Relator denuncia secretário do PT e associações de Sergipe
Durante a sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o relator, deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), disse que associações de Sergipe enviaram R$ 11 milhões para o empresário Ricardo Bimbo, secretário de Tecnologia do Partido dos Trabalhadores (PT).
A bomba veio à tona após a rejeição de requerimentos que buscavam convocar representantes de bancos e instituições financeiras, além de Lulinha, filho do presidente Lula (PT).
“Nós temos preferências políticas, mas o que nós não podemos ter é preferência por bandido”, afirmou o relator.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O parlamentar citou duas entidades, a Acolhê e Universo.
“Ricardo Bimbo recebeu 11 milhões das associações de Sergipe, duas associações bandidas, Acolhê e Universo. E quem é Ricardo Bimbo? Secretário Nacional do PT de Tecnologia. Vamos dar nome aos bois”, detonou.
A denúncia está dando o que falar. A roubalheira contra aposentados e pensionistas é colossal!
Veja fala do relator:
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Prefeita de Aracaju exonera secretário
A Prefeitura de Aracaju informa que a prefeita Emília Corrêa exonerou o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, professor Luizinho. A gestão agradece pelos serviços prestados.
A Secretaria integra um conjunto de ações estruturantes para tornar Aracaju uma cidade cada vez mais inclusiva, acessível e comprometida com a garantia de direitos. A Prefeitura esclarece que a gestão passa por ajustes administrativos voltados ao aprimoramento das políticas públicas e à continuidade dos serviços. O nome que assumirá a condução da Secretaria será anunciado oportunamente, quando o processo de ajustes administrativos for concluído.
Cruzeiro e Botafogo empatam
Na partida que fechou a 37ª, e penúltima, rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Botafogo empataram pelo placar de 2 a 2, na noite desta quinta-feira (4) no estádio do Mineirão.
Com o ponto conquistado fora de casa, o Alvinegro de General Severiano chegou aos 60, agora na 7ª colocação. O objetivo do time de Davide Ancelotti é fechar a competição na 5ª colocação, que garante uma vaga direta para a próxima edição da Copa Libertadores. Já a Raposa, que tem 70 pontos, fecha o Brasileiro na 3ª posição.
Jogando em casa, a equipe comandada pelo técnico português Léo Jardim chegou a abrir uma vantagem de 2 a 0, graças a gols do volante Christian, aos 14 do primeiro tempo, e do meio-campista Matheus Pereira, aos quatro da etapa final.
Porém, mesmo em desvantagem no marcador o Botafogo não desistiu e conseguiu igualar o marcador no final. Primeiro o Alvinegro descontou com Marçal, aos 12 minutos. Já aos 49, em cobrança de pênalti, o lateral Alex Telles deu números finais ao marcador.
Exame toxicológico passa a ser obrigatório para motoristas das categorias A e B
O Congresso Nacional manteve na íntegra três vetos presidenciais e derrubou apenas um após acordo entre governo e oposição nesta quinta-feira (4). Em um quinto veto analisado, deputados e senadores mantiveram um e rejeitaram três dos dispositivos vetados.
Rovena Rosa ⏐ Agência Brasil
Os vetos foram incluídos como extra pauta durante sessão marcada exclusivamente para apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.
Ao rejeitar um dos vetos, o Parlamento estabeleceu a obrigatoriedade de exame toxicológico para primeira habilitação dos motoristas das categorias A e B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As categorias A e B são destinadas para motoristas de carros, vans e motos de passeio. Até então, o exame toxicológico era exigido apenas para os motoristas das categorias C e D, que são aqueles que fazem transporte de carga ou de passageiros.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com a derrubada deste veto, todos os tipos de motorista devem apresentar exame toxicológico negativo para adquirir a primeira CNH. No caso dos motoristas das categorias C e D, o exame é exigido ainda na renovação da habilitação.
O veto derrubado foi aplicado na sanção da Lei 15.153 de 2025 que destina o uso de multas de trânsito para financiar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal.
Pessoas com deficiência
Um dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantidos pelo Parlamento foi o que barrou o dispositivo que limitava a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) apenas nos casos de deficiência consideradas moderadas ou graves. O BPC é pago aos idosos de baixa renda ou pessoas com deficiência em situação de pobreza.
Com a manutenção do veto, fica permitida a concessão do BPC também para pessoas com deficiência considerada leve. O veto foi o referente à Lei 15.077 de 2024, que altera normas ligadas a assistência social, previdência e programas de transferência de renda.
