A previsão do tempo para o mês de agosto indica chuvas com maior volume concentradas no litoral e agreste de Sergipe, de acordo com os dados da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).
Parque da Sementeira – ASN/Arquivo
Em todo o estado, a previsão é de chuva normal a acima da média para o mês.
Ainda de acordo com os dados da pasta, a tendência de chuvas se estende por todo o Nordeste, pois as condições climáticas estão favorecendo a atuação de sistemas meteorológicos e, consequentemente, instabilidade.
“Esperamos chuvas dentro da normalidade no próximo trimestre na maior parte do Estado”, detalhou a meteorologista da Semac, Wanda Thatyana de Castro.
Balanço de julho
O mês de julho foi de chuvas concentradas na região Sul de Sergipe, e em outras regiões como a Grande Aracaju, Leste Sergipano e o Baixo São Francisco.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A maior quantidade de chuva do mês foi registrada no município de Indiaroba, que teve precipitação de 234,1 mm no período, volume 68% superior ao esperado, que era de 139 mm. Na capital, Aracaju, choveu 36% acima do esperado, com 230 mm registrados.
Em cinco municípios do Alto Sertão Sergipano, foi registrada queda na precipitação: Canindé do São Francisco, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Poço Redondo. Em Glória, por exemplo, a precipitação foi de 13 mm, quando o esperado era de 84 mm – número 84% menor do que o previsto.
Veja previsão atualizada do Climatempo:
Climatempo
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Gilmar Mendes defende Moraes e nega racha no STF por prisão de Bolsonaro
O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, negou nesta quarta-feira (6) haver mal-estar entre os ministros da Corte por causa da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes na última segunda (4).
Rosinei Coutinho|STF
Mendes foi questionado por jornalista sobre notícias de que haveria insatisfações entre os colegas com a postura de Moraes. Para o decano, a decisão de prender Bolsonaro em casa não causou “nenhum desconforto”.
“O Alexandre de Moraes tem toda a nossa confiança e o nosso apoio”, acrescentou Mendes.
O decano também negou que Moraes esteja sozinho no entendimento que levou à prisão domiciliar de Bolsonaro. “Não tem isolamento algum”, afirmou Mendes.
“O Brasil teria se tornado um pântano institucional não fosse a ação de Moraes”, acrescentou.
Mendes frisou a gravidade das acusações sobre a trama golpista, que, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), envolveram planos para o sequestro e assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice Geraldo Alckmin e do próprio Moraes.
“Estamos falando de coisas sérias, não de um passeio no parque. Então é preciso que isso seja reconhecido”, afirmou o decano do Supremo, que falou após evento do Instituto Esfera Brasil, em Brasília.
G1
Descumprimento de cautelares
Bolsonaro foi colocado em regime de prisão domiciliar desde a noite da última segunda-feira (4), por ordem de Moraes. Na ocasião, houve nova apreensão de celulares do ex-presidente, que já teve diversos aparelhos levados pelos investigadores.
Na ocasião, o ministro afirmou que Bolsonaro segue “ignorando e desrespeitando” o Supremo, tendo violado “deliberadamente” medidas cautelares que haviam sido determinadas antes, como a ordem de não utilizar as redes sociais, em perfis próprios ou de terceiros.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“A Justiça não permitirá que um réu a faça de tola, achando que ficará impune por ter poder político e econômico”, escreveu o ministro.
Ao impor a prisão, Moraes havia restringido as visitas apenas a advogados. Além disso, ele proibiu Bolsonaro de usar celulares, inclusive de terceiros. Nesta quarta, entretanto, o ministro liberou a visita de familiares ao ex-presidente.
Defesa
A defesa de Bolsonaro disse ter sido “pega de surpresa” com a decretação da prisão domiciliar. A equipe de advogados do ex-presidente prepara recurso contra a medida, que deve ser analisado pela Primeira Turma do Supremo, formada por cinco ministros – além do próprio Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
Mencionando o caso de Bolsonaro, o governo dos Estados Unidos anunciou sanções a Moraes e a outros ministros do Supremo. Em paralelo, também citando o que seria uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente brasileiro, Trump impôs um tarifaço de 50% sobre alguns produtos brasileiros. A medida entrou em vigor nesta quarta.
O título desta matéria foi alterado para garantir maior fidelidade e precisão em relação ao conteúdo apresentado.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Justiça anula decisão do TCE e barra licitação do transporte em Aracaju
A Justiça de Sergipe manteve suspensa a licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju, por meio de decisão tomada dentro da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual.
Freepik
A medida atinge a Concorrência Pública nº 01/2024, que trata da concessão do serviço de transporte intermunicipal, mesmo que o processo já tenha tido empresas vencedoras ou contratos assinados.
A licitação foi elaborada e conduzida pela gestão anterior. Já a atual administração, ao identificar falhas graves no processo, acompanhou o posicionamento do Ministério Público pela anulação da licitação, visando proteger o interesse público e garantir a legalidade de todos os atos administrativos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Apesar disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou, recentemente, a retomada do processo licitatório em até cinco dias, sob pena de multa de R$ 90 mil à prefeita de Aracaju, presidente do Consórcio de Transportes.
O TCE alegou que a suspensão teria ocorrido de forma unilateral, sem deliberação da Assembleia Geral do Consórcio.
Contudo, a Justiça reconheceu a existência de falhas sérias, como a ausência de dotação orçamentária adequada, problemas na consulta pública e dúvidas sobre a viabilidade financeira do modelo proposto.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Diante disso, manteve a suspensão da licitação, e a Procuradoria-Geral do Município de Aracaju, que havia interposto recurso, desistiu formalmente, reforçando o compromisso da gestão com a legalidade.
A decisão judicial, por ter hierarquia superior, prevalece sobre a medida cautelar do TCE. Portanto, a licitação segue suspensa, e qualquer tentativa de retomada do processo depende de nova deliberação judicial.
A Prefeitura de Aracaju reafirma seu compromisso com a transparência, o respeito à lei e a construção de um novo modelo de transporte público que atenda de forma justa e eficiente à população da Grande Aracaju.
Prefeitura de Aracaju
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Obras alteram trânsito na Barão de Maruim a partir de hoje
O trânsito na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju, passa por mudanças significativas a partir desta quarta-feira (6).
SMTT
A SMTT iniciou um projeto de otimização do sistema semafórico que será realizado em cinco etapas, incluindo obras no meio da via para passagem de cabeamento e substituição de equipamentos que controlam os semáforos.
A primeira etapa começará no cruzamento da Avenida Barão de Maruim com a Avenida Ivo do Prado, onde será feita a substituição de equipamentos.
Ainda nesta fase, será realizada uma obra na Avenida Barão de Maruim, no trecho entre a Rua Vila Cristina e a Rua Dom José Thomaz, com cortes nas calçadas e nas vias para permitir a passagem do cabeamento elétrico.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Intervenção semelhante será aplicada nos cruzamentos seguintes com as ruas Itabaiana, Santa Luzia, Arauá, Lagarto e Avenida Gonçalo Prado Rollemberg.
Paralelamente às obras, alguns equipamentos serão substituídos no cruzamento da Barão de Maruim com a Avenida Hermes Fontes.
Durante as intervenções, os trechos da avenida funcionarão em meia pista, como explicou o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Flávio Novais:
“Inicialmente, as faixas do meio ficarão interditadas, e as faixas laterais, em ambos os sentidos, estarão liberadas para o tráfego. Depois haverá a inversão, as do meio serão liberadas e as laterais ficarão interditadas”.
Como etapa final do projeto, serão instaladas câmeras que farão a leitura de informações como a quantidade e o tipo de veículos que trafegam no local.
NE Notícias, com informações da SMTT
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Tentativa de homicídio fere 3 pessoas em Aracaju
Três pessoas ficaram feridas no final da tarde desta terça-feira (5) durante uma tentativa de homicídio ocorrida na Rua Simeão Aguiar, no Bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju.
Redes sociais|Reprodução
O atentado aconteceu por volta das 16h30, próximo a uma rede atacadista localizada no bairro.
Segundo informações da Polícia Militar, dois suspeitos chegaram em uma moto e efetuaram oito disparos em direção a um homem que estava entre os transeuntes.
A ação criminosa acabou atingindo pessoas que passavam pelo local no momento do ataque. Entre os feridos estão um caminhoneiro, um motociclista e uma terceira vítima não identificada.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Todas as vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para atendimento médico.
A Polícia Civil iniciou as investigações para identificar os autores do crime.
Quem tiver informações que possam contribuir com a investigação deve ligar para o Disque-Denúncia pelo número 181, mantendo o anonimato.
TV Atalaia NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Senadores de Sergipe a favor e contra o impeachment de Moraes [atualizado]
A pressão pelo impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ganhou adesão de mais senadores.
Alexandre de Moraes – – Foto: Antonio Augusto|TSE
Segundo o site votossenadores.com.br, o placar já registra 41 assinaturas favoráveis ao pedido, um número que representa a maioria da Casa.
Da bancada sergipana, o movimento tem o apoio de dois dos três senadores. Alessandro Vieira (MDB) já havia declarado seu voto favorável. Ontem (6), após uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o senador Laércio Oliveira (PP) também decidiu assinar a lista.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O único voto contrário de Sergipe é o do senador Rogério Carvalho (PT), que segue orientação do partido e da base governista.
A decisão de pautar ou não o pedido de impeachment é uma prerrogativa exclusiva do presidente do Senado que tem sinalizado a interlocutores que não pretende dar andamento à matéria.
Mesmo que o processo avance, a destituição de um ministro do STF exige o voto de 54 senadores, o equivalente a dois terços do plenário.
A informação foi atualizada para acrescentar o voto do senador Laércio Oliveira.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Vídeo mostra seguranças espancando homem em festa em Itabaianinha
A Polícia Civil investiga uma brutal agressão praticada por quatro seguranças contra um homem durante uma festa realizada no último domingo (3), no povoado Muquém, em Itabaianinha.
Reprodução
Imagens mostram a vítima sendo espancada covardemente com cassetetes, chutes e pontapés, sem esboçar qualquer reação.
As cenas lamentáveis foram registradas na entrada do evento e mostram a violência desmedida dos agressores. Segundo o delegado responsável pelo caso, Gustavo Mendes, a vítima sofreu lesões e hematomas espalhados pelo corpo.
Em depoimento, o homem relatou ter ingerido bebida alcoólica durante a festa e disse não se lembrar do que havia acontecido antes da agressão.
A Polícia Civil solicitou as imagens completas do evento ao organizador da festa para auxiliar na identificação dos agressores.
Informações que possam auxiliar na investigação podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
O Dólar e a Bolsa depois da prisão de Bolsonaro
O dólar ficou estável, e a bolsa emendou a segunda alta, retomando os 133 mil pontos, um dia após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e na véspera do início do tarifaço aos produtos brasileiros.
Valter Campanato|Agência Brasil
O dólar comercial encerrou esta terça-feira (5) vendido a R$ 5,506, com leve recuo de 0,01%. A cotação abriu em alta, chegando a R$ 5,52, mas reverteu o movimento e passou a cair, influenciada pelo exterior e pela ata do Comitê de Política Monetária (Copom).
A moeda norte-americana continua no menor nível desde 9 de julho, dia em que o presidente estadunidense Donald Trump anunciou a tarifação de 50% sobre os produtos brasileiros. A divisa acumula queda de 10,91% em 2025.
O euro comercial também encerrou estável. A moeda fechou o dia vendida a R$ 6,37, com alta de apenas 0,03%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A bolsa de valores teve mais um dia de recuperação. Impulsionado por ações de petroleiras e de bancos, o índice Ibovespa, da B3, encerrou aos 133.151 pontos, com alta de 0,14%. O indicador sobe 0,54% em agosto e acumula alta de 10,7% em 2025.
Tantos fatores internos quanto externos influenciaram o mercado nesta terça-feira. O dólar continuou a cair no mercado internacional com a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central estadunidense) comece a reduzir os juros em setembro, após a desaceleração da criação de empregos nos Estados Unidos.
UOL
No Brasil, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira, ajudou a queda do dólar.
O tom duro do Banco Central (BC), que indica que a Taxa Selic, juros básicos da economia, devem permanecer em 15% ao ano por muito tempo, ajudou a elevar o fluxo de capital especulativo para o Brasil, ajudando o real.
Esse movimento compensou as ameaças do governo de Donald Trump de retaliar o país após a prisão domiciliar de Bolsonaro.
* Com informações da Reuters
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
RESULTADOS: Provas objetiva e de redação da Renascer
Os resultados definitivos da prova objetiva e preliminar da prova de redação do concurso público da Fundação Renascer foram publicados nesta terça-feira, 5.
Sead
O certame, realizado pelo Governo de Sergipe, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Administração (Sead), é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap) e visa o provimento de 25 vagas para o cargo de agente socioeducativo, de nível médio, e outras sete para o de orientador social, que exige nível superior nas áreas de Serviço Social, Pedagogia e Psicologia.
Eventuais recursos contra o resultado preliminar da prova de redação podem ser interpostos entre quarta e quinta-feira, dias 6 e 7. Conforme o cronograma previsto, o resultado da análise dos recursos deve ser divulgado no próximo dia 14, e o resultado definitivo, no dia seguinte, 15 de agosto.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os aprovados para o cargo de agente socioeducativo ingressarão na carreira com vencimento inicial de R$ 2.582,83, e para o cargo de orientador social, R$ 3.308,76.
Além das vagas disponíveis, o concurso formará um cadastro reserva que poderá ser utilizado durante a vigência da seleção, que é de dois anos, e pode ser prorrogada por igual período.
Vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), a Fundação Renascer é a entidade responsável pela execução da Política Estadual de Assistência e Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco pessoal e social.
Para consultar os resultados, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico do Idcap – www.idcap.org.br.
Concursos em andamento
Atualmente, o Governo de Sergipe está com as inscrições abertas do concurso público para o cargo de auditor fiscal tributário [acesse aqui], da Secretaria de Estado da Fazenda, e administra outras seleções em áreas prioritárias do Estado, como Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança Pública.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Estão em andamento o primeiro concurso público da história da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania e o maior concurso público para a área médico-hospitalar realizado em Sergipe nos últimos anos.
Além destes certames, a gestão estadual está realizando concurso para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e avança na preparação de outros importantes concursos, dentre os quais estão o do magistério, o da recém-criada carreira de analista educacional e o do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE).
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STF deve mandar Bolsonaro para regime fechado, diz colunista
Em sua coluna desta terça-feira (5) na Folha de S.Paulo, a jornalista Mônica Bergamo afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve decretar prisão em regime fechado para Jair Bolsonaro caso ele seja condenado.
Gustavo Moreno|STF
A colunista destaca que a legislação prevê o regime aberto somente para réus condenados a até quatro anos de prisão.
Bolsonaro responde a acusações como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência, grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. As penas máximas desses crimes, somadas, ultrapassam 30 anos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo a coluna, antes do endurecimento de postura por parte do governo Trump — incluindo sanções via Lei Magnitsky contra Moraes —, havia na Corte a possibilidade de benefício de regime domiciliar a Bolsonaro em caso de condenação definitiva.
No contexto atual, o ambiente de tensão crescente entre apoiadores do ex-presidente e o ministro relator tende a dificultar qualquer suavização da eventual pena.
Ontem, o ministro Alexandre de Moraes decretou prisão domiciliar para o ex-presidente por descumprimento da cautelar que o impedia de utilizar redes sociais por meio de terceiros.
O julgamento do ex-presidente e outros sete aliados está previsto para setembro na Primeira Turma do STF.