NE Notícias

Wilson Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1 e irmão mais velho de Emerson Fittipaldi, faleceu aos 80 anos nesta sexta-feira, 23. Ele estava internado desde 25 de dezembro em um hospital na capital paulista.

Wilsinho, como era conhecido, sofreu uma parada cardíaca após engasgar com um pedaço de carne durante um almoço de família. Ele comemorava o Natal e seu aniversário de 80 anos.

Fernando Santos – FVee|Divulgação

Fittipaldi, pioneiro do automobilismo brasileiro, estreou na F1 em 1972, conquistando o 3º lugar no Grande Prêmio do Brasil, mas não pontuou na temporada. Após sua carreira como piloto, chefiou a equipe de corrida da qual seu irmão fez parte de 1976 a 1980, sem levar a equipe ao pódio. A escuderia foi extinta em 1982.

Nascido em São Paulo, Wilsinho era filho de Wilson Fittipaldi, o Barão, fundador da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e pioneiro em narrações da modalidade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ele deixa a esposa Rita e o filho Christian Fittipaldi, que correu na Fórmula 1 entre 1992 e 1994. Ele também era tio-avô de Pietro Fittipaldi, piloto reserva da equipe norte-americana Haas na principal categoria do automobilismo.

“Tio Wilsinho descansa em paz. Muito obrigado por tudo que você fez para nossa família e pelo automobilismo brasileiro. Agora você está com o Bizo e a Biza”, declarou Pietro.

Em publicação nas redes sociais, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) enalteceu o ex-piloto como “patrimônio do automobilismo brasileiro”: