Políticos – R$ 20 milhões: Líder de facção morto em Sergipe

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus (Ficco/Ilhéus), em conjunto com a Polícia Civil da Bahia, Polícia Militar da Bahia e do Departamento de Narcóticos (Denarc) e Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) de Sergipe, deflagrou na madrugada desta quarta-feira (30), a operação Frater Dominus.

O objetivo é desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e lavagem de dinheiro, com atuação em diversos municípios baianos e também no estado de Sergipe.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a ação, o líder da facção criminosa com atuação no sul da Bahia foi localizado no estado de Sergipe, em uma chácara de Santa Luzia do Itanhy. O suspeito morreu em confronto com as forças policiais.

Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão, expedidos pelo Juízo da Comarca de Ubaitaba (BA), nos municípios de Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga e Itabuna, na Bahia, e em Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe.

Entre os alvos prioritários estão funcionários públicos, políticos e lideranças criminosas apontadas como mandantes dos crimes investigados.

A operação mobilizou mais de 150 policiais das três forças que integram a Ficco/Ilhéus. Participam da ação pela Polícia Civil da Bahia equipes da Draco, Denarc, Depin (Dirpin Sul, 6ª e 7ª Coorpins).
Em Sergipe, as medidas foram cumpridas pela (CORE/SE) e pelo Departamento de Narcóticos (Denarc/SE).

Durante a investigação, foi identificado que a organização criminosa movimentou mais de R$ 20 milhões por meio de transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas dos envolvidos.

Diante desses indícios, foi determinada a medida cautelar de sequestro de bens oriundos da atividade criminosa, com o objetivo de descapitalizar o grupo e garantir a efetividade da persecução penal.


SSP Sergipe

Prefeita rebate esposa e assume crise com o vice

Na coluna de hoje, Marcos Aurélio repercute a resposta da prefeita Emília Corrêa às indiretas da esposa do seu vice, escancarando a crise na gestão. A análise também aborda a futura reorganização das feiras livres de Aracaju e a polêmica em torno do governador do Rio. Acompanhe!

Prefeita de Aracaju Emília Corrêa e Cecília Marques, esposa do vice-prefeito Ricardo Marques
Emília e Cecilia

Emília responde à Cecília

Pronto, finalmente, a prefeita chegou para a realidade e escancarou de vez o que eu revelei em primeira mão, o rompimento entre ela e o seu vice, Ricardo Marques. Questionada sobre as indiretas de Cecília Marques, esposa do vice-prefeito, a “Prefas” disparou:

“Você acha que eu vou me preocupar, não dá nem tempo da gente ver, eu trabalho tanto, e oriento as pessoas, trabalhem também, mostrem serviço, é o que estou fazendo, e vou fazer todo o tempo. Eu não tenho tempo de analisar coisas que não são relevantes, o povo não quer nem saber, quer saber é de entrega e é isso que eu tô fazendo”.

Veja fala da prefeita:

Direita comemora mortes na periferia… mas se calou diante do crime na Faria Lima. Veja trecho da reportagem do UOL, sobre uma mega operação da Polícia Federal:

“Crime organizado se infiltrou no setor de combustíveis, assumindo fazendas de cana, adulterando produtos e ocultando recursos por meio de fintechs. A Força-tarefa é considerada a maior deste tipo da história. A megaoperação deflagrada pela Polícia Federal (PF), pela Receita Federal e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) nesta quinta-feira (29/08), considerada pelos órgãos como a maior investida contra o crime organizado da história, mobilizou 1,4 mil agentes contra 350 alvos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC)”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Conclui a reportagem informando que “A investigação aponta que a organização criminosa movimentou R$ 140 bilhões em um complexo esquema de adulteração de combustíveis e ocultação de patrimônio que se irrigava por oito estados, centenas de postos de gasolina e tinha seu bastião econômico no coração financeiro do país”.

