Fortaleza bate Atlético-MG e fica perto de sair do Z-4

Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro desde a décima rodada, o Fortaleza deu um importante passo na missão de permanecer na primeira divisão. Neste domingo (30), o Leão do Pici derrotou o Atlético-MG por 1 a 0 na Arena Castelão, em duelo atrasado da 35ª rodada.ebcebc

O Tricolor de Aço segue no Z4, como é chamado o grupo dos quatro últimos colocados, que caem à Série B, mas vive o melhor momento na competição. A equipe comandada por Martín Palermo tem, agora, oito partidas de invencibilidade e três vitórias seguidas. Os cearenses, em 18º lugar, foram a 40 pontos, um a menos que o Santos, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Já o Galo permanece com 45 pontos, na 13ª posição, com remotas chances de descenso.

Mais presente no ataque nos primeiros 45 minutos, o Fortaleza saiu na frente. Aos 40, Breno Lopes entrou na área pela esquerda e cruzou rasteiro para o também atacante Adam Bareiro, que tocou de calcanhar para Tomás Pochettino. O meia teve tempo de dominar e finalizar no canto direito do goleiro Everson. Na etapa final, o Atlético-MG se lançou a frente e cedeu contra-ataques perigosos ao Leão do Pici, mas a rede da Arena Castelão não balançou mais.

O Fortaleza volta a campo na quarta-feira (2), às 19h (horário de Brasília), para enfrentar o Corinthians, novamente na capital cearense, pela 37ª rodada. No mesmo dia, às 21h30, o Atlético-MG visita o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, em partida atrasada da 34ª rodada.

Flamengo garante vagas no Mundial de 2029 e Intercontinental

Além de alçar o Flamengo ao posto de clube brasileiro com mais títulos de Libertadores, o tetracampeonato da mais importante competição sul-americana, conquistado sábado (29), garantiu o Rubro-Negro em outros dois torneios: a Copa Intercontinental deste ano e o Mundial de Clubes de 2029, ambos organizados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Camisa do Flamengo
Alexandre Vidal, Marcelo Cortes & Paula Reis / Flamengo

A Copa Intercontinental ocupa, no calendário, o período que destinado ao Mundial no formato antigo, que reunia sete clubes (seis campeões continentais e um representante do país-sede), no qual as equipes da América do Sul e da Europa entravam diretamente na semifinal. Desde o ano passado, são apenas seis times, um por confederação.

A edição deste ano teve início em setembro, com o embate entre os ganhadores das Ligas dos Campeões da África (Pyramids, do Egito) e da Oceania (Auckland City, da Nova Zelândia). Os egípcios venceram (3 a 0) e se credenciaram à disputa da Copa África-Ásia-Oceania, contra o representante asiático (Al Ahli, da Arábia Saudita).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A equipe africana levou novamente a melhor (3 a 1), ergueu o troféu e se garantiu na chamada Copa Challenger, em que terá pela frente o vencedor do duelo entre Flamengo e Cruz Azul, do México, que disputam o Dérbi das Américas em Doha, também valendo taça.

O confronto será no dia 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília). Vale lembrar, porém, que a última rodada do Campeonato Brasileiro está marcada para 7 de dezembro, três dias antes do jogo no Catar.

Quem passar, enfrenta o Pyramids no dia 13 de dezembro, no mesmo local e horário. O ganhador dessa Copa Challenger, por fim, faz a final da Copa Intercontinental com o Paris Saint-Germain, da França, vencedor da última Liga dos Campeões da Europa.

A decisão também será em Doha, no dia 17 de dezembro.

Em 2024, o Botafogo foi o representante brasileiro e sul-americano na Intercontinental. O Glorioso foi superado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0, pelo Dérbi das Américas. O título ficou com o Real Madrid, da Espanha, que bateu os mexicanos por 3 a 0.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Mundial de Clubes de 2029, por sua vez, ainda não tem sede definida. A América do Sul tem direito a seis vagas, sendo quatro para os campeões da Libertadores do quadriênio 2025-2028, o que significa que o Flamengo já está garantido.

O Rubro-Negro esteve na edição deste ano, nos Estados Unidos, e chegou às oitavas de final, sendo eliminado pelo Bayern de Munique, da Alemanha. Também estão com vaga assegurada: Al-Ahli, Cruz Azul, Pyramids e PSG.

Cruzeiro empata com o Ceará e está fora do título

As chances de título, que já seriam remotas mesmo em caso de vitória, chegaram ao fim para o Cruzeiro. Neste sábado (29), a Raposa empatou por 1 a 1 com o Ceará, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão, em Fortaleza.ebcebc

Os mineiros, em terceiro lugar, foram a 69 pontos, seis a menos que o Flamengo. Apesar de poder igualar a pontuação do Rubro-Negro, líder da competição, a equipe celeste não teria como ficar à frente, pois teria uma vitória a menos. O Vozão, com 43 pontos, é o 14º, ainda ameaçado pelo rebaixamento, a somente dois pontos do Z4, como é chamado o grupo dos quatro últimos colocados, que descem à Série B.

No primeiro tempo, o Cruzeiro teve dois gols anulados por impedimento, ambos do volante Christian, aos 30 e aos 44 minutos. Melhor para o Ceará, que balançou as redes aos 10 minutos da etapa final, com Vinícius Zanocelo. O volante recebeu do meia Lucas Mugni em jogada de contra-ataque, finalizou de fora da área e o goleiro Cássio não conseguiu defender.

A Raposa buscou o empate aos 25. O lateral Kaiki Bruno foi lançado na área pela esquerda e cruzou rasteiro. A defesa do Vozão tentou afastar e o zagueiro Willian Machado – que tentou se antecipar ao atacante Gabriel Barbosa – desviou para o gol, marcando contra. Os dois times tiveram chances de conseguir a vitória, mas o placar não se alterou.

Vitória deixa Inter no Z4

Mais cedo neste sábado, o Vitória superou o Mirassol por 2 a 0 no Barradão, em Salvador, e saiu da zona de rebaixamento. Pior para o Internacional, que entrou no Z4 restando duas rodadas para o fim do Brasileirão. O Leão baiano soma 42 pontos e subiu para 15º. O time paulista, com 63 pontos, perdeu a chance de garantir vaga antecipada à fase de grupos da próxima Libertadores, mas segue em quarto.

O triunfo do Vitória começou a ser desenhado aos 24 minutos do primeiro tempo. O atacante Erick cruzou pela direita e Lucas Halter cabeceou na pequena área. O goleiro Walter conseguiu bloquear, mas o rebote sobrou com o próprio zagueiro, que mandou para as redes. Na etapa final, aos 44, o meia Matheuzinho, de pênalti, garantiu o resultado positivo dos anfitriões.

A equipe rubro-negra ultrapassou Santos e Inter, que têm 41 pontos. Na última sexta-feira (28), o Peixe venceu o Sport por 3 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP), enquanto o Colorado foi goleado pelo Vasco por 5 a 1 em São Januário, no Rio de Janeiro. Pelo saldo de gols, o Alvinegro fica em 16º e os gaúchos em 17º, abrindo a zona de rebaixamento.

Sob nova (velha) direção

Por conta da derrota, o Inter demitiu o técnico Ramón Diaz neste sábado. Campeão mundial e da Libertadores pelo Colorado em 2006, Abel Braga foi contratado poucas horas depois para dirigir a equipe nas duas rodadas finais do Brasileirão. O treinador, que iniciará a oitava passagem pelo clube, é quem mais comandou o time gaúcho na história (340 jogos).

Flamengo vence o Palmeiras e é campeão da Libertadores

O primeiro tetracampeão da América do futebol brasileiro se chama Clube de Regatas do Flamengo. Neste sábado (29), o Rubro-Negro se tornou o time do Brasil com mais títulos de Libertadores ao derrotar o Palmeiras por 1 a 0 no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru).

Flamengo vence Palmeiras e se torna o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores
Adriano Fontes|CRF

O último ano em que o posto de brasileiro mais vezes campeão do torneio esteve isoladamente com um clube foi 2011. O Santos venceu aquela edição e se igualou ao São Paulo, que era o único tricampeão desde 2005.

Revanche

A vitória teve gosto de revanche para os rubro-negros, que perderam a decisão de 2021 para o próprio Verdão, no Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai). Na ocasião, o título alviverde veio após um erro de Andreas Pereira, à época no time carioca, que o atacante Deyverson aproveitou. O volante desta vez esteve no lado palmeirense da final, com participação discreta.

O título coroa uma geração extremamente vitoriosa, que levantou 16 taças desde 2019, sendo três Libertadores (2019, 2022 e 2025). Todas com as presenças do meia Giorgian de Arrascaeta – eleito o craque da edição deste ano – e do atacante Bruno Henrique. Ambos se tornaram os jogadores mais vezes campeões pelo clube.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

E eles podem colocar mais um troféu nessa estatística na próxima quarta-feira (2). Se a equipe carioca vencer o Ceará no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21h30 (horário de Brasília), conquista o Brasileirão com uma rodada de antecedência.

Arrascaeta e Bruno Henrique, aliás, festejaram um título de Libertadores pela segunda vez no Monumental. Foi lá que eles conquistaram a taça em 2019, na final contra o River Plate (Argentina), a primeira no formato de jogo único.

O técnico Filipe Luís – que se tornou o nono a vencer o torneio sul-americano como treinador e jogador – e o auxiliar Rodrigo Caio também estiveram em campo naquela decisão, respectivamente como lateral-esquerdo e zagueiro do time dirigido por Jorge Jesus.

O Jogo

A partida teve início 15 minutos depois do previsto, por conta do atraso do ônibus do Palmeiras, que teve dificuldades para chegar ao estádio devido ao trânsito de Lima. Se Abel não trouxe novidades na formação alviverde, no Flamengo foi diferente, com Samuel Lino ganhando de Everton Cebolinha a disputa pela vaga no ataque.

Reprodução

Com a bola rolando, o Flamengo iniciou a partida ocupando o campo de ataque e diminuindo os espaços do Palmeiras. O Rubro-Negro teve duas boas chances, uma de cada lado. Aos 14 minutos, o lateral Guillermo Varela lançou Bruno Henrique às costas da marcação. O atacante finalizou da entrada da área, mas por cima.

No lance seguinte, Samuel Lino recebeu pela esquerda, saiu da marcação do lateral Khellven e bateu cruzado, próxima à trave esquerda do goleiro Carlos Miguel.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

À medida que transcorreu, a primeira etapa ficou mais tensa e faltosa. Foram quatro cartões amarelos antes dos 40 minutos (três para o Flamengo e um para o Palmeiras). Um deles, aplicado no volante Erick Pulgar, gerou reclamações do Verdão. O chileno acertou a canela de Bruno Fuchs, com o jogo parado, após falta do zagueiro no lance anterior. Os jogadores alviverdes pediram vermelho, em vão.

O Palmeiras, gradualmente, acertou a marcação e passou a frequentar o campo do Flamengo, mas sem grande efetividade. A melhor chance foi aos 20, em um cruzamento de Khellven, pela direita, que o atacante Vitor Roque cabeceou para baixo, a bola quicou no gramado e subiu rente ao travessão.

As equipes voltaram para o segundo tempo impondo correria e buscando mais finalizações. O Flamengo, assim como na etapa inicial, buscou ditar o ritmo. O melhor rendimento rubro-negro, desta vez, foi recompensado.

Aos 21 minutos, Arrascaeta cobrou escanteio pela esquerda, Danilo subiu sozinho e, de cabeça, mandou no canto direito de Carlos Miguel. Quatorze anos depois de fazer o gol do título do Santos contra o Peñarol (Uruguai), o zagueiro voltou a balançar as redes em uma final de Libertadores. E novamente de forma decisiva [vídeo abaixo].

O Verdão se lançou ao ataque em busca do empate. Aos 43 minutos, Vitor Roque teve a melhor oportunidade da equipe paulista no jogo, na sequência de uma cabeçada do zagueiro Gustavo Gómez travada pela defesa. O atacante concluiu na pequena área, mas a bola desviou em Danilo e saiu pela linha de fundo.

Cebolinha, que perdeu a vaga para Samuel Lino no time titular, entrou bem no jogo e tirou a pressão que o Flamengo sofria após o gol. Nos últimos minutos, conseguiu puxar contra-ataques e tirar a bola da defesa.

Nos acréscimos, ele avançou em velocidade em grande jogada e foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, ele bateu falta rasteira, Carlos Miguel não segurou e a bola foi na trave esquerda. O quase gol não fez falta.

O apito final fez explodir a festa rubro-negra em Lima, como em 2019, no Rio de Janeiro em vários cantos do Brasil.

Veja os melhores momentos:

Reprodução

Flamengo e Palmeiras confirmados para a decisão

O Flamengo está confirmado para a decisão da libertadores com o Palmeiras.

Flamengo

Rossi, Varela, Danilo, Leo Pereira e D¨Alessandro: Punga, Jorginho e Arrascaeta: Carrascal, Bruno Henrique e Samuel Lino.

Palmeiras

Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Allan e Raphael Veiga; Flaco López e Vitor Roque.

O jogo vai começar 18h15.

Flamengo e Palmeiras decidem hoje

O último ano em que o posto de time brasileiro com mais Libertadores pertenceu isoladamente a um clube foi 2011, quando o São Paulo, único tri desde 2005, foi igualado pelo Santos. De lá para cá, a dupla Sanntos e São Paulo viu Grêmio, Palmeiras e Flamengo chegarem aos mesmos três títulos. A partir deste sábado (29), o lugar de maior conquistador da América no futebol nacional, como primeiro tetracampeão sul-americano do país, será do Verdão ou do Rubro-Negro.ebcebc

A “Gloria Eterna” será colocada em jogo a partir das 18h (horário de Brasília) no Estádio Monumental U, em Lima (Peru). A Rádio Nacional transmite a decisão da Libertadores ao vivo, com o Show de Bola Nacional começando às 17h30. A narração será de Luciana Zogaib, com comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Marcelo Smigol e Rachel Motta.

Fator Andreas

Palmeiras e Flamengo se reencontram em uma final de Libertadores quatro anos após o confronto no Centenário, em Montevidéu (Uruguai). O meia Raphael Veiga, que ainda faz parte do elenco alviverde, abriu o marcador, mas o atacante Gabriel Barbosa, ídolo rubro-negro e hoje no Cruzeiro, empatou. Aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação, o lance derradeiro: o volante Andreas Pereira perdeu a bola, o atacante Deyverson aproveitou e chutou na saída do goleiro Diego Alves. Verdão 2 a 1.

Quis o destino que Andreas, em 2025, esteja no lado campeão na Libertadores de 2021. O volante foi contratado em setembro, oriundo do Fulham (Inglaterra). Na apresentação, ele não escapou das perguntas sobre a falha em Montevidéu. “O que aconteceu no passado, passou. Eu cheguei nesse grande clube e quero escrever uma linda história”, disse o jogador na ocasião.

Em outubro, o camisa 8 alviverde reencontrou o Flamengo, no duelo entre os times pelo Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro. O Rubro-Negro venceu por 3 a 2. Hostilizado, o volante causou alvoroço na torcida da casa ao, por ironia, escorregar no gramado molhado do Maracanã ao cobrar uma falta.

Briga no Brasileirão

Andreas foi um dos 11 atletas usualmente titulares que foram poupados por Abel Ferreira no time que saiu jogando diante do Grêmio na última terça-feira (25), na Arena, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. A derrota por 3 a 2 praticamente afastou o Palmeiras da briga pelo título nacional, que está próximo justamente do Flamengo.

A duas rodadas do fim, o Rubro-Negro tem 75 pontos, cinco a mais que os paulistas. Mesmo preservando atletas na formação titular, ainda que menos que o Verdão, os cariocas buscaram o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Abel para a história

O português Abel Ferreira pode estabelecer marcas importantes em caso de tetra palmeirense. Ele pode se isolar como técnico mais vezes campeão pelo Verdão, com 11 taças, uma a mais que Oswaldo Brandão. Além disso, alcançaria a terceira Libertadores, igualando-se a Osvaldo Zubeldía, tri pelo Estudiantes (Argentina) entre 1968 e 1970, como segundo treinador com mais títulos.

Abel, Andreas e Veiga não são os únicos remanescentes de 2021 na decisão deste sábado. No elenco alviverde, também disputaram aquela final o goleiro Weverton (que se recupera de uma fissura em osso da mão direita) o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Joaquín Piquerez. No rubro-negro, estavam no duelo o meia Giorgian de Arrascaeta e os atacantes Pedro, Michael e Bruno Henrique, sem esquecer de Filipe Luís, à época dono da lateral esquerda e hoje comandante da equipe.

Protagonismo uruguaio

Arrascaeta, aliás, é quem ostenta os holofotes do lado flamenguista da final. O uruguaio vive sua temporada mais decisiva pelo clube, com 23 gols e 17 assistências em 59 jogos. Considerando somente o Brasileirão, o meia participou de, ao menos, um gol por partida, já que balançou as redes 18 vezes e distribuiu 14 passes em 32 confrontos. Ele pode chegar ao 16º título pelo Rubro-Negro, assim como Bruno Henrique, ampliando o status de jogador com mais conquistas pelo time carioca.

O palco da final de sábado é de boas lembranças para eles e toda a torcida do Flamengo. É o mesmo no qual o clube conquistou o bi da Libertadores em 2019, vencendo o River Plate (Argentina) por 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa. Arrascaeta, Bruno Henrique e Filipe Luís foram titulares naquele dia, além do então zagueiro Rodrigo Caio, hoje auxiliar-técnico rubro-negro.

Prováveis times

O Palmeiras deve ir a campo com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. O volante Lucas Evangelista e o atacante Paulinho, contundidos, são desfalques certos, enquanto Weverton pode ser novidade no banco, se estiver plenamente recuperado.

O provável Flamengo terá: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique. Os atacantes Gonzalo Plata (suspenso) e Pedro (lesão muscular na coxa esquerda) estão fora. O zagueiro Léo Ortiz (estiramento no tornozelo direito) é dúvida.

Conta de luz mais barata em dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária passou da vermelha patamar 1 em novembro para amarela em dezembro. Isso significa que o consumidor deixa de pagar R$ 4,46 a cada 100 KW/h consumidos e passa a pagar R$ 1,885 a cada 100 KW/h consumidos.

Consumidor segurando uma conta de luz na mão esquerda
Energisa/Divulgação

Com a entrada do período chuvoso no país, a previsão de chuvas para dezembro é superior às chuvas que ocorreram em novembro, na maior parte do país. Contudo, essa expectativa de chuvas está, em geral, abaixo da sua média histórica para esse mês do ano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante de condições de geração de energia um pouco mais favoráveis, foi possível mudar da bandeira vermelha patamar 1 para amarela. Por isso, o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para atender à demanda.

Além disso, a geração solar é intermitente e não fornece energia de forma contínua, especialmente no período noturno e nos horários de maior consumo.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração.

A ANEEL reforça a importância do uso responsável da energia elétrica, que evita desperdícios e contribui com a sustentabilidade do setor elétrico.

Palmeiras x Flamengo: prováveis escalações

Palmeiras e Flamengo decidem hoje, 18h, a final da Libertadores.

O jogo será no Monumental de Lima.

Prováveis escalações

Palmeiras:

Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Allan e Raphael Veiga; Flaco López e Vitor Roque.

Flamengo

Rossi; Varela, Danilo (Ortiz), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo (Cebolinha), Carrascal e Bruno Henrique.

Neymar marca, o Santos sai da Zona de Rebaixamento

O Santos respirou fundo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.. O Peixe venceu o Sport por 3 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP), pela 36ª rodada, ganhando duas posições na classificação.ebcebc

O Alvinegro Praiano saiu da zona de rebaixamento, indo aos mesmos 41 pontos do Internacional e ficando à frente, em 15º lugar, no saldo de gols.

Como ultrapassou o Colorado, é certo que o clube paulista termina a rodada fora do Z4, que reúne os quatro últimos colocados. O Leão rubro-negro, que acumulou a nona derrota seguida, é o lanterna, com 17 pontos, sem mais chances de permanecer na primeira divisão.

Apesar da presença colocada em dúvida por conta de uma lesão no joelho esquerdo, Neymar não somente foi relacionado como iniciou o duelo como titular. E foi dos pés dele que saiu o primeiro gol santista.

Em contra-ataque pela direita, o também atacante Guilherme inverteu a jogada para o camisa 10 entrar na área e finalizar no canto esquerdo do goleiro Gabriel, aos 25 minutos.

Dez minutos depois, após cobrança de escanteio pela direita, o volante William Arão cabeceou e acertou a trave direita do Sport.

Na sobra, o zagueiro Rafael Thyere tentou afastar, mas acertou o chute em cima do volante Lucas Kal, do próprio time. A bola desviou e foi para as redes do Leão, aumentando a vantagem alvinegra.

Na etapa final, aos 22 minutos, Neymar cobrou escanteio pela esquerda e o volante João Schmidt, de cabeça, desviou no canto esquerdo de Gabriel.

E o quarto poderia ter saído quatro minutos depois, quando o lateral Matheus Alexandre derrubou o meia Álvaro Barreal na área. O árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou pênalti, mas voltou atrás após rever o lance no vídeo e ver impedimento do volante Zé Rafael no lance.

Goleada debaixo d’água

Mais cedo, o Vasco encerrou uma sequência de cinco derrotas seguidas com uma goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, em São Januário. O triunfo encaminhou a permanência do time carioca na Série A e manteve os gaúchos ameaçados de rebaixamento.

A partida ficou mais de uma hora interrompida por conta das condições do gramado em meio à forte chuva que caiu no Rio de Janeiro. O jogo estava no intervalo. Apesar de as equipes desejarem o adiamento, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima optou pela continuidade do encontro.

O Cruzmaltino segue com o sonho de ir à Libertadores pelo Brasileirão vivo. Se Cruzeiro (3º) ou Fluminense (5º) conquistarem a Copa do Brasil, abrem uma vaga extra à principal competição do continente, destinada ao oitavo colocado da Série A, posto hoje ocupado pelo São Paulo. Com 45 pontos, o time carioca é o 10º, a três pontos do Tricolor. Já o Colorado pode encerrar a 36ª rodada no Z4 se o Vitória superar o Mirassol no sábado (29), às 16h (horário de Brasília), no Barradão, em Salvador.

Com oito minutos, o Vasco já vencia por 2 a 0. Aos três, Andrés Gómez desarmou o zagueiro Braian Aguirre no campo do Inter, entrou na área e abriu o placar. Cinco minutos depois, o também atacante Rayan concluiu para as redes a assistência do lateral Paulo Henrique pela direita. Aos 46, o centroavante Ricardo Mathias descontou, após cruzamento do volante Alan Rodríguez.

Depois da longa interrupção pela chuva, o Gigante da Colina voltou do intervalo disposto a aumentar a fatura.

Com um minuto do segundo tempo, Gómez chutou cruzado, Rayan aproveitou e concluiu para o gol. Aos 11, após cobrança de escanteio, o volante Cauan Barros teve de finalizar duas vezes para vencer o goleiro Sérgio Rochet e marcar o quarto dos mandantes. O quinto saiu aos 19 minutos, com o atacante Nuno Moreira recebendo de Paulo Henrique e batendo no canto de Rochet.

Juventude cai para a Série B

Em outro jogo desta noite, o Juventude empatou por 1 a 1 com o Bahia no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Com 34 pontos, o time gaúcho teve o rebaixamento para a Série B decretado com duas rodadas de antecedência, já que dependia de um tropeço do Santos contra o Sport.

O Esquadrão de Aço, que foi a 57 pontos com o empate e ficou mais distante da vaga direta à fase de grupos da Libertadores, saiu na frente aos 20 minutos do primeiro tempo, em chute de fora da área de Ademir.

Sete minutos depois, o também atacante Gabriel Taliari aproveitou cruzamento do lateral Marcelo Hermes pela esquerda e deixou tudo igual. O Juventude até balançou as redes mais uma vez, aos 20 da etapa final, com o meia Marcos Paulo, de bicicleta, mas o lance foi anulado por impedimento.

Mitidieri dispara, Senado embola e rombo bilionário da Refit

Na coluna de hoje, Marcos Aurélio analisa o favoritismo de Fábio Mitidieri nas pesquisas para 2026 e a disputa embolada pelo Senado, agora com André David no páreo. A pauta também aborda as movimentações do Republicanos sob o grupo dos Amorins e o escândalo bilionário da Refit, que expõe um novo esquema de corrupção. Acompanhe!

Fábio Mitidieri, André David e agentes da Receita Federal durante operação no Rio
Reprodução

Corrupção nível de bilhão

Foi-se o tempo em que as operações contra a corrupção assustava a sociedade brasileira, quando os valores eram revelados. Esses mm chegavam a casa dos milhões e assustava o cidadão que vive no seu dia a dia batalhando para garantir o básico necessário para si e sua família.

Hoje, as operações da Polícia Federal, quando deflagradas, as cifras chegam aos estratosféricos valores de bilhões de reais. E o pior, essas operações estão sendo realizadas em média uma vez por semana. Bem nos debruçamos sobre a que envolve o Banco Master; eis que surge a da Refit, grupo que atua na área de combustíveis que gira em torno de R$ 26 bilhões.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Pesquisas

Cenário eleitoral em Sergipe, ao final do terceiro ano do governo Mitidieri, aponta uma consolidação do atual governador, que alcança os 50% de intenção de votos, em todos os levantamentos feitos pelos mais diversos Institutos, enquanto seus adversários alcançam em média 30%.

Já para o Senado, a disputa segue bastante acirrada, com os nomes já colocados pelos partidos. Os dois atuais ocupantes das vagas que estarão em disputa, Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (MDB); André Moura (União Brasil); Edvaldo Nogueira (PDT); Eduardo Amorim (PSDB); Rodrigo Valadares (que assumirá o PL) e agora surge o Delegado André David (que pontuou muito bem na primeira pesquisa que foi inserido).

Amorim

Republicanos sob o comando de Edvan Amorim foi uma pedra cantada por esse profissional da imprensa, tão logo anunciamos em primeira mão, que o grupo havia sido surpreendido com a perda do PL. Há época, o próprio Edvan, em conversa privada, disse-me, “rapaz, deixe essa outra (a conquista do Republicanos) para outra manchete”. Ontem, também em conversa com o Empresário, ele respondeu, “nada decidido, mas bem encaminhado”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Fala-se em Emília na presidência e aqui vai uma análise nossa, se Edvan apresentou à Marco Pereira, presidente nacional, a garantia de filiação de Ícaro de Valmir, Thiago de Joaldo, Ricardo Marques e André David para a disputa da Câmara Federal, o atual presidente, Gustinho Ribeiro não terá a menor chance de segurar o Partido.

Economia sergipana

Governo de Fábio Mitidieri injetará R$ 1,4 bilhão na economia sergipana com o pagamento dos salários de novembro; Décimo Terceiro; precatórios dos professores e salários de dezembro nessa reta final do ano. A informação foi confirmada pela secretária Sarah Tarsila, que tem trabalhado muito para fechar as contas do Exercício de 2025.

A área financeira sabe que apesar da aparente tranquilidade, quando se trata de equilíbrio de caixa, não pode perder um segundo da atenção, e não é somente dos cenários que se tem o controle, mas também ficar muito atentos as ameaças externas.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.