STF suspende loterias e apostas criadas por municípios

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (3) a suspensão de todas as leis e decretos municipais que criam, autorizam ou regulam loterias e apostas esportivas em âmbito local. Também ordenou a paralisação imediata das atividades já em funcionamento e dos procedimentos de credenciamento relacionados a esses serviços. 

Casa de aposta licenciada pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj)
Loterj|Divulgação

A liminar foi concedida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1212, apresentada pelo partido Solidariedade. Na ação, a legenda alega que há uma proliferação de loterias municipais e que iniciativas desse tipo violam a competência privativa da União para legislar sobre consórcios e sorteios

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ADPF cita inúmeras leis e decretos municipais editados em diferentes regiões do país. De acordo com o partido, muitos desses atos têm permitido a exploração da modalidade de apostas de cota fixa (bets) e a cessão dessa atividade a empresas não autorizadas pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda. 

Sistemática difusa e pulverizada 

Segundo o ministro, a Lei federal 13.756/2018, que disciplina as bets, optou por concentrar a estrutura fiscalizatória na União, em razão do interesse nacional na modalidade. Além disso, a norma autorizou a exploração das loterias pelos estados e pelo Distrito Federal, nos limites da legislação federal, sem incluir os municípios

Ele considerou ainda que a competência dos municípios para legislar sobre matérias de interesse local não alcança as atividades lotéricas, que não se relacionam diretamente com necessidades imediatas de seus cidadãos ou do próprio ente local. 

Em seu entendimento, essa sistemática difusa e pulverizada promove “um esvaziamento drástico” da fiscalização conduzida pelo Executivo federal e dificulta a uniformização de parâmetros, regras publicitárias e mecanismos de defesa dos direitos do consumidor e da saúde do usuário. 

A decisão estabelece multa diária de R$ 500 mil a municípios e empresas que continuarem a prestar o serviço e de R$ 50 mil aos prefeitos e presidentes das empresas credenciadas que mantiverem a exploração das atividades lotéricas

O relator solicitou à Presidência do STF a convocação de sessão extraordinária do Plenário Virtual para referendo da liminar. 

➥ Leia a íntegra da decisão.


O título desta matéria foi alterado para garantir maior fidelidade e precisão em relação ao conteúdo apresentado.

CONFIRA anos, clubes e títulos do Brasileirão

Os campeões brasileiros do século 21

4 títulos

Corinthians: 2005, 2011, 2015 e 2017

Palmeiras: 2016, 2018, 2022 e 2023

Flamengo: 2009, 2019, 2020 e 2024

3 títulos

São Paulo: 2006, 2007 e 2008

Cruzeiro: 2003, 2013 e 2014

2 títulos

Santos: 2002 e 2004

Fluminense: 2010 e 2012

1 título

Athletico-PR: 2001

Atlético-MG: 2021

Botafogo: 2024

Apreensão de 11 ônibus em SE; recuperação de mais de R$ 288 mil

Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lotados no Posto Fiscal de Cristinápolis realizaram a apreensão de onze ônibus novos com documentação fiscal incorreta.

Apreensão de 11 ônibus em SE; recuperação de mais de R$ 288 mil
Sefaz

Os veículos tinham origem no Espírito Santo e, ao analisar as notas fiscais, os profissionais identificaram que não foi realizado o recolhimento do Diferencial de Alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A ação resultou na recuperação de mais de R$ 288 mil para os cofres públicos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante o processo de fiscalização, os auditores detectaram que os ônibus haviam sido comercializados para um não contribuinte do ICMS, ou seja, uma pessoa física ou jurídica que não realiza atividade comercial ou de prestação de serviços de transporte. Nesses casos, a responsabilidade pelo recolhimento do valor referente ao Diferencial de Alíquota é do vendedor da mercadoria.

Após o pagamento do imposto, os ônibus foram liberados.

O Difal é um tributo obrigatório que deve ser pago por todas empresas que realizam a comercialização de produtos ou serviços entre diferentes estados. Ele representa a diferença entre a alíquota interna do estado destinatário e a alíquota interestadual da operação.

O objetivo da cobrança é garantir a distribuição mais justa dos recursos arrecadados, permitindo equilibrar o recolhimento do ICMS entre os estados brasileiros, conforme estabelece a Emenda Constitucional n.º 87/2015.

É importante salientar que o transporte de mercadorias sem documentação fiscal ou acompanhadas de documentação fiscal incorretas configura crime contra a ordem tributária nos termos da Lei 8.137/90.

Mais uma vez, Flamengo!

Com um gol do atacante Samuel Lino, o Flamengo derrotou o Ceará por 1 a 0 para garantir o título do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira (3) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A conquista coroa uma temporada histórica, na qual a equipe também garantiu os títulos da Supercopa do Brasil, do Campeonato Carioca e da Copa Libertadores da América.ebcebc

Flamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro
Adriano Fontes|CRF

Este é o nono título do Rubro-Negro na história da competição, com as conquistas nos anos de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025.

Com os três pontos conquistados nesta quarta, o Flamengo chegou ao total de 78 pontos, e não pode ser ultrapassado pelo Palmeiras, que também nesta quarta superou o Atlético-MG por 3 a 0 em Belo Horizonte para chegar aos 73 pontos.

O jogo

Mesmo apoiado por mais de 73 mil torcedores, o time comandado pelo técnico Filipe Luís não encontrou facilidades diante de um Ceará que jogava com linhas baixas para negar espaços para o ataque do time da Gávea.

Com isso, o Flamengo trocava passes de um lado para o outro e conseguia finalizar apenas de fora da área. Já o Vozão só chegava com perigo esporadicamente, em bolas lançadas da defesa para o isolado centroavante Pedro Raul.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Enquanto isso, em Belo Horizonte, o Palmeiras não precisou de muito tempo para abrir o placar diante do Atlético-MG. Aos oito minutos do primeiro tempo a defesa do Galo vacilou e a bola sobrou no pé de Vitor Roque, que bateu para defesa parcial de Everson. O argentino Flaco López aproveitou o rebote e bateu para o fundo do gol.

O Verdão continuou melhor e ampliou antes do intervalo. O zagueiro Gustavo Gómez acertou lançamento longo para Allan. O lateral Guilherme Arana tentou afastar, mas a bola sobrou para o atacante palmeirense, que bateu colocado para ampliar a vantagem do time comandado pelo português Abel Ferreira aos 19 minutos.

Reprodução

A combinação deste resultado com o empate no Rio de Janeiro impedia, naquele momento, a definição do título.

Porém, no estádio do Maracanã o Flamengo passou a forçar as jogadas pela pontas. E foi desta forma que conseguiu abrir o placar aos 36 minutos. O colombiano Carrascal tocou em profundidade na área para Samuel Lino, que bateu por baixo das pernas do goleiro Bruno Ferreira.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após o intervalo, o Flamengo, que baixou a rotação ao claramente sentir o desgaste causado pelas celebrações após a conquista do título da Copa Libertadores no último sábado (29), mostrou muita maturidade para administrar a vantagem diante de um Ceará que melhorou um pouco após o técnico Léo Condé colocar em campo jogadores mais criativos.

Já em Belo Horizonte o Palmeiras, que disputou todo o segundo tempo com um homem a menos após a expulsão do lateral Piquerez nos últimos momentos da etapa inicial, chegou a marcar o terceiro com o jovem atacante Luighi.

Porém, de nada valeu a vitória do time de Abel Ferreira, pois no Maracanã o Flamengo segurou a vitória até o apito final e soltou o grito de campeão brasileiro.

TNT Sports

Outros resultados:

Fortaleza 2 x 1 Corinthians
Juventude 0 x 3 Santos
São Paulo 3 x 0 Internacional
Bahia 2 x 0 Sport

TRF-5 mantém condenação de Sukita e multa por lavagem de dinheiro

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) manteve a condenação do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, por lavagem de dinheiro, mas reduziu a pena original.

Manoel Sukita, ex-prefeito de Capela
Arquivo pessoal

O crime, segundo a Justiça, ocorreu entre 2007 e 2012 e envolveu a movimentação irregular de mais de R$ 12,8 milhões oriundos de verbas federais.

A decisão fixou a nova pena de Sukita em 9 anos, 4 meses e 15 dias de reclusão, a ser cumprida em regime fechado. Anteriormente, a sentença ultrapassava 10 anos. Além da prisão, o ex-gestor foi condenado ao pagamento de 235 dias-multa e fica impedido de exercer qualquer cargo ou função pública pelo período de 18 anos e 9 meses.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A investigação apontou que os recursos desviados tinham origens diversas, incluindo o Fundo Nacional de Saúde, programas educacionais e até verbas assistenciais como o Bolsa Família. A lavagem do dinheiro, segundo o processo, era realizada por meio de saques e depósitos fracionados em empresas de familiares.

Outros Condenados

A sentença também atingiu pessoas próximas ao ex-prefeito. Clara Miranir, irmã de Sukita, recebeu pena de 7 anos, 11 meses e 162 dias-multa em regime semiaberto. Já o ex-secretário de finanças do município, José Edivaldo dos Santos, foi condenado a 7 anos e 11 meses, também no semiaberto.

A ex-esposa do político, Silvany Yanina Mamlak, teve uma condenação parcial. Ela foi absolvida de algumas acusações e teve a pena fixada em 4 anos e 9 meses no regime semiaberto, sem o acréscimo de continuidade delitiva.

Defesas

Em nota, a defesa de Silvany destacou que a absolvição da maioria das acusações confirma sua aptidão para exercer cargos públicos e que contestará o único ponto remanescente nas instâncias superiores. Até o momento, o ex-prefeito Sukita e os demais citados não se manifestaram a respeito da condenação.

Todos os acusados ainda possuem o direito de recorrer da decisão.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


NE Notícias, da redação

Anvisa proíbe suplementos alimentares

Uma ação fiscal da Anvisa, publicada nesta terça-feira (2/11), ordenou a apreensão e a proibição dos suplementos Prosatril e Erenobis. Com isso, os produtos, fabricados pela empresa Ms Comércio de Produtos Naturais Ltda., não podem mais ser comercializados, distribuídos, fabricados, importados, divulgados e consumidos. 

Foto de cápsulas de suplementos alimentares
Anna Shvets|Pexels

Os suplementos estão sendo vendidos e anunciados sem possuir registro, notificação ou cadastro na Anvisa. Além disso, o Erenobis possui a planta Pereskia aculeata (ora-pro-nóbis) como ingrediente, o que não é permitido. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Histórico 

Em abril deste ano, a Anvisa decidiu proibir a utilização da planta ora-pro-nóbis em suplementos alimentares, com base na falta de evidências que comprovem a sua eficácia e segurança.  

Suplemento Óliver Turbo 

Outro produto atingido pela medida é o Óliver Turbo, suplemento da empresa Instituto Oliver Cursos Preparatórios Ltda., que deve ser apreendido. A ação fiscal proibiu ainda a sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e o seu consumo. 

O produto também não é registrado e não foi notificado na Anvisa. 

Confira a Resolução no Diário Oficial da União

Fábio Mitidieri anuncia novos secretários

Ilustração descreve uma pessoa saindo por uma porta onde está escrito 'governo' e entrando por outra onde está escrito 'eleições'
Arte: NE Notícias com ilustração de RosZie | Pixabay

O governador Fábio Mitidieri convidou a imprensa para participar nesta sexta-feira, 5, no Palácio dos Despachos, do anúncio de novos secretários de Estado e diretores de órgãos da administração pública estadual.

Os atuais titulares das pastas da Educação, Zezinho Sobral; da Casa Civil, Jorginho Araujo; da Saúde, Cláudio Mitidieri; da Articulação com Municípios, Venâncio Fonseca; da Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília, Nitinho Vitale; de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia; e Turismo, Marcos Franco; e da Fundação Renascer, Capitão Samuel; se afastarão de suas atividades administrativas para se dedicarem ao pleito eleitoral que concorrerão em 2026.

Os novos nomes serão anunciados por Mitidieri de uma só vez.

Presidente de Assembleia preso pela PF

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso preventivamente, na manhã desta quarta-feira (3), durante a Operação Unha e Carne, deflagrada pela Polícia Federal para investigar o vazamento de informações sigilosas sobre a Operação Zargun.

Presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar é preso pela PF
Thiago Lontra|Alerj

Agentes policiais estiveram na Alerj no início da manhã e cumpriram mandados de busca na sala da presidência. A ação ocorreu enquanto Bacellar prestava depoimento na sede da Polícia Federal, no Rio.

Minutos após o depoimento, o parlamentar foi detido preventivamente. Ele é suspeito de envolvimento no repasse de informações que teriam antecipado detalhes da operação que mirava o deputado estadual TH Joias.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A comunicação interceptada mostra que, na noite antes de ser preso, TH Joias ativou um novo número de celular, e imediatamente depois, procurou Bacellar, a quem chamou de “01”. Ainda de acordo com a PF, Bacellar orientou TH Jóias a remover objetos de sua residência, para ocultar provas. Os dois também se falaram, por esse número, na manhã da operação, antes de TH ser detido.

No pedido de prisão de Bacellar, feito ao Supremo Tribunal Federal, a PF alegou que há “indícios contundentes de que as operações policiais foram frustradas pelo vazamento prévio de informações sigilosas” por parte do presidente da Alerj.

Thiego Silva é acusado de usar seu mandato para favorecer lideranças do Comanda Vermelho, e também de intermediar a compra e venda de armas e drogas.

“Tais elementos reforçam a periculosidade da organização criminosa investigada, sua profunda infiltração no poder público fluminense e a absoluta necessidade de aprofundamento das investigações para a interrupção das atividades delitivas e para a escorreita elucidação dos fatos”, ressaltaram em nota os agentes responsáveis pela investigação.

Além de deferir a prisão de Bacellar, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento dele do cargo.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa do deputado Rodrigo Bacellar.

GloboNews

Por Tâmara Freire e Anna Karina de Carvalho, Agência Brasil

Isenção de IPVA para veículos de 20 anos ou mais

A Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que isenta do pagamento de IPVA os veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. O texto, do Senado, foi aprovado em dois turnos nesta terça-feira (2) e segue para promulgação.

Movimentação do trânsito em Aracaju
Arthuro Paganini⎥ASN

No primeiro turno, foram 412 votos a favor e 4 contrários. No segundo turno, foram 397 votos a favor e 3 contra.

A PEC 72/23 prevê a isenção para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos. Na prática, a mudança proíbe a cobrança do imposto nesses casos, concedendo a chamada imunidade tributária. A medida não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o relator na comissão especial que analisou a proposta, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a PEC harmoniza a legislação nacional com a prática de estados que já não cobram IPVA de veículos antigos.

“A proposta uniformiza a isenção do IPVA para carros antigos, que já é adotada por vários estados, evitando diferenças na cobrança do imposto”, disse.

A medida deve impactar principalmente estados que ainda não oferecem o benefício, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Reforma tributária

As imunidades tributárias do IPVA não existiam na Constituição Federal antes da aprovação da última reforma tributária (Emenda Constitucional 132, de 2023).

Com a reforma, a cobrança do IPVA foi ampliada para alcançar veículos aéreos e aquáticos, mas alguns deles ganharam imunidade tributária.

Atualmente, a Constituição Federal isenta de IPVA:

  • aeronaves agrícolas e de operadores certificados para serviços aéreos a terceiros;
  • embarcações de empresas autorizadas para transporte aquaviário;
  • pessoas ou empresas que praticam pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência;
  • plataformas móveis em águas territoriais e zonas econômicas exclusivas com fins econômicos (petróleo e gás); e
  • tratores e máquinas agrícolas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Debate em Plenário

Durante o debate em Plenário, o relator da proposta, deputado Euclydes Pettersen, defendeu federalizar a isenção do IPVA.

“Estamos retirando esse tributo para as pessoas que já pagaram outro carro através do imposto”, disse ele, ao citar o cálculo do pagamento do IPVA ao longo de duas décadas.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) lembrou que muitos estados já garantem a isenção. “O Maranhão mesmo beneficia vários automóveis utilizados por pequenos produtores rurais, como as camionetes D20 e C10”, afirmou.

Para o deputado Domingos Sávio (PL-MG), o projeto beneficia cidadãos mais humildes e sem condições de comprar carros novos. “Se não pagar o IPVA, sobra dinheiro para manter o carro em todas as condições de funcionar bem”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de propostas de emenda à Constituição

Gaeco cumpre mandados em Aracaju contra PMs por tortura

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Sergipe cumpriu, nesta terça-feira, 2, mandados de busca e apreensão em apoio ao MP da Bahia e a Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA) durante a ‘Operação Invisíveis’.

Gaeco do MPSE cumpre mandados judiciais contra investigados por tortura e execução no interior baiano
Operação Invisíveis|Divulgação

Os alvos foram seis policiais militares envolvidos na tortura e morte de Edmilson Cruz do Carmo, ocorrida em 17 de fevereiro de 2024 no município de Monte Santo, sertão baiano.

A operação cumpriu decisões judiciais da Vara Criminal de Monte Santo e resultou na prisão temporária de dois policiais e no afastamento das funções de outros quatro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Aracaju, nos municípios baianos de Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Monte Santo; e no município de Trindade, em Pernambuco.

Armas, celulares, simulacro de armas e outro objetos foram apreendidos e passarão por perícia.

A operação foi deflagrada de forma integrada pelo MP da Bahia, por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), pela Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar, ambos da SSP/BA, com a participação dos Gaecos do Ministério Público do Estado de Sergipe e de Pernambuco.

Gaeco do MPSE cumpre mandados judiciais contra investigados por tortura e execução no interior baiano
Operação Invisíveis|Divulgação

Em Sergipe, a Polícia Militar, através do Batalhão de Radiopatrulha, e o Gabinete de Segurança Institucional do MPSE (GSI) deram apoio à operação.

Com informações do MPBA