Defesa de Bolsonaro pede cirurgia e prisão domiciliar ao STF
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para que ele vá ao hospital realizar uma cirurgia.
Valter Campanato|Agência Brasil
Os advogados também voltaram a pedir que Bolsonaro seja transferido para prisão domiciliar humanitária.
No documento enviado à Corte, a defesa enfatiza a necessidade de cuidados específicos:
“Diante de todo o exposto, das provas médicas acostadas e da excepcional gravidade do quadro clínico apresentado, requer a Vossa Excelência: Autorização e remoção do Peticionário ao hospital DF Star, a fim de que possa ser submetido às intervenções cirúrgicas indicadas pelos médicos responsáveis pelo seu tratamento, bem como sua permanência no hospital pelo tempo necessário.”
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Flamengo estreia hoje no Intercontinental
Recém-campeão brasileiro e da Libertadores da América, o Flamengo vai em busca do terceiro título do ano em Doha (Catar). Nesta quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília), o Rubro-Negro estreia na Copa Intercontinental contra o Cruz Azul (México), no Estádio Ahamad bin Ali.
Gilvan de Souza|CRF
A competição anual reúne os seis campeões continentais.
O vencedor leva o troféu Derby das Américas e avança à semifinal contra o Piramyds (Egito), no próximo sábado (13). Quem levar a melhor, se classifica à grande final contra o Paris Saint-Germain (PSG), no dia 17 de dezembro.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A expectativa é que o técnico Felipe Luís escale a mesma equipe que derrotou o Palmeiras por 1 a 0 na final da Copa Libertadores, em Lima (Peru), no último dia 30. O treinador projeta um embate acirrado na estreia dos cariocas contra os mexicanos. Nas três vezes em que se enfrentaram na história, o Cruz Alta somou duas vitórias e também houve um empate [veja mais abaixo].
“O Cruz Azul é um time muito competitivo e muito bem treinado. A liga mexicana é muito competitiva, disputada, com um poder financeiro muito grande. É uma equipe com bons jogadores, com muita qualidade, fisicamente muito forte. Defendem de uma forma muito agressiva, pressionam muito e tentam sempre ser protagonistas do jogo. Um time que tenta roubar a bola e atacar o máximo possível. Pensamos o futebol da mesma forma, tentamos sempre pressionar e controlar o jogo, então vai ser uma partida muito disputada”, analisou Felipe Luís, que realizou quatro treinos com o time em Doha.
Ainda em recuperação de uma lesão muscular, o atacante Pedro deve ficar fora da estreia. O Flamengo deve começar jogando com Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Bruno Henrique e Samuel Lino.
Flamengo e Cruz Azul se enfrentaram apenas três vezes na história, com duas vitórias do time mexicano e um empate:
Cruz Azul 2×2 Flamengo, Torneio Juarez 1985 (Cruz Azul 9×8 nos pênaltis), gols do Flamengo de Gilmar Popoca e Chiquinho.
Cruz Azul 2×0 Flamengo, Torneio Quadrangular Rosa de Ouro 1985.
Cruz Azul 1×0 Flamengo, Torneio Azteca 1987.
Flamengo TV
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Calendário do IPVA 2026 em Sergipe; veja prazos e descontos
Foi publicado no Diário Oficial de Sergipe nesta terça-feira, 9, o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026.
Arquivo
Os contribuintes que tiverem interesse em obter o desconto de 10% deverão realizar o pagamento integral do imposto até o dia 31 de março do próximo ano.
O pagamento estará disponível a partir de 1° de janeiro no Banco do Estado de Sergipe (Banese). O contribuinte poderá utilizar o Documento Único de Arrecadação (DUA), emitido pelo site do Detran/SE, ou o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Para quem optar por não antecipar a quitação com desconto, o pagamento deverá ser feito até o último dia útil do mês correspondente ao final da placa do veículo. O cronograma se estende de abril a novembro. Além disso, é possível parcelar os valores em até dez vezes no cartão de crédito, sujeito aos encargos das operadoras.
Confira o calendário por final de placa:
Final 1 e 2: Até 30 de abril
Final 3 e 4: Até 29 de maio
(O calendário segue a sequência mensal, finalizando com a placa 0 em novembro).
Isenções e Valores
Os condutores que têm direito à isenção do IPVA podem solicitar a renovação a partir de 1° de janeiro até a data de vencimento do licenciamento de sua placa. Por exemplo, um veículo com placa final 7 terá até 31 de agosto para protocolar o pedido.
Já os beneficiários do programa Rode Bem devem solicitar a isenção até 31 de dezembro de 2025.
O valor do imposto é calculado com base na tabela Fipe. Para automóveis com valor de mercado abaixo de R$ 120 mil, a alíquota é de 2,5%. Para veículos acima desse valor, a taxa é de 3%. Motocicletas pagam 2%, enquanto ônibus e caminhões têm alíquota de 1%.
A tabela completa com os valores de referência estará disponível no site da Sefaz a partir de 2 de janeiro de 2026.
Divulgação NE Notícias, com informações da ASN
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Rompimento de adutora deixa municípios sem água em Sergipe
Moradores do Sertão sergipano enfrentam mais um dia de desabastecimento nesta terça-feira (9). Um novo rompimento na Adutora do Sertão interrompeu o fornecimento de água na Zona Rural de Nossa Senhora da Glória e nos municípios de Porto da Folha, Poço Redondo e Monte Alegre.
Humberto Diniz|Reprodução
A Iguá Sergipe informou que equipes operacionais já foram deslocadas e estão atuando no local para realizar os reparos necessários. No entanto, a concessionária não estipulou um prazo para a normalização do serviço.
Para dúvidas ou solicitações, a empresa orienta os consumidores a utilizarem os canais oficiais de atendimento: telefone e WhatsApp 0800-400-4482, além da agência digital no site ou pelo aplicativo Digi Iguá.
Já virou rotina rompimento de adutoras no atual governo.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Câmara decide este ano se cassa Eduardo Bolsonaro
Valter Campanato e Lula Marques|Agência Brasil
Ainda este ano, a Mesa da Câmara decide pela cassação, por faltas, do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O mandato do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) também entrará em análise na próxima semana.
Amanhã, o plenário decidirá se cassa os mandatos da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e Glauber Braga (PSol-RJ).
CNN Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Governo oficializa novas regras da CNH
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta terça-feira (9) as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante cerimônia de regulamentação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ele destacou que não se trata apenas do barateamento do processo.
“Estamos oferecendo às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria, respeitados na sua plenitude, nos direitos que eles têm que ter”, disse.
“Espero que o sucesso deste momento que estamos vivendo com a CNH seja uma coisa muito promissora para as pessoas que mais necessitam neste país. Custava R$ 4 mil para tirar uma carteira. Quem é que tem R$ 4 mil? O povo não tem emenda parlamentar. Para o povo, é o seguinte: ‘Se sobrar do salário, eu faço. Se não sobrar, não faço’. A competição é sempre essa: comer ou fazer o que tem que fazer. E a opção é sempre a mesma: comer. A opção correta”, completou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, avaliou que as mudanças modernizam, simplificam e barateiam a CNH. “Uma decisão politicamente muito forte que vai atender cerca de 100 milhões de brasileiros que têm a carteira ou estão esperando a oportunidade para tirara a carteira”.
“Essa política é tão forte que a demanda por formação de condutores no Brasil parou. Está todo mundo esperando hoje pelo barateamento da Carteira Nacional de Habilitação. Vai cair em até 80% nos estados brasileiros. É uma marca muito forte, muito importante”, completou.
Entenda
A resolução, aprovado por unanimidade na semana passada, simplifica etapas, retira a obrigatoriedade de passar por autoescola para fazer a prova de direção, amplia formas de preparação do candidato e reduz em até 80% o custo total da carteira de motorista. Durante o evento, também foi lançada a nova versão do aplicativo da CNH.
O texto prevê curso teórico gratuito e digital, flexibilização de aulas práticas e abertura para instrutores credenciados pelos departamentos de trânsito (Detrans). A abertura do processo pode ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Já o aplicativo vai viabilizar a obtenção da CNH sem necessidade de passar por uma autoescola, disponibilizando o material para que os pretendentes a condutor estudem as regras de trânsito. Quem quiser ainda poderá fazer aulas teóricas e práticas em uma autoescola.
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação enquanto 30 milhões têm idade para ter a CNH, mas não possuem o documento principalmente por não conseguirem arcar com os custos, que podem chegar a R$ 5 mil.
Veja as principais mudanças:
Abertura do processo
Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Aulas teóricas
O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online gratuitamente.
Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Aulas práticas
-A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas.
O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas.
Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas
Provas
Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH.
Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran.
Instrutores
Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente.
A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.
Treinador deixa o clube que faz proposta a português
O ciclo de Mano Menezes no comando do Grêmio chegou ao fim nesta terça-feira (9). O treinador, que tinha contrato até o final de 2025, deixou o cargo após o encerramento da temporada.
Bruno Haddad / Cruzeiro
O vínculo previa a possibilidade de renovação automática caso a equipe conquistasse uma vaga na próxima Libertadores, meta que não foi atingida.
Com a saída confirmada, a diretoria tricolor agiu rápido no mercado e formalizou uma proposta ao técnico português Luís Castro. A oferta do time gaúcho é robusta: R$ 2 milhões mensais para cobrir os salários do treinador e de toda a sua comissão técnica. Castro estuda os valores e o projeto, mas ainda não deu uma resposta definitiva.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Mano Menezes assumiu o time em abril, em um momento delicado, e conseguiu conduzir a equipe até a nona colocação do Campeonato Brasileiro, garantindo vaga na Copa Sul-Americana. Em sua nota de despedida, o técnico destacou a relação de confiança com o clube.
Veja a íntegra da despedida de Mano Menezes:
“Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nessas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando técnico da equipe. Aceitei e aceitaria sempre que o Grêmio precisar. Nossa relação é de gratidão mútua.
Passados quase oito meses, devolvemos o clube à Sul-Americana e com a nona colocação no Brasileirão. Sei que é pouco para a ambição do torcedor, mas é o alicerce para uma nova equipe e para novas conquistas. Em meu nome e de minha comissão técnica, agradeço a maneira como fomos tratados pela quase totalidade dos funcionários, dirigente, jogadores e torcedores.
A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero, de coração, que dias melhores possam vir para todos.
Seguimos em frente… Trabalhando sério, cumprindo com os nossos compromissos até o fim e de cabeça erguida – sempre.
Grande abraço, Mano Menezes.”
Reprodução NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Michelle Bolsonaro pede afastamento da Presidência do PL Mulher
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro solicitou afastamento do comando do PL Mulher. A decisão foi comunicada pelo Partido Liberal, que atribuiu a saída temporária a questões de saúde agravadas pelo cenário político e familiar recente.
Divulgação
Em nota [leia mais abaixo], a legenda informou que a imunidade de Michelle foi afetada por “constantes injustiças e tensões feitas contra ela e sua família”.
O pedido de licença ocorre logo após o anúncio feito pelo senador Flávio Bolsonaro de que foi o escolhido pelo pai — o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília — para disputar a Presidência da República em 2026.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Michelle é cotada como nome forte para concorrer ao Senado pelo Distrito Federal no mesmo pleito.
Segundo o comunicado do partido, a ex-primeira-dama “cumprirá o afastamento médico inicial que lhe foi prescrito e, após o término desse período, será submetida a uma nova reavaliação”.
Como consequência imediata, a agenda da presidente do núcleo feminino da sigla foi alterada, incluindo o adiamento de um encontro programado para o Rio de Janeiro.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo PL:
“A Assessoria de Comunicação do Partido Liberal Mulher informa que, em razão de afastamento médico de sua Presidente Nacional, Michelle Bolsonaro, o Encontro do PL Mulher, no Rio de Janeiro que estava previsto para ocorrer no dia 13 de dezembro de 2025 (próximo sábado), necessitará ser adiado para o ano de 2026, provavelmente em abril.
A Presidente Michelle vinha lidando com algumas alterações em sua saúde e, nos últimos meses, especialmente em consequência das tensões envolvendo a prisão de seu marido e das constantes injustiças feitas contra ela e sua família, sua imunidade foi afetada e essas alterações foram agravadas, tornando necessário seu afastamento temporário das atividades no partido.
Ela cumprirá o afastamento médico inicial que lhe foi prescrito e, após o término desse período, será submetida a nova reavaliação.”
CNN Brasil NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STF: Marcado julgamento de Bosco Costa
O ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para março o julgamento da ação penal contra os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles são acusados de cobrar propina para a liberação de emendas parlamentares.
O julgamento foi marcado a pedido do relator, ministro Cristiano Zanin, que liberou a ação no fim de novembro, após ter concluído a redação de seu voto. O caso foi marcado para entre os dias 10 e 11 de março, em três sessões, duas pela manhã e uma à tarde.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a condenação dos parlamentares por corrupção passiva e organização criminosa. De acordo com a denúncia, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município de São José de Ribamar (MA).
Comparsas
Segundo as investigações, os parlamentares, junto com comparsas que faziam a intermediação, exigiam de volta 25% dos valores de emendas destinadas à área da saúde. Os pagamentos deveriam ser feitos pelos gestores locais. O esquema foi denunciado por Eudes Sampaio, prefeito de São José de Ribamar, em novembro de 2020.
Esse é o mais avançado entre diversos processos abertos no Supremo para investigar suspeitas de irregularidades na liberação de emendas parlamentares. Os casos estão espalhados por diferentes relatorias e avançam em ritmos diversos.
Outro lado
Durante a tramitação do processo, Josimar Maranhãozinho declarou ao Supremo que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.
Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”.
A defesa de Pastor Gil sustenta a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter sido iniciado no STF, e não na Justiça Federal do Maranhão. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.
As Rapidinhas: Programa público entra na mira eleitoral em Sergipe
A Procuradoria Eleitoral vai investigar o uso de um programa público em Sergipe para fins eleitorais, colocando dois homens públicos na mira para 2026. Enquanto isso, o governador Fábio Mitidieri se antecipa à conversa com Lula para apoiar Rogério Carvalho, mas encontra dificuldades em convencer sua base. Na Codevasf, Márcio Macêdo emplaca novo superintendente, e o crime organizado tenta expandir sua influência política no estado.
TSE / Reprodução
ELIANE ESTADUAL
Partidos querem que a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT) seja, em 2026, candidata a deputada estadual.
INVESTIGADOS
A Procuradoria Eleitoral vai investigar o uso de um programa público em Sergipe para fins eleitorais. Dois homens públicos estão na mira. Na pauta, as eleições de 2026.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
REELEIÇÃO
Pelo menos um deputado estadual de Sergipe não será candidato a reeleição.
OUTRA ESTADUAL
O PSOL vai lançar a vereadora de Aracaju Sônia Meire para deputada estadual.
DEIXARÁ O REPUBLICANOS
O ex-deputado federal Heleno Silva deixará o Republicanos e continuará com o governador Fábio Mitidieri (PSD).
BLOCO DA OPOSIÇÃO
O Podemos e o Republicanos vão com a oposição em Sergipe.
LICENÇA NA ALESE
O deputado estadual Luciano Pimentel (PP) se recupera de uma cirurgia. Passará muito tempo fora da Alese.
IMPEACHMENT
A decisão de Gilmar Mendes, que impede impeachment de ministros do STF, será referendada pelo plenário virtual do Supremo, de 12 a 19 deste mês. Isso tira qualquer força do Senado e dos partidos de oposição, que terão que rever seus planos para 2026.
Não é verdade o que foi divulgado em Sergipe. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não vai para o PL e permanecerá no Republicanos.
NOVO DESEMBARGADOR
A lista tríplice do Tribunal de Justiça de Sergipe será enviada ao governador Fábio Mitidieri (PSD) em janeiro.
FACÇÕES EM SERGIPE
O Crime Organizado quer se instalar, no final de 2026, na política de Sergipe.
CODEVASF
Márcio Macêdo (PT) emplacou o novo superintendente da Codevasf, em Sergipe. Trata-se de Jocimário Dias dos Santos, que foi assessor do ex-ministro em Brasília.
SEM CHANCES
Diná Almeida, esposa do ex-prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, será candidata a deputada federal. Fará dobradinha com o filho Junior, que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
NÃO ESPEROU LULA
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) não esperou a conversa com o presidente Lula (PT) para apoiar a reeleição do senador Rogério Carvalho (PT).
SÓ ELEGE UM
Em Sergipe, nenhuma chapa conseguirá emplacar dois nomes para o Senado nas Eleições de 2026.
QUER ACABAR
A Classe Política brasileira quer acabar com a Justiça do Trabalho.
QUESTIONAMENTOS
Se o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) for mesmo candidato a presidente, a base governista vai questionar os casos da ‘rachadinha’, sua ligação com o criminoso Adriano da Nóbrega e a prisão em regime fechado do pai.
Roda Viva
TÁ DIFÍCIL
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), está encontrando dificuldade para convencer aliados sobre seu apoio a pré-candidatos ao Senado. O senador petista Rogério Carvalho está sendo bem recebido por aliados do governador.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: