Vista adia julgamento de Bruno Henrique para quinta

O jogador Bruno Henrique continua liberado para jogar. Seu julgamento no STJD foi adiado devido ao pedido de vista do auditor Marco Aurélio Choy.

O julgamento será retomado quinta-feira, a partir das 13h. Veja publicação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol:

Julgamento do recurso do atleta Bruno Henrique, do Flamengo, no STJD
STJD|Divulgação

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) iniciou nesta segunda-feira, 10 de novembro, o julgamento do recurso do atleta Bruno Henrique, do Flamengo. Após o voto do relator, auditor Sérgio Henrique Furtado, o auditor Marco Choy pediu vista, resultando no adiamento do julgamento. O processo retornará à pauta na próxima quinta, 13 de novembro, a partir das 13h.

O que sustentaram as partes no Pleno

Após o relatório do processo foram arguidas três preliminares: A Procuradoria requereu a preliminar de deserção dos recursos impetrados por Andryl e Claudinei, uma vez que eles não pagaram e juntaram nos autos a taxa de recurso. Já a defesa de Bruno Henrique a preliminar de prescrição e a de preclusão lógica. Por 9 votos a 0, o Pleno acolheu a preliminar de deserção e afastou as demais.

No mérito, o Procurador Eduardo Ximenes sustentou então a manutenção da pena a Bruno Henrique no artigo 243.

Não são meros indícios, são provas robustas da materialidade e autoria da infração cometida pelo atleta. Trago à tona o processo 143/2023 da Operação Penalidade Máxima ao se referir sobre o artigo 243 que o relator destacou que ambas as infrações podem ser classificadas como formais e que independem de atingir o resultado para estarem consumadas, basta a atuação de modo prejudicial a equipe que defende. Esse é também o entendimento da Procuradoria.

O devido enquadramento e o melhor tipo penal disciplinar que se adequa a conduta do atleta Bruno Henrique é o artigo 243 e o efetivo prejuízo, por ser uma infração formal, é completamente dispensável para tipificação da infração e bastam três requisitos: a conduta nuclear, o dolo deliberado específico e a idoneidade objetiva da conduta”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Michel Assef falou pelo Flamengo e pediu a absolvição de BH.

“O terceiro cartão amarelo era para ser tomado por ser uma vantagem desportiva e não prejudicial ao Flamengo. Ele deu uma informação de algo que já aconteceria e isso está prevista no RGC como uma conduta que é proibida, mas não tem punição ali prevista. Descumprir o RGC consta no CBJD no artigo 191 e mais adequada aqui.

O Flamengo ousa pedir a absolvição por entender que não houve informação privilegiada. A gravidade traz algo artificial para dentro do jogo, isso é manipular. Aqui, como está mais do que provado, foi completamente oposto”.

Advogado do Bruno Henrique, Alexandre Vitorino sustentou em seguida defendendo uma reclassificação na conduta para descumprimento do regulamento ao forçar o terceiro cartão amarelo.

“A dinâmica mostra uma atuação de Bruno que não converge com as indagações do irmão. Agora, se o irmão continua e aposta, isso o torna um sujeito independente. Não torna o Bruno punível. É necessário ter a intenção de alterar o resultado da partida. Um cartão aos 50 minutos não mostra intenção. Nós não temos nenhum dos dois elementos do artigo 243. O que sobra? Na minha opinião, não sobra nada.

O que se espera é que haja provimento do nosso recurso para que a questão seja tratada a luz do artigo 191 do CBJD e afastada qualquer condenação nos artigos 242 e 243”, defendeu Vitorino.

Finalizadas as sustentações, o relator Sérgio Henrique Furtado iniciou a votação.

“O artigo 243-A descreve conduta qualificada e exige dolo específico consubstanciado no propósito de beneficiar no resultado da partida. O acervo probatório não demonstra de maneira deliberada que Bruno Henrique tenha atuado de maneira específica a atuar de modo a manipular a partida. Tais relatórios apontam concentração suspeita, mas não demonstra que o denunciado tenha atuado de maneira deliberada com o irmão. O lance em si reforça falta de evidência de vincular o cartão a um ajuste prévio.

Nesse sentido, voto para negar provimento ao recurso da Procuradoria e dar parcial provimento dos recursos do Bruno Henrique e do Flamengo para absolver no artigo 243-A e com consequente enquadramento residual no artigo 191, inciso III, do CBJD. Na dosimetria, entendo que os elementos impõem a aplicação do patamar máximo de R$ 100 mil. Voto ainda para estender os efeitos aos demais denunciados absolvendo da condenação no artigo 243-A”, explicou o relator do processo.

Após o voto do relator, o auditor Marco Choy pediu vista do processo. Com o pedido, o julgamento foi paralisado e o processo retornará para conclusão dos votos na próxima quinta, 13.

Entenda o caso

A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol puniu o atleta Bruno Henrique, do Flamengo, com 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil por atuar contra à ética com o fim de influenciar o resultado de uma partida. A decisão de primeira instância foi proferida em 4 de setembro, por maioria dos votos.

Além de Bruno Henrique, seu irmão Wander foi punido com 12 jogos de suspensão, que teve os amigos Claudinei Vitor Mosquete Bassan suspenso por sete jogos e Andryl Sales Nascimento dos Reis e Douglas Ribeiro Pina Barcelos punido com seis partidas de suspensão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A denúncia é resultado das informações coletadas no inquérito 107/2025, que investigou o atleta do Flamengo por forçar um cartão amarelo e beneficiar apostadores na partida entre Flamengo e Santos, pelo Campeonato Brasileiro 2023.

Na época, havia apenas indícios de correlação entre a anormalidade detectada no mercado das bets e o cartão amarelo aplicado ao jogador, sem que houvesse elementos que demonstrassem a relação de causalidade entre o evento desportivo e a ação ilícita de jurisdicionados. O cenário mudou completamente após a conclusão das investigações pela Polícia Federal e o compartilhamento das provas com a Justiça Desportiva.

A Procuradoria denunciou Bruno Henrique por infração aos artigos 243 (prejudicar sua equipe) e 243-A (atuar de modo a influenciar o resultado da partida), ambos do CBJD e mais quatro atletas amadores: o irmão do jogador do Flamengo, Wander Nunes Pinto Junior, além de Claudinei Vitor Mosquete Bassan, Andryl Sales Nascimento dos Reis e Douglas Ribeiro Pina Barcelos (todos amigos de Wander), todos por infração ao artigo 243-A do CBJD.

Apesar de vislumbrar indícios do envolvimento de outras pessoas no esquema de manipulação, o auditor responsável pelo inquérito no STJD determinou o arquivamento dos demais por não serem jurisdicionados à Justiça Desportiva.


Com informações do STJD

Marcos Aurélio: PSDB pode ressurgir como força política em Sergipe

Na coluna desta segunda-feira (10), Marcos Aurélio reverbera o potencial ressurgimento do PSDB em Sergipe como refúgio para políticos que estavam no PL, a crescente aproximação entre o PT e o governador Fábio Mitidieri para 2026 e as medidas de austeridade de fim de ano nos governos. Acompanhe!

Márcio Macêdo e Fábio Mitidieri se comprimentam
Melk Zeddek|Assessoria

PT e Fábio Mitidieri caminham para uma aliança formal em 2026

Após a participação do ex-ministro Márcio Macedo, no “Sergipe é aqui”, realizado em Cristinápolis, não resta mais nenhuma dúvida que o Partido dos Trabalhadores caminhará junto com o PSD, do governador Mitidieri. Além de Márcio, o senador Rogério Carvalho aproveitou a presença de Fábio na semana de definição das Emendas de bancadas para percorrer os corredores do Congresso Nacional e pelos sorrisos testemunhados por quem estava acompanhando os dois, o clima está muito bem entre eles. É bom lembrar que o único deputado estadual do PT já faz parte da bancada de apoio ao governo.

Apertando os cintos I

Além das prefeituras, inclusive Aracaju, o governo do Estado também deve segurar as contas para conseguir fechar o exercício de 2025. Com a chegada do final do ano, e isso acontece todos os anos, secretários(as) da fazenda, em todos os níveis, avisam que as torneiras serão fechadas, priorizando o pagamento das três folhas, novembro, dezembro e o 13° salário. Com isso, aumenta a pressão por pagamentos do custeio e dos fornecedores de produtos e serviços.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apertando os cintos II

No Estado, uma informação extraoficial que circula nos bastidores da conta de uma reunião chamada pelo governador, para que a Sefaz, Sarah Tarsila, dê as coordenadas. Nos municípios, a situação é muito parecida, com um diferencial, naqueles onde a oposição derrotou os ex-gestores, além da dificuldade natural, existem aquelas que foram deixadas para os sucessores, como por exemplo, orçamentos abaixo inclusive da capacidade financeira. É possível que chefes do executivo, tenham dinheiro, mas não consigam pagar porque não tem dotação orçamentária. Um desafio anual para quem governa.

Bandeira do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
PSDB

PSDB pode ressurgir em Sergipe?

Após a estupidez cometida pelo deputado federal bolsonarista, que tomou o PL dos Amorins; e a saída do grupo de Valmir de Itabaiana (deve ir para o Podemos, um partido nanico) o ninho tucano pode ser a base para acomodar os políticos que estavam no partido Liberal, e com isso, viabilizar o retorno do partido que já foi um dos maiores do Brasil e daqui de Sergipe, para as cadeiras da Assembleia Legislativa. O partido é presidido no estado pelo ex-senador Eduardo Amorim, que estava numa conversa amistosa com Edvaldo Nogueira, no último sábado, em um dos shoppings da capital.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Fla derrota o Santos e se aproxima do Palmeiras

Depois de uma rodada no meio de semana com saldo positivo para o Palmeiras, a jornada do fim de semana do Campeonato Brasileiro inverteu o panorama e foi amplamente proveitosa para o Flamengo. 

Líder e vice-líder da competição entraram em campo na parte final da 33ª rodada, neste domingo (9), e os resultados favoreceram o Rubro-Negro. A equipe recebeu e derrotou o Santos por 3 a 2, no Maracanã, enquanto o Verdão visitou o Mirassol e acabou derrotado por 2 a 1

Com isso, ambas as equipes somam 68 pontos em 32 jogos (têm um jogo atrasado cada um), com o time paulista na frente por ter uma vitória a mais (21 contra 20). Restam seis partidas para cada uma das equipes, que ainda se enfrentam na final da Libertadores, no dia 29.

No Rio, o Flamengo abriu 3 a 0 com gols de Léo Pereira, Carrascal e Bruno Henrique. Arrascaeta ainda desperdiçou um pênalti. Nos minutos finais, após Neymar – que retornava após longa ausência – ser substituído e reclamar do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Peixe descontou com gols de Gabriel Bontempo e Lautaro Díaz. No entanto, a carga final não evitou a derrota, que manteve o Santos na zona de rebaixamento, com 33 pontos, em 17º lugar.

Veja melhores momentos:

UOL

No interior paulista, a sensação do campeonato, o Mirassol, abriu o placar logo aos 2 minutos, com Gabriel. Vitor Roque empatou para o Palmeiras com um gol de bicicleta. Nos acréscimos da primeira etapa, a equipe da casa marcou após João Victor completar de cabeça uma cobrança de lateral pela esquerda.

Com a confirmação da vitória, o Mirassol se mantém invicto como mandante no Brasileirão. São 11 vitórias e seis empates em 17 jogos. A equipe segue no G-4, em quarto lugar, com 59 pontos.

A outra partida que fechou a rodada foi entre Fortaleza e Grêmio, no Castelão, na capital cearense. As equipes empataram por 2 a 2. O destaque ficou por conta do primeiro gol do tricolor gaúcho, quando Carlos Vinícius se escondeu atrás do goleiro Brenno e roubou a bola após o adversário soltá-la no chão. O outro gol do Grêmio foi marcado por Marlon, enquanto Bareiro e Matheus Pereira marcaram para o Leão cearense.

O Fortaleza está em 19º lugar, com 30 pontos, enquanto o Grêmio soma 40, em 14º.

Gabarito extraoficial de cada prova do Enem 2025

A CNN Brasil disponibilizou o gabarito extraoficial do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo, 9.

Assinalando com um lápis o gabarito de concurso
Jornal de Brasília / reprodução

Esta etapa do exame foi composta por 90 questões de múltipla escolha, divididas entre Linguagens (que inclui língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação.

Em Sergipe, 78.344 pessoas se inscreveram para a prova, sendo a maioria mulheres, com 47.861 candidatas, o que corresponde a 61,09% do total. Os homens representam 38,91%, com 30.483 inscritos.

A segunda e última etapa do Enem 2025 acontece no próximo domingo, 16, com a aplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza, cada uma com 45 questões.

Acesse os gabaritos de cada prova do 1º dia clicando nos links correspondentes:

🟡 Prova amarela

🔵 Prova azul

⚪️ Prova branca

🟢 Prova verde

Acompanhe a correção extraoficial:

CNN Brasil

Abstenção no Enem foi de 27%

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). ebcebc

“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9).

Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem. Ele disse que houve 3.240 participantes eliminados por diferentes irregularidades. “Foi tudo tranquilo”, destacou. 

O ministro citou que foram eliminados candidatos que não atenderam as orientações dos fiscais, utilizaram materiais impressos, ausentaram-se dos assentos fora do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou deixaram o local da prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação

Gabarito 

O ministro informou que o gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13). Camilo Santana recordou que o exame foi aplicado em 1.805 municípios e envolveu mais de 300 mil pessoas de apoio. 

Neste domingo, o exame cobrou questões de múltipla escolha das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Foram 90 questões além da redação. 

O ministro defendeu o tema da redação, sobre as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. 

“Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”.

Segundo professores ouvidos pela Agência Brasil, o tema da redação do Enem, ajudou a promover debates atuais como violações de direitos e etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa por causa de sua idade.

As Rapidinhas: Governo veta discursos após fala polêmica de Macêdo

O discurso considerado eleitoreiro do ex-ministro Márcio Macêdo (PT) em um evento do governo em Cristinápolis, defendendo uma aliança com Fábio Mitidieri, gerou desconforto imediato. Como consequência, o governador proibiu discursos em futuros eventos, enquanto a oposição estuda acionar o MPF por infração eleitoral. Veja as notas desta segunda-feira (10)!

Governador Fábio Mitidieri observa calado enquanto o ex-ministro Márcio Macêdo discursa durante o ‘Sergipe é aqui’, em Cristinápolis
Reprodução

Projeto será derrubado

O PL Antiterrorismo comparando facções criminosas a terroristas, caso seja aprovado, será derrubado no STF. A proposta é inconstitucional.

SECRETÁRIOS DE GOVERNO

Pessoas de dentro da administração vão substituir secretários que vão sair em dezembro no Governo de Sergipe.

Não vai disputar

Segundo matéria de O Globo, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) será candidato, em 2026, ao governo estadual.

Nova megaoperação

O governo do Rio de Janeiro vai promover este mês nova megaoperação no Alemão. As ordens judiciais já foram emitidas.

Só em Sergipe

Márcio Macêdo (PT), que perdeu todos os espaços nacionais, só aparece em linhas sergipanas.

Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será preso pela trama golpista entre este mês e dezembro.

ADVERSÁRIO

O governador Fábio Mitidieri (PSD) não foi ao encontro do deputado federal Thiago de Joaldo (PP) quando esteve em Brasília.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sem discursos I

Nos próximos eventos, com a presença do governador Fábio Mitidieri (PSD), bancado com recursos públicos, não haverá novos discursos. Ué? E os que já foram feitos?

Sem discursos II

Márcio Macedo, durante o ‘Sergipe é aqui’, em Cristinápolis, defendeu a reaproximação entre o PT e o grupo governista, sugerindo apoio do PT à reeleição de Fábio Mitidieri. O discurso, considerado eleitoreiro para um evento governamental, causou desconforto, abrindo rumores sobre o palanque presidencial e acelerando a cobrança de Lula por apoio a seus candidatos. A oposição estuda acionar o Ministério Público Federal por infrações eleitorais.

Sem discursos III

“Eu defendo que o meu partido [PT] e o presidente Lula estejam com Fábio em Sergipe, pra gente ganhar novamente”, discursou Macêdo, enquanto André Moura aparecia ao fundo, com cara de poucos amigos. Veja você:

PT com Fábio I

O prefeito de Cristinápolis, Sandro de Jesus (PT) e o ex-ministro Márcio Macêdo, estão politicamente alinhados com Fábio Mitidieri.

PT com Fábio II

Mitidieri já manifestou apoio à reeleição do presidente Lula (PT).


NE Notícias, da redação

Redação do Enem

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025  é: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.ebcebc

A informação foi divulgada neste domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X. 

Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fazem na tarde de hoje as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e o termina às 19h (horário de Brasília).

Como é a redação

prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação. 

Os participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação.

O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política.

O projeto de texto, com informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, deverá defender um ponto de vista – uma opinião a respeito do tema proposto -, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência. 

o candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero. Constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que, por exemplo, incitem as pessoas à violência ou tenham referências racistas.

Correção

Somente serão corrigidas as redações transcritas para a folha de redação oficial da prova do Enem.

Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, de forma independente, sem que uma conheça a nota atribuída pela outra.

Os corretores atribuirão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências. A soma desses pontos compõe a nota total atribuída por avaliador, que pode chegar a 1 mil pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Nota zero

Entre os critérios previstos no edital do Enem 2024 que resultam na nota zero na redação, estão:

  •    Fuga ao tema proposto;
  •    Ausência de texto na folha de redação;
  •    Texto insuficiente, com até sete linhas manuscritas;
  •    Texto escrito predominantemente ou integralmente em língua estrangeira;
  •    Nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação, em qualquer parte da folha de redação;
  •    Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e
  •    Desrespeito à seriedade do exame, com palavrões, desenhos e outras formas propositais de anulação.

Mais de 78 mil inscritos no Enem em Sergipe; mulheres são maioria

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 mobilizou 78.344 pessoas em Sergipe. Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que, mais uma vez, as mulheres são a maioria entre os candidatos, representando 61,09% do total, com 47.861 inscritas, enquanto os homens somam 30.483 (38,91%).

Estudantes no segundo dia de provas do ENEM
Paulo Pinto|Agência Brasil

O primeiro dia de provas ocorreu neste domingo, 9, e os candidatos tiveram que dissertar sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Aracaju foi a cidade com o maior número de inscritos no estado, com 28.462 candidatos. Em seguida, aparecem Itabaiana (5.103), Nossa Senhora do Socorro (4.864), Lagarto (4.226) e São Cristóvão (3.400).

O segundo e último dia de provas do Enem será no próximo domingo, 16, com a aplicação dos cadernos de Ciências da Natureza e Matemática, cada um com 45 questões.


NE Notícias, da redação

ENEM 2025: o que levar no 1º dia de provas

Neste domingo (9), mais de 4,8 milhões de candidatos são esperados para participar do primeiro dia de provas da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em 1.804 municípios em dois domingos: dias 9 e 16 de novembro.  ebcebc

Enem 2023 Estudantes
Rafa Neddermeyer|Agência Brasil

Primeiro dia de provas 

O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva é formada por 45 questões de múltipla escolha. 

Neste domingo, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões, além da redação. Serão cobrado conteúdos das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. 

Já na redação, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. A prova de redação vale de 0 a 1000 pontos.

Locais de prova e horários 

A informação sobre o local de prova do Enem 2025 está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

Os portões abrem às 12h e fecham, obrigatoriamente, às 13h (horário de Brasília). As provas têm início às 13h30 e terminam às 19h.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os candidatos que desejarem levar pra casa o caderno de provas, só poderão deixar as salas de aplicação a partir das 18h30.  

A tolerância é zero para atrasos. O edital do Enem 2025 é taxativo ao proibir a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões.  

O que levar 

É obrigatória a apresentação de documento original oficial de identificação com foto para a realização das provas.

É exigida caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para fazer a prova. 

A apresentação do cartão de confirmação não é obrigatória, mas o Inep recomenda levá-lo para facilitar a localização. 

Sobre o Enem

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. A partir da nota obtida, os estudantes podem se inscrever para vagas em universidades públicas ou bolsas de estudo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).    

Bragantino vence São Paulo na Vila e complica o Tricolor

O Red Bull Bragantino somou mais três pontos no Brasileirão 2025 ao conquistar sua segunda vitória seguida.

São Paulo x Red Bull Bragantino - Campeonato Brasileiro 2025
Ari Ferreira|Red Bull Bragantino

Na noite deste sábado (08), o Massa Bruta visitou o São Paulo e venceu por 1 a 0 em confronto válido pela 33ª rodada da competição nacional. Jhon Jhon, de pênalti, marcou o gol da partida, disputada na Vila Belmiro, em Santos.

Com o resultado, o time comandado pelo técnico Vagner Mancini chegou aos 42 pontos conquistados e assumiu, provisoriamente, a 11ª posição.

O Braga volta a campo no próximo domingo (16), às 19h, quando recebe o Atlético Mineiro, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, em duelo antecipado da 37ª rodada.

Veja melhores momentos:

TNT Sports

O JOGO

A primeira finalização saiu aos 10 minutos. Lucas Barbosa recebeu pela direita e fez a parede para a chegada de Agustin Sant’Anna. O lateral uruguaio avançou em velocidade pelo meio e arriscou o chute de perna esquerda da intermediária. A bola passou próxima à trave esquerda do goleiro e foi para fora.

Após boa troca de passes entre Lucas Barbosa e Jhon Jhon pela direita aos 14 minutos, Gustavo Neves recebeu dentro da área e chegou batendo. A defesa adversária travou e evitou o gol.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aos 18 minutos, Jhon Jhon fez bela jogada pela esquerda, invadiu a área e encontrou Gustavo Neves na faixa central da intermediária. O camisa 22 dominou e tentou o chute. A bola até foi na direção do gol, mas saiu sem muita força e o goleiro Rafael fez a defesa.

Cleiton fez uma defesaça aos 27 minutos. Bobadilla dominou na intermediária e arriscou o chute. A bola desviou no meio do caminho e foi no contrapé do goleiro do Braga. O camisa 1 conseguiu se esticar todo para espalmar e mandar para fora.

Na segunda etapa, aos 4 minutos, Pitta recebeu dentro da área, fez o pivô e escorou para Fabinho. O camisa 5 disputou com a marcação e conseguiu finalizar, mas a bola subiu demais e foi para fora.

O Massa Bruta marcou o gol da vitória aos 29 minutos. Jhon Jhon levantou a bola na área e Lucas Barbosa foi derrubado. A arbitragem assinalou o pênalti. Jhon Jhon foi para a cobrança, bateu do lado esquerdo do goleiro e balançou as redes.

O gol do camisa 10 foi suficiente para garantir mais três pontos na disputa do Brasileirão 2025.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 0x1 Red Bull Bragantino
Local:
 Vila Belmiro, em Santos;
Árbitro:
 Bruno Arleu de Araújo (RJ);
Assistentes: 
Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ);
Quarto árbitro:
 Gabriel Henrique Meira Bispo (SP);
VAR: 
Márcio Henrique de Gois (SP);
Cartões amarelos: 
Pedro Henrique, Vanderlan (Red Bull Bragantino) e Enzo (São Paulo);
Gols: 
Jhon Jhon, aos 29′ do 2ºT (Red Bull Bragantino).

Red Bull Bragantino: Cleiton; Agustin Sant’Anna (Andrés Hurtado), Pedro Henrique ©, Alix Vinicius, Vanderlan, Gabriel, Fabinho, Gustavo Neves (Gustavo Marques), Jhon Jhon (Bruno Praxedes), Lucas Barbosa (Guilherme Lopes) e Pitta (Thiago Borbas). Técnico: Vagner Mancini.

São Paulo: Rafael; Alan Franco (Rigoni), Arboleda, Sabino, Maik (Mailton), Luiz Gustavo (Alisson), Bobadilla, Lucas (Tapia), Enzo Díaz, Ferreirinha e Luciano. Técnico: Hernán Crespo.