Cinco capitais foram consideradas fora da zona de alerta: Manaus (54%), Macapá (52%), São Luís (49%), Recife (57%, considerando somente leitos públicos municipais) e Florianópolis (49%). 

A Fiocruz explica que Belém e Aracaju não têm disponibilizado as taxas de ocupação, enquanto Boa Vista só tinha disponível a taxa referente a 8 de fevereiro.