SSP/SE e o que ocorreu no Rio de Janeiro

A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), por meio do secretário João Eloy de Menezes, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro, manifesta profundo pesar pelos falecimentos dos policiais civis e militares do estado do Rio de Janeiro, ocorridos durante uma megaoperação contra o crime organizado.

Policiais mortos durante operação no Rio de Janeiro
Reprodução

A SSP/SE lamenta as mortes dos policiais civis Marcus Vinicius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, e Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, e dos policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Cleiton Serafim Gonçalves, de 42 anos, e Heber Carvalho da Fonseca, de 39 anos.

Neste momento de luto, as Forças de Segurança de Sergipe expressam suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de farda das vítimas, que perderam a vida no cumprimento do dever, em defesa da sociedade e da paz pública.

A SSP/SE, a Polícia Militar e a Polícia Civil de Sergipe se solidarizam com as forças de segurança do Rio de Janeiro e se colocam à disposição da Secretaria de Estado de Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Polícia Militar fluminenses para qualquer apoio operacional ou troca de informações que se façam necessárias.


Secretaria da Segurança Pública de Sergipe

Retirada de ambulantes vira guerra em Aracaju

Na coluna desta terça-feira (28), Marcos Aurélio analisa a caótica retirada dos ambulantes do centro de Aracaju, marcada por conflitos e acusações contra a gestão Emília. A análise também aborda a troca de farpas que envolve os cônjuges da prefeita e do vice-prefeito. Acompanhe.

Retirada de ambulantes vira guerra em Aracaju
Reprodução

Mudança dos ambulantes no centro

Aconteceu o que já era previsto, com a retirada de homens e mulheres que ocuparam as ruas para comercializarem seus produtos, de onde tiram o sustento das suas famílias. A medida é necessária, ao longo dos anos foram ocupando de forma desordenada as calçadas e até as ruas, dificultando a locomoção de pedestres e veículos. Toda mudança gera atritos, e sobram reclamações.

A questão é saber, diante das cenas dos conflitos, com uso de gás lacrimogêneo, contra mulheres e até crianças, como se deu o processo de cadastramento e de alocação das pessoas às bancas padronizadas.

Há reclamações até de favorecimento a pessoas que não atuavam no local, o que deve ser devidamente esclarecido pela gestão de Emília, pois se ocorreu, é algo inaceitável e deve ser corrigido imediatamente.

As cenas registradas nesta segunda, por certo irão repercutir, não somente agora, mas ficarão registradas na memória da capital sergipana. Esse, com certeza seria um dos mais duros discursos que a saudosa vereadora Emília Corrêa, faria na tribuna da Câmara, com dedo em riste, acusando o prefeito Edvaldo, caso fosse ele, o chefe do executivo que ordenasse a operação.

Reprodução

***

Ciro Nogueira e a difícil missão de construir uma chapa no centrão para enfrentar Lula. Piauiense, o senador sabe que em sua terra, Lula é imbatível, alcançando 70% dos votos válidos, e ele tem um desafio pessoal que é conquistar sua reeleição.

Tentou se firmar como vice-presidente de Tarcísio de São Paulo, que só se for tolo para encarar uma disputa com o atual presidente, cujos índices estão a cada dia se consolidando para seu 4° mandato. O próprio Ciro já admite, “Lula é um avião, voando sozinho, e favorito para 2026”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por falar em pesquisa, o AtlasIntel, acaba de revelar os números atuais na disputa da presidência. Lula aparece na liderança, tanto no 1°, quanto no 2° turno, contra qualquer outro nome, inclusive Tarcísio de São Paulo e a ex-primeira dama, Michele Bolsonaro.

Vamos aos números: 1° turno, (Cenário 1); Lula: 51,3%; Tarcísio de Freitas: 30,4%; Outros: 11,5%; Não sei/Branco/Nulo: 6,9% m. Enfrentando Michele, Lula: 51%; Michelle Bolsonaro: 26,2%; Outros: 18,8%; Não sei/Branco/Nulo: 4%.

Já no segundo turno, temos: Lula 52% x 44% Tarcísio de Freitas; Lula 52% x 43% Michele Bolsonaro; Lula 53% x 44% Jair bolsonaro; Lula 52% x 35% Romeu Zema; Lula 52% x 36% Ronaldo Caiado; Lula 51% x 37% Ratinho Jr.

Tá ficando chato

Uma coisa que tem causado repulsa de parte da sociedade são falas que não dizem o que realmente querem dizer e ficam com indiretas. Que a relação entre Emília e Ricardo já foi pro beleléu e todos, que tem cérebro, sabem disso. O que poucos sabem é que os respectivos cônjuges são responsáveis diretos pelo afastamento dos dois.

Itamar, bem mais discreto, não aparece e muito menos faz vídeos enigmáticos, já Cecília Marques vem cada vez mais ocupando a internet com falas e textos que alimentam essa briga. Primeiro foi a história do livramento”, agora surge com a fábula do sapo e escorpião [vídeo abaixo]. Já deu, né? Tá na hora de seguirem seus rumos e pronto.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Carro capota e três pessoas são resgatadas na BR-101

Uma operação conjunta do Corpo de Bombeiros e do Samu resgatou três pessoas presas em um carro após um capotamento na BR-101, no trecho entre os municípios de Pedra Mole e Maruim. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira, 28.

Bombeiros e SAMU trabalham no resgate de três pessoas após carro capotar na BR-101
CBMSE

A equipe do 4º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) foi acionada e encontrou o veículo preso em um morro às margens da rodovia.

Segundo o sargento Jonathas Alves, três vítimas estavam dentro do carro, conscientes e orientadas, enquanto o motorista já havia conseguido sair do veículo, também sem ferimentos graves.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os bombeiros precisaram usar técnicas de corte para extrair uma das vítimas pela porta, enquanto as outras duas foram retiradas após a estabilização do veículo.

Após o resgate, as vítimas foram atendidas por três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) — uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas de Suporte Básico (USB) — e encaminhadas ao hospital.

Bombeiros e SAMU trabalham no resgate de três pessoas após carro capotar na BR-101
CBMSE

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o isolamento da área e o controle do trânsito no local.


NE Notícias, com informações do CBMSE

Globo renova com Roberto Carlos

Após um período de negociações e rumores sobre o fim da parceria de exclusividade, a TV Globo e Roberto Carlos selaram um novo acordo. O contrato do “Rei” foi renovado até 2027, garantindo a continuidade de seu tradicional especial na programação de fim de ano da emissora.

Cantor Roberto Carlos
Roberto Carlos – Foto: Caio Girardi|Divulgação

O show, um marco da televisão brasileira exibido desde 1974, já tem data e local definidos para a edição deste ano: será gravado no dia 12 de dezembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Segundo informações de bastidores, o cantor de 84 anos recebia um cachê anual de cerca de R$ 10 milhões, valor que era considerado elevado para o atual cenário da TV aberta, o que alimentou as especulações sobre o fim do contrato.


NE Notícias, da redação

Atlético-MG muda de Liga

O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.

Brasão do Clube Atlético Mineiro
Reprodução

Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas. O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.

O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional. Criada em 2022, a associação representa um movimento sólido e coordenado de alguns dos principais clubes do país na promoção de melhorias no futebol profissional, em busca de maior sustentabilidade financeira, transparência e equilíbrio competitivo.

Estruturada sob um modelo de governança profissional, a LFU firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo, assegurando previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.

O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira.

O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.

A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias.


Clube Atlético Mineiro

STF invalida lei de Sergipe

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma lei de Sergipe que extinguia o nível médio como formação mínima para ingresso na carreira do magistério estadual voltada à educação infantil e aos primeiros anos do ensino fundamental.

Iniciativa leva educação financeira para alunos da rede pública de ensino
Tony Oliveira|Agência Brasília

A decisão, tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4871, proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), foi julgada na sessão virtual encerrada em 10/10. 

Exigência de nível superior 

A Lei Complementar estadual 213/2011 acabava com o nível I do quadro permanente dos profissionais do magistério público e criava um quadro permanente em extinção desses profissionais. Segundo a CNTE, o resultado da mudança era que professores com formação em nível médio, na modalidade normal, não poderiam mais integrar os quadros docentes da rede oficial de ensino do estado

Competência da União 

Prevaleceu no julgamento o voto do ministro Cristiano Zanin, que considerou que a lei estadual invadiu a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Zanin afirmou que a exigência mínima de formação superior para ingresso no magistério estadual qualifica o ensino e o aprendizado no âmbito dos estados. Contudo, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996), a formação mínima para a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental é o nível médio, na modalidade normal. 

O ministro lembrou que a matéria discutida na ação é a mesma da ADI 2965, julgada em abril, que questionava uma lei do sistema educacional de Goiás. Naquele caso, o STF considerou inconstitucional a exigência de formação superior para professores da educação infantil, por entender que o estado havia extrapolado sua competência ao modificar parâmetros fixados pela LDB. 

Ficaram vencidos o relator, ministro Nunes Marques, e os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e André Mendonça. Para Marques, os estados e o Distrito Federal podem optar pela exigência da formação em nível superior ou em nível médio. 

Operação em Glória deixa um morto e um preso

Uma operação realizada pela Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, em parceria com o Batalhão de Caatinga, resultou na prisão de um homem e na morte de outro durante uma troca de tiros no município.

Homem preso pela polícia de Sergipe durante operação em Glória
Reprodução

A equipe foi acionada após receber denúncias de que dois homens armados estariam efetuando disparos contra trabalhadores rurais na região.

Ao chegar ao local, os policiais foram recebidos a tiros. Houve revide, e um dos suspeitos acabou preso.

O comparsa, que respondia a processos por homicídio em Itabaiana, foi ferido e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito após ser socorrido.

O preso foi encaminhado à Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, onde ficará à disposição da Justiça. O homem passará por uma audiência de custódia.


NE Notícias, com informações da SSP

Senado: Sergipe pode tirar vaga do bolsonarismo em 2026

Sergipe está no mapa dos estados onde o bolsonarismo pode perder representação no Senado nas eleições de 2026. A projeção faz parte de um mapeamento nacional realizado pelo Metrópoles, com base em pesquisas da Real Time Big Data sobre a corrida eleitoral em cada estado.

Senado Federal
Roque de Sá / Agência Senado

O Senado renovará dois terços de suas 81 cadeiras no próximo ano, e Sergipe elegerá dois novos senadores.

Até o momento, os principais nomes cotados são: Adailton Sousa (PL), Alessandro Vieira (MDB), André Moura (União), Eduardo Amorim (PL), Edvaldo Nogueira (PDT), Iran Barbosa (Psol), Luizão Dona Trampi (União), Rodrigo Valadares (PL) e Rogério Carvalho (PT).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além do cenário sergipano, o estudo aponta que a oposição deve perder uma cadeira no Amapá, Ceará e Espírito Santo.

Apesar dessas perdas pontuais, a análise do Metrópoles indica que a bancada bolsonarista pode crescer, chegando a 44 senadores na próxima legislatura.

Esse número, segundo a reportagem, seria suficiente para eleger o próximo presidente da Casa, mas ainda insuficiente para pautas mais radicais, como a aprovação do impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)objetivo declarado do grupo em relação a Alexandre de Moraes.

Para remover um ministro do STF, são necessários 54 votos.


NE Notícias, com informações do Metrópoles

Furto inusitado: GMA recupera banheiro químico em Aracaju

Enquanto ladrões na França miram joias no Museu do Louvre, em Aracaju a ousadia dos bandidos tem alvos, digamos, mais… peculiares. Prova disso foi a recuperação, pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), de um banheiro químico furtado na madrugada de sábado, 25, no bairro Santos Dumont.

Câmera flagra roubo de banheiro químico em Aracaju
Reprodução

A cena inusitada do crime foi flagrada por câmeras de segurança: dois homens utilizando uma carroça para transportar o equipamento [veja mais abaixo].

A repercussão do vídeo nas redes sociais foi fundamental para o desfecho do caso, mobilizando a população, que ajudou a localizar o item. Com base nas informações recebidas, equipes da GMA encontraram o banheiro e o devolveram ao proprietário.

Apesar da recuperação do bem, até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Veja as imagens do assalto:


NE Notícias, da redação

Belivaldo Chagas se recupera após cirurgia de câncer

O ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (Pode), está se recuperando bem após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata. O procedimento foi realizado no último dia 22 de outubro.

Ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, a filha Priscila Felizola e seu marido José Carlos Felizola
Reprodução

A informação foi confirmada por sua filha, Priscila Felizola, em uma publicação nas redes sociais. Ela postou uma foto ao lado do pai e do marido, o conselheiro do TCE José Carlos Felizola, e informou que a cirurgia ocorreu como o esperado.

Belivaldo foi diagnosticado com câncer de próstata no início de outubro. Na ocasião, um exame de PET-Scan apontou que o tumor estava restrito ao órgão. O ex-governador demonstrou otimismo antes do procedimento:

“O exame mostrou que o câncer está restrito à próstata. Agora é fazer a cirurgia e seguir em frente. Deus no comando”, disse.

Natural de Simão Dias e formado em Direito, Belivaldo Chagas governou Sergipe entre 2018 e 2022. Desde o fim de seu mandato, ele permanece afastado da vida pública.


NE Notícias, da redação