Pedófilos e predadores sexuais
Também por acordo, foi mantido o veto do Executivo que derrubou o dispositivo que previa que os dados dos condenados no Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais ficariam disponíveis para consulta pública por 10 anos após o cumprimento da pena.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com a manutenção do veto, a lista dos condenados por crimes sexuais fica aberta enquanto durar o cumprimento da pena. O veto mantido é referente à Lei 15.035.
Embrapa
Também por acordo, foi rejeitado o veto presidencial integral ao projeto de lei que isentava a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do pagamento de taxas e contribuições cobradas pelos órgãos reguladores em pedidos feitos pela estatal.
O governo alegou no veto que a medida previa benefício tributário sem apresentar medidas compensatória de impacto orçamentário, afetando o equilíbrio financeiro das entidades reguladoras.
Por outro lado, os defensores do projeto defendem que a medida facilita inovação no setor agropecuário ao reduzir os custos da Embrapa. Com a derrubada do veto, a isenção do pagamento de taxas será sancionada como Lei.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Justiça mantém Bruno Henrique como réu
A Justiça do Distrito Federal considerrou jogador Bruno Henrique, do Flamengo, como réus:
Além do jogador rubro-negro, o irmão dele Wander Nunes Pinto Júnior, a cunhada do atleta, Ludymilla Araújo Lima e outras seis pessoas viraram réus por estelionato. Se condenados, eles podem receber pena de um a cinco anos de prisão.
A ideia do jogador é se aposentar do futebol no final de 2026.
Ministro do STF reafirma decisão sobre Impeachment
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (4) o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para reconsiderar a decisão na qual entendeu que somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode entrar com pedidos de impeachment de integrantes da Corte.
Gilmar Mendes / STF
Ontem (3), o advogado-geral da União, Jorge Messias, enviou uma petição ao ministro e defendeu a possibilidade de abertura de processo de impeachment pelo Senado faz parte de uma “relação de equilíbrio” entre os poderes.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Palavras do ministro:
Não se trata disso [proteger o Supremo]. Se trata de aplicar a Constituição, é isso que estamos fazendo. Tendo em vista que a lei, de alguma forma, ela já caducou. É de 1950, feita para regulamentar o impeachment no processo da Constituição de 1946. Ela já passou por várias constituições, e, agora, se coloca a sua discussão face à Constituição de 1988.
A decisão de Gilmar Mendes foi tomada a partir de uma ação protocolada pelo partido Solidariedade e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Em pelário virtual, marcado para 12 a 19 deste mês, o STF se posicionará sobre a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes.
Com informações da Agência Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Valmir de Francisquinho deixa o PL
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, comunicou nesta quinta-feira (4), por meio de suas redes sociais, que está deixando o Partido Liberal (PL). A decisão encerra um ciclo iniciado em 2009, época em que a legenda ainda atendia pela sigla PR.
SSP Sergipe / arquivo
O movimento de desfiliação é acompanhado por seu filho, o deputado federal Ícaro, que já obteve a autorização para sair do partido.
Sem citar nomes, o gestor atribuiu a troca a articulações ‘de Brasília’ e ‘vaidade de alguns’. “Recentemente, porém, sob influência de Brasília, Edivan perdeu o comando do partido, que antes havia sido oferecido a mim, decisão que não correspondia ao que eu considerava adequado”, disse Valmir.
O prefeito lamentou o desmonte da estrutura partidária local.
“Meu desejo era que o partido permanecesse sob a mesma direção vitoriosa que ajudamos a consolidar. A vaidade de alguns, nos últimos tempos, passou a desmontar tudo o que construímos”, pontuou.
A expectativa agora recai sobre o novo destino político do grupo, que deve ser anunciado ainda hoje.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CPMI convoca governador
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta quinta-feira (4), a convocação e a quebra do sigilo telemático, bancário e fiscal do dono do Banco Master, Daniel Bueno Vorcaro. A CPMI aprovou ainda a convocação do governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema (Novo).
Ambos entraram na mira da CPMI devido à investigação sobre possíveis irregularidades na oferta de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, tema que é um dos objetos da comissão mista.
O presidente do Banco Master, Vorcaro, foi preso, e depois liberado, acusado de fraude em operações no mercado financeiro que podem somar R$ 12 bilhões, segundo a Polícia Federal (PF).
O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), defendeu que a convocação de Vorcaro é necessária porque o Banco Master é um dos que mais registram reclamações sobre empréstimos consignados.
“´[A convocação] é necessária para prestar esclarecimentos acerca da atuação da instituição na oferta de produtos financeiros a aposentados e pensionistas, incluindo o crédito consignado, que possam justificar o elevado número de reclamações recebidas pela Secretaria Nacional do Consumidor, a Senacon, nos últimos anos”, justificou.
Também foi aprovado o envio do relatório de inteligência financeira sobre as movimentações bancárias de Vorcaro, produzido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
A CPMI ainda aprovou a convocação de dirigentes dos bancos Daycoval, Pan, Agibank, e BMG. Por outro lado, foram rejeitados os requerimentos para convocar dirigentes dos bancos Santander, Crefisa, C6 e da Zema Financeira.
Governador Romeu Zema
A CPMI aprovou ainda, com protestos da oposição, a convocação do governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema (Novo). O pedido para ouvir o governador foi apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG).
O parlamentar afirma que a Zema Financeira, ligada ao governador de Minas, foi uma das beneficiárias pela Medida Provisória (MP) 1.106 de 2022, do governo Jair Bolsonaro, que permitiu empréstimos consignados a beneficiários do Bolsa Família, à época chamado de Auxílio Brasil.
“Zema foi uma das poucas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central a oferecer a linha de crédito, que desconta a parcela direto do pagamento feito pelo governo para famílias vulneráveis em até 40% do valor do benefício”, escreveu o parlamentar mineiro.
O governador Romeu Zema enviou nota à CPMI pedindo para não ser convocado e informando que deixou a empresa Zema Financeira após vencer a eleição para o governo de Minas em outubro de 2018.
“O requerente absolutamente nada pode esclarecer ‘acerca da atuação da instituição na oferta de produtos financeiros a aposentados e pensionistas, incluindo o crédito consignado”, informou a defesa de Zema à CPMI.
O deputado Correia rebateu que o governador deixou a direção da empresa porque a legislação exige, mas destacou que ele permanece como acionista da instituição financeira.
“Ele não poderia ser dessa financeira para estar no governo do estado. Por isso saiu. Mas eu queria dizer a vocês que ele ainda mantém 16,41% das ações. O pai dele, Ricardo Zema, 51% das ações. O irmão dele, Romero Zema, 16,41%. E a Luciana Zema, que é a irmã, 16,18%. Se vocês somarem, 100% da família Zema”, disse.
A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) lamentou que a CPMI tenha aprovado a convocação, e não o convite do governador Zema. Diferentemente do convite, a convocação obriga a pessoa a comparecer à comissão.
“A gente quer muito que o governador Zema venha pra mostrar como é que se faz política, como é que faz o estado ser mais transparente e ele se colocou à disposição para ser convidado a vir aqui e virá”, afirmou Adriana.
Termina segunda inscrição para quem quer ser professor em SE
O concurso público para professor de educação básica da carreira do magistério público estadual, realizado pelo Governo de Sergipe, recebe inscrições até as 18h da próxima segunda-feira, 8.
Iran Souza|ASN
Certame é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e objetiva o provimento de 300 vagas e formação de cadastro reserva. A solicitação de inscrição deve ser realizada exclusivamente AQUI.
As vagas abrangem todas as Diretorias Regionais de Educação e disciplinas da Base Comum Curricular dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, do Conservatório de Música de Sergipe e da Educação Especial.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Além disso, de maneira inédita, o certame contempla vagas para professores de Ensino Religioso e de Informática/Computação.
O concurso reserva vagas para pessoas com deficiência, candidatos afrodescendentes, indígenas e quilombolas. Os aprovados para estas últimas duas categorias atuarão no fortalecimento da educação indígena e quilombola em Sergipe.
O certame também oferece vagas específicas para professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que trabalharão com estudantes surdos, especialmente nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Este é o maior concurso da história do Conservatório de Música de Sergipe, com 26 vagas de provimento imediato, contemplando os principais instrumentos, regência musical, cantos lírico e popular, além de habilitações teóricas, a exemplo de literatura, apreciação e história da música.
O dimensionamento da oferta considera as necessidades da rede estadual e a dinâmica de afastamentos de profissionais efetivos, que demandam substituição por temporários.
Há vagas para jornadas de 100 horas e 200 horas. O vencimento básico inicial será de R$ 5.142,15 para jornada mensal de 200 horas, e de R$ 2.571,08 para jornada mensal de 100 horas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao vencimento inicial poderá ser acrescida a Gratificação por Interiorização da Atividade Docente, quando a lotação ocorrer em município distinto daquele de residência do servidor, e a Gratificação por atividade em Tempo Integral, no valor inicial de R$ 2.886,15, caso o profissional seja selecionado em processo seletivo interno para atuação em jornada de tempo integral.
Cada profissional pode concorrer a apenas um cargo, área de atuação, disciplina ou localidade. Quem optar por vagas destinadas a escolas indígenas ou quilombolas deve indicar essa escolha no ato da inscrição e preencher a autodeclaração correspondente, conforme previsto no edital.
Durante o período de inscrições, o candidato pode alterar sua solicitação quanto aos cargos, áreas de atuação, disciplinas, localidades, sistema de concorrência e atendimento especializado. No entanto, não é permitido trocar cargos de jornada de 100 horas mensais por cargos de 200 horas, ou o contrário. Em caso de modificações, apenas a última alteração registrada será considerada válida.
Etapas
O concurso contará com prova objetiva, redação discursiva, prova prática de didática e avaliação de títulos. Pela primeira vez, a seleção para o magistério estadual incluirá uma prova prática de didática.
Além disso, o certame incorporará conteúdos voltados à atuação pedagógica, como Saberes Digitais Docentes e Leitura e Interpretação de Indicadores Educacionais, entre outros temas que articulam competências técnicas e demandas educacionais contemporâneas.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Em vez de casas, Valmir ameaça processar mães em Itabaiana
Na coluna de hoje, Marcos Aurélio denuncia o drama de mães que, ao pedirem transparência na entrega de casas em Itabaiana, são ameaçadas de processo pelo prefeito Valmir. A análise também aborda a reforma no secretariado de Fábio Mitidieri e as manobras no STF que podem mudar o jogo para 2026.
Reprodução
Um caso que está chocando a todos e o de uma mãe, com medida protetiva, seis filhos, desses, três com problemas sérios de saúde, um autista, uma com epilepsia e outra com a doença de von Willebrand (um distúrbio hemorrágico hereditário, considerado o mais comum do tipo, causado pela deficiência ou disfunção do fator de von Willebrand, uma proteína essencial para a coagulação do sangue), e que não foi contemplada, “essa é a quarta vez que eu me inscrevo nessas casas e mesmo todas as pessoas me dizendo que eu mereço uma casa, eu nunca consegui”, revelou aos prantos, a mãe, durante entrevista à Rádio Capital do Agreste;
Ao invés de casas, Valmir de Itabaiana ameaça com processo judicial contra as mulheres, em sua maioria mães solo e atípicas; que estão simplesmente pedindo transparência na contemplação das 214 casas, que antes ele anunciava como “Itabaiana meu lar”, e agora a gestão dele está tentando transferir a culpa para o governo Lula.
Essa história começou quando, ao invés de realizar um sorteio público, prometido para a segunda-feira, a gestão de Valmir surpreendeu a todos, divulgando uma lista no final da tarde de sexta-feira e isso gerou revolta dessas mães.
O núcleo do Poder em Brasília, está claramente se movimentando e agitando os blocos partidários com vistas ao pleito de 2026. Segundo o analista Matheus Zani, no que denominou de “O PLANO SILENCIOSO DE GILMAR MENDES QUE PODE MUDAR 2026 (E QUASE NINGUÉM ENTENDEU), referindo-se a decisão monocrática, em reposta a uma ação proposta no STF, pelo Solidariedade, mas que terá que passar pela análise do plenário da Corte, restringindo à “PGR a prerrogativa de pedir o impeachment de Ministros do STF. Antes, qualquer cidadão ou parlamentar podia. Isso aconteceu sem grito, sem crise aberta… Mas com efeito gigante”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ainda temos a movimentação de Michelle Bolsonaro que busca assumir o protagonismo no campo do bolsonarismo e se viabilizar para disputar à presidência da república, repetindo o feito do marido, que está preso, derrotando o Centrão que quer se aproveitar dos votos dos adoradores do ex-presidente, mas não quer ninguém com esse sobrenome.
Enquanto isso, a Polícia Federal segue de forma autônoma realizando operações e prisões no andar de cima, deixando a cúpula nacional à base de muito remédio para acalmar os nervos.
ELEIÇÕES 2026
Segundo Ritta Oliveira, o governador Fábio Mitidieri anunciará, durante entrevista coletiva na próxima sexta-feira, os nomes dos que substituirão os secretários que sairão agora em dezembro para disputarem as eleições2026.
De acordo com a jornalista, todos já estão nas atuais pastas e o propósito é dar continuidade aos projetos e ações que estão em desenvolvimento. A única exceção, pode ser o chefe da Casa Civil, Luiz Mitidieri, que substituirá Jorginho Araújo. O ex-deputado e pai do governador, apesar de não fazer parte do atual quadro de servidores, está intrinsicamente vinculado ao governo e tem larga experiência na articulação política.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: