Sérgio Reis, presidente do MDB, defende Piso do Magistério

Neste sábado, 19, através das suas redes sociais, o presidente do MDB de Sergipe, ex-deputado Sérgio Reis, defendeu o reajuste de 33, 24% aos professores do município de Lagarto, que a prefeita Hilda de Gustinho, não quer pagar ao magistério.

Sergio Reis MDB
Foto: Divulgação

“É preciso valorizar o magistério do município de Lagarto, pagando o reajuste de 33,24%, estipulado em lei, a exemplo de outros municípios sergipanos”, disse Reis.

Protesto na Prefeitura

Na última quinta-feira, 17, diversos professores tomaram a prefeitura de Lagarto em forma de protesto, cobrando o pagamento do reajuste salarial de 33,24%.

A categoria recebeu uma proposta de reajuste de 19%, muito abaixo do que é de direito da classe. Ainda de acordo com o sindicato, a gestão municipal alega dificuldades financeiras, mas os dirigentes sindicais e a comissão de negociação provaram que não há qualquer obstáculo financeiro para o cumprimento da Lei 11.738/2008, que estabelece o reajuste.

Prouni vai considerar nota das duas últimas edições do Enem

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro prevê que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. 

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para ingresso no programa que financia curso superior em faculdades privadas. 

estudantes educacao prouni
Estudantes chegam ao Centro Universitário do Distrito Federal — Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Primeiro semestre

O novo decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta sexta-feira (18), e a mudança já valerá para o próximo seletivo do Prouni, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2022. 

Segundo o governo, a medida adequa a legislação do Prouni tendo em vista as consequências decorrentes da pandemia de covid-19, que acabaram por ocasionar atrasos nas últimas edições do Enem. 

Além disso, de acordo com o Ministério da Educação, a mudança atende uma demanda potencial de alunos às bolsas do Prouni, reduzindo a atual ociosidade de bolsas existentes e ampliando acesso ao ensino superior.

Morre o coronel Eduardo Antônio Carvalho Pereira

coronel Eduardo Antonio
SSP-SE

O secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, lamenta profundamente o falecimento do ex-secretário da pasta, coronel do Exército Brasileiro, Eduardo Antônio Carvalho Pereira. O ex-secretário faleceu nesta sexta-feira, 19.

Eduardo Antônio foi secretário de Segurança Pública de Sergipe no período de 1989 a 1991, tendo prestado serviços importantes para a melhoria da segurança de Sergipe. Ele também foi comandante do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC) entre janeiro de 1987 a dezembro de 1988.

O velório iniciará às 22 h desta sexta-feira, no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. O enterro será no mesmo local às 10 horas deste sábado (19), mas às 9 h da manhã está marcada uma missa de corpo presente. 

O secretário João Eloy manifesta as mais sinceras condolências à família e aos amigos neste momento de dor, recolhimento e reflexão.

Federação PSDB-Cidadania acertada. E em Sergipe?

psdb
PSDB

A federação entre Cidadania e PSDB, pela qualidade de seus quadros, fará a diferença no Congresso Nacional e nas próximas eleições presidenciais. Será também um passo importante na consolidação de partidos fortes, fundamentais para a consolidação das instituições brasileiras.

Com essa decisão, o Cidadania se incorpora formalmente, junto ao PSDB, na tentativa de uma federação ainda maior, com o diálogo em andamento entre MDB e União Brasil, com serviços prestados à democracia brasileira.

Bruno Araújo
Presidente Nacional do PSDB

Em Sergipe, 7 óbitos por Covid neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim epidemiológico, informa que neste sábado (19), foram registrados 155 casos novos de Covid-19 e sete óbitos. No total, 317.940 pessoas testaram positivo para a doença e 6.210 morreram.

Os sete óbitos confirmados foram: uma mulher, 62 anos, de Aracaju, com hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e tabagismo; uma mulher, 71 anos, de Japaratuba, sem comorbidade; uma mulher, 72 anos, de Aracaju, com hipertensão e alzheimer; um homem, 105 anos, de Boquim, sem comorbidade; um homem, 80 anos, de Aquidabã, com hipertensão; uma mulher, 93 anos, de Aquidabã, sem comorbidade; um homem, 38 anos, de Lagarto, com cardiopatia, ex-tabagista, alzheimer e diabetes.

uti hospital sergipe covid paciente enfermeira
Leito de UTI – ASN/Arquivo

As últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe apontam que estão internados no momento 128 pacientes. São 57 na rede pública e 71 na rede privada.

Vacinação

Foram enviadas aos municípios 4.494.921 doses. Destas, 1.873.348 foram aplicadas como primeira dose; 1.600.993 como segunda dose; 40.125 como dose única e 597.984 como dose de reforço. A cobertura vacinal de primeira dose está em 82,52% e 70,77% estão com a imunização completa.

Partido anuncia 2 federais e chapa de estaduais

O partido Republicanos está se fortalecendo no Estado e tudo indica que será uma das maiores siglas em Sergipe.

O Republicanos já conta com a filiação do ex-prefeito de Canindé de São Francisco e ex-deputado federal, Pastor Heleno; e o ex-deputado federal Jony Marcos; e deve anunciar a filiação de quadros nos próximos dias.

republicanos
Republicanos

 Os deputados federais Gustinho Ribeiro e Fábio Henrique irão fazer parte do Republicanos e deverão anunciar a mudança em breve. O partido quer eleger dois deputados federais. 

Além disso, o partido vem filiando pré-candidatos a deputado estadual e a espera que sejam eleitos três deputados para a Assembleia Legislativa. Essa rearrumação dará maior tempo de TV e rádio no horário eleitoral e maior estrutura para os candidatos.

Boletim Médico – Rainha da Vaquejada

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), informa que a paciente, G.A, 21 anos,(Rainha da Vaquejada) foi regulada do município de Nossa Senhora da Glória-SE pelo SAMU para esta unidade.

Encontra-se clinicamente estável, passou por procedimento cirúrgico para corrigir fratura no segundo e terceiro metacarpo, está neste momento na SRPA, local destinado a receber pacientes em pós-operatório, aguarda nova programação cirúrgica.

Concurso PC SP 2022: saem editais para escrivão e investigador

A Polícia Civil do Estado de São Paulo divulgou dois editais do concurso PC SP 2022 neste sábado, 19 de fevereiro. Os documentos foram publicados no Diário Oficial do Estado.

Ao todo, estão disponíveis 2.500 vagas para investigador e escrivão, com remuneração inicial de R$3.931,18.

Ambas as carreiras exigem o nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior. O regime de contratação é o estatutário, que assegura estabilidade.

A corporação abrirá também mais 439 vagas de delegado e médico legista, cujos editais ainda serão publicados.

Para o cargo de investigador são 900 vagas e para o escrivão 1.600 oportunidades. Há reserva para deficientes (5%). As chances são regionalizadas, ou seja, os candidatos concorrerão a uma cidade específica. Confira a distribuição das vagas por cargo e lotação:

Investigador

  • São Paulo (capital) – 210 vagas;
  • Demacro – 146 vagas;
  • DEINTER 1 (São José dos Campos) – 68 vagas;
  • DEINTER 2 (Campinas) – 98 vagas;
  • DEINTER 3 (Ribeirão Preto) – 54 vagas;
  • DEINTER 4 (Bauru) – 40 vagas;
  • DEINTER 5 (São José do Rio Preto) – 28 vagas;
  • DEINTER 6 (Santos) – 85 vagas;
  • DEINTER 7 (Sorocaba) – 49 vagas;
  • DEINTER 8 (Presidente Prudente) – 26 vagas;
  • DEINTER 9 (Piracicaba) – 63 vagas;
  • DEINTER 10 (Araçatuba) – 33 vagas;
  • Total – 900 vagas.

Escrivão

  • São Paulo (Capital): 373 vagas;
  • Demacro: 258 vagas;
  • DEINTER 1 (São José dos Campos): 120 vagas;
  • DEINTER 2 (Campinas): 169 vagas;
  • DEINTER 3 (Ribeirão Preto): 96 vagas;
  • DEINTER 4 (Bauru): 72 vagas;
  • DEINTER 5 (São José do Rio Preto): 57 vagas;
  • DEINTER 6 (Santos): 146 vagas;
  • DEINTER 7 (Sorocaba): 87 vagas;
  • DEINTER 8 (Presidente Prudente): 52 vagas;
  • DEINTER 9 (Piracicaba): 113 vagas;
  • DEINTER 10 (Araçatuba): 57 vagas;
  • Total: 1.600 vagas.

Concurso PC SP: provas objetivas serão em maio

O concurso será composto por diversas etapas:

  • Prova preambular (objetiva), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Teste de aptidão física
  • Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório;
  • Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

As provas objetivas e escrita para investigador e escrivão serão realizadas em 22 de maio. 

Prova objetiva do investigador

A objetiva do investigador será aplicada pela manhã, com duração de quatro horas, e seguirá módulos, conforme a seguir:

Módulo 1:
Língua Portuguesa: 15 questões;
Noções de Direito: 15 questões;
Noções de Criminologia: 10 questões.

Módulo 2:

Noções de Informática: 20 questões;
Noções de Lógica: 20 questões.

As cidades de aplicação serão: São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Piracicaba e Sorocaba.

Prova escrita investigador

Já a prova escrita do investigador será na tarde de 22 de maio, com duração de duras horas. Serão quatro questões discursivas sobre:

  • Língua Portuguesa – Uma questão;
  • Noções de Direito – Duas questões;
  • Noções de Criminologia – Uma questão.

Todos os aprovados no concurso PC SP serão submetidos a curso técnico-profissional na Academia de Polícia (Acadepol).

PCdoB perde filiado de 30 anos em Sergipe

Júnio Trindade, militante, deixou o PCdoB após 30 anos de atuação.

Júnior tem predileção pela possível Federação entre PT-PSB,PCdoB e PV, mas diz ser contrário a qualquer possibilidade de candidatura do senador Rogério Carvalho (PT) ao Governo do Estado.

Júnio é funcionário público estadual.

No seu entendimento, quem melhor se apresenta para derrotar o Bolsonarismo, é Lula (PT).

Júnior Trindade não concorda com a ideia de Federação, sem a participação do Chefe do Executivo Estadual e do prefeito da capital sergipana.

TEMPO EM SERGIPE: Céu aberto e calor no fim de semana

As temperaturas devem subir um pouco mais neste fim de semana no Alto Sertão Sergipano, é o que prevê a análise feita pela Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT). O fato ocorre em razão do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e da Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas), que é um sistema de alta pressão semi permanente sobre o sul do Oceano Atlântico. As temperaturas elevadas e a sensação térmica que perduram em todo o Estado nos últimos dias vão predominar durante o fim de semana.

De acordo com a CMT da Serhma, até a segunda-feira, 21, o posicionamento do VCAN, sobre o leste do Nordeste no Oceano Atlântico continua gerando uma zona de Alta Pressão atmosférica sobre o estado de Sergipe, dificultando a formação de nuvens e ocasionando céu limpo e temperaturas elevadas.

Por outro lado, a Asas contribui para a chegada de umidade oceânica à superfície o que dá uma amenizada das temperaturas no litoral, podendo também trazer chuvas leves e isoladas durante o início da manhã do domingo em alguns territórios. No entanto, no Território do Alto Sertão, as temperaturas poderão passar dos 35ºC.

No sábado, a manhã parcialmente nublada no litoral e céu aberto com poucas nuvens no interior. Na tarde, possibilidade de céu aberto com poucas nuvens em todo o estado, o período da noite tende a ter tempo parcialmente nublado a nublado ao longo de todo território sergipano, sem ocorrência de precipitações com valores consideráveis. No litoral, os termômetros registram mínimas de 23,5° no litoral e 21,6°C no interior, e máximas de 30,9°C e 34,1°C, respectivamente.

A manhã do domingo será de chuvas leves nos Territórios Centro Sul e Sul Sergipano e tempo nublado nos demais. Já no período vespertino, elas ocorrem de maneira isolada nos territórios do Baixo São Francisco e do Leste Sergipano, e céu parcialmente nublado nos outros seis. A noite tende a ser de tempo nublado e parcialmente nublado em todo o estado. As temperaturas no litoral oscilam entre 26°C e 31,1°C, já no interior variam de 21,7°C à 33°C.