Forró Caju 2026 tem programação completa divulgada; veja

A espera acabou para os apaixonados pelos festejos juninos. A programação completa do Forró Caju 2026 foi oficialmente divulgada nesta sexta-feira (17) pela Prefeitura de Aracaju.

Vista aérea da multidão durante shows do Forró Caju em Aracaju.
PMA|Divulgação

O evento, que chega a 33 anos de tradição, promete movimentar a capital sergipana. Ao todo, serão 109 atrações musicais comandando a festa em diferentes pontos da cidade.

Os palcos principais, Luiz Gonzaga e Gerson Filho, ficam concentrados na Praça Hilton Lopes, na região dos Mercados Centrais.

Mantendo a estratégia de levar a festa para mais pessoas, os bairros Santos Dumont e Farolândia também receberão apresentações musicais.

Valorização local

Um dos grandes destaques da edição é o espaço garantido para a cultura da região. Mais de 67% dos artistas que sobem aos palcos são sergipanos.

Além dos talentos locais, o público poderá curtir grandes nomes da música nacional que arrastam multidões pelo país.

O line-up reúne estrelas como Wesley Safadão, Elba Ramalho, Simone Mendes, Mestrinho e a banda Calcinha Preta. Artistas como Natanzinho Lima, Trio Nordestino e Anastácia também marcam presença.

Confira a programação completa:

MAIO

Fórum do Forró 

11/05 – Teatro Atheneu

18h – Homenagem a Flávio José | “Cancioneiro de Resistência: a obra de Flávio José como pilar do forró tradicional nordestino”

12/05 – Unit Farolândia – Auditório Bloco D

15h – Tema 1 – 8 Baixos: A Origem do Forró
Debatedores: Luizinho Calixto (PB) e Robertinho dos 8 Baixos (SE)
Mediador: Paulo Corrêa

16h30 – Tema 2 – Sergival e as Coisas do Caçuá
Debatedores: Sergival (SE)
Mediador: Paulo Corrêa

19h – Apresentações artísticas:

Robertinho dos 8 Baixos
Orquestra Sanfônica de 8 Baixos de Santa Cruz do Capibaribe
Sergival.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

JUNHO

04/06 – Praça Acrísio Garcez – Bairro Farolândia

19h – Casaca de Couro
20h30 – Trio Nordestino
22h – Fulô de Mandacaru
23h30 – Alceu Valença
01h – João da Passarada

05/06 – Praça Acrísio Garcez – Bairro Farolândia

19h – Sergival
20h30 – Sérgio Lucas
22h – Flávio José
23h30 – Adelmário Coelho
01h – Targino Gondim

06/06 – Praça Acrísio Garcez – Bairro Farolândia

19h – Héloa
20h30 – Santana O Cantador
22h – Elba Ramalho
23h30 – Geraldo Azevedo
01h – Pedro Lua

12/06 – Praça Ulisses Guimarães – Bairro Santos Dumont

19h – Lara Amélia
20h30 – Anastácia
22h – Waldonys
23h30 – Xotebaião
01h – Thaís Nogueira

13/06 – Praça Ulisses Guimarães – Bairro Santos Dumont

19h – Transmissão jogo do Brasil x Marrocos
20h30 – Flávio Leandro
22h – Del Feliz
23h30 – Jorge de Altinho
01h – Luiz Fontineli
02h – Mimi do Acordeon

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

20/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Lourinho do Acordeon
20h40 – Taty Girl
22h20 – Joelma
23h30 – Matheus Fernandes
01h40 – Tatah Santana

21/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Igor Ranieri
20h40 – Léo Foguete
22h20 – Mikael Santos
00h – Yasmin Sensação

22/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Mariana Fagundes
20h40 – Fernandinha
22h20 – Diego e Victor Hugo
00h – Cidade dos Anjos

23/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Baú das Antigas
20h40 – Silvânia Aquino e Berg Rabelo
22h20 – Panda
00h – Simone Mendes
01h40 – Xande e Nanda

24/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Transmissão jogo da Seleção Brasileira de Futebol
20h40 – Zé Vaqueiro
22h20 – Seu Desejo
00h – Natanzinho Lima
01h40 – Gil Mendes

25/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Erivaldo de Carira
20h40 – Mestrinho
22h20 – Pablo
00h Calcinha Preta

26/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Dedé Brasil
20h40 – Dorgival Dantas
22h20 – Murilo Huff
00h – Magníficos

27/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Luciene Melo
20h40 – Eric Lande
22h20 – Wesley Safadão
00h – Mastruz com Leite
01h30 – Alisson Lima

28/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Luiz Gonzaga

19h – Antônio Carlos du Aracaju
20h40 – Limão com Mel
22h20 – Solange Almeida
00h – Danielzinho Jr.

*Programação sujeita a alteração

Aracaju antecipa salários e decreta ponto facultativo

Os servidores públicos de Aracaju recebem os vencimentos de abril nesta sexta-feira (17). A gestão municipal decidiu adiantar o pagamento de todo o funcionalismo e confirmou alteração no expediente da próxima segunda-feira (20), véspera do feriado nacional de Tiradentes.

Pessoa manejando dinheiro em caixa registradora de estabelecimento
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ao todo, 17.294 servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, são contemplados com o crédito em conta ao longo do dia.

Para a prefeita Emília Corrêa, a antecipação do calendário demonstra o respeito da gestão com os trabalhadores do município. “Valorizar os servidores é reconhecer quem faz a cidade funcionar todos os dias”, afirmou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Feriadão

A adoção do ponto facultativo no início da próxima semana está prevista no Decreto nº 8588/2026, publicado no Diário Oficial do Município.

Apesar da folga prolongada para a área administrativa, a prefeitura reforça que os serviços públicos essenciais, como saúde, segurança e limpeza urbana, funcionarão normalmente, garantindo a continuidade do atendimento à população.


Com informações da PMA

STF anula eleição antecipada da Assembleia de Sergipe

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a eleição antecipada que definiu o comando da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para o biênio 2025-2027. A decisão barra o pleito realizado ainda em junho de 2023, obrigando os deputados estaduais a realizarem uma nova votação.

Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe
Jadilson Simões|Agência Alese

Segundo a Corte, a escolha dos dirigentes deve ocorrer mais perto do início do mandato, a partir de outubro do ano anterior, como forma de garantir a alternância de poder e o respeito aos princípios democráticos.

Confira na íntegra o que foi publicado pela Corte Suprema:

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou os efeitos de eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizada em 6/6/2023 para o biênio 2025-2027. Segundo o colegiado, a escolha dos dirigentes deve ser realizada próxima ao início do mandato subsequente, em respeito aos princípios republicano e democrático.   

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A decisão unânime foi tomada na análise do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7734, em que o Plenário interpretou o artigo 10 do Regimento Interno da Alese para afastar a possibilidade de realização de eleições com essa antecipação.   

No voto que conduziu o julgamento, na sessão virtual concluída em 13/4, o ministro Alexandre de Moraes (relator) destacou a necessidade de observar os princípios da representatividade, do pluralismo e da paridade de forças entre os grupos políticos, a fim de evitar a perpetuação de um mesmo grupo no poder.   

Periodicidade e marco temporal  

Em uma legislatura (período de quatro anos), as eleições para a mesa diretora das assembleias legislativas ocorrem a cada dois anos. De acordo com o entendimento da Corte, a eleição referente ao segundo biênio de cada legislatura somente pode ser realizada a partir do mês de outubro imediatamente anterior ao início do exercício do mandato.   

O relator ressaltou que a periodicidade das eleições permite a avaliação do desempenho dos atuais ocupantes dos cargos antes da realização de novo pleito. Esse precedente tem sido aplicado pelo STF em relação a outros estados, para declarar a inconstitucionalidade de eleições antecipadas ou simultâneas para o comando das assembleias legislativas no âmbito de uma mesma legislatura.   


Com informação de Adriana Romeo (STF)

Lula sanciona lei de plebiscito Aracaju x São Cristóvão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (16), a Lei Complementar nº 230/2026. A nova regra permite a realização de plebiscitos para acabar com antigas disputas de limites territoriais.

Zona de Expansão de Aracaju
Zona de Expansão de Aracaju|ASN

A proposta foi relatada no Senado pelo senador Alessandro Vieira (MDB/SE), que teve atuação decisiva para a aprovação e articulação junto ao governo federal para garantir a sanção da matéria.

Na Câmara dos Deputados, a matéria também contou com a atuação da bancada sergipana, com destaque para os deputados federais Katarina Feitoza (PSD) e Thiago de Joaldo (Republicanos).

Os parlamentares acompanharam a tramitação do projeto e defenderam a regulamentação como forma de viabilizar uma solução definitiva para a disputa.

Fim do impasse

A nova legislação representa um marco para a solução de conflitos históricos, como o que envolve Aracaju e São Cristóvão pela área da Zona de Expansão, onde milhares de moradores aguardam há anos por uma definição administrativa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo Alessandro, a nova lei corrige uma lacuna histórica na legislação brasileira ao regulamentar o desmembramento de áreas com incorporação a municípios já existentes, sem a criação de novos entes.

A medida atende ao que determina a Constituição Federal e estabelece critérios claros, como estudos de viabilidade e a realização de consulta popular.

“Essa lei garante segurança jurídica e, principalmente, respeita o direito da população de decidir. O plebiscito é o caminho mais democrático para resolver conflitos como o da Zona de Expansão, que se arrasta há décadas”, ressaltou.

Próximos passos em Sergipe

Com a sanção presidencial, caberá agora à Assembleia Legislativa de Sergipe conduzir os trâmites para a realização do plebiscito, logo após a devida análise técnica.

Limites territoriais entre os municípios de São Cristóvão e Aracaju
Reprodução

A consulta permitirá que os moradores da região escolham se desejam permanecer vinculados a São Cristóvão ou integrar oficialmente Aracaju.

A disputa territorial ganhou novos contornos após decisão judicial mantida em março de 2026, que confirmou a vinculação da área a São Cristóvão. No entanto, a ausência de uma legislação específica para tratar do tema impedia uma solução definitiva baseada na vontade popular, cenário que muda de vez com a nova lei.


Com informações de Assessoria

Bombeiros combatem incêndio em residência na zona norte de Aracaju

Na madrugada desta quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi acionado para conter um incêndio em uma residência localizada na Avenida Simeão Sobral, zona norte de Aracaju.

Bombeiros combatem incêndio em residência no Bairro Industrial, em Aracaju
CBMSE

O chamado ocorreu por volta das 3h, mobilizando militares do Quartel Central para evitar que as chamas destruíssem todo o imóvel no bairro Industrial.

A intervenção dos bombeiros permitiu que o fogo ficasse restrito a apenas um cômodo. A rapidez foi crucial, uma vez que o local possuía materiais de fácil combustão, o que poderia causar a propagação rápida para casas vizinhas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O sargento Cleiton Passos, que comandou o atendimento à ocorrência, detalhou os trabalhos:

“No momento do incêndio não havia ninguém na casa e vizinhos fizeram o acionamento. As chamas ficaram restritas a uma sala, onde havia muito material combustível, livros e outros objetos. O combate durou cerca de meia hora e fizemos o rescaldo, procedimento realizado para evitar a reignição do fogo. A causa do incêndio só poderá ser confirmada através de perícia de incêndio. Foram repassadas ao solicitante todas as orientações sobre os procedimentos para solicitação.”

Perícia

Após o controle total e o rescaldo, etapa que elimina focos remanescentes de calor, o responsável foi orientado sobre como solicitar a perícia oficial. O laudo técnico é o único documento capaz de determinar o que deu início ao fogo.


NE Notícias, da redação

Morre o empresário sergipano Gilson Figueiredo aos 99 anos

O empresário sergipano Gilson de Oliveira Figueiredo morreu na manhã desta quinta-feira (16), em Aracaju, aos 99 anos. A confirmação do falecimento foi feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE).

Empresário sergipano Gilson Figueiredo
Reprodução

A causa da morte não foi informada pela família.

Conhecido carinhosamente como Gilsinho, o empresário dedicou 75 anos de sua vida ao setor produtivo. Além da trajetória no comércio, teve participação ativa na vida sindical empresarial e em diversas entidades de classe, consolidando-se como uma figura de relevância para o desenvolvimento econômico do estado.

Gilson de Oliveira Figueiredo é pai de Gilson Figueiredo Filho, atual presidente do Sindicato dos Lojistas de Sergipe (Sindilojas/SE).

O velório é realizado no Cemitério Colina da Saudade, na capital sergipana. O sepultamento está marcado para as 16h de hoje.

TCE determina suspensão de licitação em Sergipe

A prefeitura de Poço Redondo terá que paralisar imediatamente um processo licitatório para manutenção e expansão da iluminação nas ruas da cidade.

De olho no dinheiro público
Montagem: NE Notícias

A decisão do Tribunal de Contas (TCE/SE) ocorre após auditores detectarem falhas graves no planejamento e na planilha de custos, o que poderia causar prejuízo aos cofres públicos e limitar a concorrência entre as empresas interessadas.

O órgão agora exige que o edital seja revisado antes de qualquer nova movimentação.

Confira abaixo a íntegra do comunicado divulgado pelo TCE/SE:

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) determinou, em sessão plenária realizada nesta quinta-feira, 16, a suspensão imediata da Concorrência Eletrônica SRP nº 02/2026, promovida pela Prefeitura Municipal de Poço Redondo, destinada à contratação de empresa especializada na manutenção, substituição, aquisição e expansão do sistema de iluminação pública do município.

A decisão foi tomada de forma unânime, com base no voto do conselheiro relator Luis Alberto Meneses.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A medida cautelar foi concedida no âmbito de denúncia que apontou supostas irregularidades no edital da licitação.

De acordo com o relator, a concessão da cautelar considerou a presença dos requisitos legais, diante da plausibilidade das irregularidades apontadas e do risco de dano ao erário com o prosseguimento do certame.

Entre os problemas apontados estão falhas no planejamento da contratação, ausência de elementos técnicos essenciais, indícios de inconsistências na planilha orçamentária e possíveis restrições indevidas à competitividade.

As análises técnicas realizadas pela Coordenadoria de Engenharia e pela área de controle externo do Tribunal apontaram, ainda, a inexistência de projeto básico adequado, apesar da complexidade do objeto, além de questionamentos quanto à adoção do sistema de registro de preços e à exigência de certificações e critérios de qualificação técnica sem justificativa suficiente.

O Ministério Público de Contas também se manifestou pelo deferimento da cautelar, destacando o risco iminente de avanço da licitação e eventual contratação com base em edital considerado irregular.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com a decisão, o município deverá suspender imediatamente o procedimento licitatório e adotar as providências necessárias para sanar as falhas identificadas, incluindo a revisão dos estudos técnicos, da planilha orçamentária e das cláusulas do edital.​

Além da suspensão, o Tribunal determinou a autuação do processo como denúncia, dando continuidade à apuração dos fatos.​

Assista à Sessão do Pleno:

TCE

Com informações de Marcelle Cristinne (TCE)

PRF e Procon lacram bombas de combustível em Sergipe

Uma força-tarefa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ANP e Procon Sergipe encontrou fraudes em postos de gasolina às margens da BR-101, na Grande Aracaju e região Norte do estado. A operação conjunta, que segue até esta quinta-feira (16), já interditou quatro bicos de abastecimento.

PRF e Procon lacram bombas de combustível em Sergipe
PRF-SE

Durante as fiscalizações, as equipes flagraram um estabelecimento que enganava os clientes ao vender etanol em bombas sinalizadas como gasolina comum. O posto não teve sua localização divulgada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além do problema no abastecimento, a equipe encontrou outros postos comercializando produtos com o prazo de validade expirado. A força-tarefa destaca, no entanto, que a vistoria é geral e que muitos dos locais fiscalizados não apresentaram qualquer tipo de irregularidade.

Alta dos combustíveis

A ação tem caráter nacional e busca impedir abusos. A operação ganha ainda mais peso no atual cenário de aumento nos preços dos combustíveis, puxado pela alta demanda e por instabilidades no mercado internacional.

Os agentes seguem nas rodovias checando a qualidade e a quantidade do que sai das bombas, os preços cobrados, as notas fiscais e o respeito rigoroso às normas do Código de Defesa do Consumidor.


Com informações da PRF-SE

Confira as datas de pagamento dos servidores de Sergipe em abril

Os servidores públicos estaduais de Sergipe começam a receber os salários de abril na última semana do mês.

Dinheiro sacado do caixa eletrônico
Erick O’Hara ⏐ ASN

O calendário, que contempla tanto a administração direta quanto indireta, também inclui o pagamento antecipado de parte do abono natalino para um grupo específico de funcionários.

Datas por categoria

O depósito dos vencimentos foi dividido em dois dias para organizar o fluxo bancário:

  • Aposentados e Pensionistas: Recebem na quarta-feira, dia 29.
  • Servidores da Ativa: O crédito para quem atua em secretarias, empresas e autarquias ocorre na quinta-feira, dia 30.

O governo ressalta que o dinheiro entra na conta ao longo do dia, dependendo do sistema de cada banco.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Parcela do 13º salário

Os funcionários que fazem aniversário em abril têm um acréscimo no contracheque deste mês. De acordo com a regra de antecipação do estado, este grupo recebe a primeira parcela do décimo terceiro salário junto com o vencimento regular.

A movimentação financeira prevista para este ciclo de pagamentos ultrapassa os R$ 510 milhões, impactando diretamente o setor de serviços e o comércio local.

Concurso para professor de Sergipe: resultado final da prova prática

A Secretaria de Educação do Estado de Sergipe divulgou edital do resultado final da prova prática de didática do concurso para professores da rede estadual. A seleção, conduzida pelo Cebraspe, busca preencher 300 vagas imediatas e formar cadastro de reserva para profissionais do magistério público.

Prova prática do concurso para professor da rede estadual de Sergipe
Seed

Além do resultado definitivo de mais uma etapa avaliativa do concurso, o edital detalha a convocação para a perícia médica dos candidatos que solicitaram concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência.

Há também o chamado para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos afrodescendentes e para a verificação da condição de candidatos indígenas e quilombolas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o cronograma do concurso, as justificativas da banca para o deferimento ou indeferimento dos recursos interpostos contra o resultado provisório na prova prática estarão à disposição dos candidatos a partir do próximo dia 22 de abril, no site do Cebraspe.

No próximo dia 12 de maio, também será divulgado o resultado provisório da verificação do atendimento dos critérios para concorrer às vagas reservadas.

Próximas etapas e salários

Para a próxima fase do concurso, a de avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório, serão convocados todos os candidatos aprovados nas provas objetivas, discursivas e práticas. Os candidatos não convocados para a avaliação de títulos serão eliminados e não terão classificação alguma no concurso.

O vencimento básico inicial será de R$ 5.142,15 para jornada mensal de 200 horas e de R$ 2.571,08 para jornada mensal de 100 horas.

Ao vencimento inicial poderá ser acrescida a Gratificação por Interiorização da Atividade Docente, quando a lotação ocorrer em município distinto daquele de residência do servidor, e a Gratificação por atividade em Tempo Integral, no valor inicial de R$ 2.886,15, caso o profissional seja selecionado em processo seletivo interno para atuação em jornada de tempo integral.


Com informações da SEED