Chiquinho, Presidente da ADRPES

Associação Docente das Redes Públicas do Estado de Sergipe, vem a público externar nosso REPÚDIO a postura unilateral do prefeito de São Cristóvão Marcos Santana que sorrateiramente ao externar publicamente através da Secretaria de Educação Deise Barroso que NÃO iria fechar a Modalidade EJA no Turno Noturno da Escola Municipal Dr Martinho de Oliveira Bravo.

Após iniciar o ano letivo de 2024 com 49 matrículas efetivadas, gerando perspectivas para todos da Comunidade Escolar e com perspectiva de aumento de Matrículas, pós-Carnaval. Na sexta-feira de Carnaval, na calada da noite, o Prefeito Marcos Santana e a Secretaria de Educação do Município, comunicam a Comunidade Escolar o fechamento da Modalidade EJA do 6° ao 9° anos.

Associação Docente Das Redes Públicas Do Estado de Sergipe

Um completo desrespeito a Comunidade Escolar. Nós da Associação Docente, somos literalmente contra o fechamento de escolas e da Modalidade de Ensino EJA. O direito de estudar deve ser garantido para todos. Preferencialmente, próximo à casa dos docentes. À promessa da Prefeitura de lotar os 49 alunos matriculados na Escola Estadual Armindo Guaraná, não foi cumprida. Estamos recebendo denúncias de alunos que não conseguiram se matricular, gerando a possibilidade de não estudarem este ano e sendo prejudicados diante de uma postura autoritária e impensada do Gestor da Cidade de São Cristóvão. A decisão unilateral do prefeito (Marcos Santana), mexerá com a vida dos alunos e dos professores da Unidade Escolar Dr° Martinho Bravo. É bem verdade, que os critérios de remoção previstos pelo *Estatuto do Magistério* , devem ser aplicados na Unidade Escolar Martinho Bravo, isso vai gerar um pandemônio nos três turnos (Manhã, Tarde e Noite).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Afirmamos que a Associação Docente, já acionou o Ministério Público de São Cristóvão, por meio de um Termo de Declaração relatando todo o descaso do gestor com a Comunidade Escolar e solicitando da Promotoria de Justiça Especial de São Cristóvão que venha intermediar uma audiência pública com a Associação Docente, Comunidade Escolar e Gestão Municipal. Esperamos que o Prefeito Marcos Santana, repense em relação a essa posição unilateral no âmbito do fechamento da Modalidade EJA no Martinho Bravo, até porque, existiam promessas pós-Carnaval de aumentar o número de matrículas. Logo, a manutenção da Modalidade EJA era viável. Lembrando que a realidade de Matrículas do Colégio Martinho Bravo, é semelhante ao da escola da sede de São Cristóvão.

Entretanto, a postura de fechamento da Modalidade EJA, foi externada unicamente para o Martinho Bravo. Particularmente, não defendemos o fechamento da Modalidade EJA da Escola da Sede e nem do Martinho Bravo. Segundo informações dos docentes da unidade escolar, a gestão da escola estava negando matrículas para Comunidade Escolar, determinada pela Secretaria de Educação. Caso seja verídica essa informação, vemos como um desserviço e um equívoco profundo da gestora da escola e da senhora Secretária de Educação de São Cristóvão. Um absurdo!!! Vamos aguardar o encaminhamento do Ministério Público de São Cristóvão. Esperamos que o bom senso seja posto como prioridade, que a educação pública dos filhos dos trabalhadores sergipanos não sejam negadas por nenhum gestor público. 

Com a palavra o Prefeito Marcos Santana. Sem mais para o momento.

Por: Francisco Andrade (Chiquinho) – Presidente da ADRPES