A banda Calcinha Preta foi anunciada como a primeira atração do Réveillon 2026 de Aracaju. O anúncio foi feito pela prefeita Emília Corrêa (PL) na manhã desta quarta-feira, 5, confirmando que o grupo sergipano abrirá a programação da festa da virada.
Divulgação
O evento, que tradicionalmente acontece na Orla de Atalaia, promete reunir milhares de pessoas. Este ano, a festa terá um tempero especial: segundo a prefeitura, toda a programação será composta exclusivamente por artistas de Sergipe, valorizando a cultura local.
A gestão municipal informou que as demais atrações que comandarão a chegada do ano novo na capital sergipana serão divulgadas em breve.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Médico exonerado da Prefeitura de Aracaju
O médico cardiologista André Sotero foi exonerado do cargo de Assessor Extraordinário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju.
Gilton Rosas|Arquivo CMA
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira, 4, e se soma a uma série de demissões que vêm marcando o 1º ano da atual gestão.
Nas redes sociais, Sotero criticou a administração ao comentar a saída:
“Como sempre comentei, mil vezes me afastarei de quem não seguir o caminho do bem, de honrar compromissos de campanha e que seja conivente com atitudes grosseiras de secretários com seus funcionários!”
A declaração do médico ecoa uma denúncia feita por ele ao Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) sobre uma suposta agressão dentro da Secretaria de Saúde.
A exoneração de Sotero ocorre em uma semana que começou com demissões em massa na prefeitura, principalmente de pessoas nomeadas pelo vice-prefeito Ricardo Marques, após o rompimento político com a prefeita Emília Corrêa.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Tentativa de homicídio em Aracaju: foragido preso na Bahia
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) localizou, em ação integrada com a 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Alagoinhas, na Bahia, um homem, de 49 anos, que possuía mandado de prisão preventiva em aberto pela prática de tentativa de homicídio. A prisão ocorreu nesta quarta-feira (5).
SSP / Arquivo
De acordo com as investigações, há 18 anos — em 30 de setembro de 2007 — o investigado, juntamente com outros detentos, ateou fogo no corpo de José Valmir da Silva. O crime ocorreu no interior de uma cela da 2ª Delegacia Metropolitana, em Aracaju. A vítima sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus.
Com a troca de informações entre as unidades policiais, o investigado foi encontrado na Central de Abastecimento do município baiano, o que permitirá a retomada do curso processual, antes suspenso devido à fuga do investigado.
A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
TRE-SE condena 4 pessoas por corrupção eleitoral e associação criminosa
Na sessão plenária da última terça-feira, 04, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), decidiu, por unanimidade, dar parcial provimento ao recurso e reformar asentença do juízo da 5ª Zona eleitoral que condenou Carla Gabrielle Santana Alves, Aline Dantas Lima, Pedro Henrique Santana Alves e Cristiane Soares da Silva pelos crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa praticados nas eleições municipais de 2020, no município de Capela.
TRE-SE
De acordo com o processo, o grupo participou de um esquema de compra de votos, oferecendo dinheiro, materiais de construção, combustível e consultas médicas a eleitores.
Em primeira instância, o juízo da 5ª Zona Eleitoral de Capela condenou cada um dos réus à pena de cinco anos de reclusão e quinze dias-multa, pela prática dos crimes de corrupção eleitoral (art. 299 do Código Eleitoral) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao julgar o recurso, o TRE-SE decidiu, por unanimidade, manter a condenação, porém reformou a sentença condenatória [vídeo mais abaixo]. Aspenas foram reduzidas para dois anos de reclusão e cinco dias-multa, a serem cumpridas em regime inicial aberto.
As penas privativas de liberdade foram substituídas por duas restritivas de direitos, consistentes em prestação de serviços à comunidade durante o período punitivo, com carga de quatro horas semanais, e prestação pecuniária equivalente a um salário mínimo em favor de entidade privada com destinação social a ser designada pelo juízo de origem.
A investigação começou em 15 de novembro de 2020, com a prisão em flagrante de Pedro Henrique Santana Alves, após a polícia encontrar dinheiro no veículo usado por ele no momento da prisão. A perícia feita no celular de Pedro revelou um esquema de compra de votos em apoio à campanha de Astrogildo Vieira Santos, então candidato a prefeito, que envolvia a troca de votos por benefícios e dinheiro, especialmente nos dias que antecederam a eleição.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao analisar os recursos, a relatora, juíza Brígida Declerc Fink, ressaltou que as provas apresentadas (depoimentos, apreensões de valores e mensagens de celular) demonstraram de forma clara a existência de um esquema organizado para compra de votos no município.
A relatora destacou ainda que “O crime de corrupção eleitoral tem natureza formal, consumando-se com a simples oferta ou promessa de vantagem, independentemente de aceitação pelo eleitor ou de efetiva influência no voto”.
Veja julgamento na íntegra:
TRE-SE
Participaram do julgamento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, os juízes membro Tiago José Brasileiro Franco eCristiano César Braga de Aragão Cabral, as juízas membros Dauquíria de Melo Ferreira e Brígida Declerc Fink e a juíza substituta da classe jurista Tatiana Silvestre e Silva Calçado. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.
TRE-SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Maconha apreendida em Socorro
Nesta terça-feira (4), equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMon) apreenderam cerca de 140 kg de maconha no conjunto Albano Franco, em Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju. A droga estava escondida em uma casa.
PM/SE
Durante patrulhamento na região, os policiais receberam a denúncia de que estava havendo a comercialização de drogas em via pública. No local indicado, os militares viram um homem, em atitude suspeita, entregar uma sacola preta para um motociclista.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao notar a aproximação policial, o condutor fugiu do local. Já o segundo suspeito correu em direção a um beco, acessando o quintal do imóvel e fugindo ao pular o muro. As buscas continuam para localizá-lo.
Na residência, a equipe do RPMon localizou, aproximadamente, 140 kg de uma substância análoga à maconha.
O material foi apreendido e encaminhado à Central de Flagrantes para adoção das medidas legais cabíveis ao caso.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Emília fulmina Ricardo e escancara guerra na prefeitura
Na coluna de hoje, Marcos Aurélio destrincha as declarações da prefeita Emília Corrêa, que, em um ataque direto, culpou o vice Ricardo Marques pela crise na relação entre eles. A análise revela as distorções nos fatos, a repercussão negativa e o crescente isolamento político da prefeita. Acompanhe!
Reprodução
Bem ao seu estilo, a prefeita Emília Corrêa atirou todos os petardos para cima do seu vice-prefeito, Ricardo Marques. A Prefas chegou a afirmar que o nome de Marques teve resistência dentro do seu agrupamento, quando ela o indicou como vice, na eleição de 2024.
Isso mesmo, algo que destrói qualquer sentido de verdade, pois nem mesmo o mais alheio à política sabe que os dois quando atuavam como vereadores, faziam uma dupla em perfeita sincronia, a ponto de em determinado momento, durante uma conversa entre os dois, a Emilia ter sugerido que Ricardo fosse o candidato, quando ela estava na dúvida se entraria na disputa.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao acusar o seu vice de ter rompido com o agrupamento, Emília mais uma vez distorce a realidade. Queixando-se da ausência de Marques nos últimos eventos ela disparou, “ele optou por seu projeto pessoal”. A prefeita deve ter esquecido que um de seus primeiros atos administrativos foi o de mandar cancelar a presença do seu vice nos cinco conselhos municipais, além de ter montado uma Secom paralela, e anunciar um “porta-voz”, da gestão, sem sequer comunicar ao então Secretário de comunicação, o próprio Ricardo Marques.
Veja fala de Emília na íntegra:
A repercussão nos bastidores das palavras fulminantes de Emília contra Ricardo foi de absoluta surpresa e incredulidade. Nem mesmos os líderes do agrupamento da Oposição entenderam a atitude da prefeita. Nas redes sociais, uma rápida passada pelos comentários nas postagens que tratam do tema, a reação da maioria também não foi nada boa em relação a atitude da prefeita.
Emília está cada vez mais isolada, politicamente. Ela não conseguiu construir sua base no legislativo, vive da boa vontade de Mitidieri e de André Moura, e agora já não tem mais nenhuma relação com o seu companheiro de chapa, responsável por, ao menos, metade do engajamento dos eleitores que deram-lhe a vitória em 2024. Vamos aguardar, pois ainda faltam três anos e dois meses para a conclusão do mandato.
CPI contra o crime organizado é instalada no Senado e tem dois senadores sergipanos, na linha de frente. Alessandro Vieira, autor do requerimento para a criação, foi escolhido como Relator, e Rogério Carvalho atuará como membro titular. O general Mourão que é senador, será o vice-presidente. Ao todo, são 11 integrantes titulares e sete suplentes.
O objetivo principal é investigar a atuação de organizações criminosas e milícias no país. A CPI mira o “modus operandi” dos grupos e a sugestão de medidas de combate. O prazo de funcionamento será de 120 dias.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Candidatos de Sergipe à vaga de desembargador do TJ
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), divulgou a relação dos nomes que disputarão a vaga do Quinto Constitucional para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
TSE / Reprodução
A lista põe fim a uma espera de mais de cinco meses, período em que o processo seletivo esteve suspenso devido a questionamentos judiciais sobre as novas regras aprovadas pela atual gestão da Ordem.
Ao todo, 28 advogados se inscreveram para a disputa, mas apenas 26 candidaturas foram homologadas. Duas foram indeferidas por não atenderem aos requisitos estabelecidos no edital.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com a retomada do processo, o edital com a lista oficial dos candidatos deferidos será publicado nesta quarta-feira, 5 de novembro, no Diário Oficial da OAB. A partir daí, será aberto um prazo de cinco dias para que a advocacia sergipana possa apresentar impugnações ou recursos, seguindo as normas do processo seletivo que culminará na formação da lista sêxtupla a ser enviada ao TJSE.
Confira a seguir a lista completa dos candidatos:
Ampla Concorrência
Alessander Santos Barbosa América Cardoso Barreto Lima Nejaim Márcio Macedo Conrado Marília de Almeida Menezes João Pedro Leite Barros Juvenal Francisco da Rocha Neto Cícero Dantas de Oliveira Clarisse de Aguiar Ribeiro Simas Tatiana Silvestre e Silva Calçado Samira dos Santos Daud Acácia Gardênia Santos Lelis Ana Lúcia Souza Alves Getúlio Sávio Sobral Neto Durval Silva Tavares Robson Millet Maurício Gentil Monteiro
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Candidatos inscritos com pertencimento racial
Kleidson Nascimento dos Santos Givaldo Campos de Jesus Matheus de Abreu Chagas Carla Caroline de Oliveira Silva Gilvanete Barbosa Losilla Arício da Silva Andrade Filho
Victor Ribeiro Barreto Filipe Cortes de Menezes Fabiano Freire Feitosa Carlos Henrique Magalhães
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Ministra do TSE vota pela cassação do governador do RJ
A ministra Maria Isabel Galotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta terça-feira (4) pela cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição, em 2022.
Fernando Frazão|Agência Brasil
A ministra também se manifestou pela decretação da inelegibilidade por oito anos e a realização de novas eleições para o governo do estado.
O voto da ministra também condenou o ex-vice-governador Thiago Pampolha, Gabriel Rodrigues Lopes, ex-presidente da Ceperj; e o deputado estadual Rodrigo da Silva Bacellar (União), ex-secretário de govern
O voto foi proferido no início do julgamento no qual o Ministério Público Eleitoral (MPE) e coligação do ex-deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) pretendem reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em maio do ano passado, absolveu Castro e outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em sua manifestação, a ministra, que é relatora do caso, disse que as contratações foram feitas à margem das normas constitucionais, sem fiscalização e fora da folha de pagamento do estado. Galotti destacou que os pagamentos foram feitos diretamente aos beneficiários, ou seja, na boca do caixa dos bancos.
A relatora citou ainda depoimentos de testemunhas que confirmaram ter sido coagidas a participar da campanha de Castro e fazer postagens favoráveis ao governador nas redes sociais em troca da promessa de manutenção do emprego.
“Cláudio Castro aparece numa posição central de execução do esquema ilícito. Utilizando de suas prerrogativas do chefe do Executivo, não apenas anuiu com as práticas e as autorizou, além de ter editado normativos que viabilizaram as irregularidades”, afirmou.
Após o voto de Isabel Galotti, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Antônio Carlos Ferreira. Não há data definida para a retomada do julgamento.
Reprodução
Acusação
Durante o julgamento, o vice-procurador eleitoral, Alexandre Espinosa, defendeu a cassação de Castro e condenação à inelegibilidade por oito anos.
O Ministério Público afirmou que Castro obteve vantagem eleitoral na contratação de servidores temporários, sem amparo legal, e na descentralização de projetos sociais para enviar recursos para entidades desvinculadas da administração pública do Rio.
De acordo com a acusação, a descentralização de recursos ocorreu para fomentar a contratação de 27.665 pessoas, totalizando gastos de R$ 248 milhões.
A acusação também citou que os pagamentos aos contratados eram feitos por meio saques na boca do caixa, com objetivo de aliciar eleitores. Além disso, alguns contratados teriam trabalhado na campanha de Castro.
“A prova dos autos autoriza a caracterização do abuso de poder político e econômico, com gravidade suficiente para confiscar a legitimidade do pleito. Essa procuradoria eleitoral se manifesta pelo provimento do recurso para fixar a conduta vedada, a prática do abuso de poder político e econômico, cassando o diploma dos investigados eleitos, declarando a inelegibilidade pelo prazo de oito anos”, disse Espinosa.
Defesa
No julgamento, o advogado Fernando Neves, representante de Castro, disse que o governador apenas sancionou uma lei da Assembleia Legislativa e um decreto para regulamentar a atuação da Ceperj e não pode ser responsabilizado por eventuais irregularidades.
“Se alguma irregularidade existiu na execução desses programas, o governador não pode responder por elas. É imaginar que se um motorista do tribunal tomasse uma multa por excesso de velocidade, fosse cobrar da presidente [Cármen Lúcia]. Evidentemente, não tem sentido”, afirmou.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Justiça suspende rifa de R$ 20 milhões em Sergipe
Nesta terça-feira, 4, a Delegacia de Porto da Folha concluiu a investigação sobre uma rifa irregular intitulada “Ação do Ano Brasil”, que prometia prêmios avaliados em cerca de R$ 20 milhões, incluindo uma fazenda, um trator, um Audi Q3 e um Fiat Strada.
SSP
O organizador foi indiciado pelo crime de propaganda enganosa, previsto no Código de Defesa do Consumidor, e por promover rifa não autorizada, conforme a Lei de Contravenções Penais.
De acordo com o inquérito policial, a rifa vinha sendo divulgada e vendida desde fevereiro de 2025, sem autorização dos órgãos competentes. As investigações revelaram que os bens anunciados como prêmios não pertenciam ao investigado e nem à empresa vinculada à promoção, estando registrados em nome de terceiros.
“Constatamos que os prêmios ofertados estavam sendo propagados de forma a ludibriar quem comprasse a rifa”, explicou o delegado Marcos Carvalho, responsável pelo caso.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ainda segundo o delegado, o organizador afirmou, em depoimento, não saber quanto arrecadou com a venda dos bilhetes, embora tenha utilizado aplicativos para realizar as transações. Diante das irregularidades, a Polícia Civil representou à Justiça pela suspensão da rifa, pedido que foi acatado pelo Poder Judiciário de Sergipe.
“O Poder Judiciário decidiu que tal rifa deve ser suspensa e o investigado deve se pronunciar no processo a respeito do que arrecadou”, acrescentou o delegado.
A Polícia Civil informou que a “Ação do Ano Brasil” está oficialmente suspensa e que o investigado, assim como quaisquer terceiros, estão proibidos de comercializar bilhetes ou divulgar a loteria em plataformas digitais.
Denúncias sobre práticas criminosas semelhantes podem ser feitas pelo Disque-Denúncia, número 181, com garantia de sigilo da identidade do denunciante.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Final da Libertadores: horário definido
A Conmebol anunciou nesta terça-feira (4) que a final 100% brasileira da Copa Libertadores ocorrerá às 18h (horário de Brasília) de 29 de novembro (sábado), no Estádio Monumental de Lima (Peru). Flamengo e Palmeiras vão disputar o título continental, o quarto da história dos dois clubes. Esta é a sétima vez que a final do torneio reúne apenas times brasileiros.
Em 2022, o Flamengo foi tricampeão ao derrotar o Athletico-PR, no Equador. Um ano antes, o Rubro-Negro carioca foi superado pelo Palmeiras, que levantou a taça pela terceira vez na história do clube.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O Verdão já havia sido campeão em 2020, com vitória sobre o Santos. A primeira final entre brasileiros em 2005, quando o São Paulo foi campeão ao ganhar do Santos.
Pela segunda vez o Monumental de Lima, com capacidade para 80 mil torcedores, será palco de uma final única da Libertadores. Foi lá que, em 2019, o Flamengo conquistou o bicampeonato ao superar o River Plate (Argentina).
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: