FICCO/SE deflagra operação e cumpre mandados em Aracaju

A FICCO/SE (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe) desencadeou na manhã desta terça-feira (26) a Operação INDUMENTUM II, voltada a desarticular uma organização criminosa com atuação no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro.

FICCO/SE deflagra operação e cumpre mandados em Aracaju
PF Sergipe

Foram cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, todos expedidos pelo Núcleo de Garantias do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

As medidas foram executadas nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto e Barra dos Coqueiros (SE), Montes Claros (MG), Ribeira do Pombal (BA), João Pessoa (PB) e Maceió (AL).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como as investigações começaram

As investigações tiveram início em abril de 2025, a partir da primeira fase da operação, quando foi identificado um grupo responsável pela distribuição de entorpecentes, principalmente crack e maconha, no município de Nossa Senhora do Socorro e região.

No decorrer das apurações, surgiram indícios de ocultação e dissimulação de valores oriundos da atividade criminosa, com uso de contas bancárias de terceiros e depósitos fracionados.

FICCO/SE deflagra operação e cumpre mandados em Aracaju
FICCO/SE

Um dos investigados também apresentou padrão de vida incompatível com a renda declarada, com imóvel em condomínio de alto padrão e veículos de luxo.

As investigações apontam que o grupo movimentou aproximadamente R$ 32 milhões entre 2021 e 2025.

Forças que participaram da operação

A ação contou com apoio do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC/SE), do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE/SE), do 1º e 5º Batalhões da Polícia Militar (PMSE) e do Grupo Tático Operacional da Polícia Penal (GTOP).

Forças de segurança da FICCO/SE antes da Operação INDUMENTUM II cumprir mandados em Aracaju
FICCO/SE

A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, com atuação integrada no enfrentamento ao crime organizado.

TJSE escolhe lista tríplice e Mitidieri decide novo desembargador

O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe escolheu, em sessão administrativa extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (25), a lista tríplice de advogados para preencher a vaga de desembargador aberta pela aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Mendonça, pelo Quinto Constitucional*.

Governador Fábio Mitidieri, em pé, segurando papel e posando para fotografia ao lado da presidente do TJSE, desa. Iolanda Guimarães, à direita
TJSE|Divulgação

Após a votação do colegiado, a lista formada foi:

  • Kleidson Nascimento Santos — 10 votos
  • Márcio Macedo Conrado — 8 votos
  • América Cardoso Barreto Lima Nejaim — 7 votos

Com o encerramento da sessão, a presidente do TJSE, desembargadora Iolanda Guimarães, entregou a lista ao governador Fábio Mitidieri (foto), a quem cabe escolher um dos três nomes para a nomeação.

Assista à sessão no vídeo a seguir:

TJSE

(*) Mecanismo constitucional que reserva um quinto das vagas dos tribunais estaduais a membros da advocacia e do Ministério Público.

Reajuste na conta de luz atinge 12 municípios de Sergipe

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário anual da Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), distribuidora com sede em Estância que abastece 177.060 unidades consumidoras em 14 municípios, sendo 12 em Sergipe e dois na Bahia.

Bandeiras tarifárias de energia
ANEEL/Reprodução

Para os consumidores residenciais, o aumento de 9,71% já está em vigor.

O efeito médio do reajuste para todos os atendidos pela distribuidora chega a 12,87%. Em baixa tensão, grupo que reúne residências e pequenos comércios, o índice médio ficou em 10,13%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para consumidores de alta tensão, como indústrias e grandes estabelecimentos, o reajuste médio atinge a bagatela de 22,91%.

Segundo a ANEEL, os índices foram impactados pela alta dos encargos setoriais, dos custos com transportes e dos custos financeiros.

Confira os percentuais de reajuste:

EmpresaConsumidores residenciais B1
Companhia Sul Sergipana de Eletricidade – Sulgipe9,71%
Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão em médiaAlta tensão em médiaEfeito médio para o consumidor
10,13%22,91%12,87%

Municípios sergipanos atendidos pela Sulgipe

Os municípios de Sergipe que recebem energia elétrica pela Companhia Sul Sergipana de Eletricidade são:

  • Arauá
  • Boquim
  • Cristinápolis
  • Estância
  • Indiaroba
  • Itabaianinha
  • Pedrinhas
  • Riachão do Dantas
  • Santa Luzia do Itanhy
  • Tobias Barreto
  • Tomar do Geru
  • Umbaúba

Pelo estado da Bahia, a Sulgipe atende Jandaíra e Rio Real.

Reajustes recentes

Em abril deste ano, a ANEEL havia aprovado um reajuste nas tarifas de energia que impactou diretamente as faturas da Energisa Sergipe, com índices aprovados entre 5% e 12,36%.

E você, o que pensa sobre mais este aumento na tarifa de energia? Deixe seu manifesto nos comentários abaixo.

Lula inicia radioterapia no couro cabeludo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início nesta segunda-feira (25) a um ciclo de radioterapia preventiva no couro cabeludo, no Hospital Sírio-Libanês em Brasília.

Presidente Lula durante coletiva de imprensa - 03/06/2025
Reprodução

O tratamento, com 15 sessões previstas, foi indicado após a retirada de uma lesão na pele realizada em 24 de abril.

De acordo com o hospital, o presidente seguirá com suas atividades diárias sem restrições, mantendo acompanhamento das equipes médicas lideradas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela médica Ana Helena Germoglio.

Segundo o Planalto, as sessões ocorrerão ao longo de três semanas, com duração aproximada de dois minutos cada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apesar do início do tratamento nesta manhã, o presidente mantém compromissos no Palácio do Planalto, incluindo evento com representantes de países africanos.

A radioterapia preventiva ocorre após procedimento cirúrgico realizado em abril, em São Paulo, para retirada de um carcinoma basocelular no couro cabeludo. À época, a equipe médica informou que a cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente teve alta no mesmo dia.

O que é carcinoma basocelular

O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele, geralmente associado à exposição solar.

Trata-se de uma lesão de crescimento lento, que raramente se dissemina para outras partes do corpo e apresenta altos índices de cura quando diagnosticada precocemente.

O boletim médico desta segunda-feira é assinado pelo diretor de Governança Clínica do Sírio-Libanês, Rafael Gadia, e pelo diretor clínico, Volney Vilela.

Com informações de Pedro Peduzzi (Agência Brasil)

SBT News

Previsão do tempo em Sergipe para a semana de 25 a 29 de maio

O céu fica parcialmente nublado em Sergipe durante toda a semana, de segunda-feira, 25, a sexta-feira, 29 de maio, com chance de chuvas fracas e ventos fracos a moderados. A previsão é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

Céu nublado em Aracaju
Arquivo ASN

Segundo a análise meteorológica do órgão, a nebulosidade está associada à atuação do cavado na costa leste do Nordeste e ao escoamento de sudeste, que favorece a variação de nuvens ao longo do dia.

As temperaturas permanecem altas no sertão, podendo chegar a 32ºC. No agreste, os termômetros podem registrar mínimas abaixo dos 19ºC já nesta segunda-feira.

Litoral, agreste e sertão

No litoral sergipano, o tempo alterna entre períodos de céu claro com algumas nuvens e céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca e leve ao longo da semana. As temperaturas devem variar entre mínimas próximas de 22ºC e máximas em torno de 29ºC.

No agreste, o cenário é semelhante: predomínio de céu claro com algumas nuvens e de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca e leve. Os termômetros devem oscilar entre cerca de 19ºC e 29ºC.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No sertão sergipano, a previsão também indica predominância de céu claro com algumas nuvens e de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca e leve. As temperaturas devem variar entre mínimas próximas de 20ºC e máximas em torno de 32ºC.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando as condições climáticas para novas atualizações e recomenda o acompanhamento dos boletins meteorológicos e das orientações da Defesa Civil (199).

Veja a previsão do Climatempo para esta terça-feira (26):

Climatempo

Ameaça em supermercado de Aracaju termina em delegacia

Um homem foi conduzido à Delegacia Plantonista neste domingo (24) após ameaçar um funcionário com estilhaços de garrafa em um supermercado da Avenida Francisco Porto, no bairro Treze de Julho, Zona Sul de Aracaju.

Homem é conduzido à delegacia após ameaçar funcionários de supermercado no bairro 13 de Julho em Aracaju
Redes sociais|Reprodução

A ação ocorreu por volta das 14h15, após funcionários do estabelecimento acionarem a Polícia Militar informando que o suspeito havia subtraído um refrigerante em lata e a refeição de um cliente que estava na lanchonete do supermercado.

Segundo os relatos, ao ser questionado sobre a conduta, o sujeito quebrou uma garrafa de cerveja e passou a ameaçar um dos colaboradores com os estilhaços.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Conforme as informações repassadas aos policiais, ele permaneceu na entrada do estabelecimento afirmando que aguardaria a saída do funcionário.

Durante as diligências, os militares localizaram o suspeito sentado em uma calçada nas proximidades do supermercado. Após abordagem e consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que ele possui antecedentes por crimes como furto, roubo e homicídio.

Funcionários também informaram que o homem já teria praticado ameaças e extorsões no local em outras ocasiões.

O suspeito e a vítima foram encaminhados à Delegacia Plantonista para adoção das medidas legais cabíveis.

A ocorrência foi atendida por policiais do 13º Batalhão da PM.

Acidente na BR-251 mata 8 em ônibus que ia de SP a Aracaju

Oito pessoas morreram na manhã de domingo (24) depois que um ônibus procedente de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, com destino a Aracaju colidiu com uma carreta na BR-251, no Norte de Minas Gerais.

Acidente na BR-251 mata 8 em ônibus que ia de São Bernardo do Campo a Aracaju
CBMMG

Outros dez ocupantes ficaram feridos e foram encaminhados a hospitais da região.

O acidente ocorreu por volta das 6h. Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a colisão provocou incêndio nos dois veículos.

As estruturas ficaram totalmente retorcidas, o que dificultou o trabalho dos resgatistas. Cinco das vítimas foram localizadas em estado avançado de carbonização.

Vítimas incluem três crianças

Os corpos, entre eles os de três crianças, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. A Polícia Civil trabalha na identificação das vítimas após a conclusão da perícia.

Entre as demais vítimas estão o motorista do ônibus, de 41 anos, um idoso de 72 anos, uma mulher de 61 anos, três homens de 30, 38 e 42 anos e uma pessoa de 24 anos.

A carreta baú, que seguia no sentido oposto, havia partido de Fortaleza, no Ceará, com destino a Piracicaba, no interior de São Paulo. O condutor do caminhão estava entre os socorridos.

SBT News

Uma vítima do acidente com comitiva do governador tem alta

Um dos três feridos no acidente envolvendo um carro da comitiva do governador Fábio Mitidieri recebeu alta hospitalar na manhã desta segunda-feira (25).

Placa de sinalização do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju
SES

O rapaz de 23 anos, que não teve a identidade divulgada, passou por avaliação das especialidades de Cirurgia Geral e Ortopedia no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) antes de ser liberado.

As outras duas vítimas seguem internadas. A jovem de 22 anos, socorrida de helicóptero no domingo, foi encaminhada para procedimento cirúrgico após avaliação das especialidades de Cirurgia Geral, Neurocirurgia e Ortopedia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A criança de 1 ano está em observação na ala de pediatria, acompanhada pelas especialidades de Cirurgia Geral e Neurocirurgia. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que ambas têm quadros clínicos considerados estáveis pela equipe médica.

Bombeiros resgatam mulher de 22 anos que ficou presa às ferragens no acidente envolvendo um carro da comitiva do governador onde 3 pessoas ficaram feridas em Sergipe
CBM/SE

O acidente

O carro da comitiva colidiu com um veículo de passeio na tarde de domingo (24) na rodovia SE-270, entre os municípios de Lagarto e Salgado.

Quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, um homem e a criança de 1 ano já haviam sido retirados do veículo.

A jovem de 22 anos precisou ser removida das ferragens pelos bombeiros e foi levada de helicóptero ao Huse.

O governador Fábio Mitidieri acompanha a assistência prestada às vítimas e a seus familiares.

Aposta de Aracaju acerta quina da Mega-Sena 30 anos

Uma aposta feita em Aracaju acertou a quina no concurso 3010 da Mega-Sena 30 anos, sorteado na manhã deste domingo (24), e garantiu um prêmio de R$ 13.890,02.

Cartelas de aposta da Mega-Sena
Bilhetes de aposta da mega-sena — Tânia Rêgo/Agência Brasil

O bilhete foi registrado presencialmente na Lotérica Maracaju, no bairro 18 do Forte.

A aposta sergipana esteve entre 590 que acertaram cinco das seis dezenas, cada uma com o mesmo valor de R$ 13.890,02.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Prêmio principal

O prêmio máximo, de R$ 336.340.053,67, foi dividido entre duas apostas que cravaram as seis dezenas: uma simples, do Rio de Janeiro, e um bolão, de Fortaleza. Cada uma levou R$ 168.170.026,83.

Os números sorteados foram 03, 30, 33, 35, 45 e 47.

Veja a lista completa com os locais das apostas ganhadoras.

Acidente com comitiva do governador deixa 3 feridos em Sergipe

Um carro da comitiva do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, colidiu com um veículo de passeio na tarde deste domingo (24) na rodovia SE-270, entre os municípios de Lagarto e Salgado.

Bombeiros resgatam mulher de 22 anos que ficou presa às ferragens no acidente envolvendo um carro da comitiva do governador onde 3 pessoas ficaram feridas em Sergipe
CBM/SE

Três pessoas ficaram feridas no acidente, segundo comunicado da assessoria de comunicação do governo estadual.

O próprio governador se pronunciou nas redes sociais logo após o ocorrido.

“Estou bem e, graças a Deus, todos os envolvidos apresentam quadro sem gravidade”, escreveu Mitidieri.

Acidente com comitiva do governador Fábio Mitidieri deixa 3 feridos em Sergipe
Reprodução

Jovem retirada das ferragens e criança levadas de helicóptero

Equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para atendimento no local.

Helicóptero do GTA durante ocorrência a um acidente com a comitiva do governador em que 3 pessoas ficaram feridas em Sergipe
CBMSE|Divulgação

Segundo o Corpo de Bombeiros, quando as equipes chegaram ao local, um homem e uma criança de 1 ano já haviam sido retirados do veículo.

Uma jovem de 22 anos precisou ser removida das ferragens pelos bombeiros e foi levada de helicóptero ao Huse (Hospital de Urgência de Sergipe), em Aracaju, junto à criança.

Bombeiros resgatam mulher de 22 anos que ficou presa às ferragens no acidente envolvendo um carro da comitiva do governador onde 3 pessoas ficaram feridas em Sergipe
CBM/SE

A nota do governo indica que nenhuma das vítimas apresentava ferimentos graves.

Fábio Mitidieri acompanha a assistência prestada às vítimas e a seus familiares.

Reprodução