Cláudio Castro mentiu, ele não pediu ajuda a Lula

Uma onda de críticas rodou e ainda alimenta as mentes dos bolsonaristas, que cobram a ajuda que o governador do RJ teria solicitado ao presidente da república. Depois de muita conversa, o próprio governador admitiu que não pediu ajuda. Ao contrário, ele e os demais governadores da direita, se posicionaram contrários uma medida do governo federal, a PEC da Segurança, que legaliza a colaboração entre os entes federativos.

E pra completar a encenação, esses mesmo governadores foram às redes sociais para anunciarem que ajudarão o Rio de Janeiro. Eles só não disseram como e qual a base legal. Anotem e me cobrem depois, se eles irão mandar uma garrucha ou uma bala de um revólver calibre 22.

EMSURB vai mexer nas feiras livres de Aracaju

Anunciada em primeira mão no 103Notícias, por Bertulino Menezes, diretor dos espaços públicas da PMA, a reorganização das feiras livres da capital sergipana. “Nós vamos ter que enfrentar”, revelou o diretor, avisando que dentro de 10/15 dias estará publicando um edital para contratar uma empresa que cuidará do fornecimento desses equipamentos para as feiras livres”.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Operação da Ficco mira tráfico e lavagem de dinheiro em Aracaju

Na manhã desta quinta-feira (30/10) a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou a Operação ARCANUM, com o objetivo de desarticular organização criminosa envolvida em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.

Policiais do GOPE e da Polícia Federal durante operação em Sergipe
Divulgação

Foram cumpridos 13 mandados judiciais – sendo 7 mandados de prisão e 6 mandados de busca e apreensão – nas cidades de Aracaju/SE, Itaporanga D’Ajuda/SE, Barra dos Coqueiros/SE, Maceió/AL, Montes Claros/MG e Campo Grande/MS. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Garantias do Estado de Sergipe (TJ-SE).

Durante a operação foram apreendidos documentos, valores e mídias eletrônicas que auxiliarão a robustecer o conjunto probatório existente, assim como esclarecer melhor o funcionamento e o fluxo financeiro da organização. Além disso, duas armas foram apreendidas (uma pistola em Maceió e uma escopeta em Itaporanga).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As investigações foram iniciadas há 06 (seis) meses após apreensões de drogas, armas, balança de precisão e veículo de integrante da organização no Município de Nossa Senhora do Socorro/SE. Na época houve a prisão de um envolvido realizada por uma equipe da Polícia Militar.

As investigações indicam que o grupo mantinha estrutura criminosa em vários Estados, com núcleos voltados à aquisição e transporte de drogas, lavagem de capitais e distribuição de entorpecentes. O esquema movimentou alta soma em dinheiro por meio de empresas de fachada e pessoas interpostas.

Foram identificados bens (móveis e imóveis) pertencentes ao grupo criminoso como veículos, fazendas (foto), chácaras e casas em condomínios de luxos.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Viaturas da Polícia Federal durante Operação Arcanum, em Sergipe
Divulgação

A Operação é uma ação conjunta com o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC/PC/SE), o Grupo de Operações Penitenciárias da Polícia Penal (GOPE); Batalhão de Operações Especiais da PMSE (BOPE) e equipes da Polícia Federal nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Alagoas.

A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, e tem como objetivo promover a integração das forças de segurança pública no enfrentamento ao crime organizado.


SSP Sergipe

Drogas motivam Operação em Sergipe nesta quinta-feira

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia Regional de Estância, deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), a Operação Cérbero, visando desarticular um grupo criminoso atuante na prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico no município de Estância.

