NE Notícias

A Justiça determinou que a diretoria interina da CBF – Confederação Brasileira de Futebol – realize eleições em 30 dias.

A Fifa e a Conmebol não aceitam e diz que os problemas devem ser solucionados internamente.

Isso pode suspender a Seleção e clubes de qualquer competição internacional, inclusive a Copa do Mundo.

Agência Brasil / ABr

Entidades estarão no Brasil

FIFA e Conmebol emitiram uma carta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 24 de dezembro, conforme noticiado pelo UOL. No comunicado, as entidades anunciaram sua presença no Brasil em 8 de janeiro, alertando contra a realização de eleições sem autorização.

“A esse respeito, para o bem da ordem, nós gostaríamos também de ressaltar que se a CBF eventualmente for suspensa pelo corpo relevante da Fifa, ela iria perder todos os seus direitos como membros com efeito imediato até a suspensão ser levantada pela Fifa. Isso também significaria que o representante da CBF e times de clubes não poderiam mais participar de qualquer competição internacional enquanto ela estiver suspensa. Além disso, nem a CBF nem os seus membros iriam se beneficiar de programas de desenvolvimento, cursos ou treinos com a Fifa e/ou a Conmebol enquanto essa suspensão estiver válida.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ex-secretário-geral da CBF, Alcino Reis, destituído, foi o destinatário da mensagem. Ele emitiu uma nota sobre a carta:

“É com satisfação e respeito que recebemos esta nova carta da Fifa. Vejo como um sinal positivo termos a entidade acompanhando o processo eleitoral na CBF. Conforme determinação da Justiça brasileira, confirmada em todas as instâncias, incluindo a presidente do Superior Tribunal de Justiça e a Suprema Corte, devo convocar as eleições no prazo determinado, dentro da transparência e da lisura exigidas. É dever conduzir essa etapa transitória observando rigorosamente os marcos legais com independência e imparcialidade, em consonância com o estatuto da própria Entidade e da Fifa, tendo como único objetivo atender à determinação da Justiça brasileira.”

As entidades reforçaram que seus estatutos exigem autonomia nas decisões das federações nacionais, ameaçando a CBF com processo e possível suspensão em caso de desrespeito.