Governo Trump condena PD de Bolsonaro e faz ameaça

O Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA criticou duramente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida nesta segunda-feira (4).

Bolsonaro e Trump
Alan Santos / PR

Em uma publicação nas redes sociais [veja mais abaixo], o órgão do governo Trump chamou o magistrado de “violador de direitos humanos sancionado pelos EUA” e afirmou que Moraes “continua a usar as instituições do Brasil para silenciar a oposição e ameaçar a democracia”.

O Departamento de Estado também emitiu uma ameaça direta, afirmando que responsabilizará todos que forem ‘cúmplices’ da conduta do STF:

“Os EUA condenam a ordem de Moraes que impõe prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que auxiliam e incentivam condutas sancionadas.”

A crítica ocorre na esteira da sanção imposta ao ministro na semana passada, com base na Lei Magnitsky.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A decisão de Moraes foi justificada pelo “reiterado descumprimento das medidas cautelares” por parte de Bolsonaro. O estopim foi um vídeo publicado no domingo (3) pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em que o ex-presidente se manifestava durante os atos de apoio.

Além da prisão domiciliar, o ex-presidente está proibido de receber visitas, com exceção de advogados, e de utilizar celulares, mesmo que por intermédio de terceiros.

Reprodução

Nova resolução diz quantas horas deve ter Escola em Tempo Integral

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação define que a jornada escolar mínima da educação integral deve ser 7 horas diárias ou 35 horas semanais, e deve ser implementada com base nos princípios de equidade, inclusão, diversidade, justiça curricular e gestão democrática.

Criança estudando em sala de aula
Pexels

A norma foi publicada nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União, na resolução (7/2025) que estabelece as diretrizes para educação em tempo integral na educação básica, composta pelas etapas da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.

O documento orienta as secretarias de educação de estados e municípios e as escolas públicas e privadas na implantação, no acompanhamento e na avaliação da oferta de jornada escolar em tempo integral.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) é uma estratégia elaborada para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da educação básica. 

A jornada em tempo integral deve priorizar territórios de maior vulnerabilidade socioeconômica e com histórico de exclusão escolar.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o texto aborda aspectos de acesso; permanência; participação e condições de aprendizagem; desenvolvimento integral; diversidade étnico-racial e sociocultural; gestão dos sistemas de ensino e das instituições de ensino.

Trata, ainda, da organização curricular, de práticas pedagógicas, gestão democrática e formação de profissionais da educação na perspectiva da educação integral.

Normas 

Além da determinação do número de horas que o estudante vai estar no colégio, a resolução também estabelece que o tempo dedicado à alimentação, higiene e socialização integra o processo educativo e deve ser acompanhado por profissionais qualificados.

Criança fazendo refeição em escola pública
Sergio Amaral / MDS

E igualmente, os tempos de descanso dos estudantes, deslocamento interno, acolhimento e transição entre atividades devem ser planejados como parte da rotina escolar, respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, especialmente dos bebês e das crianças pequenas.

Escolas

As escolas do sistema de ensino poderão ser exclusivas de tempo integral, onde todas as turmas e matrículas têm jornada ampliada; ou as escolas podem ser mistas, com parte das turmas com jornada ampliada e a outra tem jornada parcial.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para assegurar a implementação da educação em tempo integral, as secretarias de educação e as escolas deverão observar as orientações específicas desta resolução considerando seis estratégicas:

  • acesso e permanência com equidade: sistemas de ensino e escolas devem garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes com respeito à diversidade, especialmente dos mais vulneráveis, por meio de ações de busca ativa, prevenção ao combate ao abandono e evasão escolar;
  • gestão da política de educação integral em tempo integral: a gestão deve ser democrática e participativa. As redes de educação precisam garantir escuta qualificada da comunidade escolar para identificar demandas, avaliar e fortalecer a participação no planejamento da política.
  • articulação intersetorial e integração com os territórios e as comunidades:  devem ser coordenadas ações para a busca ativa e atendimento integrado das políticas sociais, aos estudantes de sua unidade; e implementar parcerias com organizações da sociedade civil e coletivos comunitários que atuem no território escolar,
  • currículo, práticas pedagógicas e avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento: o currículo deve ser integrado, superando a lógica de turno e contraturno. A escola deve também acompanhar a frequência escolar e assegurar a participação efetiva dos estudantes em todas as atividades ofertadas na educação integral em tempo integral dos estudantes.
  • valorização e desenvolvimento de educadores:  as redes de ensino devem assegurar a quantidade, a destinação e a jornada de trabalho adequadas dos profissionais de educação, compatíveis com os objetivos da educação integral. As escolas devem coordenar processos de formação continuada dos professores.
  • monitoramento e avaliação: sistemas de ensino e escolas devem monitorar e avaliar a política continuamente, assegurar a participação dos profissionais de educação e das comunidades escolares em todas as suas etapas e, por fim, disponibilizar os resultados da avaliação às unidades escolares da rede de ensino, de forma sistematizada.

O prazo para que as secretarias de educação de estados e municípios atualizem ou criem suas próprias regras, por meio de legislação local, voltada à educação integral em tempo integral é de até 180 dias.

Vídeo em rede social motiva prisão domiciliar de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Moraes também determinou a realização de busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília.

O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF, como réu do núcleo 1 na ação da trama golpista. Brasília (DF), 10/06/2025
Valter Campanato|Agência Brasil

O ministro também estabeleceu novas medidas contra Bolsonaro. Dessa forma, o ex-presidente está proibido de receber visitas, exceto dos advogados. Além disso, ele está proibido de usar celulares, inclusive de terceiros.

A medida foi determinada após o descumprimento da cautelar que impedia o ex-presidente de usar as redes sociais de terceiros.

Ontem (3), durante os atos de apoio realizados em todo o país, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais com a manifestação do ex-presidente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No mês passado, Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e restrição ao uso de redes sociais, incluindo perfis de terceiros.

Em sua decisão, o ministro destacou que Flávio Bolsonaro e outros dois filhos do ex-presidente, Carlos e Eduardo, publicaram em suas redes sociais postagens de agradecimento de Bolsonaro aos apoiadores que compareceram aos atos realizados ontem. Dessa forma, segundo Moraes, houve descumprimento das restrições determinadas anteriormente.

As medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.

G1

Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.

Nesse processo, o ex-presidente é investigado por mandar recursos, via pix, para bancar a estadia de seu filho no exterior. Bolsonaro também é réu na ação penal da trama golpista no Supremo. O julgamento deve ocorrer em setembro.

Veja a decisão na íntegra

Vai faltar água em Socorro; veja localidades

Na próxima quarta-feira (6), a concessionária Iguá realizará uma ‘intervenção técnica’ na adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) Oviedo Teixeira, o que provocará interrupção no abastecimento de água em Nossa Senhora do Socorro.

Cidade de Nossa Senhora do Socorro
Prefeitura de Socorro

A medida afetará a sede do município e os conjuntos Marcos Freire I, II e III, Piabeta, Novo Horizonte, Maria do Carmo, João Alves, Taiçoca de Fora, Taiçoca de Dentro, São Brás, Mangabeira, Distrito Industrial e Albano Franco.

Segundo a concessionária, a intervenção consiste na instalação de um novo equipamento na adutora.

A estimativa é que a distribuição de água seja retomada gradualmente a partir das 20h de quarta-feira.

Para esclarecimentos adicionais, a Iguá disponibiliza os canais de atendimento por meio do telefone 0800-400-4482, do site digiigua.igua.com.br e do aplicativo Digi Iguá.

Homem preso em flagrante

Nesta segunda-feira (4), militares do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam) prenderam um homem foragido da Justiça na Barra dos Coqueiros, Grande Aracaju.

Policial do Getam
SSP / Divulgação

Os militares receberam informações de que um homem foragido estava nas proximidades do fórum, em um veículo Voyage, de cor cinza. Rapidamente, os policiais foram ao local e avistaram o veículo com as características repassadas.

Foi dado ordem de parada e, ao realizar o procedimento de busca, nada de ilícito foi encontrado. Durante a consulta aos dados de identificação, foi encontrado um mandado de prisão em aberto com validade até 9 de março de 2038, expedido pela 7ª Vara Criminal de Aracaju.

Após o flagrante, o homem foi encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.


PMSE

Presidente da OAB Sergipe sofre ameaça de morte

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) vem a público informar que adotou, nesta segunda-feira, 4, uma série de medidas institucionais e de segurança após graves ameaças de morte proferidas contra o presidente da Seccional, Danniel Alves Costa, diretores e funcionários da instituição.

Presidente da OAB Sergipe Danniel Alves Costa
Danniel Costa|OAB–SE

O autor das ameaças é um advogado que já se encontra suspenso do exercício profissional por responder a processos ético-disciplinares no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem.

Na manhã de hoje, nas dependências da OAB/SE, o referido advogado proferiu xingamentos direcionados ao presidente da Seccional e, de forma ainda mais grave, afirmou estar portando arma branca, proferindo sérias ameaças aos presentes, a exemplo de quando expressou textualmente que “poderia matar qualquer um e que nada aconteceria porque ele é advogado”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Prosseguindo em suas ameaças, o advogado declarou que “hoje não mataria ninguém porque estava calmo, mas que outro dia viria e matava todo mundo”, bem como afirmou especificamente por várias vezes que “ia dar um tiro no presidente” desta Seccional, e que retornaria ao local às 14h para cumprir as ameaças.

Diante da gravidade dos fatos, o presidente Danniel Costa, com serenidade e firmeza, adotou imediatamente todas as providências cabíveis para garantir a segurança dos colaboradores e de todos que frequentam a instituição.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre as medidas, foi instaurado um novo processo ético-disciplinar contra o advogado, com a determinação de uma nova suspensão preventiva do exercício da profissão. Adicionalmente, como medida excepcional de segurança, foi proibido o acesso do referido advogado a todas as dependências da Ordem em Sergipe.

Ademais, para garantir a total segurança dos funcionários e da advocacia, o expediente externo da OAB/SE e a agenda institucional da tarde desta segunda-feira foram suspensos.

A OAB/SE repudia veementemente qualquer ato de violência e intimidação e reafirma seu compromisso inabalável com a ética, a ordem e a segurança de seus membros e colaboradores, assegurando que todas as medidas legais, na esfera cível e criminal, continuarão a ser tomadas, especialmente quanto ao cumprimento das normas éticas e disciplinares da advocacia.


Por Innuve Comunicação

Daniela Lima é demitida da GloboNews após retornar de férias

A jornalista Daniela Lima foi demitida da GloboNews nesta segunda-feira (4), logo após seu retorno de um período de férias.

Daniela Lima é demitida da GloboNews
Divulgação

A saída ocorre apenas alguns dias depois que a emissora anunciou o desligamento dos comentaristas Eliane Cantanhêde e Mauro Paulino, marcando uma significativa renovação em seu quadro de apresentadores e analistas políticos.

Nas redes sociais, Daniela comentou a decisão, afirmando sair com a “sensação de missão cumprida” e “sedenta pelos próximos desafios”:

“Depois de dois anos, deixo a GloboNews com a sensação de missão cumprida, cabeça erguida, sedenta pelos próximos desafios. Viva o novo! Deixo aos colegas de trabalho, amigos que vou levar pra vida, meu muito obrigada e até breve!”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, a emissora confirmou as mudanças e comentou o desligamento dos profissionais:

Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo”.

Daniela Lima havia sido contratada pela GloboNews em julho de 2023, após uma passagem de destaque pela CNN Brasil, e se tornou uma das principais âncoras do jornalismo político do canal.


NE Notícias, da redação

Advogado é preso em Sergipe por ligação com facção criminosa

Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Aracaju e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou mais uma fase da ‘Operação Gravatas’, na última sexta-feira, 1º, culminando no cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva contra investigados por envolvimento com facção criminosa de origem paulista e atuação interestadual, e crimes como homicídios, tráfico de drogas e lavagem de capitais.

Operação do MPSE mira envolvimento de advogado com facção criminosa, homicídios, tráfico de drogas e lavagem de capitais
Gaeco|Divulgação

Os mandados foram cumpridos em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.

A nova fase da Operação Gravatas é um desdobramento das apurações iniciadas em 2021, quando o Ministério Público do Estado de São Paulo compartilhou com o MPSE elementos probatórios que indicavam a atuação de uma facção criminosa de origem paulista em território sergipano.

Com base nessas informações, foi deflagrada em 2024 a primeira fase da Operação, ocasião em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Sergipe e Alagoas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nesta nova etapa, deflagrada na última sexta-feira, 1º, um advogado foi preso preventivamente por atuar como elo jurídico e articulador interno da organização criminosa nos crimes, com funções de articulação no tráfico e na lavagem de capitais. Ele encontra-se à disposição da Justiça, e toda a ação foi acompanhada por representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assegurando o cumprimento rigoroso da legalidade.

Outros quatro investigados tiveram mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário. Ao todo, quatro pessoas foram presas e uma encontra-se foragida.

Operação do MPSE mira envolvimento de advogado com facção criminosa, homicídios, tráfico de drogas e lavagem de capitais
Gaeco|Divulgação

Todos os presos foram apresentados à audiência de custódia no sábado, 2, ocasião em que o Ministério Público de Sergipe manifestou-se pela manutenção das prisões. As medidas foram homologadas pelo Poder Judiciário, permanecendo todos custodiados.

As investigações indicam que a facção criminosa atua de forma estruturada e interestadual, com divisão de tarefas e utilização de núcleos familiares para operacionalizar atividades como tráfico de drogas, homicídios direcionados, ocultação patrimonial e lavagem de capitais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em Sergipe, a organização consolidou-se com base em vínculos familiares e estrutura operacional dividida entre funções jurídicas, financeiras e armadas.

Entre os crimes dos quais os investigados são apontados como responsáveis, está um duplo homicídio ocorrido em 2024, no qual mãe e filho foram assassinados logo após saírem de uma audiência judicial no Fórum de Nossa Senhora do Socorro.

Operação Gravatas

A operação foi realizada nos municípios sergipanos de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, com o apoio da Polícia Civil de Sergipe, através do Departamento de Homicídios e Proteção da Pessoa (DHPP) e Departamento de Narcóticos (Denarc); da Polícia Militar de Sergipe, através da Força Tática do 5º Batalhão (5º BPM/PMSE); do Departamento do Sistema Penitenciário de Sergipe (DESIPE) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT).


Com informações do Gaeco

Senador usa tornozeleira e é proibido de sair à noite

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi levado hoje (4) pela Polícia Federal (PF) para a instalação de uma tornozeleira eletrônica. A medida foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Senador Marcos do Val exibindo passaportes
Reprodução

Do Val foi levado para colocar o equipamento ao desembarcar no aeroporto de Brasília, após viagem  para a Flórida, nos Estados Unidos. A ordem de Moraes determinou ainda a apreensão do passaporte diplomático utilizado pelo parlamentar para deixar o país. 

O ministro justificou a decisão afirmando que o senador descumpriu medidas cautelares impostas anteriormente, como a entrega de todos os seus passaportes para que não pudesse deixar o país. 

Na decisão desta segunda-feira, Do Val foi ainda proibido de deixar sua casa à noite e também aos fins de semana, feriados e dias de folga.

Moraes ameaçou prender o senador caso ele descumpra novamente as medidas cautelares impostas pelo Supremo. Magistrado reafirmou a proibição de que ele use redes sociais. No fim do mês passado, o ministro havia determinado também o bloqueio de contas bancárias do senador

G1

O senador é investigado pelo STF pela suposta campanha de ataques nas redes sociais contra delegados da Polícia Federal que foram responsáveis por investigações envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também é suspeito de arquitetar um plano para anular as eleições de 2022. 

Pedido negado

Em meados de julho, antes de sair do país, o senador pediu a Alexandre de Moraes autorização para viajar, mas o pedido foi negado. Não está claro como o parlamentar deixou o país mesmo com uma ordem pendente de apreensão de seu passaporte. 

“A conduta do investigado demonstra uma absoluta afronta à determinação do Poder Judiciário, uma vez que Marcos Ribeiro do Val requereu autorização para viajar ao exterior, tendo sido indeferido o pedido, e claramente burlou as medidas cautelares impostas”, escreveu Moraes em sua decisão. 

Apesar de ter feito buscas em endereços de Do Val em Brasília e em Vitória, no Espírito Santo, no ano passado,  a Polícia Federal não havia conseguido cumprir anteriormente a ordem de apreender todos os passaportes de Do Val. A medida fora determinada por Moraes, e depois foi confirmada pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, Do Val disse que “repudia a narrativa de que teria havido descumprimento de medida cautelar imposta pelo Supremo Tribunal Federal”. O texto acrescenta que “em nenhum momento o senador esteve proibido de se ausentar do país, tampouco houve risco de fuga”.

Também em nota, o gabinete do senador afirmou que Do Val “sequer é réu ou foi condenado em qualquer processo”. Além disso, acrescentou que as medidas impostas pela Justiça impediriam o pleno exercício do mandato do senador.

“A defesa do parlamentar acompanha o caso de perto e adotará as medidas jurídicas cabíveis para garantir o pleno respeito aos direitos e garantias constitucionais assegurados a qualquer cidadão, em especial a um senador em pleno exercício do mandato”, acrescentou o gabinete de Do Val.

Risco de colapso interdita estrada da Barragem em Lagarto

A Prefeitura de Lagarto interditou, neste domingo, 3, um trecho da rodovia SE-270, de acesso ao Distrito Industrial do município, conhecida como estrada da Barragem. A medida foi adotada após inspeção dos órgãos municipais ao local, motivada pelo agravamento das condições da via após as fortes chuvas que atingiram o município neste fim de semana.

Vista aérea da Rodovia SE-270 interditada, em Lagarto
Augusto Oliveira|Segab Lagarto

Com a força das águas, o solo cedeu em parte da pista, representando risco iminente de colapso da via. Diante disso, as secretarias municipais de Obras (Semob) e de Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), em ação coordenada com a Defesa Civil e o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), realizaram a interdição preventiva para garantir a integridade dos motoristas, pedestres e moradores que utilizam a via diariamente.

“Desde as fortes chuvas de janeiro, nossa Defesa Civil já havia identificado os riscos e comunicado oficialmente ao órgão responsável. Agora, diante do agravamento da situação, decidimos interditar o trecho para proteger vidas. Nossa prioridade é agir com responsabilidade e buscar soluções rápidas junto ao Governo do Estado, grande parceiro da Prefeitura de Lagarto”, afirmou o prefeito Sérgio Reis.

Além das equipes do município, a interdição também contou com a presença do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Sergipe (DER). O local já havia sido classificado como área de risco desde janeiro de 2025, quando as chuvas intensas ultrapassaram 247,2 mm em seis dias e provocaram danos estruturais significativos na área.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo relatório técnico da Defesa Civil de Lagarto, emitido à época, os principais problemas identificados incluem o colapso da contenção, obstrução por galhos e sedimentos, percolação excessiva de água e comprometimento total da drenagem da via. O documento foi encaminhado ao DER, acompanhado de recomendações de limpeza, desobstrução e recuperação da rede de drenagem.

Durante a visita ao local, o secretário municipal de Obras, Camilo Roriz, reforçou a gravidade da situação. “A estrada está completamente interditada, sem condições de tráfego. Pedimos à população que utilize o desvio pelo Jardim Campo Novo, acessando pelo Posto Itabaiana. Já acionamos o Governo do Estado e fomos prontamente atendidos”, detalhou.

Risco de colapso interdita estrada da Barragem em Lagarto
Augusto Oliveira|Segab Lagarto

O deputado federal Fábio Reis também acompanhou a inspeção e reforçou o apoio imediato do Estado para a solução do problema.

“Amanhã mesmo o DER, junto com a Secretaria de Obras, inicia a preparação do novo desvio. O governador Fábio Mitidieri já autorizou o recapeamento asfáltico do trecho entre o Posto de Itabaiana e o Jardim Campo Novo. Além disso, o reparo definitivo da passagem molhada já está em fase de licitação e será realizado pela empresa contratada pelo Estado”, completou.

Em nota, o DER confirmou que a recuperação da passagem molhada está em fase de recurso no processo licitatório e que uma equipe técnica será enviada nesta segunda-feira, 4, para adotar as medidas necessárias. A resposta oficial do órgão, enviada anteriormente à Prefeitura, já indicava que a demanda se enquadra em um contrato de recomposição de aterros, afundamentos e rompimentos em rodovias da malha estadual, que está em fase de licitação.

A Prefeitura de Lagarto orienta que, até a conclusão do desvio e a execução das obras definitivas, os motoristas utilizem rotas alternativas e sigam as orientações da equipe de trânsito.


Assessoria de comunicação