Palmeiras derrota Novorizontino e está em vantagem
O Palmeiras deu um importante passo na busca pelo título do Campeonato Paulista. Jogando na Arena Barueri, na noite desta quarta-feira (4), o Verdão derrotou o Novorizontino pelo placar de 1 a 0 no primeiro jogo da final da competição.
Cesar Greco|Palmeiras
Desta forma, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira precisa apenas de um empate, no próximo domingo (8) a partir das 20h30 (horário de Brasília) no estádio Jorge Ismael de Biasi, para garantir o seu 27º título Paulista.
Já o time de Enderson Moreira precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para conquistar o título inédito no tempo regulamentar. Já o triunfo do Tigre por apenas um gol de vantagem força a disputa de pênaltis.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A vitória do Palmeiras teve dois protagonistas. O primeiro foi o atacante argentino Flaco López, que marcou o gol da vitória do Verdão aos 34 minutos do primeiro tempo com um chute colocado.
O segundo destaque foi o goleiro Carlos Miguel, que defendeu cobrança de pênalti de Robson aos 46 minutos da etapa inicial para garantir a vitória do Porco.
Veja os melhores momentos:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Bombeiros acham corpo de homem levado por enxurrada na divisa entre Sergipe e Alagoas
O corpo de Elian Caetano Torres, morador de Canindé de São Francisco, foi localizado no fim da tarde desta quarta-feira (4) por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que atuavam nas buscas desde o acidente registrado após a enxurrada que atingiu a rodovia entre Piranhas (AL) e Canindé (SE).
Segundo o relato da ocorrência, os bombeiros mantiveram varreduras por terra e na água, com monitoramento ao longo do trecho afetado, até a localização da vítima.
Após o resgate, o corpo foi colocado à margem do rio e permaneceu sob resguardo até a chegada do Instituto Médico Legal (IML), responsável pelo transporte para Aracaju.
A ação ocorreu de forma integrada com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e apoio de outros órgãos mobilizados na área.
CBMSE
O tenente-coronel BM Márcio Caldas afirmou que a permanência contínua das equipes no local contribuiu para o desfecho das buscas: “Desde o primeiro momento, mantivemos nossas equipes mobilizadas de forma contínua, com planejamento técnico e dedicação total dos militares envolvidos (…)”, disse.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Motociclista é salvo de forte correnteza em Sergipe
Nesta terça-feira (3), moradores do município de Graccho Cardoso (SE) resgataram o motociclista Edenilson Silveira, conhecido como ‘seu Dilson’, de uma enxurrada.
Reprodução
O incidente ocorreu no momento em que ele tentava atravessar o açude Três Barras. Um vídeo gravado por testemunhas registrou o salvamento.
Apesar da força da água, a mobilização dos moradores evitou uma tragédia. Seu Dilson foi retirado da área de risco e sofreu apenas escoriações nas costas. Segundo relatos locais, a vítima passa bem após o susto.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O volume intenso de água no açude reflete as fortes precipitações que vêm atingindo diversas partes de Sergipe nos últimos dias.
O acumulado de chuvas em Graccho Cardoso chegou a 188 mm em fevereiro. O número é quase quatro vezes maior do que a média histórica para o mês, que costuma ser de apenas 50 mm.
Veja as imagens do resgate:
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Dino manda afastar prefeito e vice
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar do cargo nesta quarta-feira (4) o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e seu vice, Mario Neto, pelo prazo inicial de 60 dias.
Rosinei Coutinho|STF
Os dois são investigados por suspeita de desvio de recursos federais destinados à construção do Hospital Geral Municipal.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta (4) a segunda fase da Operação Paroxismo, em que cumpre 13 mandados de busca e apreensão em Macapá, Belém e Natal.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao justificar o afastamento das funções públicas, Dino escreveu que “a permanência dos investigados nos cargos lhes assegura acesso a documentos, sistemas e bases de dados relevantes para a elucidação dos fatos, criando ambiente propício à supressão, manipulação ou ocultação de elementos probatórios”.
O ministro afirmou ainda que ambos podem voltar a cometer crimes se permanecerem à frente dos processos licitatórios da prefeitura.
Em relatório, a PF afirmou haver “indícios contundentes de comprometimento da competitividade” na licitação que resultou na contratação da empresa Santa Rita Engenharia Ltda. O contrato foi firmado por cerca de R$ 70 bilhões.
Entre os indícios de fraude está o fato de a proposta apresentada pela empresa ser praticamente idêntica ao orçamento feito pela própria prefeitura a título de levantamento de mercado. Para a PF, isso indica que a empresa teve acesso prévio aos critérios para a aprovação na licitação.
Uma vez firmado o contrato, teve início “uma sistemática e anômala movimentação de recursos em espécie” pelos sócios da empresa, descreveu a PF.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao todo, foram feitos 42 saques por Rodrigo Moreira, um dos sócios, no valor de R$ 7,4 milhões, enquanto Fabrizio Gonçalves fez 17 saques, somando R$ 2,4 milhões.
“A análise da cronologia e dos valores evidencia que tais operações ocorreram logo após os repasses contratuais feitos pelo Município de Macapá à empresa, e que os recursos não foram reinseridos no circuito bancário, tampouco utilizados para pagamentos relacionados à execução contratual”, escreveu a PF.
Os investigadores colheram indícios ainda de que parte desse dinheiro foi transportado em veículos de propriedade de Furlan, bem como transferências feitas pela Santa Rita Engenharia para contas ligadas à ex-esposa e à atual companheira do prefeito.
Na decisão em que autorizou o afastamento do prefeito do cargo, bem como do vice, Dino determinou também a quebra do sigilo bancário e fiscal de 10 pessoas físicas e três pessoas jurídicas. As mesmas pessoas foram também alvo de mandados de busca e apreensão.
Também foram afastados do cargo a secretária municipal de Saúde, Erica Aranha de Sousa Aymoré, e Walmiglisson Ribeiro da Silva, presidente da Comissão Especial de Licitação responsável pela licitação do Hospital Geral de Macapá.
A Agência Brasil tenta contato com as defesas dos citados na reportagem e deixa o espaço aberto para manifestação.
Competência
Na decisão, Dino justificou ainda ter deferido um pedido da PF para que o caso passasse a tramitar no Supremo. Segundo o ministro, há “indícios bastante sólidos” de que a investigação sobre o hospital de Macapá tem conexão com outra apuração relatada pelo ministro.
Nessa segunda investigação, são apurados “possíveis crimes envolvendo a aplicação, economicidade e efetividade das transferências especiais (“emendas pix”) efetivadas, ao que tudo indica, por um Senador da República e por um Deputado Federal amapaenses e que montam, segundo cálculo da Controladoria-Geral da União, a mais de cento e vinte milhões de reais”, descreveu Dino.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Concurso da Câmara: locais de prova
Os inscritos no concurso Câmara dos Deputados já podem conferir o local onde farão as provas objetivas e discursivas, no próximo domingo (8).
A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados — Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A consulta individual das localidades deve ser feita com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) diretamente no site da banca organizadora da seleção, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Estão em disputa os cargos de técnico legislativo e o de analista legislativo.
Dia da prova
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas nas 27 capitais do país. A etapa é eliminatória.
As provas serão realizadas em dois turnos:
manhã: provas objetivas (P1 e P2), os portões dos locais de provas fecham às 8h, no horário de Brasília, e a duração será de 5 horas;
tarde: prova discursiva (P3), os portões dos locais de provas fecham às 15h30, no horário de Brasília, e a duração será de 3 horas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O candidato deverá estar munido somente de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original.
⚠ Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e ou borracha durante as provas
De acordo com o edital do certame, as provas objetivas somam 180 pontos, sendo 90 questões de conhecimentos gerais e 90 de conhecimentos específicos
As questões do tipo certo e errado seguem a regra de uma questão errada anula uma questão certa.
O objetivo é garantir que a pontuação reflita apenas o que o candidato realmente sabe e evite o chute das respostas.
As duas questões da prova discursiva (P3) valerão 15 pontos cada.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Serão corrigidas as provas discursivas apenas dos candidatos aprovados nas provas objetivas.
A remuneração da Câmara dos Deputados varia de R$ 21.008,19 até R$ 30.853,99, conforme o cargo de técnico ou analista. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos.
Cargos
As 70 vagas imediatas são para os seguintes cargos, ambos de nível superior:
35 para analista legislativo – especialidade processo legislativo e gestão;
35 vagas técnico legislativo – especialidade assistente legislativo e administrativo.
O edital do concurso prevê mais 70 vagas em cadastro de reserva.
Os candidatos podem ter curso de graduação em qualquer área de formação, com diploma fornecido por instituição de ensino superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Do total das vagas do concurso, 30% serão reservadas da seguinte forma:
A divulgação do resultado final do concurso será em 26 de maio.
➥ Para mais detalhes do concurso da Câmara dos Deputados, acesse o site do processo seletivo e o edital público .
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Bombeiros ampliam buscas por homem arrastado por enxurrada
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) enviou reforços nesta quarta-feira (4) para apoiar as equipes de Alagoas (CBMAL) nas buscas por Elian Caetano Torres, de 44 anos.
CBMSE
Elian está desaparecido desde o último sábado (28), quando o carro em que viajava foi arrastado por uma enxurrada na rodovia AL-225, entre Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE).
A companheira, Solange Lima da Silva, de 39 anos, foi encontrada morta presa às ferragens do veículo submerso, horas após o acidente.
Nesta quarta, o CBMSE deslocou uma dupla de guarda-vidas com o uso de jet ski, permitindo o acesso a áreas mais complexas do rio São Francisco. “A área permanece isolada para segurança da população”, informou o capitão Antônio Dória, supervisor operacional.
Nos últimos dias, a operação contou com o apoio do cão farejador Thor, do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC). Segundo a sargento Cláudia Cruz, as equipes enfrentam obstáculos naturais intensos na varredura.
“Focamos onde tinha acúmulo de entulhos. Alguns pontos são de difícil acesso por conta do aglomerado de galhos entrelaçados. Chegamos a usar motosserra para cortar os galhos mais grossos”, detalhou a militar.
O nível elevado das águas e a profundidade do rio também tornam o resgate mais complexo.
Reprodução
Desde o final de semana, a operação conjunta mobiliza, além de embarcações e cães farejadores, o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e de equipes terrestres do 7º Grupamento de Nossa Senhora da Glória.
NE Notícias, com informações dos Bombeiros
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Aracaju divulga resultado do PSS da Assistência Social
A Prefeitura de Aracaju divulgou o resultado final do Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação imediata de 121 profissionais de nível superior. O certame selecionou candidatos com formação em Psicologia e Serviço Social (link mais abaixo).
Assistência Social/Divulgação
O Edital nº 01/2025 garantiu o preenchimento de 66 vagas para psicólogos e 55 vagas para assistentes sociais. Além das contratações imediatas, a seleção formou cadastro de reserva para eventuais necessidades futuras da administração municipal.
Os profissionais aprovados irão atuar na rede de proteção social do município. Entre os locais de lotação estão os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Pop e Serviços de Acolhimento Institucional.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os selecionados também serão responsáveis por acompanhar e promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Concurso Municipal Unificado
As contratações via PSS têm caráter temporário e visam suprir a demanda da rede assistencial até a efetivação do Concurso Municipal Unificado (CMU). O certame definitivo encontra-se atualmente em fase de estruturação.
A gestão municipal já assinou o Decreto n.º 8320, que instituiu a comissão responsável pelo acompanhamento, organização e fiscalização do concurso. O CMU será o primeiro a reunir, em um único edital, as vagas de diferentes órgãos e entidades da Prefeitura de Aracaju.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Ministro da Educação confirma novos campi da UFS
O ministro da Educação, Camilo Santana, empossou André Maurício Conceição como novo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A cerimônia de posse ocorreu no auditório do Bloco da Reitoria, em Aracaju.
Lula Lopes|MEC
A agenda da comitiva ministerial no estado também incluiu inspeções às obras do Departamento de Ecologia e às instalações do Laboratório de Flavor e Análises Cromatográficas.
O governo federal anunciou a injeção de R$ 125,3 milhões na universidade por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Durante a solenidade, o ministro Camilo Santana anunciou novos investimentos e ações para a expansão da universidade.
“As obras do campus de Estância já estão licitadas e com investimentos de R$ 60 milhões para sua construção. Enquanto o campus não fica pronto, já iremos, agora em março, começar com a aula inaugural, em uma área cedida pelo governo do estado. Serão seis cursos que não existem na universidade. Autorizaremos a contratação de 90 profissionais para o seu funcionamento”.
Na ocasião, o ministro também antecipou que, em breve, será autorizada a criação de mais um campus, desta vez no município de Propriá.
Departamento de Ecologia
Do total investido via PAC, R$ 3,5 milhões são direcionados ao Departamento de Ecologia (Deco). As obras iniciaram em outubro de 2024, estão com 41% de execução e têm entrega prevista para 2026.
O restante dos recursos é voltado a instalações prediais, melhorias na infraestrutura e para a construção do novo campus da universidade em Estância, que terá os seguintes cursos de bacharelado: biotecnologia, ciência dos dados, gestão ambiental, gestão e empreendedorismo, engenharia têxtil e engenharia de produção.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Atualmente, os professores de Ecologia ocupam provisoriamente salas do Departamento de Biologia (DBI) — que já formalizou pedido de desocupação por demanda própria — e espaços no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) que possuem apenas estrutura de gabinetes, sendo inadequados para atividades laboratoriais.
O novo prédio visa elevar a produtividade docente, fortalecer a identidade do curso e melhorar os índices acadêmicos.
Perfil do novo reitor
André Maurício Conceição é professor titular da UFS, já exerceu o cargo de vice-reitor e foi eleito pela comunidade acadêmica para um mandato de quatro anos (2025-2029) como reitor.
Ele é graduado, mestre e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), com pós-doutorado pela Universidade de Stuttgart (Alemanha) e pela Universidade da Flórida Central (EUA).
No evento, o novo reitor da UFS destacou a importância da presença do ministro na instituição.
“É a primeira vez que um ministro vem na nossa universidade, atendendo aos sindicatos, ouvindo as pessoas. Isso fortalece bastante todos os nossos processos democráticos e a Universidade Federal de Sergipe”.
NE Notícias, com informações do MEC
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Dono do Banco Master é preso pela PF
O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi preso nesta quarta-feira (4).
Daniel Vorcaro|Reprodução
A prisão dele aconteceu na terceira fase Operação Compliance Zero, que, segundo a PF, apura um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo a venda de títulos de crédito falsos pelo Banco Master.
O nome da operação é uma referência à falta total de controles internos nas instituições envolvidas para evitar crimes de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.
Leia nota da Polícia Federal:
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4/3), a 3ª fase da Operação Compliance Zero, com o objetivo de investigar a possível prática dos crimes de ameaça, de corrupção, de lavagem de dinheiro e de invasão de dispositivos informáticos, praticados por organização criminosa.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Estão sendo cumpridos 4 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de São Paulo e de Minas Gerais. As investigações contaram com o apoio do Banco Central do Brasil.
Também foram determinadas ordens de afastamento de cargos públicos e de sequestro e de bloqueio de bens, no montante de até R$ 22 bilhões, com o objetivo de interromper a movimentação de ativos vinculados ao grupo investigado e de preservar valores potencialmente relacionados às práticas ilícitas apuradas.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Grupos dos sergipanos na Copa do Nordeste 2026
A CBF realizou nesta terça-feira (3) o sorteio da Copa do Nordeste 2026. Entre os dias 25 de março e 7 de junho, 20 equipes buscarão o título, que vale acesso direto à terceira fase da Copa do Brasil de 2027.
Rafael Ribeiro|CBF
A edição deste ano tem um aumento de 16 para 20 participantes. Os clubes envolvidos em competições da CONMEBOL não participam.
A competição terá quatro fases. A primeira delas terá quatro grupos com cinco times em cada, que jogarão fora do seu grupo num turno único, totalizando 50 partidas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Nas quartas de final, os dois melhores de cada grupo da Primeira Fase jogarão em partidas únicas. As semifinais terão partidas de ida e volta, assim como a final.
Segundo a CBF, todas as competições regionais terão transmissão por emissoras de televisão ou plataformas de streaming. A Copa do Nordeste terá transmissão exclusiva do SBT.
A Copa do Nordeste 2026 tem nove vagas destinadas aos campeões estaduais de 2025 e nove para os vice-campeões, além de duas vagas adicionais para as melhores Federações através do Ranking Nacional de Clubes CBF de 2026.
Confira os grupos a seguir:
GRUPO A
Vitória-BA
ASA-AL
Souza-PB
Itabaiana-SE
Fluminense-PI
GRUPO B
Juazeirense-BA
CRB-AL
Botafogo-PB
Confiança-SE
Piauí-PI
GRUPO C
Ceará-CE
Sport-PE
América-RN
Imperatriz-MA
Ferroviário-CE
GRUPO D
Fortaleza-CE
Retrô-PE
ABC-RN
Maranhão-MA
Jacuipense-BA
Com informações da CBF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: