NE Notícias

Juscelino Filho, ministro das Comunicações do governo Lula [aquele do cavalo], empregou aliados na Câmara dos Deputados com salários que chegam a R$ 10 mil.

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho – Foto: Zeca Ribeiro | Câmara dos Deputados

Informa a Revista Oeste:

Entre os indicados estão o seu piloto de avião particular e o gerente de seu haras, que fica em Vitorino Freire, no Maranhão. Eles estavam nomeados no gabinete de Juscelino até o início deste ano, quando o então deputado se licenciou para assumir o ministério. A informação foi divulgada pelo jornal Estado de S. Paulo nesta terça-feira, 28.

A matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, informa que os funcionários privados do atual ministro das Comunicações, foram mantidos como servidores da Câmara dos Deputados por seu suplente, Dr. Benjamim de Oliveira (União Brasil-MA).

Dr. Benjamim confirmou que Klennyo Ribeiro trabalha no haras do ministro, embora em “horários diferentes”. Quando questionado pelo Estadão sobre por que manteve empregados o gerente do haras, o piloto e o tio do ministro, ele respondeu que “contrata quem quiser” para o seu gabinete. Segundo a reportagem, dos 28 nomeados em seu gabinete, 16 trabalhavam anteriormente com Juscelino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regras

Leumas Rendder Campos Figueiredo, o piloto, ocupa não apenas o cargo na Câmara, mas também é sócio-administrador de duas empresas estabelecidas em São Luís.

A nomeação de comissionados que atuam como administradores ou gerentes de empresas é expressamente proibida pelo manual de requisitos e impedimentos para a posse de funcionários dos gabinetes da Câmara dos Deputados.

Desde o ano de 2016 até o mês de fevereiro deste ano, a Câmara dos Deputados já desembolsou um total superior a R$ 1,2 milhão em salários, férias e gratificações para remunerar tanto o gerente do haras quanto o piloto do ministro.

Outro lado

O ministro emitiu nota em que defendeu as nomeações, alegando que foram realizadas “de acordo com as normas da Câmara”:

“Prestam suas atividades com zelo, profissionalismo e regularidade, no apoio à atividade parlamentar em Brasília e no Estado, seja presencialmente, seja em modelo híbrido ou remoto na pandemia”.

Juscelino Filho, ministro das Comunicações