Armas e drogas apreendidas na a Operação Cérbero, em Sergipe
Polícia Civil

O esquema criminoso mantinha distribuição territorial nos bairros Mariota Mesquita, Cidade Nova, Bela Vista e Nivaldo Silva. Na ação policial, que contou com apoio operacional do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), dois investigados foram presos e um terceiro entrou em confronto com as equipes policiais. A operação resultou ainda na apreensão de 7 kg e de uma arma de fogo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o delegado Renato Tavares, durante o trabalho investigativo, foram identificados o líder e o coordenador logístico do grupo, responsáveis pelo recebimento e distribuição periódica de carregamentos de maconha e cocaína oriundos do estado da Bahia.

“As drogas eram repassadas a integrantes subordinados, que atuavam no armazenamento e na revenda do material ilícito em pontos previamente definidos”, detalhou.

A investigação também apontou que o líder mantinha um núcleo de atuação formado por duas companheiras, utilizando as residências delas para guardar entorpecentes assim que recebidos de fornecedores externos. “O cenário motivou o nome da operação: Cérbero, referência ao cão de três cabeças da mitologia grega que guardava as portas do submundo”, contextualizou o delegado Renato Tavares.

Diante dos indícios reunidos, a Polícia Civil representou ao Poder Judiciário pela expedição de três mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão domiciliar. Já na manhã desta quinta-feira, um dos investigados foi localizado e entrou em confronto com as equipes policiais, sendo atingido, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Outros dois investigados foram presos. 

A Polícia Civil reforça a importância da participação da população e solicita que informações e denúncias sobre atividades criminosas sejam repassadas ao Disque-Denúncia 181, com garantia absoluta de sigilo.


NE Notícias, da redação

EUA e China se reúnem

Presidente dos EUA Donald Trump e o presidente chinês Xi Jinping, durante encontro na Coreia do Sul - 30/10/2025
@WhiteHouse|X

Houve reunião entre o presidente dos EUA, e o premiê chinês Xi Jinping.

São as duas maiores economias do mundo.

Foi a primeira reunião entre os dois desde a última posse de Trump.

Pequim deve retomar a compra de soja americana, manter o fluxo de exportação de terras raras e combater o comércio ilícito de fentanil.

Os dois se reuniram em uma base aérea na cidade de Busan, na Coreia do Sul.

Segundo Trump, as taxas sobre produtos chineses caíram de 57% para 47%.

Os tributos impostos sobre produtos relacionados ao fentanil passaram de 20% para 10%. Trump disse, também, que o país asiático vai comprar “quantidades enormes” de soja e outros produtos agrícolas.

Sobre o fornecimento de terras raras, os dois fecharam um acordo renovável de um ano.

Estamos atualizando esta informação. Volte em instantes para mais detalhes.

Flamengo mostra raça e está na final da Libertadores

O Flamengo mostrou muita raça para, mesmo com um homem a menos, segurar um empate sem gols com o Racing (Argentina), na noite desta quarta-feira (29) no estádio El Cilindro, em Avellaneda, para garantir a presença na decisão da Copa Libertadores da América.

Flamengo segura pressão do Racing e está na final da Libertadores 2025
Adriano Fontes|CRF

A vaga foi garantida porque, na partida de ida, disputada na última semana no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro triunfou pelo placar de 1 a 0. Agora o time da Gávea aguarda a definição da outra semifinal (entre Palmeiras e LDU, que venceu o jogo de ida por 3 a 0) para conhecer o seu adversário na final da competição continental, que será disputada no dia 29 de novembro em Lima (Peru).

Esta será a quinta oportunidade na qual o Flamengo disputará a decisão da principal competição de clubes da América do Sul. A equipe da Gávea já jogou a final da Libertadores nos anos de 1981, 2019, 2021 e 2022, triunfando em três oportunidades.

Brilho de goleiros

Flamengo e Racing protagonizaram um primeiro tempo muito movimentado no qual boas oportunidades foram criadas, mas os goleiros brilharam para impedir que o placar fosse aberto. Quem teve que entrar em ação primeiro foi Rossi, que, logo aos 11 minutos, se esticou todo para defender cabeçada de Conechny que tinha como alvo o fundo do gol.

Quatro minutos depois foi a vez de Cambeses trabalhar. Após receber de Carrascal na ponta direita, Arrascaeta cruzou rasteiro para o meio da área. A bola seguiu até o lado esquerdo do ataque do Flamengo, onde Varela apareceu livre e finalizou para defesa do goleiro do Racing.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aos 33, Cambesses voltou a mostrar que é um dos grandes goleiros da atual edição da Copa Libertadores. Arrascaeta fez grande jogada individual. Após receber a bola na intermediária, arrancou em direção ao gol, se livrando da marcação de dois adversários, e bateu para defesa, com o rosto, de Cambesses.

Nos últimos momentos antes do intervalo o Racing passou a incomodar mais, forçando muito as jogadas pelo alto sobre a última linha da defesa do Flamengo. Porém, a equipe de Filipe Luís mostrou segurança para manter o placar inalterado.

Um homem a menos

Após o intervalo o andamento da partida foi condicionado por um lance. Logo aos 10 minutos, o equatoriano Plata revidou uma provocação de Rojo e acabou sendo expulso. Com um homem a menos, o técnico Filipe Luís optou por reforçar a defesa, colocando em campo mais um zagueiro, e deixar apenas Bruno Henrique no comando de ataque.

Desta forma o Flamengo passou a sofrer muita pressão, e teve que contar com o brilho de um jogador para garantir a classificação, o goleiro Rossi. A etapa final foi marcada por grandes defesas do argentino.

Os destaques foram uma cabeçada de Adrián Martínez, aos 24 minutos, e um chute à queima-roupa de Vietto, já aos 46 minutos. Porém, Rossi mostrou muita categoria para segurar o empate e levar o Rubro-Negro à final.

Veja melhores momentos:

Reprodução

André Moura é citado por deputado como “dono do INSS”

O nome do ex-deputado federal e presidente do União Brasil em Sergipe, André Moura, foi citado durante a sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ex-deputado André Moura
Wilson Dias/Agência Brasil

A menção ocorreu na última segunda-feira, 27. Em depoimento, o ex-diretor de governança do INSS, Alexandre Guimarães, afirmou ter sido indicado por Moura em sua primeira passagem pelo órgão.

Diante da afirmação, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) disse que André, líder do governo Michel Temer em 2017, era conhecido como “o dono do INSS”. A comissão investiga descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas.

Veja a fala do deputado Rogério Correia:

Reprodução

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Marcos Aurélio: Guerra de narrativas marca operação com 60 mortos no RJ

Na coluna desta quarta-feira (29), Marcos Aurélio analisa a guerra de narrativas após a operação que deixou 60 mortos no Rio, o encontro entre Eduardo Amorim e Ciro Gomes e a corrida pelo Quinto Constitucional da OAB. Acompanhe a coluna.

Governador do Rio Cláudio Castro
Tânia Rêgo ⏐ Agência Brasil

Operação policial no RJ e a guerra de narrativas

No centro das atenções o governador do PL, Cláudio Castro que insinuou a ausência do governo Lula, o que gerou uma onda de críticas ao petista. Em seguida, a imprensa informou que Castro ligou para Gleise e pediu desculpas. Lewandowski, ministro da justiça, garantiu que não recebeu nenhum pedido de ajuda do governante carioca.

Rio de Janeiro é governado há décadas pela direita e hoje é dominado pelo PL que, além do governador, tem três senadores e uma bancada forte de deputados estaduais e federais. Há declarações que esse time é contra a PEC da Segurança, apresentada pelo governo Lula, que reforça as ações do setor em todo o País.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

E o que foi a Operação? Uma ação da SSP do Rio de Janeiro em uma das comunidades, das inúmeras dominadas pelo crime organizado, que registrou mais de 60 mortos, dentre esses, quatro policiais, e centenas de prisões efetuadas. Como consequência, um dia de caos na capital Fluminense, o que já virou rotina para as pessoas.

Eduardo Amorim tem encontro com Ciro Gomes

O vídeo curto abaixo mostra uma conversa amistosa entre os dois políticos, com o ex-senador sergipano pedindo para o cearense – recém-chegado no ninho tucano –, para transmitir um abraço ao também ex-senador Tasso Jereissati, a quem Ciro atribui o convite para deixar o partido de Brizola, e reclamou da “queixa” de Carlos Lupi, que ele não deu sequer um telefonema para se despedir.

Eleição para o 5° da OAB, passa pela 103FM

Já entrevistamos Márcio Conrado, Victor Barreto (PCD); Cícero Dantas (nesta quarta); quinta teremos (Dra Marília Menezes), na sexta ainda falta confirmação, e vamos ouvir a todos numa agenda que estamos organizando. Uma oportunidade que candidatos(as) têm de expor suas ideias para a advocacia e a sociedade em geral.

103 FM

Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Concurso Sefaz Sergipe: Divulgado resultado para auditor

Foi divulgado nesta quarta-feira, 29, no Diário Oficial do Estado, o resultado final da prova objetiva e o resultado preliminar da prova discursiva do concurso público para o cargo de auditor fiscal tributário da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Auditores fiscais da Secretaria do Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz)
Sefaz / Arquivo

As provas objetiva e discursiva constituíram a primeira fase da seleção, a qual terá, ainda, avaliação de títulos, e foram aplicadas no último dia 28 de setembro, em Aracaju. 

O certame, conduzido pela Sefaz e pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e oferta 50 vagas, sendo 10 para provimento imediato e 40 para formação de cadastro reserva.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Cerca de 6.700 candidatos de todas as regiões do país se inscreveram para concorrer às vagas abertas na carreira de auditoria fiscal tributária da Sefaz.

Contra o resultado provisório da prova discursiva, os candidatos podem apresentar recurso das 10h do dia 30 de outubro às 18h do dia 31, por meio de link específico na página do certame no site do Cebraspe.

Conforme o cronograma do concurso, as justificativas de alteração/anulação de gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estarão à disposição dos candidatos a partir da data provável de 5 de novembro.

Na sequência, no próximo dia 17 de novembro, deve ser publicado, no Diário Oficial do Estado e site do Cebraspe, o edital de resultado final da prova discursiva, bem como as convocações para a perícia médica, dos candidatos que solicitaram concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência, e para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos negros.

Profissionais com graduação de nível superior em qualquer área de formação puderam se candidatar às vagas, em três das especialidades: Geral, Tecnologia da Informação e Tributária. A carreira de auditoria fiscal tributária da Sefaz tem remuneração inicial que pode chegar a R$ 22,5 mil, considerando o vencimento básico (R$ 16.016,47) e o bônus de eficiência variável (até R$ 6.525,00). 


Com informações da ASN

Previsão de chuvas no Litoral de Sergipe

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a ocorrência de chuvas isoladas para esta semana em áreas litorâneas de Sergipe, Alagoas e Bahia. Ainda na região Nordeste, há possibilidade de pancadas no centro-norte do Maranhão.

Revitalização da Rodovia SE-100
A revitalização será feita no trecho entre as Praias de Atalaia e Robalo, na avenida Inácio Barbosa|DER

Segundo o instituto, os volumes devem ser baixos, com os maiores acumulados ficando abaixo de 10 milímetros, concentrados principalmente no litoral sul da Bahia.

O Inmet também alerta para baixos índices de umidade relativa do ar na parte norte e oeste da região, onde os valores podem ficar abaixo de 30%, e pontualmente inferiores a 20% no oeste baiano.

Para a capital sergipana, a previsão do Climatempo para esta quarta-feira, 29, é de sol com algumas nuvens durante o dia. À noite, o céu terá muitas nuvens, mas sem registro de chuva.

Veja previsão do Climatempo:

Climatempo

NE Notícias, da redação