Habacuque Villacorte

Nessa quinta-feira (28), veio a tona a informação e que o pré-candidato a prefeito de Aracaju e deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC), anunciou que poderia apoiar uma pré-candidatura do deputado federal Fábio Henrique (PDT) para prefeito de Nossa Senhora do Socorro em 2020. Outro dado é que Gilmar vai intensificar suas relações políticas com outros grupos e partidos, no sentido de seu projeto ganhar densidade na capital.

Fábio Henrique e Gilmar Carvalho

Há quem não veja com “bons olhos” uma pré-candidatura de Gilmar, é verdade; seus críticos lhe acusam de “sensacionalismo” no rádio e na televisão. Já este colunista segue os que acreditam que o deputado estadual é mais uma alternativa para a capital e que, com boa estrutura e relevantes apoios políticos, pode sim surpreender nas urnas no próximo ano. É um nome competitivo que incomoda a reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Mas antes de fechar qualquer diálogo com outras legendas, Gilmar precisa, em primeiro lugar, definir sua situação política no PSC. Não que seja obrigado a ficar na legenda, mas se vai ficar é preciso mais do que um lançamento de seu nome como foi feito esse ano em ato da legenda. É preciso que os membros do PSC, com ou sem mandato, passem a “abraçar” decisivamente esse projeto, já difundindo ele nas ruas de Aracaju.

O problema é que, não apenas no PSC, mas em toda a oposição a Edvaldo, existe uma “falha comum”: há muita vaidade entre todos, sobretudo os líderes. Todo mundo se acha (e é) importante e “decisivo” para qualquer projeto, inclusive muitos entendem que deveriam ser os “escolhidos” para concorrerem. É uma “briga de egos” que divide os adversários do grupo que comanda a PMA atualmente e que só beneficia quem tem o Poder nas mãos.

O fato relevante é que Aracaju não atravessa um bom momento. O prefeito se limita a fazer algumas obras iniciadas na gestão anterior (e não terminadas, diga-se de passagem), em fazer intervenções com recursos ainda viabilizados pelo ex-deputado federal André Moura (PSC) e por pagar os salários dos servidores em dia. No mais, é uma gestão comum, sem nada de extraordinário. E quando Gilmar se “aproxima” de Fábio Henrique ele acerta em cheio! Essa “dobradinha” atinge diretamente o “coração” de uma candidatura de Edvaldo (nesse caso leia Jackson Barreto).

Atinge regiões periféricas entre Aracaju e Socorro onde muitos políticos tradicionais, como JB, adoram atuar. Sem contar que Fábio é muito bem avaliado no município vizinho e, diante dos problemas administrativos da gestão do prefeito Padre Inaldo (PCdoB), ele ressurge com grandes chances de voltar a comandar Socorro. Essa relação é mais benéfica para Gilmar que poderá “conquistar” muitos eleitores da capital que residem na outra cidade.  O “gesto” do deputado estadual, além de estratégico, sinaliza que entendeu a necessidade de “unidade” da oposição. Começou a acertar…

Publicado em FaxAju