Cope recupera em Itabaiana parte de carga roubada na Bahia

Equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) localizaram, no município de Itabaiana, parte de uma carga de margarina industrial que havia sido roubada no início de novembro no município de Serrinha, na Bahia.

Cope recupera em Itabaiana parte de carga roubada na Bahia
Divulgação

A ação faz parte da Operação Renorcrim (Rede Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas) e ocorreu a partir da cooperação entre as Polícias Civis da Bahia e de Sergipe.

Segundo as investigações policiais, o motorista da carreta foi abordado por homens armados em um posto de combustíveis em Serrinha. Ele foi mantido refém durante toda a noite e liberado pelos suspeitos apenas na manhã seguinte.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A partir da troca de informações entre as forças de segurança, parte da carga foi encontrada armazenada em uma panificadora da cidade de Itabaiana.

A mercadoria foi apreendida e segue em trâmite para devolução à empresa proprietária. A Polícia Civil reforça que a população pode colaborar com informações sobre delitos e suspeitos por meio do Disque-Denúncia (181), garantindo total sigilo.

Gustinho perde comando do Republicanos e Emília deve assumir

A política sergipana acaba de sofrer uma reviravolta significativa. O deputado federal Gustinho Ribeiro foi oficialmente comunicado pelo Republicanos de que não continuará à frente da sigla em Sergipe.

Deputado Gustinho Ribeiro
Assessoria Parlamentar

A decisão, que muda o xadrez político local, deve levar a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), à presidência do partido.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A troca de comando não foi uma escolha local, mas uma articulação de bastidor nacional. O presidente da legenda, deputado federal Marcos Pereira (SP), optou pela mudança após receber o que fontes classificaram como uma “proposta irrecusável” do grupo dos Amorins.

Com essa movimentação, o Republicanos muda também de lado: a sigla passará a fazer oposição ao governador Fábio Mitidieri (PSD).

Quanto ao futuro de Gustinho Ribeiro, o cenário permanece em aberto e dependerá diretamente das articulações com o chefe do Executivo estadual, de quem o parlamentar é comandado.


O título e conteúdo desta matéria foram atualizados para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.


NE Notícias, da redação

Médicos são acionados após Bolsonaro passar mal na PF

Médicos foram acionados após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) passar mal na Superintendência da PF, em Brasília, onde está preso para cumprir pena de prisão pela trama golpista.

Ele teve crises de soluços e refluxos.

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Valter Campanato|Agência Brasil

Seu principal médico conversou com Bolsonaro por telefone e fez ajustes em seus medicamentos.

Hoje, ele vai reavaliar se vai pessoalmente atender o ex-presidente.

PL suspende salário

O PL suspendeu o salário das atividades partidárias de Bolsonaro.

Em nota, o PL argumentou que a medida ocorreu “infelizmente” em decorrência de lei (9096/95) e também em razão da suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro, que é presidente de honra do partido.

A suspensão das atividades partidárias e da remuneração irá perdurar, segundo a nota, enquanto houver os efeitos da condenação pela Ação Penal 2668.


NE Notícias, com informações da Agência Brasil

Fluminense goleia São Paulo confirma Libertadores

O Fluminense goleou o São Paulo por 6 a 0, na noite desta quinta-feira (27) no estádio do Maracanã, e garantiu a classificação para a próxima edição da Copa Libertadores da América, ainda na fase prévia. O triunfo foi válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.ebcebc

Graças à grande vitória jogando em casa, o Fluminense assumiu a 5ª posição da classificação com 58 pontos. Já o São Paulo permaneceu com 48 pontos após o revés, ocupando a 8ª posição.

O jogo

O Tricolor das Laranjeiras não tomou conhecimento do São Paulo na noite desta quinta no Maracanã. E, logo aos 8 minutos o primeiro tempo, abriu o placar graças a gol em cobrança de pênalti do uruguaio Canobbio. Sete minutos depois o Flu ampliou com o volante Martinelli, que aproveitou sobra de bola para bater para o gol vazio.

A equipe comandada pelo técnico argentino Luis Zubeldía continuou melhor no confronto, e chegou ao terceiro ainda na etapa inicial, aos 23 minutos, quando Serna puxou contra-ataque e tocou para Nonato, que ganhou da marcação de Ferraresi antes de bater colocado para superar o goleiro Young.

Após o intervalo o Fluminense não tirou o pé do acelerador e continuou mandando no confronto. E o quarto saiu aos 24 minutos, com John Kennedy após receber passe de Serna. Seis minutos depois o time das Laranjeiras chegou ao quinto em nova jogada de contra-ataque que terminou em finalização de Canobbio.

O Flu deu números finais aos 41 minutos, quando Ganso lançou Soteldo na ponta esquerda e o venezuelano cruzou rasteiro para Serna, que apenas escorou para o fundo do gol.

Zanin autoriza julgar Bosco Costa

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento a ação penal na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a condenação de dois deputados federais e um suplente do PL pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa.

Deputado Bosco Costa
Arquivo

A liberação foi comunicada ao ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma da Corte, colegiado que será responsável pelo julgamento. Caberá ao ministro marcar a data do julgamento.

No processo, os deputados federais Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE) são acusados de cobrar propina para a liberação de emendas parlamentares.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município de São José de Ribamar (MA).

Outro lado

Durante a tramitação do processo, Josimar Maranhãozinho declarou ao Supremo que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.

Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”.

A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal do Maranhão. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Lula perdeu: Congresso derrubou vetos

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (27), 56 dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei (PL) que elimina ou flexibiliza regras para o licenciamento ambiental no Brasil. O texto foi apelidado pelos críticos de “PL da Devastação”.

Senador Davi Alcolumbre durante Sessão conjunta do Congresso Nacional - Deliberação de Vetos
Jonas Pereira|Agência Senado

Os parlamentares apreciaram ainda 28 destaques apresentados pelo PT e PSOL, como forma de tentar manter os vetos presidenciais. Na Câmara dos Deputados, os destaques foram rejeitados por 295 votos a 167. No Senado, ainda estão em votação.

O governo conseguiu, por outro lado, adiar a análise de sete dos vetos referentes ao Licenciamento Ambiental Especial (LAE), nova modalidade criada que previa o licenciamento de forma simplificada e com “fase única” para obras consideradas “estratégicas”. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao vetar o dispositivo da LAE, o Executivo editou a Medida Provisória (MP) 1308 de 2025, mantendo a previsão desse instrumento ambiental. Porém, em vez de licenciamento em fase única, a MP editada pelo governo prevê equipes exclusivas destinadas para dar celeridade aos licenciamentos de obras consideradas estratégicas, mantendo todas as fases hoje previstas para liberação de empreendimentos.

O relator da MP 1308 na Câmara é o deputado Zé Vitor (PL-MG). A medida precisa ser analisada até o dia 5 de dezembro para não perder a validade. A comissão que analisa a MP é presidida pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), importante liderança da bancada ruralista no Parlamento.  

Apoiado pelo agronegócio e setores empresariais, o PL do Licenciamento Ambiental vem sendo denunciado como grave retrocesso por organizações ambientalistas e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

Reprodução

Com a derrubada dos vetos, são retomados dispositivos como o que autoriza o autolicenciamento para obras de porte médio, chamado de Licença por Adesão e Compromisso (LAC). Essa modalidade requer apenas um compromisso dos empreendedores para liberação das obras, sem os estudos ambientais exigidos atualmente.

A derrubada dos vetos permite ainda transferir a definição dos parâmetros ambientais do licenciamento da União para estados e Distrito Federal (DF); retira atribuições de órgãos ambientais como Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e limita a consulta aos povos indígenas e comunidades quilombolas afetados pelos empreendimentos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Legislativo ainda derrubou o veto do governo que impediu retirar a Mata Atlântica do regime de proteção especial para supressão de floresta nativa. A derrubada do veto reduz as exigências para desmatar o bioma que mantém atualmente cerca de 24% da vegetação original.

O Observatório do Clima, que reúne 161 organizações sociais e ambientais, afirma que a derrubada desses vetos é o maior retrocesso ambiental da história do país, e logo após a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).  

“Manter os vetos de Lula é crucial para impedir o esvaziamento do licenciamento ambiental, o principal instrumento de prevenção de danos ambientais do país, criado há mais de quatro décadas pela Política Nacional do Meio Ambiente, de 1981”, disse o Observatório, em nota. 

Alcolumbre pauta tema após COP30

Deputados e senadores favoráveis aos vetos do presidente Lula criticaram o presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), por pautar o tema após a COP30, enquanto há muitos outros vetos na fila para serem apreciados.

Alcolumbre argumentou que a votação do licenciamento ambiental era necessária para destravar o processo legislativo.

“Há regiões inteiras aguardando que o Congresso finalize essa discussão para que grandes projetos saiam do papel, gerando empregos, renda e crescimento econômico — sempre com responsabilidade ambiental”, disse o presidente do Senado.

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), falando como líder do PT, destacou que a votação do tema após a COP30 reflete uma decisão política de setores privados que querem flexibilizar as regras ambientais no Brasil.

“O momento em que se está trazendo para votar, logo depois da Conferência do Clima, tem uma posição política de setores que desnortearam o debate do licenciamento ambiental para defender interesses menores e não interesses do país, não interesses da sociedade brasileira”, disse.

Debate

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) avaliou que a derrubada dos vetos vai aumentar o desmatamento ao transferir para os estados e o Distrito Federal a responsabilidade por definir parâmetros e critérios para o licenciamento ambiental.  

“Vai se criar uma verdadeira guerra ambiental na tentativa de levar algum tipo de empreendimento sem o devido rigor e, portanto, [sem] a proteção dos nossos biomas e do nosso meio ambiente”, afirmou.

O deputado José Vitor (PL-MG) argumentou, por outro lado, que o projeto aprovado respeita o meio ambiente e que o atual modelo de licenciamento no Brasil impede a realização de obras. Ele ainda defendeu a exclusão do Ibama dos processos de liberação de obras.

“Nenhum de nós aqui está abrindo mão para qualquer flexibilização ou qualquer ponto que coloque em risco o meio ambiente. Depois de um órgão ambiental, como uma secretaria de estado de meio ambiente, fazer toda a análise técnica e conceder uma autorização, que, mesmo assim, precisava do carimbo do Ibama, um carimbo que, de fato, não protege nada”, afirmou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), defendeu que o Brasil explore suas riquezas. 

“[O governo] quer colocar travas no agronegócio, que é a única coisa que ainda está dando certo, economicamente, no Brasil. Aí querem colocar aqui o veto no licenciamento ambiental votado por essas duas Casas. O verdadeiro Brasil que nós temos é o Brasil que explora as suas riquezas do agro”, afirmou.

Por sua vez, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) argumentou que os atrasos que, eventualmente ocorrem, no processo de licenciamento ambiental é resultado do desmonte praticado contra os órgãos ambientais ao longo dos anos.

“Se existe morosidade hoje é por conta do desmantelamento do governo anterior com relação à pauta ambiental, que retirou salários, diárias, combustível e instrumentos para que esses servidores pudessem agir”, comentou.

Gadêlha também criticou que órgãos ambientais como Ibama, Funai, Iphan e outros passam a ter um caráter de “observador” sem que os seus pareces tenham “caráter vinculante” nos processos de licenciamento.

Mitidieri ganha em nova pesquisa para governador

O governador Fábio Mitidieri (PSD) lidera a corrida eleitoral para o Governo de Sergipe, consolidando-se como favorito em todos os cenários estimulados apresentados pelo instituto Real Time Big Data.

Governador de Sergipe Fábio Mitidieri
Divulgação

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (27), aponta uma vantagem expressiva do atual gestor, sustentada por uma aprovação administrativa robusta de 72%.

Apesar da liderança, o cenário espontâneo — quando nenhum nome é apresentado ao eleitor — revela que o debate sucessório ainda não engrenou para a maioria da população: 84% dos entrevistados não citam nenhum candidato.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre os lembrados, Mitidieri aparece com 9%, seguido pelo ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (3%), e pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (1%).

Cenários estimulados

Quando os nomes são apresentados, o atual governador abre vantagem confortável. Foram testados quatro cenários de disputa:

  • Valmir de Francisquinho (PL): Mitidieri lidera com 46%, contra 33% do prefeito de Itabaiana.
  • Thiago de Joaldo (PP): O governador amplia a margem para 49%, enquanto o deputado federal soma 26%.
  • Emília Corrêa (PL): Mitidieri marca 48%, diante de 32% da prefeita da capital.
  • Eduardo Amorim (PSDB): A maior diferença aparece aqui, com Mitidieri alcançando 50% e o ex-senador registrando 28% — uma vantagem de 22 pontos percentuais.

Rejeição: Valmir lidera índice negativo

O levantamento também mediu a rejeição dos possíveis postulantes.

Valmir de Francisquinho aparece no topo, com 46% dos eleitores afirmando que não votariam nele. Emília Corrêa vem na sequência com 40%, seguida por Fábio Mitidieri (35%), Eduardo Amorim (29%) e Thiago de Joaldo, que tem a menor rejeição entre os citados (22%).

Aprovação e olhar para o futuro

Segundo o levantamento, o governo estadual registra 72% de aprovação, contra 27% de desaprovação. A qualidade do trabalho é classificada como ótima ou boa por 45% dos sergipanos, enquanto 36% a consideram regular e apenas 18% avaliam como ruim ou péssima.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Esse sentimento positivo se reflete na expectativa para o próximo ciclo: 41% dos entrevistados desejam que o próximo governo mantenha o que está sendo feito, mas com melhorias, e 29% querem continuidade total. Já 28% defendem mudanças profundas na administração.

No comparativo regional, 53% consideram Sergipe igual a outros estados, enquanto 25% o veem como melhor e pior para 17%.

Na comparação histórica local, Fábio Mitidieri é apontado como o melhor governador entre os últimos três por 41% da população, superando Jackson Barreto (28%) e Belivaldo Chagas (14%).

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 25 e 26 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.


O que você acha dos números apresentados? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!


NE Notícias, da redação

Petrobras avança com Projeto Sergipe Águas Profundas de R$ 25 bi

A Petrobras deu sinal verde para a proposta técnica que permite o avanço do Projeto Sergipe Águas Profundas (Seap).

Imagem aérea do Navio Plataforma FPSO P-74, da Petrobras
Navio Plataforma FPSO P-74, da Petrobras — André Ribeiro | Banco de Imagens Petrobras

A estatal aprovou proposta técnica da empresa holandesa SBM Offshore para a construção e operação dos dois navios-plataforma (FPSOs) que atuarão na produção de petróleo e gás nos módulos Seap I e Seap II localizados na Bacia Sergipe-Alagoas.

“A expectativa de contratação dos FPSOs em 2026 e início de produção em 2030 coloca Sergipe no centro da nova fronteira de exploração de petróleo e gás no Brasil”, disse o governador Fábio Mitidieri.

A aprovação técnica ocorre após a solução do impasse entre Petrobras e Governo Federal sobre royalties, que ameaçava adiar mais uma vez o andamento do projeto.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com o tema resolvido, o Seap deve constar no Plano Estratégico 2026–2030 da Petrobras, com previsão de início de produção em 2030.

Dinheirama

Cerca de US$ 5 bilhões (aproximadamente R$ 25 bilhões) devem ser investidos no projeto.

Estudos técnicos indicam que os investimentos previstos para Sergipe podem gerar aproximadamente 170 mil postos de trabalho, considerando empregos diretos, indiretos e induzidos.

Segundo o governo estadual, o projeto tem o potencial de impulsionar cadeias produtivas, atrair novos empreendimentos e fortalecer a indústria sergipana de petróleo, gás e serviços.

E agora?

Com a etapa técnica concluída, a Petrobras deve avançar para a fase de negociação da proposta comercial, processo que deve ser finalizado até o primeiro trimestre de 2026.

Estima-se que cada um dos dois FPSOs do Seap tenha capacidade de processar 120 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

O projeto ainda inclui um gasoduto capaz de escoar 18 milhões de m³/dia, fora toda a infraestrutura submarina. Após a contratação dos FPSOs, iniciam-se as frentes de trabalho do gasoduto e da malha submarina.


NE Notícias, com informações da ASN

Márcio Macêdo ganha quarentena remunerada

Após ser trocado por Guilherme Boulos no comando da Secretaria-Geral da Presidência da República, no governo Lula, Márcio Macêdo ‘ganhou’ quarentena remunerada. Quem traz a informação é o jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no O Globo.

Márcio Macêdo
Márcio Macêdo – Foto: Rafa Neddermeyer|Agência Brasil

Segundo o colunista, Macêdo consultou a Comissão de Ética da Presidência sobre a possibilidade de prestar serviços de consultoria e assessoria técnica no âmbito federal. A comissão, porém, identificou conflito de interesses e impôs uma quarentena remunerada de R$ 46,3 mil por mês, o mesmo valor que ele recebia quando era ministro. O período determinado é de seis meses.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“O ex-ministro pretende trabalhar com relações institucionais e governamentais, ou seja, participar da articulação e mediação de interesses privados perante órgãos públicos”, escreve Lauro Jardim [leia na íntegra].

E a candidatura?

Márcio é pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. O presidente Lula já havia determinado à cúpula do PT em Sergipe que se empenhe para garantir a eleição dele como deputado federal em 2026.

Após a exoneração do cargo, chegou a ser ventilado que Macêdo seria realocado em outra função dentro do governo ou em um posto de destaque no Partido dos Trabalhadores, o que, até agora, não se concretizou.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Polícia prende um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma importante captura na manhã desta quinta-feira (27). Carlos Antônio Gomes Júnior, de 24 anos, conhecido como “Braddock”, foi preso em um motel na Zona Oeste da capital fluminense.

Polícia prende 'Braddock', um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro
Reprodução

Ele é apontado pelas investigações como um dos líderes mais violentos do Comando Vermelho, facção que domina diversas comunidades no estado.

Braddock era monitorado por sua participação direta em invasões a comunidades, coordenando ataques armados que espalhavam terror na capital.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além de liderar grupos de ataque, ele é um dos principais suspeitos do latrocínio (roubo seguido de morte) do policial penal Henry dos Santos Oliveira, de 51 anos.

O crime ocorreu em dezembro do ano passado, quando o agente tentou impedir um assalto a um depósito de bebidas. Segundo a polícia, a ação foi executada por pelo menos sete homens fortemente armados com fuzis e pistolas.

No vídeo a seguir, é possível ver o momento em que o traficante é conduzido pelos agentes logo após sua captura.

Reprodução