Brasil é campeão da Copa América Feminina

Emocionante, imprevisível, de tirar o fôlego e no embalo da craque Marta e da goleira Lorena. Nem mesmo o melhor roteirista do mundo poderia prever uma final de Copa América Feminina tão perfeita para o Brasil. O placar final ficou em 4 a 4. E, nos pênaltis, as brasileiras confirmaram a conquista do título por 5 a 4.

Jogadora Marta celebra gol na final da Copa América Feminina
Lívia Villas Boas|CBF

A conquista no Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador), confirmou a hegemonia verde e amarela no continente. São nove títulos em 10 edições do torneio. Além do Brasil, apenas a Argentina já foi campeã.ebcebc

A primeira atleta a balançar as redes na tarde de Quito foi Linda Caicedo. Aos 24 minutos da etapa inicial, a estrela do Real Madrid, de apenas 20 anos, aproveitou a desatenção da zaga brasileira para concluir com talento a jogada que passou por Izquierdo e Mayra Ramírez.

O jogo estava muito difícil para o Brasil. O técnico Arthur Elias fez três substituições, ainda na primeira etapa. E, praticamente no último lance da etapa inicial, Carabalí acertou uma cabeçada em Gio Garbelini. Com auxílio do VAR, Dione Rissios confirmou a penalidade para o Brasil. E a capitã Angelina deixou tudo igual aos 53 minutos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na etapa final, quando o Brasil era melhor, a zagueira Tarciane recuou errado uma bola para a goleira Lorena e acabou marcando contra. Placar: Colômbia 2 x 1 aos 23 minutos da etapa final.

Aos 34 minutos, a artilheira Amanda Gutierres mostrou o faro da goleadora. A atacante do Palmeiras ajeitou no peito o cruzamento de Gio e soltou a bomba de esquerda para igualar o placar: 2 a 2. Gutierres finalizou a Copa América dividindo a artilharia geral do torneio com a paraguaia Claudia Martínez (seis gols para cada uma das atletas).

Seguindo o ritmo frenético, aos 42 minutos, Mayra Ramírez finalizou com muita categoria o excelente contra-ataque puxado por Linda Caicedo.

Já nos acréscimos, aos 50 minutos (praticamente no último lance do tempo normal), entrou em cena a rainha Marta. A maior jogadora da modalidade de todos os tempos pegou o rebote, soltou uma bomba de perna esquerda e deixou tudo igual mais uma vez. Golaço de craque e placar em 3 a 3.

GE

Prorrogação

Na prorrogação, ela de novo. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Marta recebe cruzamento na área e finaliza com o pé direito para colocar o Brasil na frente. Só que a decisão ainda estava longe de acabar.

Aos 9 minutos da etapa final da prorrogação, um golaço de falta da Colômbia. Leicy Santos, a camisa 10, mandou um lindo chute no ângulo. Com um incrível placar de 4 a 4, ficou tudo para os pênaltis.

Pênaltis

Nas cobranças, Angelina perdeu o primeiro para o Brasil. Mas Paví bateu muito alto e recolocou o Brasil no jogo. A zagueira Mariza fez. E Leicy Santos bateu para defesa da goleira Lorena, que já havia defendido duas penalidades na campanha brasileira durante os Jogos Olímpicos no ano passado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Era a primeira chance de título da Seleção Brasileira. E, quis o destino que fosse a vez da craque Marta cobrar. Ela, que estava fazendo a última partida em uma Copa América e buscava aquele que seria o tetracampeonato da carreira e o nono título da Seleção, acabou batendo rasteiro e facilitando para a defesa da goleira Kathe Tapia. A grande estrela acabou perdendo a primeira chance de finalizar a competição e dar o título ao Brasil.

Na sequência, chegaram as cobranças alternadas. E aí voltou ao palco uma das personagens dessa final. A zagueira colombiana Carabalí, que havia cometido o pênalti no primeiro gol do Brasil, foi para a cobrança. E a goleira Lorena escreveu mais um capítulo dessa incrível final. A ex-jogadora do Grêmio e medalhista de prata e melhor goleira dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 defendeu o chute e confirmou a conquista.

Brasil campeão da Copa América. O nono título da equipe nacional em 10 edições do torneio continental.

Veja os melhores momentos:

GE

Dupla que enterrava iPhones roubados é presa em Aracaju

Na tarde desta sexta-feira (1º), policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), prenderam dois homens, de 25 e 22 anos, suspeitos de envolvimento em crimes de roubo majorado e receptação, no bairro Jabutiana, em Aracaju.

Assaltante de bicicleta assaltando um adolescente em Aracaju
Reprodução

As investigações tiveram início no dia anterior, 31 de julho, quando um adolescente de 16 anos foi assaltado por um indivíduo armado com uma faca, que subtraiu seu celular iPhone. A vítima registrou um Boletim de Ocorrência, obteve imagens de câmeras de vigilância e rastreou o aparelho até o Largo da Aparecida, no mesmo bairro.

Com base nas informações fornecidas, equipes do Cope e da Dipol realizaram diligências no início da tarde de sexta-feira e localizaram o suspeito. Ao ser abordado, ele confessou o crime e indicou que havia enterrado o celular em uma área de mata no Largo da Aparecida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No local indicado, os policiais encontraram dois iPhones enterrados. O segundo aparelho também havia sido roubado, em outra ocasião, por meio do mesmo modus operandi. O autor confessou o segundo crime e revelou a participação de um comparsa, que foi localizado e preso em flagrante no mesmo bairro, por receptação.

Durante a lavratura do flagrante no Cope, os policiais conseguiram identificar o proprietário do segundo celular: um adolescente de 15 anos que também havia sido assaltado, nas mesmas circunstâncias. As vítimas reconheceram o autor dos crimes, e ambos os aparelhos foram devolvidos aos seus legítimos donos.

Polícia Civil de Sergipe

A Polícia Civil segue investigando se a dupla está envolvida em outros crimes semelhantes na região.

Índice de Machadinho supera expectativas

A liderança política de Machadinho Barbosa em Canindé de São Francisco acaba de ser confirmada por números impressionantes.

Machadinho Barbosa, Prefeito de Canindé
Divulgação

Segundo os dados do mais recente Relatório de Pesquisa de Opinião Pública, elaborado pelo Instituto de Pesquisa do Nordeste (INOR), o prefeito Machadinho atinge 90% de aceitação popular, consolidando-se como um dos gestores mais bem avaliados do estado de Sergipe.

A pesquisa, de caráter descritivo e não analítico, foi realizada entre os dias 22 e 29 de julho de 2025, por meio de 1.081 entrevistas presenciais, pessoais e individuais com eleitores do município.

A margem de erro é de 3%, o que reforça a robustez dos dados apresentados. Registrado sob o CONRE 5ª Região n° 8693 e com CNPJ 47.525.411/0001-64, o INOR apresenta no relatório gráfico as frequências de resultados coletados sobre temas políticos, administrativos e avaliação de gestão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os números demonstram um cenário de aprovação histórica, reflexo das ações implementadas por Machadinho desde o início de seu mandato. A aceitação se destaca especialmente nas áreas da educação, saúde, assistência social e investimentos na zona rural, setores frequentemente apontados pela população como prioritários.

A repercussão do resultado já movimenta o cenário político local, uma vez que a alta aprovação de Machadinho representa também um forte indicativo de continuidade de sua agenda administrativa e de fortalecimento do seu grupo político para os próximos desafios eleitorais.

Com tamanha aceitação, Machadinho Barbosa se consolida como um gestor de credibilidade e compromisso, sendo reconhecido pela população como o grande responsável por tirar Canindé de São Francisco do abandono e colocá-lo no caminho do desenvolvimento.


Prefeitura de Canindé, ascom

Chuvas superam 100 mm em Aracaju; Defesa Civil alerta para novas instabilidades

Aracaju registrou mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, conforme balanço da Defesa Civil municipal.

Agente da Defesa Civil de Aracaju monitorando chuvas na capital
Semdec

As precipitações intensas vieram acompanhadas de rajadas de vento de até 43 km/h, provocando a queda de uma árvore no Bairro Treze de Julho, sem o registro de feridos.

Até o momento, segundo a Defesa Civil, não houve ocorrências graves.

Em razão do acumulado e da previsão de continuidade das instabilidades, foi emitido alerta de chuvas para as próximas 48 horas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a previsão é de chuvas persistirem até segunda-feira (4).

A Defesa Civil orienta os moradores a evitarem áreas de risco, locais alagadiços, abrigar-se sob árvores e trafegar por regiões com histórico de deslizamentos ou inundações.

“É importante que os moradores fiquem atentos às atualizações dos órgãos oficiais e redobrem os cuidados durante o período previsto para as instabilidades climáticas. Em caso de emergência, a pessoa pode ligar para o número 199“, destacou a coordenadora-geral da Defesa Civil de Aracaju, Valéria Bispo.


NE Notícias, com informações da Defesa Civil

Grave acidente com carro de prefeitura deixa um morto em Sergipe

Na manhã deste sábado (2), um grave acidente foi registrado na rodovia que liga Ribeirópolis a Nossa Senhora Aparecida, no Agreste de Sergipe, envolvendo um veículo da Prefeitura de Monte Alegre e um carro de passeio.

Grave acidente com carro de prefeitura deixa um morto em Sergipe
Reprodução

O carro oficial transportava pacientes para sessões de hemodiálise quando colidiu de frente com o veículo conduzido por uma moradora de Ribeirópolis, que sofreu apenas ferimentos leves.

Segundo relatos iniciais, a pista molhada pode ter provocado a aquaplanagem do carro da Prefeitura, que rodou e acabou colidindo frontalmente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um dos pacientes transportados não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os demais ocupantes estão recebendo atendimento médico, conforme informaram as equipes do Samu acionadas para a ocorrência.

A condutora do carro de passeio recebeu cuidados após o impacto, mas passa bem. As circunstâncias exatas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades rodoviárias.

A prefeitura informou que está prestando assistência às vítimas e seus familiares.

Leia nota da prefeitura de Monte Alegre:

Na manhã de hoje, 02/08/2025, um grave acidente automobilístico envolveu pacientes de Monte Alegre de Sergipe que estavam em deslocamento para tratamento de hemodiálise. A colisão entre veículos resultou na morte imediata de um dos ocupantes e deixou outros quatro feridos.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas para unidades de saúde de referência. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está prestando todo o suporte necessário às famílias — desde o apoio emocional até o acompanhamento hospitalar e social.

O Serviço Social do município está atuando de forma direta para garantir a assistência necessária neste momento tão delicado.

As autoridades competentes já foram acionadas para apurar as circunstâncias do acidente.

Manifestamos nosso profundo pesar pela perda irreparável e solidariedade a todos os envolvidos

Nota Oficial do prefeito Sérgio Reis

Recebi o pedido de exoneração da secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, que decidiu se dedicar a um novo projeto pessoal.

Sérgio e Goretti Reis
Divulgação

Como sempre foi extremamente dedicada e perfeccionista em tudo que faz, optou por trilhar esse novo caminho com o mesmo empenho e seriedade que marcaram sua trajetória à frente dos cargos públicos que ocupou, como secretária de Saúde de Lagarto e de Aracaju, além de deputada estadual por quatro mandatos.

Desejo a ela muito sucesso nesta nova etapa. Lagarto estará sempre de portas abertas para sua experiência, competência e compromisso com o serviço público. Como prefeito e, acima de tudo, como amigo, sentirei falta da profissional exemplar e da grande mulher que é Goretti Reis.

A partir de agora, iniciaremos, com a responsabilidade que o momento exige, a busca por um nome que esteja à altura da missão desempenhada por Goretti, garantindo a continuidade dos avanços e do compromisso da nossa gestão com a saúde pública de Lagarto.

Sérgio Reis
Prefeito de Lagarto

Lula confirma disposição de diálogo após Trump

Justiça Eleitoral, em Sergipe, decide cassar vereadores e seus suplentes; veja os nomes

Nesta sexta-feira (1), a Justiça Eleitoral de Sergipe determinou a destituição de sete dos nove vereadores da Câmara de Brejo Grande, município com aproximadamente 8 mil habitantes localizado a 107 km de Aracaju.

A decisão judicial também alcança os respectivos suplentes.

Martelo da Justiça
Freepik

Conforme apontou a magistrada Rosivan Machado, da 15ª Vara Eleitoral de Neopólis, as irregularidades investigadas incluem abuso de poder, fraude à cota de gênero, caixa dois e falsa prestação de contas ocorridos durante as eleições municipais de 2024.

A juíza ressaltou que houve manipulação nos contratos de serviços jurídicos e contábeis, bem como o cancelamento de notas fiscais para criar uma contabilidade paralela, dificultando a fiscalização sobre a aplicação dos recursos do Fundo Eleitoral.

“A manipulação dos contratos e das notas fiscais, a simulação de candidaturas com votação inexpressiva, o direcionamento dos recursos e o uso de documentos com indícios de fraude — tudo isso aponta para abuso do poder econômico e desvirtuamento do processo democrático”, destacou a magistrada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ação que resultou na sentença foi movida pelo diretório municipal do PRTB contra os partidos PP, PSD e PSB.

Os vereadores afetados são: Zé Paulo (PSD), Marquinhos do Camarão (PSD), Davi dos Cocos (PP), André de Casadinho (PSB), Cristiano Cardoso (PP), Bárbara de Francisco (PSD) e Iasmin de Gerson (PSB).

O advogado dos políticos anunciou que irá recorrer da decisão judicial. Enquanto os recursos estiverem pendentes, os vereadores continuarão em exercício até o trânsito em julgado.


NE Notícias, da redação

PESQUISA: Maioria concorda com tornozeleira em Bolsonaro

Pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira (1º), revela que a maioria dos brasileiros apoia as medidas cautelares adotadas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso da tornozeleira eletrônica.

Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica
X|Reprodução

Conforme o levantamento, 55% dos entrevistados consideram que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu corretamente ao impor as restrições.

Os dados também indicam que 55% dos participantes acreditam que Bolsonaro pretendia fugir do país antes do julgamento, que pode acontecer em setembro.

Entre os que concordam com as medidas, 44% afirmam concordar totalmente com a decisão. Por outro lado, 41% dos entrevistados discordam das medidas, sendo que 32% discordam totalmente.

Confira os números:

  • Concordam totalmente: 44%;
  • Concordam em parte: 11%;
  • Não concordam nem discordam: 1%;
  • Discordam em parte: 9%;
  • Discordam totalmente: 32%;
  • Não sabem: 3%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Datafolha também perguntou se os brasileiros acreditam que Bolsonaro pretendia deixar o país antes de ser julgado:

  • Para 55% dos entrevistados, essa intenção existia;
  • 36% afirmaram que ele não tinha essa intenção;
  • 10% não souberam opinar.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com idade superior a 16 anos, em 130 cidades brasileiras, durante os dias 29 e 30 de julho, apresentando uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Sobre o julgamento

Bolsonaro (PL) é réu no processo que investiga uma trama golpista para permanecer no poder após perder a eleição para Lula (PT) em 2022.

Há algumas semanas, Alexandre de Moraes determinou a imposição de medidas cautelares contra Bolsonaro, incluindo o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa à noite e nos fins de semana, entre outras restrições.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Essa decisão aconteceu pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, justificar o anúncio de um aumento tarifário de 50% sobre produtos brasileiros, descrevendo o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”.

Segundo Moraes, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-mandatário, atua diretamente contra o Brasil junto a grupos trumpistas nos EUA, estando envolvido por trás das ações políticas do governo norte-americano.

Na última quarta-feira (30), Trump aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro do STF.

Moraes compara atos de Eduardo Bolsonaro ao 8/1

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, comparou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos à tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro de 2023.

Ministro Alexandre de Moraes durante sessão extraordinária de abertura do segundo semestre do Poder Judiciário – Brasília (DF) 1/8/2025
Rosinei Coutinho|STF

Ele disparou contra a articulação do deputado junto à Casa Branca para prejudicá-lo e conseguir anistia para o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O modus operandi golpista é o mesmo. Antes acampamentos na frente dos quartéis, invasão na Praça dos Três Poderes. Para que houvesse, como mais de 500 réus confessaram, a convocação de GLO [Garantia da Lei e da Ordem] e as Forças Armadas, gerando uma comoção nacional e a possibilidade do golpe”, disse o ministro nesta sexta-feira (1º), na sessão de abertura do Supremo Tribunal Federal (STF) após o recesso.

“O modus operandi é o mesmo. Incentivo à taxação ao Brasil, incentivo à crise econômica, que gera crise social, que gera crise política. Para que novamente haja instabilidade social e a possibilidade de um novo ataque golpista”, acrescentou.

A sessão de abertura, na manhã desta sexta-feira, foi marcada pela primeira manifestação conjunta de ministros da Corte após o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar sanções financeiras contra Moraes e formalizar a aplicação de tarifas de 50% a vários produtos que o Brasil comercializa com o país norte-americano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Assim que as tarifas contra o Brasil foram anunciadas por Trump, no início de julho, Eduardo Bolsonaro agradeceu ao presidente norte-americano. Em carta enviada ao governo brasileiro, na ocasião, Trump associou a aplicação de tarifas ao processo a que Jair Bolsonaro responde por tentativa de golpe de Estado.

Além de Moraes, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, também discursou. Outros a se pronunciarem foram o ministro Gilmar Mendes; o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet; e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

“Milicianos”

Por diversas vezes, Moraes chamou de “traidores da pátria” aqueles que articulam medidas prejudiciais à economia do Brasil junto ao governo dos Estados Unidos, mas não citou nominalmente Eduardo Bolsonaro ou outro aliado do ex-presidente.

Também afirmou que a conduta vista atualmente é comum a “milicianos do submundo do crime”.

“Esses réus, investigados, não estão só ameaçando e coagindo autoridades públicas, mas também – e fazem isso diariamente nas redes sociais – ameaçando as famílias dos ministros do Supremo Tribunal Federal, do Procurador-Geral da República, em uma atitude costumeiramente afeita a milicianos do submundo do crime, que atacam as autoridades e os familiares das autoridades”.

Reprodução

De acordo com o ministro, a ação dessas pessoas junto ao governo de Donald Trump caracteriza “claros e expressos atos executórios de traição ao Brasil e flagrantes confissões da prática de atos criminosos”.

Em seguida, descreveu quais crimes elas estariam praticando: coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania nacional.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sem citar nomes, o ministro também afirmou que a atuação de pessoas ligadas a Jair Bolsonaro busca um “tirânico arquivamento para beneficiar determinadas pessoas que se acham acima da Constituição, da lei e das instituições”.

Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política. A licença terminou no último dia 20.

Apesar da grande repercussão, a aplicação de sanções financeiras contra Alexandre de Moraes não deve ter o impacto esperado pelo governo Trump e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.