Morre viúva de Marighella aos 100 anos

A ativista brasileira Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, morreu nesta segunda-feira (3), aos 100 anos, de causas naturais. Ela estava hospitalizada havia alguns dias e foi intubada, segundo comunicado da Associação Mulheres Pela Paz, da qual era fundadora e presidenta.

Ativista Clara Charf, viúva de Marighella, morre aos 100 anos
MDHC|Divulgação

Para a organização, Clara “deixa um legado de lutas pelos direitos humanos e equidade de gênero”. E continua:

“Clara foi grande. Foi do tamanho dos seus 100 anos. Difícil dizer que ela apagou. Porque uma vida com tamanha luminosidade fica gravada em todas e todos que tiveram o enorme privilégio de aprender com ela. Vá em paz, querida guerreira.”

Clara foi uma mulher à frente de seu tempo e teve de se reinventar e vencer enormes obstáculos ao longo de sua vida, principalmente aqueles ligados a seu companheiro, que foi perseguido e morto pela ditadura militar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na década de 1940, Clara se tornou comissária de bordo, mas desde muito cedo – aos 16 anos – participava ativamente da vida política do país. Entrou para o Partido Comunista Brasileiro e, em 1947, se casou com Marighella. Assim como ele, ela também foi perseguida e presa pelo governo ditatorial.

Após a morte de seu marido, Clara foi para o exílio, inicialmente em Cuba. Devido à perseguição, ela viveu dez anos fora do país, retornando em 1979, durante a anistia. No retorno ao Brasil, Clara atuou fortemente na luta pelos direitos das mulheres, pela liberdade e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Carlos Mariguella e a esposa Clara Charf
Carlos Mariguella e Clara Charf – Editora UNESP|Divulgação

Em 2005, Clara Charf passou a coordenar no Brasil o movimento Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, que nasceu na Suíça. A ideia foi promover a indicação coletiva de mil mulheres para o Prêmio Nobel da Paz de 2005. No Brasil, seria preciso escolher 52 mulheres ativistas.

Clara era a mais velha de três irmãos, nasceu em Maceió (Alagoas), depois que os pais, judeus russos, fugiram da Europa. O pai, Gdal, trabalhou como mascate. Mesmo assim, Clara conseguiu aprender inglês e piano. A família mudou-se para Recife onde a comunidade judaica já havia se estabelecido. Na capital pernambucana, a matriarca Ester morreu de tuberculose com apenas 40 anos de idade. 

Diante das dificuldades da família, a filha mais velha foi para o Rio de Janeiro com 20 anos de idade. Filiou-se ao Partido Comunista em 1946, onde, conheceu Marighella. Clara foi vender jornal em um bonde, mas seu pai não viu com bons olhos essa atividade, nem depois o namoro com o comunista não-judeu. Graças ao conhecimento do idioma inglês, conseguiu uma vaga para ser comissária de bordo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A união do casal fez com que ambos lutassem juntos em ideais de transformação do Brasil durante a ditadura.

Após o exílio, ela foi candidata a deputada estadual, em 1982, pelo Partido dos Trabalhadores. Teve 20 mil votos, mas não se elegeu, o que não a impediu de continuar sua luta por um Brasil mais igualitário e justo.

Clara Charf deixa um imenso legado com projetos de conscientização pelos direitos das mulheres, batalha que travou ao longo de sua vida.

Veja programa Provocações (2011):

TV Cultura

Morre investigado que planejou a morte de promotor de Sergipe

Uma operação conjunta entre a Delegacia de Itaporanga d’Ajuda e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) resultou na localização de um homem investigado por planejar a morte de um promotor de justiça que atua no município. A ação policial ocorreu na manhã desta segunda-feira (3).

Viaturas da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) de Sergipe
Reprodução

De acordo com o delegado Welinton Almeida, a investigação identificou um possível plano de atentado contra um membro do Ministério Público local. “A motivação para o possível crime teria sido o fato de o investigado ter sido condenado em algumas ações e acreditar que o promotor teria contribuído para as condenações”, detalhou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda conforme o delegado, a apuração policial apontou que o investigado já teria adquirido uma arma de fogo para executar o crime. “Diante de todos os elementos colhidos na investigação, foi expedida ordem judicial de busca e apreensão para o endereço do investigado, situado na região central da cidade”, acrescentou Welinton Almeida.

No cumprimento do mandado, o suspeito reagiu à abordagem policial e foi atingido após efetuar disparos contra os agentes. Ele chegou a ser socorrido para o hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso. Denúncias e informações podem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181), com garantia de sigilo absoluto.


O título desta matéria foi alterado para garantir maior fidelidade e precisão em relação ao conteúdo apresentado.


Polícia Civil de Sergipe

Morre Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, aos 73 anos

Lô Borges, Salomão Borges Filho, um dos maiores nomes da MPB e integrante do famoso Clube da Esquina, morreu na noite deste domingo (2), às 20h50, aos 73 anos.

Cantor Lô Borges, segurando violão
Barbara Dutra|Divulgação

A causa foi falência múltipla de órgãos, segundo boletim divulgado pelo Hospital Unimed, em Belo Horizonte, onde ele estava internado desde o dia 17 de outubro devido a uma intoxicação medicamentosa.

Lô Borges foi um dos fundadores, ao lado do cantor e compositor Milton Nascimento, do movimento Clube da Esquina, que revolucionou a música nacional a partir dos anos 1970 e 1980.

O movimento, batizado em referência a um disco homônimo de 1972, fundia influências do rock, do jazz e da música psicodélica com a tradição da MPB e das mineiras, criando uma sonoridade atemporal e complexa.

Algumas canções de autoria de Lô Borges são O Trem Azul, Um girassol da cor do seu cabelo, Tudo Que Você Podia Ser e Nada Será Como Antes, em parceria com Milton Nascimento.

Ele teve músicas gravadas por Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, 14 Bis, Skank, Nando Reis, entre outros.

UOL

Falece pai de delegado de Sergipe

O secretário da Segurança Pública, João Eloy, e o delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro, manifestam profundo pesar pelo falecimento do senhor Mário Dias Leony, 92, pai do delegado Mário Leony

Falecimento do pai do delegado Mário Leony
Reprodução

 O senhor Mário Dias Leony faleceu na manhã desta segunda-feira (3). O velório será realizado às 13h, no Cemitério Campo Santo. Em seguida, ocorre a cremação, às 16h.

A SSP e a Polícia Civil se solidarizam com os familiares e amigos neste momento de dor, expressando sinceras condolências pela perda.


SSP-SE

Marcos Aurélio: Cavalcante ataca ‘saruê’ e acirra disputa na Alese

Na coluna desta segunda-feira (3), Marcos Aurélio traz a repercussão do ataque do líder do governo Mitidieri, Cristiano Cavalcante, a um adversário político apelidado de “saruê”. A pauta também aborda a recusa de Ricardo Marques em assumir o Cidadania e o impasse no comando da Codevasf em Sergipe. Acompanhe!

Ataque do líder do governo Mitidieri, Cristiano Cavalcante, a um adversário político apelidado de "saruê"
Reprodução

Saruê x Cristiano Cavalcante

Uma fala do líder do governo Mitidieri, num evento público, está repercutindo muito nas rodas políticas e nas redes sociais. Sem revelar o nome, ele disparou:

“Tem um saruê de uma cidade aqui vizinha, Brejo Grande, que quer ser candidato a deputado (estadual). Esse rapaz aí, que quer vim pra cá, pra comprar a consciência do povo de Ilha das Flores, que tá lá acabando com Brejo grande, levando o dinheiro do povo pra gastar no estado de Sergipe, que nem candidato pode ser”.

A partir daí, começaram as especulações sobre a identidade do “saruê”. Até agora, a única liderança política de Brejo Grande que anunciou a disputa por uma vaga na Alese é o ex-prefeito Carlinhos. Seria ele o saruê?

Veja a fala do parlamentar:

Série de entrevistas com candidatas(os) a vaga do 5° constitucional da OAB Sergipe tem sequência nesta semana, no 103Notícias, com o advogado Fabiano Feitosa; Juvenal Rocha, América Nejaim, Matheus Chagas, Clarice Ribeiro, Samira Daud e Kledson Nascimento. O programa está em contato com as assessorias de todos os nomes da lista para ouvi-los e prestar um serviço, reconhecido pelo presidente Danniel Costa, por dar espaço democrático a categoria sergipana.

Ricardo Marques recusa presidência do Cidadania

O que era dado como certo, acabou não se creditando. O vice-prefeito de Aracaju, após uma conversa com o deputado estadual Georgeo Passos, desistiu de assumir o comando estadual do seu partido. Com isso, reforçam-se as especulações sobre sua saída do partido. Alguns apontam que ele se aliará ao prefeito de Itabaiana, Valmir, no Podemos (até o próprio Francisquinho já assumiu publicamente que está de chegada ao partido).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O fato concreto é que Marques precisará ter muito cuidado na escolha da sigla que disputará uma das oito vagas da Câmara federal, em 2026. Um passo errado e será um grande baque, já que ele, pelo que se apresentou nestes 10 primeiros meses da gestão de Emília, não estará mais na chapa, como vice, numa eventual disputa pela reeleição em 2028.

***

CODEVASF e a expectativa em torno do comando aqui em Sergipe. Afinal de contas, o petista Silvio Santos vai assumir a direção da empresa, o que vem sendo especulado desde a decisão do governo federal de exonerar os indicados pelos partidos do Centrão, o que atingiu diretamente Thomas Jefferson, nosso “Jeco”, do União Brasil.

Agora surgem notícias que a articulação em Brasília já está dialogando, novamente com o Centrão, o que pode reverter a saída dos seus aliados nos estados. O que sabemos é que já há muita gente cumprimentando o ex vice-prefeito de Aracaju, e é óbvio, aquele pedido de espaço na sua futura gestão. Melhor aguardarmos as medidas, oficiais.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Flamengo vence com gols de Bruno Henrique e golaço de Arrascaeta

O Flamengo venceu o Sport no Maracanã neste sábado (1), em jogo válido pela trigésima primeira rodada do Brasileirão Betano. A vitória veio através dos pés de Bruno Henrique e Arrascaeta, com ótima atuação de Samuel Lino e De la Cruz.

Jogadores do Flamengo comemoram vitória no Brasileirão 2025
Gilvan de Souza|CRF

O sistema defensivo bem postado afastou as pouquíssimas tentativas dos atacantes adversários e o resultado foi construído no segundo tempo. Evertton Araújo recebeu cartão vermelho direto em jogada que o árbitro o advertiu com amarelo inicialmente, mas mudou de ideia após o acionamento do VAR. 

Com essa vitória, o Flamengo segue na disputa pela liderança com 64 pontos.

Veja melhores momentos:

Flamengo TV

Flamengo

Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Pereira (João Victor) e Ayrton Lucas; Saul, De la Cruz (Evertton Araujo) e Carrascal (Luiz Araújo); Samuel Lino, Plata (Arrascaeta) e Bruno Henrique (Juninho).

Técnico: Filipe Luís.

Sport

Gabriel; Aderlan, Ramon e Igor Cariús; Christian Rivera, Lucas Kal, Sérgio Oliveira e Lucas Lima (Chrystian Barletta); Léo Pereira, Romarinho (Pedro Augusto) e Derik Lacerda (Pablo).

Técnico: César Lucena.

Agenda da semana

O Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira (5) para enfrentar o São Paulo, às 21h30, na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Brasileirão.

Ficha técnica

Flamengo 3×0 Sport – Campeonato Brasileiro | 31ª Rodada

Local: Maracanã, RJ

Data e hora: 01/11/2025 às 21h

Arbitragem:  Fernando Antonio Mendes Filho (PA), Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)

Cartões amarelos: Rossi (FLA), Gabriel (SPT), Ayrton Lucas (FLA) e Bruno Henrique (FLA)

Cartão vermelho: Evertton Araujo (FLA) 

Gols: Bruno Henrique (5’ e 14’ 2ºT) e Arrascaeta (21’2ºT).

Secretário lamenta morte de pai de servidor

Nota de Pesar
Nota de Pesar

O secretário da Segurança Pública, João Eloy, e o delegado-geral da Polícia Civil, Tiago Leandro, manifestam profundo pesar pelo falecimento do senhor Genivaldo Oliveira Carvalho, pai do oficial investigador Luiz Antônio de Carvalho.

O senhor Genivaldo, de 77 anos, faleceu na manhã deste sábado (1º), no Hospital Santa Tereza, em Ribeira do Pombal (BA), onde estava internado há três dias.

O velório e o sepultamento ocorrerão no município de Cícero Dantas (BA).

A Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil se solidarizam com os familiares e amigos neste momento de dor, expressando sinceras condolências pela perda.


Por SSP-SE

Energia cara este mês de novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa, nesta sexta-feira (31/10), que a bandeira tarifária para o mês de novembro será vermelha patamar 1. Com essa sinalização, fica mantido o custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, como ocorreu em outubro.  

Bandeiras tarifárias de energia
ANEEL/Reprodução

O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além disso, a geração solar é intermitente e não fornece energia de forma contínua, especialmente no período noturno e nos horários de maior consumo. Por isso, o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para atender à demanda.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração.

A ANEEL reforça a importância da vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica, que evita desperdícios e contribui com a sustentabilidade do setor elétrico.

Aneel

EDITAL: Concurso para professor de Sergipe

Imagem do Diário Oficial do Estado de Sergipe
Reprodução

Foi publicado nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial de Sergipe, o edital do concurso para o magistério estadual.

São 300 vagas imediatas, mais cadastro reserva, com salários que podem ultrapassar R$ 5,1 mil. O certame, organizado pela Cebraspe, traz inovações como prova prática de didática e cotas para indígenas e quilombolas.

Acesse o Diário Oficial do Estado na íntegra (PDF).

NE Notícias elaborou matéria completa sobre o concurso com todos os detalhes; leia aqui.

Valmir confirma saída do PL; veja entrevista

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, confirmou nesta sexta-feira (31) que vai deixar o Partido Liberal (PL) e migrar para o Podemos. O anúncio foi feito durante entrevista a uma emissora de rádio [vídeo mais abaixo], encerrando as especulações que circulavam há semanas nos bastidores da política sergipana.

Prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho
Assessoria / Arquivo

De acordo com Valmir, a mudança já está em curso e, nos próximos dias, ele deve enviar à direção nacional do Podemos a lista com o nome do novo presidente estadual do partido e dos demais membros que irão compor a executiva em Sergipe.

A decisão não é isolada: vários aliados ligados ao agrupamento político de Valmir também devem seguir para o Podemos, entre eles o deputado federal Ícaro de Valmir, o prefeito de Areia Branca, Talyson de Valmir, e o deputado estadual Marcos Oliveira, além de outros prefeitos, vereadores e lideranças regionais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A movimentação acontece após o controle do PL em Sergipe ter sido assumido pelo deputado federal Rodrigo Valadares, que nomeou sua esposa e vereadora por Aracaju, Moana Valadares, para a presidência da sigla na capital. A decisão gerou insatisfação interna e abriu caminho para uma debandada de filiados históricos, principalmente os ligados ao grupo de Itabaiana.

Veja entrevista:

Itabaiana FM

Itnet