Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (4/8), a proibição do Glicowatch – Relógio Inteligente para Controle da Diabetes e da Pressão Arterial. O produto, que é da empresa GWF Negócios Digitais Ltda., teve a sua comercialização, a sua distribuição, a sua importação, a sua propaganda e o seu uso proibidos. 

Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada
Divulgação

A ação foi resultado da comprovação da venda do produto em plataforma de vendas on-line.  

Esses modelos de smartwatch (relógio inteligente) ainda não tiveram a sua eficácia comprovada, por meio de estudos e investigações clínicas, para medição da glicose e controle do diabetes. Por isso, relógios inteligentes com essa função não possuem registro na Anvisa. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O uso desse tipo de equipamento traz riscos às pessoas que precisam monitorar o seu nível de glicose diariamente, já que seus resultados não estão validados cientificamente. 

Produtos sem registro não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde. Portanto, a Anvisa não recomenda a sua utilização.

Denuncie produtos irregulares à Agência, através da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).   

Leia a Resolução no Diário Oficial

Venda de combustível em Sergipe cai 10% em junho

Análise realizada pelo Observatório da Indústria do Sistema FIES, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis em Sergipe, em junho de 2025, totalizaram cerca de 71,6 milhões de litros, assinalando um acréscimo de 6,5% quando comparado a junho de 2024.

Em relação ao mês anterior (maio/2025), as vendas diminuíram 10,0%.

Gráfico com as vendas de combustíveis em Sergipe entre junho de 2024 e 2025
FIES

As vendas totais de combustíveis – objeto da análise – englobam as vendas, em litros, de gasolina, etanol hidratado, óleo diesel e querosene de aviação.

De janeiro a junho de 2025, as vendas totais no estado acumularam cerca de 453,9 milhões de litros de combustíveis, registrando acréscimo de 4,6%, na comparação com o mesmo período de 2024.

Combustíveis comercializados em junho/2025

No mês analisado, observou-se que foram vendidos cerca de 35,1 milhões de litros de gasolina. Em termos relativos, esse destilado do petróleo registrou um aumento de 5,0% nas vendas em relação a junho de 2024. Já em relação ao mês de maio último, verificou-se um decréscimo de 3,7%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados aproximadamente 29,6 milhões de litros. Em termos comparativos, verificou-se uma redução de 18,5%, em relação ao mês anterior (maio/2025). Já na comparação com junho de 2024, observou-se crescimento de 5,9%.

Para o etanol hidratado, notou-se aumento de 14,7% nas vendas em comparação com junho de 2024. Já em relação ao mês de maio, observou-se uma redução de 3,2%. Em termos de volume, as vendas somaram cerca de 5,4 milhões de litros, no mês analisado.

O querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves, totalizou 1,5 milhão de litros em vendas, assinalando um acréscimo de 27,0%, em relação ao mês anterior (maio/2025). Já no confronto com junho de 2024, registrou-se um acréscimo de 35,1%.

Rodrigo Valadares contesta jurista na Jovem Pan e chama decisão de Moraes de ilegal

O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) concedeu entrevista nesta segunda-feira (4) ao Jovem Pan News para comentar a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deputado Federal Rodrigo Valadares e o professor de Direito Constitucional Gustavo Sampaio
Jovem Pan News|Reprodução

Na entrevista, Valadares rebateu o professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense, Gustavo Sampaio, que minutos antes havia participado do telejornal e defendido a competência da Suprema Corte para julgar presidentes e ex-presidentes. Segundo o jurista:

“Um delegado de polícia, vendo que aquele investigado não compromete a ordem pública ou ameaça a instrução das investigações, não representa o juiz criminal pedindo a prisão preventiva. Isso é da vida do processo. E o Supremo Tribunal não pode temer isso. Não é por esse motivo que existe uma politização da justiça. Pode-se até falar que essa politização acontece em outras razões e outros julgamentos. Nesse caso, nós estamos falando de um processo penal de competência originária do Supremo Tribunal Federal e de investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal por determinação do STF. Se atores da política querem lançar o Supremo na condição de um ator político para fazer reserva à própria Corte, colocá-lo numa berlinda, esse é um outro problema.”

Veja a participação do professor:

Jovem Pan News

O parlamentar sergipano, no entanto, iniciou sua fala declarando que ‘discorda profundamente’ da análise apresentada pelo professor:

“Precisamos denunciar esse ar de legalidade construído sobre decisões arbitrárias, ilegais e inconstitucionais. As medidas cautelares impostas ao presidente Bolsonaro não têm precedência no nosso ordenamento jurídico”, afirmou Rodrigo.

Valadares também argumentou que a decisão de Moraes — de proibir o ex-presidente de aparecer em redes sociais de terceiros — é confusa e contraditória:

“Como controlar se alguém vai filmar e postar nas redes? Se a divulgação for feita por um político, é quebra de cautelar; mas se for por um cidadão comum, está autorizado? Onde está isso na Constituição?”, questionou o parlamentar, que também é advogado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para Valadares, a reação do STF é política e desesperada. “Estamos vendo um ministro agindo de maneira reativa, envolvido em uma série de denúncias, com mensagens vazadas de seu próprio gabinete — incluindo falas de um juiz auxiliar que demonstram desprezo pelo devido processo legal.”

Por fim, o deputado federal afirmou que decisões do ministro, que ele considera ilegais e inconstitucionais, “não devem ser obedecidas” [conforme determina a própria Constituição Federal].

Veja a participação do parlamentar:

Jovem Pan News

Rodrigo Valadares, que está de mudança para o PL – mesmo partido de Jair Bolsonaro -, já se posiciona como candidato ao Senado nas Eleições de 2026, quando Sergipe elegerá dois novos senadores.


NE Notícias, da redação

Após ameaça, OAB e cúpula da SSP definem ações de segurança

Diante da ameaça sofrida pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Sergipe, o presidente e representantes da instituição se reuniram com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na manhã desta terça-feira (5).

Após ameaça, OAB e cúpula da SSP definem ações de segurança
Secretário João Eloy e o presidente da OAB-SE Daniel Costa

Desde o registro do fato, o Governo do Estado se comprometeu a disponibilizar a estrutura das forças de segurança pública estaduais para apuração do caso, visando manter a integridade física dos advogados de Sergipe.

De acordo com o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, diante da gravidade do fato, a determinação é para que as polícias Civil e Militar acompanhem o caso. “É um fato grave, mas nós temos certeza de que, mais uma vez, as forças de segurança de Sergipe vão localizar e conter a ameaça. Quando se ameaça o presidente da OAB, está se ameaçando a Ordem, e não apenas o advogado que a preside”, evidenciou.

Para o presidente da OAB, Daniel Costa, que agradeceu o empenho da Segurança Pública, a reunião foi positiva. “Primeiramente, quero agradecer ao governador Fábio Mitidieri, e ao secretário João Eloy, que vêm fornecendo toda a estrutura necessária para que a gente apure o fato e que venha a efetivamente trazer uma responsabilização do autor das ameaças”, destacou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Daniel Costa ressaltou que a OAB já tomou medidas de segurança e está contribuindo com a SSP, fornecendo informações necessárias à apuração do caso. “Tomamos algumas medidas importantes para poder trazer segurança aos funcionários da seccional e trazer segurança à advocacia que frequenta a Casa. O expediente continua suspenso ainda nesta terça-feira, mas já reforçamos também o nosso protocolo de segurança”, complementou.

O presidente da OAB concluiu relembrando que, conforme ressaltado na reunião, o advogado autor das ameaças está suspenso.

Esse advogado está suspenso do exercício profissional por infringir normas do nosso Código de Ética da Advocacia. A OAB vem apurando e nós não podemos ficar intimidados com essa situação. Recebemos também orientações da SSP, que estaremos seguindo”, finalizou.

Participaram da reunião o delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro; o comandante da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro; a diretora da Divisão de Inteligência (Dipol), delegada Mayra Moinhos; e conselheiros da OAB.

Homem preso na BR-101, em Sergipe

No final da tarde desta segunda-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem condenado por tráfico de drogas. A ação, que contou com informações da Polícia Militar do Estado de Sergipe e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ocorreu no km 105 da BR-101, em São Cristóvão/SE.

Algemas sobre viatura da PRF
PRF

Por meio de troca de informações, as equipes policiais que fiscalizavam a região conseguiram abordar um veículo em frente à Unidade Operacional da PRF.

Na consulta à documentação dos ocupantes – um homem e uma mulher -, os agentes identificaram a existência de um mandado de prisão em aberto em nome do motorista, expedido no início de julho deste ano, no estado do Mato Grosso do Sul, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

O homem, de 37 anos, foi detido e encaminhado para a polícia judiciária. A mulher, por sua vez, também foi encaminhada, mas para ser ouvida pela autoridade policial da delegacia.


PRF-SE

Confiança derrota Anápolis e deixa zona de rebaixamento

Em uma partida decisiva na luta contra o rebaixamento, o Confiança fez o dever de casa e venceu o Anápolis por 2 a 0, na noite desta segunda-feira (4), na Arena Batistão.

Jogador Renilson comemora gol do Confiança
Renilson comemora gol|Confiança

O jogo, válido pela 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, garantiu um respiro para o Dragão na tabela.

Os gols da vitória proletária foram marcados por Renilson e Weriton, garantindo os três pontos para a equipe sergipana [assista mais abaixo].

Com o resultado, o Confiança finalmente deixou a zona de rebaixamento (Z-4), somando 17 pontos e saltando para a 11ª posição. Em contrapartida, o Anápolis, com 16 pontos, caiu para a 17ª colocação, entrando na zona da degola.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As duas equipes já têm seus próximos compromissos definidos para o fim de semana, em jogos válidos pela 16ª rodada. O Confiança viaja para enfrentar o Ituano no sábado (9), às 19h30, no estádio Novelli Júnior. Já o Anápolis recebe o Brusque no domingo (10), às 16h30, no estádio Jonas Duarte.

Veja os melhores momentos:

SportyNet

Ficha técnica

Arena Batistão, Aracaju (SE)

Arbitragem: Andreza Helena de Siqueira (MG)

Assistentes: Magno Arantes Lira (MG) e Samuel Henrique Soares Silva (MG)

CONFIAÇA 2 x 0 ANÁPOLIS

Gols: Renilson e Weriton (CON)

Cartões amarelos: Eduardo Moura (CON); Jefinho, Paulinho e André (ANA)

Escalações

Confiança: Felipe; Weriton, Eduardo Moura, Renilson (Thiago), Valdo; Airton, Luiz Otávio, Breyner Camilo (Jhon Cley); Ronald Camarão (Dionísio), Maikon Aquino (Renan), Neto (Nicholas). Técnico: Luizinho Lopes.

Anápolis: Paulo Henrique; Fábio, Lucão, Rafael Costa, Verrone; André (Luan Sales), Paulinho, Kaique, João Felipe, Celeri (Igor Cássio); Jefinho (Samuel Michels). Técnico: Gabardo Júnior.

Ensaio para 7 de Setembro altera trânsito no Bugio

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju estará presente nesta terça-feira, 5, dando suporte ao primeiro ensaio das escolas da região do Bugio.

Agente da SMTT orientando trânsito na Praça Vereador Osvaldo Mendonça, em Aracaju
SMTT

O ensaio de preparação para o Desfile Cívico alusivo ao 7 de setembro e acontecerá das 13h às 17h30, com um percurso de 700 metros, saindo do Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos seguindo até a Rua Vereador Pedro Alcântara Carvalho, no trecho que compreende a Praça Vereador Osvaldo Mendonça.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A SMTT orienta que os condutores evitem circular nas vias que dão acesso à Praça Vereador Osvaldo Mendonça durante esse período.

Agentes de trânsito estarão distribuídos ao longo do trajeto para coordenar o fluxo de veículos e prestar apoio à atividade, que contará com a participação de cinco escolas da localidade.

O diretor de trânsito da SMTT, Walter Faro, recomenda que os motoristas optem por rotas alternativas para evitar congestionamentos e garantir a fluidez.

“O evento contará com suporte da SMTT, que terá duas viaturas posicionadas nas extremidades do percurso e dois motociclistas ao longo do percurso, assegurando a organização do trânsito e a segurança dos participantes”, destacou.

Aracaju recorre à Justiça contra decisão do TCE sobre os ônibus

A Procuradoria-Geral do Município de Aracaju (PGM) ingressou nesta segunda-feira, 4, com um mandado de segurança cível no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), contestando decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) que determinou medida cautelar envolvendo a licitação do transporte público da Grande Aracaju.

Procuradoria-Geral do Município de Aracaju (PGM)
Procuradoria-Geral do Município (PGM) – Foto: Marcelle Cristinne|AAN

A Prefeitura argumenta que as determinações do TCE carecem de fundamentos legais e ferem princípios constitucionais, além de comprometerem o andamento de políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.

Um dos principais pontos apresentados pela PGM é a inexistência de ilegalidade na conduta adotada pela administração municipal. Segundo o Município, o Tribunal de Contas já havia declarado as nulidades na licitação, e o Ministério Público entrou com ação no mesmo sentido. A Prefeitura sustenta que tal ação está amparada na legalidade e visa preservar o interesse público.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outro argumento central é a ausência de urgência que justificasse a adoção de medida cautelar sem ouvir previamente a gestora do Consórcio do Transporte Metropolitano da Grande Aracaju (CTM), no caso, a prefeita de Aracaju. Para o Município, não havia risco iminente que justificasse uma decisão monocrática e imediata.

A Procuradoria também aponta violação ao contraditório e à ampla defesa, ao destacar que a medida do TCE foi tomada sem que a chefe do Executivo municipal, que também preside o CTM, tivesse a oportunidade de se manifestar. No entendimento da gestão, isso representa uma quebra de garantias constitucionais essenciais ao devido processo legal. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outro ponto contestado é a legitimidade do conselheiro responsável pela relatoria da decisão no TCE. A PGM afirma que ele não era o relator regimentalmente designado para os processos relativos ao CTM, o que, segundo a Prefeitura, torna o ato processual irregular.

O Município também chama atenção para a falta de previsão orçamentária por parte de uma das cidades integrantes do consórcio: o município de Nossa Senhora do Socorro teria reservado apenas R$ 1 mil na Lei Orçamentária Anual (LOA), quando o adequado seria cerca de R$ 28,5 milhões, valor necessário à execução do contrato de concessão, o que comprometeria a viabilidade do projeto como um todo.

Por fim, a administração municipal reforça que tem atuado em consonância com o Ministério Público Estadual (MPSE) e já solicitou o julgamento de mérito da Ação Civil Pública que trata da licitação. A Prefeitura afirma que sua atuação tem sido pautada na legalidade, moralidade e responsabilidade com os recursos públicos.

Botafogo cobra Lyon e justifica ações para proteger finanças

John Textor
NE Notícias

NOTA OFICIAL ❯ A SAF Botafogo esclarece que sempre valorizou a colaboração dentro do ecossistema da Eagle Football e mantém o desejo de que essa parceria siga existindo, em benefício de todos os clubes que compõem o grupo.

Infelizmente, medidas adotadas por órgãos reguladores na França comprometeram o funcionamento dessa integração, resultando na interrupção dos acordos de cash pooling que vinham sendo benéficos para todas as partes. Diante deste cenário, tornou-se necessário formalizar, por vias legais, que o atual desequilíbrio financeiro entre as entidades aponta para a necessidade de reembolso à SAF Botafogo por valores anteriormente emprestados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além disso, algumas medidas corporativas foram adotadas, com o devido alinhamento junto ao nosso parceiro acionista, o Botafogo de Futebol e Regatas (BFR), visando permitir a entrada de novos aportes de capital no Clube, caso os reembolsos por parte da Eagle ou do Olympique Lyonnais (OL) não sejam viabilizados de imediato. Tais ações não tiveram caráter provocativo e a SAF Botafogo reconhece integralmente o direito de seu acionista majoritário de ter prioridade em qualquer oportunidade de investimento no Clube, antes que se considere a participação de investidores externos.

Ressaltamos, porém, que tais investimentos não seriam necessários caso o OL consiga honrar com os reembolsos devidos.

Para fins de esclarecimento, destacamos que as ações societárias tomadas até o momento consistem apenas em autorizações legais e que não há, no presente momento, qualquer plano que vise à diluição da participação acionária do nosso sócio majoritário. Inclusive, tais medidas seriam necessárias para possibilitar que o próprio acionista majoritário realize novos investimentos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por fim, a SAF Botafogo reforça que qualquer eventual negociação envolvendo a venda de participação majoritária na sociedade, seja ela conduzida por John Textor ou por terceiros, deverá necessariamente passar por um processo de diálogo e negociação amigável com o atual sócio majoritário.

Embora medidas judiciais e societárias possam ser interpretadas de maneira equivocada por parte da imprensa, é fundamental que nossos torcedores tenham plena ciência de que a SAF Botafogo segue tendo a Eagle Football como sua acionista controladora, e que esta, por sua vez, é majoritariamente controlada por John Textor.

Reiteramos nosso compromisso para que todas as discussões envolvendo o futuro da SAF ocorram de forma transparente, responsável e respeitosa.


Botafogo

Reprodução

Saúde descredencia mais de 9 mil do Farmácia Popular

O Ministério da Saúde descredenciou 9.180 farmácias do Programa Farmácia Popular. A medida ocorreu após a renovação anual obrigatória do credenciamento, realizada em parceria com a Caixa Econômica Federal, que encerrou em 31 de julho.

Farmácia Popular
Elza Fiuza ⏐ Agência Brasil

A ação de controle, que havia sido interrompida em 2018, faz parte do fortalecimento do programa conduzida pela atual gestão.

Essas unidades não fizeram a renovação do cadastro ou não apresentaram a documentação necessária para continuar participando do programa.

Em todo o país, continuam em funcionamento 24 mil farmácias, garantindo o fornecimento gratuito de 41 itens para quase 22 milhões de pessoas beneficiadas no primeiro semestre de 2025, com expectativa de atender 26 milhões até o fim do ano.

Reforço das ações de controle e fiscalização

Outras 5 mil farmácias tiveram suas atividades suspensas pelo monitoramento do programa para coibir irregularidades. Nesse monitoramento, são avaliados 25 indicadores, como a frequência de retirada de medicamentos, a quantidade vendida em relação ao tamanho da população atendida e uso indevido de CPFs.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre 2023 e 2025, com essas ações, cerca de R$ 8 milhões foram ressarcidos aos cofres públicos.

Nos três primeiros meses deste ano, foram bloqueadas mais de 12,7 milhões de tentativas de solicitação de medicamentos com indícios de irregularidades no Programa Farmácia Popular, representando mais de 140 mil por dia.

Em julho de 2025, o Ministério da Saúde realizou uma ação nacional de inspeções nas Farmácias credenciadas de 21 estados para verificar a regularidade na distribuição de medicamentos e demais itens do Programa Farmácia Popular do Brasil, marcando a retomada das visitas presenciais nas ações de fiscalização do programa.

Essas medidas são realizadas de forma integrada com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Além das auditorias e dos sistemas informatizados internos, a transparência do Programa Farmácia Popular é reforçada pela participação da população, que pode acionar a Ouvidoria do SUS, pelo número 136, caso identifique qualquer fraude envolvendo o uso de CPF na retirada de medicamentos.

Expansão do acesso ao Farmácia popular e novos credenciamentos

Em fevereiro de 2025, o Ministério da Saúde anunciou 100% de gratuidade nas dispensações de medicamentos e insumos realizadas por meio do Programa Farmácia Popular, garantindo maior acesso e cuidado aos pacientes que necessitam de tratamento para hipertensão, diabetes, asma, rinite, osteoporose, glaucoma e Doença de Parkinson.

Além disso, a população pode retirar contraceptivos, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos em unidades credenciadas ao Programa.

Mensalmente é divulgada no portal do Ministério da Saúde a lista dos municípios aptos e com vagas disponíveis para o credenciamento ao Farmácia Popular.

O estabelecimento interessado deve preencher o formulário de inscrição e apresentar a documentação necessária para o processo, como comprovante de CNPJ; licença sanitária estadual ou municipal; autorização de funcionamento emitida pela Anvisa; certidão de regularidade fiscal junto à Receita Federal; entre outros.