NE Notícias

O jornal Valor Econômico publica nesta terça-feira, 8, declarações do secretário da Fazenda da Prefeitura de Aracaju, Jeferson Passos.

As declarações aparecem na matéria Capitais gastam 12,3% mais com a Saúde.

Segundo o secretário, a pandemia contribuiu para uma alta nos gastos do municípios com a Saúde:

“A maior alta no decorrer da primeira metade do ano se deu no terceiro bimestre, quando os gastos na pasta subiram 36%, segundo dados do relatório fiscal do município. Os gastos na área não devem gerar aumento de custeio inesperado, já que as equipes adicionais foram contratadas em caráter temporário e parte dos equipamentos adquiridos deve ser direcionada a uma maternidade (17 de Março) já programada para ser inaugurada este ano.”

Jeferson Passos – Marcelle Cristinne / PMA

De acordo com o secretário, não haverá redução imediata por causa do represamento do período de procedimentos eletivos:

“Haverá diminuição de despesas, mas não será ainda equivalente ao nível anterior da pandemia.”

Jeferson disse ao jornal que desde julho estão sendo retomados os procedimentos eletivos:

“Ao fim do ano, avalia ele, o crescimento de gastos com saúde deve ser de 10% contra o ano passado. A previsão, por enquanto, é de que as receitas empatem com as de 2019, já contabilizado o socorro do governo federal. “A relação de gastos deve subir de 20% da RCL [Receita Corrente Líquida] em 2019 para 22% neste ano.” Mesmo assim, a reorganização de custos neste ano permitiu à prefeitura manter investimentos já iniciados.”

Jeferson Passos, secretário da Fazenda da Prefeitura de Aracaju

Segundo ele, até o mês de agosto os investimentos da prefeitura aumentaram em 120% em relação aos primeiros oito meses de 2019.