A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16) a segunda fase da Operação Citrus em Sergipe, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre o uso de documentos falsos em processo administrativo que apura a aquisição clandestina de mudas de laranja em desacordo com a legislação vigente.

O processo tramita no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Sergipe.
Nesta etapa, 3 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Barra dos Coqueiros e de Boquim. Também foram cumpridos dois mandados de busca em endereços residenciais, todos expedidos pela Justiça Federal.
Um servidor estadual investigado no caso teve o afastamento cautelar da função pública determinado pela Justiça.
As medidas têm por finalidade ampliar a coleta de provas, esclarecer a participação dos investigados no esquema e identificar eventuais outros envolvidos.
Desdobramento da primeira fase
A investigação é desdobramento da primeira fase da Operação Citrus, deflagrada em novembro de 2025.
Naquele momento, a Polícia Federal apurou o uso de documentação falsa para “esquentar” a aquisição de mudas de laranja, fato apurado em processo administrativo que tramita no Ministério da Agricultura do Estado de Sergipe.
Com o avanço das apurações, surgiram indícios da prática dos crimes de advocacia administrativa, falsificação de documentação pública e corrupção. Esses crimes passaram a integrar o objeto da investigação.
(*) Com informações da PF em Sergipe

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.